Dacia apresenta o novo Spring totalmente elétrico e mais atraente do que nunca
Chega mais apelativo e confortável do que nunca, numa promessa da marca de entregar um carro com um design "mais Dacia". Conheça o novo Spring, "o automóvel totalmente elétrico com a melhor relação qualidade/ preço da Europa".
Bom, bonito e barato
A Dacia quer encorajar os condutores a adotarem automóveis totalmente elétricos e reconhece que o design - com a eficiência, o preço e o carácter prático - é uma das peças essenciais do puzzle.
Assim sendo, o Spring apresenta-se com o novo design Dacia, visto pela primeira vez na última geração do Duster. Além do estilo robusto e assertivo, que torna este novo modelo mais atrativo, o interior sofreu mudanças, tendo sido completamente reorganizado. De tal forma, que a única parte da carroçaria exterior que se mantém inalterada é o tejadilho.
Design exterior: sólido e mais moderno
As novas linhas, e uma imagem de um volume estruturado, dão uma força renovada ao Spring: um visual mais robusto que resulta de uma silhueta moderna, simples e discreta.
Destaca-se a nova identidade Dacia, evidente nas duas faixas pretas, uma à frente e outra atrás, que se encontram num acabamento brilhante, com riscas mate específicas na traseira. As duas faixas são enquadradas pela conhecida assinatura luminosa em forma de Y da marca, que é particularmente marcante com as luzes diurnas full-LED à frente e as luzes de estacionamento atrás.
O design moderno do novo Spring é reforçado pelos autocolantes que adornam os para-choques dianteiro e traseiro da versão Extreme.
As jantes de 15 polegadas, agora de série nas versões com motor de 65 cv e equipadas com calotas muito trabalhadas, contribuem para o caráter robusto deste novo modelo totalmente elétrico.
O novo Spring está disponível numa gama de seis tonalidades, incluindo o novo Beige Safari e o Brick Red.
Interior do Spring é fresco e digital
O painel de instrumentos foi totalmente redesenhado para integrar uma nova gama de ecrãs digitais, mas também para trazer a linguagem gráfica da marca.
Assim, o Spring apresenta um painel digital personalizável com um ecrã de 7 polegadas em todas as versões e um grande ecrã central de multimédia de 10 polegadas nos modelos de topo de gama. A paleta de cores e os materiais utilizados no interior foram reformulados.
O Spring apresenta, também, elementos brancos em toda a carroçaria que ajudam a criar uma atmosfera fresca e modular. Estes estão localizados em torno do painel de instrumentos, da alavanca de velocidades e dos compartimentos das portas. O "Y" da Dacia, situado no centro das saídas de ar centrais, é em Branco (ou cobre no acabamento Extreme).
O destaque decorativo central no painel de instrumentos varia consoante o acabamento: Alto Gray no Essential, Brick Red no Expression, Lichen Khaki no Extreme.
Neste novo Spring 100% elétrico, a Dacia quis que reinasse a praticidade: ecrã tátil multimédia foi posicionado o mais alto possível para uma ergonomia ótima. O design gráfico do painel de instrumentos digital personalizável, com ecrã de 7 polegadas, foi concebido para ser simples e intuitivo, proporcionando ao condutor um acesso imediato a informações essenciais.
Spring tem a melhor relação qualidade/ preço
O novo Spring mantém-se fiel ao conceito original: um automóvel totalmente elétrico de preço acessível e adaptado às necessidades reais.
Assim como sempre foi, desde o seu lançamento em 2021, esta nova iteração do Spring continua a ser o carro totalmente elétrico mais barato do mercado (excluindo subsídios governamentais), além de ser o único automóvel 100% elétrico a pesar menos de uma tonelada. Como tal, a Dacia continua a encorajar os condutores europeus a fazerem a transição para a mobilidade com emissões zero de uma forma muito concreta e eficaz.
