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Dacia Spring acaba de sofrer uma queda de preço chocante na Alemanha

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Rodrigo says:

    Bem dita BYD, concorrência é isto.

    Olhem como as marcas afinal conseguem fazer mais barato se realmente quiserem vender.

    • Parlare says:

      O que tem a BID a haver com isto? Os apoios do estado vão direitinhos para os fabricantes, estão a mamar em vez de reduzirem preços para verdadeira concorrência. Claro que uns mais que outros, há marcas que não ganham um chavo com os seus carros elétricos, mas isso é culpa deles e a prazo não têm viabilidade.

      • Rodrigo says:

        Quem o diz são os próprios fabricantes, que a marca chinesa veio obrigar a repensar o mercado, a Alemanha até queria que a UE aplicasse sanções por eles venderam tão barato 🙂

        Não só a BYD mas sim outras marcas chinocas que estão a chegar em peso a Europa, mas neste momento a BYD é a que mais assusta pelo sucesso que está a ter até pela inovação tecnológica.

    • freakonaleash says:

      A BYD não tem preços que se assemelhem ao que se está a passar nem está a fazer concorrência assim tão acirrada como isso em preços. Senão vejamos…https://byd-auto.de/ o Byd ATTO 3 começa nos 44,6K enquanto o um Renaul Scénic (na Alemanha) começa nos 41,4K. Então se comparares com ID4 a disparidade de preços é ridícula pois este está neste momento mais barato que um Dolphin. O medo dos fabricantes europeus é mais da TESLA que fabrica em solo europeu do que carros que vem da China a custar tanto ou mais que o Tesla equivalente, com uma ressalva para o MG4. Quando a BYD tiver a fábrica na Hungria a bombar, aí sim vamos ver concorrência.

      • Rodrigo says:

        Qual ATTO?
        Estou a falar do BYD Dolphin com a tecnologia BLADE LFP esse é o número 1 de vendas da BYD.
        No Brasil também já é carro eléctrico mais vendido passando Tesla e Renault ou VW.

        Na China o BYD Dolphin é vendido por 15K, aqui na Europa é por 30K porque são os impostos da Europa e mesmo assim consegue vender bem.

    • PTO says:

      Não tem nada a ver com a BYD mas sim com a ganância dos construtores. Inflacionaram os preços propositadamente porque havia subsídio dos governos.

      Agora que acabaram os subsídios e percebem que com os preços inflacionados que tinham iam deixar de vender, baixaram os preços.

      E não têm prejuízo, mamam é menos. Cambada de aldrabões.

    • WhiskasSaquetas says:

      Comaparas a produção na China com produção no resto do mundo ?!?! China paga um prato de arroz e uns 20€ ao mês, quem diz China diz India. Já o resto do mundo tem de pagar salários “reais”. A Tesla nos primeiros meses de 2023 já tinha baixado o preço dos seus automóveis. E lembra te que um eléctrico o mais importante é o seu software e de destacar que a Tesla tem 2 automóveis seus como dos mais seguros do mundo e é das MUITO poucas marcas se não mesmo a única que se preocupa com a segurança do penduro que na sua maioria das vezes são pessoas do sexo feminino com densidade corporal muito mais baixa que do sexo masculino inclusive sua altura.
      E isto paga-se. Não não tenho um Tesla nem tenho dinheiro para comprar um sou apenas alguém que sabe ver bem as coisas. A meu ver a Tesla só tinha de melhorar a qualidade dos seus interiores, tirando isso é um carro perfeito. Por onde a Tesla pisa as outras vão atrás ….

  2. Realista says:

    Cada vez mais, faz mais sentido trocar da lata fumarenta…

    • Realista says:

      Já agora, deixo esta novidade, carregadores instalados em postes de eletricidade de madeira:

      https://www.youtube.com/watch?v=TT92e6Ja334&t=384s

      • Chuck Norris says:

        uauuuu, o futuro passa por termos as cidades cheias de cabos pendurados em postes de eletrcidade… ja nao chegavam os carros a pilhas….. xD xD xD

        • JL says:

          Carros a pilhas não usam cabos de carga, nem tampouco precisam de ser carregados.

          Mas ok, também já vimos que não entende muito de carros.

        • Egoniz says:

          Recentemente um estrangeiro perguntou-me como descrevia o povo Portugues. Simples… Somos especialistas em queixarmo-nos.
          Queixamo-nos que nao ha pontos de carregamento, por isso os carros electricos nao fazem sentido (na opiniao de alguns). Nesta cidade resolvem o problema.. horrivel, agora ha pontos de carregamento!
          Se passassem todos esses cabos por baixo de terra tinhamos que queixar-nos das obras todas que andavam a fazer.
          Nao sei… quando é que paramos de criticar e queixar e fazemos alguma coisa?

