Desinformação sobre os carros elétricos está a impedir a sua adoção, conclui inquérito
Apesar de a sua história remontar a 1880, a atenção que reúnem, hoje em dia, é consideravelmente superior, muito por haver quem considere que são o futuro da mobilidade. Ora, um inquérito recente concluiu que a desinformação relativamente a estes modelos movidos a bateria está a impedir a sua adoção.
Os carros elétricos já circulam pelas estradas e têm marcas totalmente dedicadas ao seu desenvolvimento, sendo apresentadas cada vez mais alternativas.
Contudo, por serem modelos consideravelmente recentes, com tecnologias que as marcas estão ainda a desbravar, os carros eletrificados são alvo de mitos e crenças, bem como desinformação, que têm abrandando a sua adoção, segundo um novo inquérito.
O questionário foi solicitado pela Energy and Climate Intelligence Unit, uma organização independente sem fins lucrativos do Reino Unido, e realizado pela YouGov, uma empresa de pesquisa de mercado.
Inquérito diz que crenças limitam a adoção de carros elétricos
A YouGov inquiriu 1000 condutores de automóveis a gasolina/diesel do Reino Unido sobre carros elétricos, centrando-se principalmente em elementos populares de desinformação que têm sido disseminadas.
Os tópicos passaram pelos custos de propriedade e de funcionamento de um carro elétrico, o carregamento, os recursos naturais necessários para construir e gerir um elétrico, e até a probabilidade de um incêndio.
Dos condutores de carros a combustíveis fósseis inquiridos, 57%, só conseguiu responder corretamente a 2 das 10 perguntas, e 90% acertou menos de metade. Além disso, 23% dos condutores a gasolina não acertaram em nenhuma pergunta.
Dos inquiridos que obtiveram a pontuação mais elevada - 8/10 ou mais respostas corretas - 64,6% afirmaram que pretendem que o seu próximo automóvel seja um carro elétrico. Por sua vez, dos condutores que obtiveram 2/10 ou menos, apenas 6,1% disseram querer que o seu próximo carro fosse um elétrico.
Alguns exemplos de tópicos abordados no inquérito e respetivos resultados
Conforme enumerado pela Energy and Climate Intelligence Unit, num comunicado:
Quase dois terços (62%) dos condutores de veículos a gasolina acreditam que é mais caro possuir e gerir um elétrico, sendo que apenas 14% reconhecem corretamente que os elétricos são normalmente mais baratos.
- Um relatório de 2023 da ECIU concluiu que os condutores dos 10 automóveis a gasolina mais vendidos em 2023 podem vir a pagar 700 libras por ano em custos de funcionamento, em comparação com um automóvel elétrico equivalente.
41% dos condutores de veículos a gasolina pensam incorretamente que os veículos elétricos são mais suscetíveis de se incendiarem do que os veículos a gasolina, sendo que apenas 24% consideram corretamente que são menos suscetíveis de se incendiarem.
- Evidências do EV Fire Safe indicaram que os elétricos são mais de 80 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros a gasolina ou diesel.
Mais de metade (59%) dos condutores de veículos a gasolina pensam que a rede elétrica do Reino Unido "não será capaz de lidar" com a mudança do Reino Unido para os elétricos, enquanto apenas um em cada cinco (20%) identificou corretamente esta afirmação como falsa.
- A National Grid rotulou explicitamente esta afirmação como um "mito" e afirma claramente que o sistema elétrico será capaz de lidar com milhões de elétricos no Reino Unido.
80% dos condutores de veículos a gasolina pensam que o Reino Unido não está no bom caminho para instalar as infraestruturas de carregamento de que necessita.
- O país está, segundo um relatório de julho deste ano, adiantado relativamente ao calendário previsto para atingir o seu objetivo de 300.000 carregadores nas estradas até 2030.
Mais condutores (35%) acreditam incorretamente que as emissões de CO2 durante a vida útil de um elétrico não são inferiores às de um automóvel a gasolina do que identificaram corretamente esta afirmação como falsa (32%).
- Um elétrico conduzido no Reino Unido produz três vezes menos emissões de CO2 ao longo da vida do que um automóvel equivalente a gasolina ou gasóleo.
Considerando as respostas, os condutores que dispunham de informações mais exatas tinham 11 vezes mais probabilidades de querer um carro elétrico.
Os resultados do inquérito mostram que a desinformação generalizada pode estar a afetar as decisões de compra das pessoas e a impedi-las de comprar um carro elétrico.
YouGov também recebeu respostas certas
Apesar de a tendência de resposta indicar desconhecimento, houve algumas questões a reunir mais respostas certas do que erradas, conforme compilado pelo Electrek.
Primeiro, 37% reconheceram que a existência de mais elétricos a funcionar com eletricidade renovável britânica tornaria o Reino Unido mais independente em termos energéticos do que depender de importações crescentes de petróleo e gasolina. A par disso, 29% concordaram com a afirmação incorreta de que os elétricos enfraqueceriam a independência energética do Reino Unido.
Depois, 54% discordaram corretamente da afirmação de que os elétricos não são melhores para a qualidade do ar urbano do que os carros a gasolina. De facto, apenas 28% acreditavam que esta afirmação era verdadeira.