Apesar de tudo o que dá forma a este novo modelo totalmente elétrico da Dacia, a marca não descartou a utilidade do carro. Assim sendo, o Spring oferece o melhor volume de arrumação da sua categoria. Com 308 litros (+6% em relação ao modelo anterior) - 1004 litros com os bancos traseiros rebatidos - a sua bagageira pode acomodar muito mais do que veículos rivais de tamanho semelhante e está ao nível dos modelos do segmento B.
Além disso, a arrumação adicional (porta-luvas duplo, compartimentos das portas, etc.) com um volume total de quase 33 litros é também superior aos padrões do segmento.
O sistema simples e inteligente inventado pelos engenheiros da Dacia, o YouClip, pode ser utilizado para fixar de forma prática e robusta vários acessórios dedicados em locais chave no interior do automóvel. O equipamento de série do Spring vem equipado com três pontos de fixação YouClip (um no painel de instrumentos e dois na consola central).
Para uma experiência de condução mais fácil, cada Spring inclui um painel de instrumentos digital personalizável com um ecrã de 7 polegadas, localizado atrás do volante.
Uma caraterística de série nas versões Essential e Expression, o Media Control é um sistema multimédia controlado pelo volante com informações multimédia e chamadas telefónicas apresentadas no painel de instrumentos digital. Inclui também dois altifalantes, ligação Bluetooth e uma porta USB.
Os novos ADAS melhoram a gama de equipamento a bordo do Spring, de modo a cumprir as mais recentes normas de segurança europeias.
O novo Spring foi concebido para enfrentar qualquer estrada
Particularmente compacto (3,70 m de comprimento), o Spring é excecionalmente ágil, o que o torna particularmente fácil de conduzir. Tem um motor com 65 cv/48 kW e possui uma aceleração dinâmica, atingindo os 0-100 km/h em menos de 14 segundos.
Mais acessível e perfeitamente adaptado à utilização urbana, o Spring está equipado com o motor de 45 cv nas versões Essential e Expression (0-100 km/h em menos de 20 segundos).
A bateria compacta de 26,8 kWh foi calibrada com precisão para responder às necessidades e ao estilo de vida dos condutores do Spring, sem degradar o desempenho global através de um peso excessivo.
Com uma autonomia de mais de 220 km para todas as versões (a aguardar certificação), o seu desempenho é largamente suficiente para os clientes que percorrem uma média de 37 km por dia (de acordo com os dados recolhidos pelos computadores de bordo).
Além disso, está equipado com um carregador AC de 7 kW que pode carregar a bateria de 20% a 100% numa tomada doméstica em menos de 11 horas, ou em apenas 4 horas numa wall box de 7 kW. Está disponível um carregador DC opcional de 30 kW para um carregamento rápido de 20% a 80% em 45 minutos, bem como carregador bidirecional V2L:
Para otimizar ainda mais a autonomia do automóvel, o novo Dacia Spring está equipado, pela primeira vez, com um sistema de travagem regenerativa que é ativado através da seleção do "modo B" por via dos novos comandos da caixa de velocidades.
O que mais gostava de saber eram as diferenças para a versão anterior, desde especificações técnicas e preço.
Essa informação, parte dela, pode já ser vista. Em termos de desempenho, este novo Spring tem consumos muito idêntico ao anterior, apenas ganhou mais espaço, está com mais opções, mais robusto e com melhores materiais. Tem a mesma motorização, 65 cv/48 kW recebendo, no entanto, uma nova bateria, mais eficiente e isso permite ter o mesmo desempenho, mas num carro mais interessante e versátil. Quanto aos preço, a marca ainda não divulgou, mas esperamos… que seja dentro dos preços que a Dacia tem apresentado. E isso faz com que este carro tenha efetivamente outros trunfos.
Bonito?