        • Realista says:

          Até parece que não tens cabos de madeira/postes de eletricidade já instalados a sobrevoar a tua cabeça…

          Realmente é um problema, se calhar querias outdoors publicitários que isso realmente resolve um problema lol

        • Toni da Adega says:

          Deviam era acabar com os postes de electricidade e de iluminacao, assim acaba-se o problema

    • Infinity says:

      A maioria da electricidade que vem da rede vem de onde?

      • TugAzeiteiro says:

        Aqui está a resposta:”Entre 1 de janeiro e 31 de Dezembro de 2023 foram gerados 44 128 GWh de eletricidade em Portugal Continental, dos quais 70,7 % tiveram origem renovável.” FONTE: https://www.apren.pt/pt/energias-renovaveis/producao

        • Infinity says:

          Certo, mas nem todos continuam com possiblidades de carregar em casa ou existem infraestruturas para todos, no outro dia no lidl estavam 2 a carregar e chegou um 3 e ups teve que esperar

          • vik says:

            E no Lidl podes atestar de combustível o teu carro com motor térmico?

          • Realista says:

            Eu também fui ao posto lowcost da zona e tinha fila com 6 carros à minha frente…

            Não é preciso dizer que tive que esperar e perdi bem mais tempo que deixar o meu carro a carregar.

          • Yamahia says:

            @Realista, fosses a outro, lool

          • Realista says:

            Da mesma forma que quem estava no Lidl e vê o posto ocupado, só tem de ir a outro posto de carregamento, já que a cada 2 minutos de carro encontras um ponto de carregamento…

            Para mim ir a outro posto de gasolina low cost mais próxima significa mais 10 minutos para cada lado da viagem e corria o risco de ter que esperar na mesma para além do custo acrescido de pagar pela viagem lol o que deixava de fazer sentido ir abastecer a um posto low cost.

            Já ir a um posto de gasolina tradicional como da Galp ou Repsol, significava pagar mais uns trocos e ainda ter que pagar extra pelo consumo da viagem, ou seja, ainda ficava mais caro e não me garantia que não tivesse que esperar pois por vezes existe uma grande fila também na porta da Galp (que não entendo muito bem porquê).

          • PJA says:

            @Realista. 6 fumarentos, 20 minutos. Muito tempo, é verdade. Agora, pense comigo, 6 pilhas, vá lá cada um 30 minutos… 3 horas á espera… ???.

          • Realista says:

            Para já, nunca na vida demoras menos de 5 minutos a abastecer mesmo que metas sempre €20 para não sofreres com o aumento do preço (lol)

            Demoras pelo menos 5 minutos no mínimo dos mínimo porque entre chegares o carro para a frente, saíres do veículo, dares a volta ao carro, abrires a tampa do deposito, voltar para trás para apanhar e escolher a mangueira, colocar a agulha, fechar tudo, ir pagar são no mínimo dos mínimos 5 minutos. Já se encheres o tanque com 50L o processo vai para 7 ou 8 minutos ou 10 se meteres 70L. É um processo que depende de carro para carro e pessoa para pessoa. Então se pedires fatura para empresa o processo vai para os 12 a 15 minuto, por carro, com bastante facilidade…

            A sorte é que nem todos metem para empresa nem todos estão para atestar o depósito, mas por vezes é desesperante, então quanto estão carrinhas comerciais na frente já sei que 10 minutos é o tempo que vou ficar à espera e depois ainda tenho que ser eu a abastecer. E eu nem sequer estou a contar com o tempo de viagem do desvio para a bomba…

            Quanto ao carro elétrico, se estás na rua, consegues ver se um posto está a ser usado e portanto evitas deslocar para lá desde logo. Coisa que não consegues fazer num posto de combustível.

            Para além disso, preocupa-me mais os 99.9% de carregamentos que faço para 99.9% da minha utilização diária – que é em casa – do que esperar para aquela viagem que faço uma vez por ano e em férias.

            O raciocínio que estas a ter é o mesmo que comprar uma Mercedes Sprinter porque se vai uma vez por ano ao IKEA e podes ter que comprar um móvel grande que não vai caber num carro normal e para isso mais vale estar preparado para a ocasião.

          • JL says:

            Se for 6 a pilhas conte com pelo menos 2.5 horas, se.usarem todos a mesma bomba de abastecimento, e é preciso que não tenha uma temperatura ambiente acima de 3 graus, senão lá se vão mais uns bons minutos.