Por fim, mais condutores a gasolina (39%) discordaram corretamente da afirmação de que os elétricos representam uma ameaça para a integridade estrutural dos parques de estacionamento do Reino Unido do que concordaram incorretamente com ela (33%).
Ainda hoje de manhã na CMTV diziam que estava um VE a arder no IC2 mas vindo da CMTV o mais provável era ser uma carroça, com o rigor que eles dão nas noticias.
Ontem o Jornal de Noticias publicou que houve um incêndio num tesla, num viaduto em Lisboa, depois nos videos se confirma que é um Bmw 420d.
Farto-me de ouvir que elétricos ardem muito mais que carros a combustão.
No entanto a estatística diz plenamente o contrario mesmo tendo em consideração o quantidade de carros a combustível vs eléctrico.
Não faltam carros a combustão a arder na valeta das auto-estradas.
Ui, é que é a toda a hora, já se me arderam 4 ou 5 carros ao longo dos anos!
Não digo que não hajam mitos, mas quando a verdade é inconveniente… chamam-lhe desinformação. Faz lembrar a história de que os carros diesel eram o melhor para o ambiente, agora é o diabo sobre rodas. Não passa tudo de propaganda e interesses. “Follow the money”.
exatamente!
Tal e qual
Quando li titulo do artigo, a primeira coisa que me veio a cabeça foi:
— Desinformação ou verdades inconvenientes?
Agora é que disseste tudo!
Acho que não é a desinformação mas sim o desinpreço!
queria ver o que consideram como desinformacao, exemplo: bateria do preco do carro ?, baixa autonomia (modelos normais) ?, peso e pneu especiais ?
se a europa eletrificar a frota inteira, vai faltar energia pra banho quente, e isso eh um fato, ou vao queimar o resto das florestas em termoeletricas ?
Estranho, Muitos países aumentaram bastante o uso de Veículos eléctricos e ao mesmo tempo acabaram com as termoeletricas.
Portugal acabou com as centrais a carvão para depois importar eletricidade produzida a carvão em outros países….
Usas fato de banho?
Sim, isso é desinformação na maioria dos casos.
E sim, se a europa eletrificar tudo não vai haver falta de energia, isso também é desinformação.
Passou-se o mesmo no incio do século passado 😉
Além da desinformação ainda há os lobbies. Há muitas oficinais a verem a vida a andar para trás, pois não se adaptam a mudanças, e se os elétricos vingarem perdem o trabalho. Além disso acabam mudanças de óleo, filtro, e muitas coisas intrínsecas aos veículos de combustão que dão bom dinheiro a ganhar às oficinas.
so cai no scam da compra dos carros eletricos quem quer…
ja existe realidade suficiente para perceber que carros eletricos continuam em fase de protótipo
A troca de bateria e cara que se farta
então quantas trocou ?
Não existe scam nenhum, o artigo só prova isso mesmo.
É natural, quem cria a desinformação sabe bem que as pessoas ignorantes caiem com facilidade. Isto acontece em todas as áreas.
nunca compraria uma dessas torradeiras conforme são atualmente…
Estão a falar de carros elétricos e não de carros a combustão que são autenticas torradeiras.
“Um elétrico… produz três vezes menos emissões de CO₂”
Afinal os “carros a pilhas” também produzem emissões de CO₂ (menos, mas produzem), então, não são amigos do ambiente.
Isso e o que tu pensas só para produzir uma bateria gasta mais co2 que um carro a gasolina
Quando os carros atuais se tornam demasiado intrusivos na privacidade do condutor, não me parece que vá comprar algum nos próximos tempos.
Os eléctricos ainda estão longe de ser consensual,
1 nem toda gente tem garagem para por o carro a carregar, esta situação é muito impactante.
2 o carro ainda é caro e a nível de manutenção Ainda mais caro é . Podes comprar um chinês mas depois se tiveres um Acidente, onde arranjas aquilo, o carro vai para a sucata facilmente.
3 os postos para carregamento de viagens longa são caríssimos, o Governo gastou dezenas de milhões á 20 anos na mobilidade eléctrica e agora parece que nada funciona, típico estado português e políticos ladrões e vigaristas.
4 A durabilidade das baterias é fraca, e o seu preço de por umas novas é quase o valor do carro.
Eu há 30 quando se começou a ouvir falar dos carros eléctricos,pensava que iria existir 1 bateria universal no seu tamanho/formato e ia a um posto e simplesmente trocava a bateria vazia por uma cheia de energia…
Ai está mais um caso de desinformação, não foram dezenas de milhões e não foi há 20 anos, foi há 14 anos.
Ter garagem não é um ponto importante.
A manutenção é muito mais barata.
Postos de carregamento são caros para quem não sabe escolher.
A durabilidade das baterias é superior à dos carros e também não custa o valor do carro.
Há 30 anos não ouviu falar de carros eléctricos, já que não havia internet nem essa informação chegava cá, sabe hoje que houve carros há 30 anos porque a história chegou por estes meios.
Portanto um belo exemplo daquilo que o artigo fala.