Sim, dentro do seu segmento, e face ao modelo anterior, este é um carro bonito, com linhas modernas. A comparação tem de ser justa e enquadrada. Aliás, quem procura um carro neste segmento não o vai comparar, em termos de design, com um segmento premium, isso não faz sentido. Como tal e pelo o que a Dacia apresentou, o carro tem umas linhas bonitas, dentro do seu segmento.
A beleza é um conceito subjectivo
Verdade.
Eu acho, tenho um Duster e gosto desta nova linha que vai ao encontro da linha do Duster.
“Spring tem a melhor relação qualidade/ preço”
ok qual é o preço que justifica esta afirmação?
A afirmação foi o mercado que a deu, ao ser o carro elétrico mais vendido a particulares em 2023 e um dos mais vendidos no nosso país. Além disso, tem um preço que, perante o mercado dos elétricos, está na lista dos mais baratos. São factos. Outros carros que vendem muito, mas com ajudas fiscais, não o conseguem a particulares (o que é normal, dado o preço de venda).
qual é o preço?
Do novo? Logo que recebamos essa informação…. partilhamos. Mas pensem que, para continuar a ser competitivo, o preço estará dentro do que o seu segmento assim obriga.
Do anterior, que foi o que descreveu o segmento, é público o preço desde há uns anos, com as devidas correções.
ou entendi mal ou a noticia é sobre o novo..
queria saber se o preço é assim tão bom que justifique ser o que tem “a melhor relação qualidade/preço”
A notícia é sobre o novo, com o respetivo enquadramento no mercado. Até porque é um upgrade 🙂 a uma gama que já existe., Um novo Spring, carro que, em alguns países, foi o mais vendido a particulares. Portugal, por exemplo.
Um carro feito na China de uns modelos 65 cv e que precisa de 14 segundos até aos 100, por 20.000€ em Portugal? Vai ter sorte vai…
Quanto custa o modelo atual?
E a bateria continua a ser somente refrigerada a ar?
Para o tamanho dela e potência é mais do que adequado os modelos antigos tiveram 0 problemas nesse aspeto
Aqui está a razão pela qual a Roménia ultrapassou Portugal em PIB… Indústria e marcas nacionais com projeção internacional!
Olha, também acho que uma marca automóvel criada cá seria muito vantajoso, algo tipo Dacia nem que reabrisem a umm. Já temos novamente a Famel se bem que acho aquilo um exagero de preço para o que oferece mas isso sou eu
Apesar de que este Spring é feito na China…
O anterior, era. Uma parceria entre a RENAULT e a DONGFENG. Se este se mantiver, para mim fica já fora de hipótese.
A marca é Romena e pertence à Renault. Qual o construtor que não tem fábricas ou componentes “made in China”?… O sector automóvel move muita indústria… É de aplaudir o percurso da Dacia desde que a Renault a agregou. Entrega o que promete e o mercado tem recebido bem o que a marca “vende”. Já vemos vários taxistas e TVDE com Dacias… A marca tem procura!
Componentes, pode ser (por enquanto) inevitável. Agora, o veículo TODO fabricado lá, para mim é logo descartado da lista. De qq modo, para já não está nos meus planos substituir o meu veículo diesel. Pelos km’s que faço anualmente, ou que tenho feito estes últimos anos, e os custos que tenho, não me compensa substituir o veículo. Até porque para obter uma viatura equivalente, polivante, não me custaria 23k€. Seria talvez o dobro, senão mais.
A DACIA é uma marca com injecção de capital da Renault…
Pois claro. ter uma marca como a Dacia ajuda na balança económica. Para memoria presente e que tenho um Duster gosto de saber (e estou mesmo a olhar para este com bons olhos) a Dacia vendeu mais de 8 milhões de carros nos últimos 19 anos. Não é qualquer marca com estes numeros.
20 400,00 € – Portugal
18 590,00 € – Espanha
Para um carro que custa pouco mais de 10.000€ para ser construído…os nossos estado continua a afogar o Tuga com taxas e impostos…
e Espanha dá ate 7 mil euros de apoio na compra de um electrico, Portugal dá zero, continuem a votar na esquerda que continuamos todos pobres
Não é verdade.