          • PJA says:

            @Realista, e então demora mais tempo a carregar o BEV ou atestar um ICE?

          • Realista says:

            @PJA

            Tenho os dois. Posso-te dizer que demora-me mais tempo a ir à bomba abastecer do que o meu carro a carregar em casa.

            Isto porque em casa para carregar o processo dura-me 10 segundos – 5 segundos para ligar a ficha quando chego a casa e 5 segundos para desligar a ficha quando saio de manhã.

            Já o carro a combustão tenho que ir com ele à bomba de propósito, que são 10 minutos de carro mais o processo todo de abastecer e pagar.

            Não têm comparação possível.

          • PJA says:

            @Realista, comparamos ir á bomba com ICE com carregar um BEV em casa, algo que muita gente não consegue. Está bem.

        • Yamahia says:

          @Tuga, produzida não é igual a consumida!

        • Infinity says:

          @vik nao artista, mas aqui nao há carregadores em todo o lado so nos supermercados e alguns pela cidade, tambem nao há carregadores nas bombas

      • JL says:

        Quando não é o preço já é outro problema qualquer. LOOL

    • João says:

      Pagar mais de 40.000€ por um carro chinês ? Faz sentido ? Com 40.000€ vou buscar um M2 ou um RS3 usado à Alemanha . Prefiro. Faz “fumo” ? Faz. Mas daqui a 10 anos continua a ser um carro desejável enquanto que os BYDs, ID4s, Aiways, Meganes e afins vão ser um pisa papais que ninguém vai querer … Vejo um futuro muito negro para os EVs que forem comprados agora pois vão ser obsoletos e pouco desejados daqui a poucos anos

  3. _RJCA_ says:

    Se eu pudesse, seria o “eletrico” que eu compraria embora “ache” que tem uns pneus pouco largos para a altura do carrinho…

    Mas quem os conduz deve ter uma boa sensação de segurança na estrada.

    Há por cá malta que tenha um Spring para dar uns palpites?

    • freakonaleash says:

      Se o Spring descesse para esse preço em Portugal seria sem, duvida tentador, mas para já continua nos 20,4…por esse valor (a ter guito para comprar um carro agora) preferia esperar pelo eC3 mais um mês e por mais 3K ficas com um carro com prestações 2 vezes melhores que o Spring que já é uma geração de tecnologia mais antiga.

    • Realista says:

      A única coisa que me deixou com o pé atrás no Spring é não possuir arrefecimento da bateria, pelo que no longo prazo pode contribuir para uma maior degradação da mesma e isto também impossibilita a utilização da carga rápida enquanto a bateria estiver quente…

      Com o preço mais baixo, tiveram que cortar em algumas coisas, que é o normal nos carros económicos.

      • Chuck Norris says:

        A coisa que me deixou de pé atras num Tesla foi custar 40k… Nem todos tem ordenados de ricos ou gostam de andar mega endividados.

        • Realista says:

          É uma questão de proporção.

          Um Tesla a 40k é caro, mas comparativamente a um BMW serie 3 novo na versão base já é mais barato e portanto é uma solução muito mais vantajosa para quem quer comprar uma berlina.

          Se olhares para um apartamento T1 por €250.000 no centro de uma cidade dizes que é caro. Mas se os T1 idênticos dos prédios ao lado custarem €350.000 esse mesmo T1 já não é tão caro.

          Para algo ser caro ou barato é preciso saber com o que se está a comparar.

          E estas a comprar o preço do carro com o valor de quê? Se comparares com um par de sapatilhas para ir do ponto A ao ponto B, até um carro usado com 20 anos é caro…

  4. Helder Pinto says:

    O problema é esses preços chegarem a Portugal…
    Na Alemanha está a 13.000€… mas cá na terrinha continua a 20.400 o mais barato e sem opcionais nenhuns…

    • Joaquim Afonso says:

      o país de chulos mantém-se, por isso não esperem grandes preços por cá!

    • PTO says:

      Por cá tb têm de acabar com os subsídios para EV’s e vais ver como os preços descem. Aliás esses subsídios têm sido usados maioritariamente por pessoal com muito guito, não é a classe média portuguesa que consegue gastar 40k num EV, mesmo com o subsídio.

  5. rui says:

    Lixo elétrico.