Portugal dá muito mais subsídios à compra do elektro.
A donde? 4k previsto no OE de 2024 para compra de BEV novo ou usado até 4 anos com abate de carro velho matriculado até 2007.
https://postal.pt/sociedade/saiba-quanto-pode-receber-pelo-abate-do-seu-carro-anterior-a-2007-e-como-proceder-ao-abate/
Não, não dá. Dá um número bem limitado de incentivos.
@ freakonaleash e @JL
Em Portugal, os carros elétricos são considerados bens de investimento, logo a empresa pode deduzir o IVA
Em Espanha, os carros elétricos são considerados bens de uso misto o que significa que tem que provar que para descontar alguma coisa (cerca de 50%) tem que provar que usa o carro exclusivamente para fins profissionais o que não é fácil.
Em PT é que é tudo à lagardère.
Isto explica pq os elektros vendem mais por cabeça em PT do que em ES.
Nos a diesel também podia até há uns anos atrás e ainda podem em 50% do IVA no combustível.
Exato, até dão subsídios no combustível.
Os diesel sp pagaram o ISV mais o IVA/o ISV devido. Nunca foi esta pouca vergonha que se assiste agora com os elektros.
Por isso hoje os combustão de 2000 cc para cima são e sp foram muito mais caros em PT a comparar com ES. No entanto o preço dos elektros em PT estão e sp estiveram em linha com ES.
Os eléctricos também, a isenção tem a ver com a formula de calculo que dá menos de 10 euros, logo não pagam.
Não é vergonha nenhuma, vergonha é haver carros que poluem muito mais até que os novos e pagam muito menos.
Para a Madeira mete mais 5k nisso
Quais impostos?
Exato ! E depois querem descarbonização ! Baixem os impostos nos veículos elétricos e a descarbonzação acontece de resto é só “balelas” !
A nível técnico, se este costar 20 mil euros, o citroen c3 parece-me melhor, 23300 mas com mais 50% de autonomia e um motor mais potente.
O Spring tem agora 3 modelos elétricos no mercado. Os preços serão de combate e é isso que a marca pretende. Por isso foi o veículo mais vendido a particulares em 2023.
Exteriormente prefiro o design do modelo “antigo”… aquela traseira dá ares de carro indiano.
O bom que tem é que cada um tem o seu gosto. E, face ao anterior, este levou de facto um grande update. Se for como o antecessor, será um sucesso. Mas vamos ver o que diz o mercado.
Só falta é a pinta ! 🙂
Mas afinal qual é o preço? É igual ao praticado na Alemanha, 12.500€?
O preço ainda não foi revelado. Este novo veículo foi apresentado na semana passada à comunicação social e hoje ao mundo em geral. Mas ainda não há um comunicado oficial com o preço. Na Alemanha a versão anterior sim, anda por esses valores, este ainda não se sabe.
Se tiver o preço como o anterior vai ser a minha escolha. Serve perfeitamente para o dia a dia.
Conta com 23000€ (mínimo)
Aguarda pelo Citroen eC3 mais mês menos mês. É uma geração de tecnologia mais avançada e custa apenas mais 3k que o Spring original. Este Spring de que fala o artigo é essencialmente um face lift mais robusto mas a mecânica e bateria são essencialmente os mesmos do original.
Quando chegará a Portugal e a que preço?
Se já conta con travagem regenerativa já é uma melhoria, mas o preço possivelmente será mais elevado. A bateria arrefecida a ar não augura muita longevidade.
Por fim bateria de 26,8 kWh significa autonomias de menos de 200km, pouco muito pouco.
Sempre teve travagem regenerativa.
É uma bateria lfp, calor é coisa que não a afeta.
Depende do consumo, estes carro em cidade, já que é esse o seu melhor argumento, não vai além dos 11 kwh, e 8 a 9 kwh/100 fazem eles a brincar.
Blá, blá…
Blá blá também para si
Temos q ver isso.
Para já, deixo serias reservas a esses valores.
Temos de ver isso ? Ou tem de arranjar o maior valor possível ?
Ok, não se esqueça que tem de comprar com carros que consumam uns 20 litros/100 kms, talvez um pouco menos, já que este é um carro bem pequeno, vá uns 16 a 18 litros por 100 kms
Não. simplesmente não me acredito em 11 kw/h e muito menos em 9 ou 8. Isso é esticar a corda comó caraças, veja lá se parte . Hei-de encontrar dados e depois mostro.
Aqui tem:
https://ibb.co/cvJMXZk
https://ibb.co/Xy50RWk
Se quiser tb lhe mostro o meu quadrante a marcar 0 ou perto disso. Basta escolher um percurso desde a Torres até Seia, por exemplo
Essas fotos para mim nada valem .
Preciso apanhar um report real. Tenha calma que hei-de encontrar.
Tem lá os KMS que fez para fazer essa média.
Claro, o que vale são aquelas fotos que dizem que consomem 60 kWh . Loool
Diga antes assim, tenho de encontrar um que mostre mais.
Qué q tem os kms, humm?
Da torre a Seia são 30kms. Quer q faça fotos de consumos impossíveis para botar na net?
Nao é isso q se pretende correcto?
Tome lá o consumo real de um Spring monitorado durante 2anos:
https://www.spritmonitor.de/en/detail/1352947.html?page=2
Tem lá 49.5 KMS feitos ? Desceu e subiu ?
Se fosse a descer o consumo era negativo, só tinha carregado, se quiser também lhe arranjo um exemplo desses.
Claro que tinha de ir buscar o que consome mais, é como nos a combustão, vai sempre buscar os que consomem 50 litros aos 100 em vez dos que consomem 20.
Veja o que eu disse:.
“
“Depende do consumo, estes carro em cidade, já que é esse o seu melhor argumento, não vai além dos 11 kwh, e 8 a 9 kwh/100 fazem eles a brincar.”
@Jl, De certeza que é LFP ?
Ainda não tinha visto isso…
Do Dacia sim.
Ok.
Parece que há mais pessoas interessadas num Dacia do que num Tesla, o que diz isso da qualidade dos teslas? 😀
Parece que não, a Dacia só aparece em 17º posição.
https://pplware.sapo.pt/motores/se-tivesse-que-comprar-um-carro-eletrico-por-quais-marcas-optaria/
Se o tem é Dacia, para quê falarem em tesla ?
Isso é o interesse se ganhassem o Euromilhões, aqui é o interesse real de quem compra EVs na tuga
Então porque escolhem a marca mais barata ?
Não, aqui é o interesse por um novo Dacia.
O vendedor da Tesla, já em ação
Quem ? A Tesla tem vendedores ? Onde ?
Tem. Todos os q têm Tesla ambicionam “referral’s”, logo todos são potenciais vendedores.
Ainda não se aperceberam da triste figura q fazem?
Esses não são vendedores.
Também os que compram os ambicionam, já que recebem as mesmas regalias.
Qual figura ?
Não percebi ? viu o meu onde ?
É possível que a qualidade de construção e acabamentos de um Dacia, tal como um Renault seja superior a um Tesla…em prestações é que não deve ser.
Um custa metade do preco que outro…..
Isso significa que a melhor marca que está no mercado é a Peugeot, tudo o resto tem qualidade inferior
Tenho um Spring há 8 meses e zero problemas. É um carro do dia a dia e zero problemas mesmo. E para quem faz 60kms por dia é muito dinheiro poupado ao fim do mes.
Com que frequência é que o carrega? Carrega-o em casa? Tomada doméstica normal ou wallbox? Obrigado.
Qual é o consumo que tem com nele ?