  6. TugAzeiteiro says:

    Temos aqui duas questões… 1º a redução do preço (que é bem vinda), tem a ver com a questão do subsídio para carros Made in EU. 2º o atual Spring tem os dias contados… Este ano é apresentada a nova versão! Infelizmente em Portugal, continuamos a ter os carros sempre mais caros… e pelo que estou a ver essa tendência não vai desaparecer com os EV’s.

    • B@rão Vermelho says:

      Muito do problema de preço dos automóveis em Portugal são os extras, os tugas adoram extras no carro mas depois não utilizam os piscas que são obrigatórios.
      Como vez o @Helder Pinto, dá-me rasão pode comprar por 20.400, mas como quer extras fica mais caro, qual serão os extras que os da Alemanha têm?
      Para mim os únicos extras que quero, até acho que já não são extras, direção assistida, fecho central, A/c e vidros elétricos, mas isto é para mim.

  7. Sungas says:

    Mostra que os supostos apoios ao consumidor eram de facto apenas subsidios directos aos fabricantes.

    • Carlos Fernandes says:

      Tal e qual ao IVA 0%

    • Yamahia says:

      @Sungas. Exacto. Os carros em si não valem nem metade daquilo que pedem por eles.

      • Realista says:

        Se gastares €4000/ano no carro a combustão (entre revisões, iuc, combustíveis, etc) pagar €10.000 a mais por um veículo é uma pechincha para aquilo que poupa e portanto para ti vale certamente mais do que aquilo que pedem por ele…

        O preço de tudo, desde um carro a uma garrafa de água, é uma componente de vários fatores entre eles o valor que a outra pessoa lhe atribui e da necessidade que têm.

        Portanto é por causa disso que encontras garrafas de água a €3 num aeroporto e a mesma garrafa a €0.25 num supermercado. Basta pensares que se estiveres perdido no meio do deserto, pagarias de bom grado €1000 por uma garrafa de água porque o que beneficiarias com ela valeria o preço…

        Mas para entenderes este mecanismo é preciso inteligência.

        • Yamahia says:

          Não é preciso ser muito inteligente para perceber que para gastar 4000€ano tens q fazer 4000kms mês e ng consegue fazer essa quilometragem a carregar em casa.
          E q carregar fora é mais caro q meter combustível, portanto não vale a pena.

          Depois compete a cada um saber qt vale uma hora da sua vida perdida de cada vez q carrega o carro. Para além da seca estúpida e sem sentido.

        • Lu Motors says:

          Ohh Pikachu do Krl! Faço 500km+-/mensais. (Ir para o trabalho)
          Tenho dois Volvos 340Gl de 1985 à mais de 7 anos, total(sem combustível) 2.261€ tenho folha de cálculo gasto em manutenção. E um outro Volvo V70 à 2 anos 7249€(sem combustível) uso um opel corsa também de 96(do meu pai) para ir para o trabalho, distribuo por 3 veículos os cerca de 500Km mensais.

          Achas que compensa a toda a gente ter elétrico?

          Volvo 340 iuc 16+- seguro 77,51€
          Volvo V70 iuc 153€ seguro 240,57€

          • Realista says:

            500km por mês são 20km por dia (e 10km por viagem) o carro nem chega a aquecer o óleo…

            Se não andas também não justificas o valor que pagas de seguro de um carro a gasolina. Se calhar o ideal para ti é mesmo andar de autocarro.

        • Lu Motors says:

          Pikachu está calado! Deves pensar que há autocarros para todo o lado? Tenho que andar com material, todos os dias, que ocupa dois lugares fácil… E autocarros queria eu que passa-se onde preciso. Mas por onda passa a pedir 2 e tal €, mais vale ter carro mesmo!

          • Realista says:

            Uma viagem de 10km e andar com material todos os dias? Ainda entendia se me dissesses que tens filhos e que tens de os levar à escola…

            Mas pronto, também se não andar de carro fica-me mais barato andar num carro de 1970 e que gaste 30L/100km do que andar num M3.

            lol

            Enfim.

  8. WhiskasSaquetas says:

    Para os que falam mal da Tesla lembrem-se que a Porsche usou um Model 3 para desenvolver o seu automóvel, não foi buscar um “ximpeng” (XPENG) nem BYD nem Toyota nem Mercedes nem Honda, Ferrari nem Alfa Romeu, foi um Model 3. As outras marcas pisam caminhos por onde a Tesla já pisou há muito tempo.

    https://www.cnnbrasil.com.br/economia/tesla-ja-vale-mais-que-todas-montadoras-tradicionais-juntas-receita-esta-longe/

  9. Rodrigo says:

    Gosto muito da Tesla, mas não consigo fazer LX Braga sem ter de carregar… É desesperante…

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