Episódios da série do momento foram filmados num só take. Netflix explica como!
Não é apenas a história de Adolescence que lhe está a assegurar sucesso. Afinal, cada episódio da série britânica foi gravado num só take, num total de quatro obras para as quais vale a pena olhar. A Netflix explicou todo o processo!
Apesar de o importante ser o resultado, para a maioria dos espetadores, a verdade é que o processo pode ser tão ou mais impressionante.
Exemplo disso é a série britânica do momento, que está a abalar a Internet e a despertar os encarregados de educação para uma realidade que lhes era alheia.
Disponível na Netflix, a série Adolesccence é composta por quatro episódios de cerca de uma hora, tendo cada um deles sido filmado num só take.
A série decorre ao longo de um período de 13 meses, com cada episódio a concentrar-se num dia específico.
Segundo o diretor de fotografia Matthew Lewis, o formato one-shot funciona "de forma muito diferente do normal".
Demorou algumas semanas a perceber que era apenas uma câmara a mover-se no espaço. Que não havia cortes e que o que quer que fosse filmado era o episódio.
De facto, o ator Ashley Walters, que interpreta o inspetor Bascombe, descreveu a experiência como estando mais num "espaço de teatro do que num espaço de cinema".
Para realizar os episódios de um só take, o elenco ensaia durante algumas semanas para aprender o guião, ambientar-se no cenário e "literalmente percorrer cena a cena".
Depois, na última semana, há 10 oportunidades, duas por dia, para conseguir filmar o episódio.
📽️ Previsivelmente, entregar uma série ou filme neste formato exige engenho, tantos dos técnicos como dos atores.
Segundo a Variety, a britânica Adolescence conseguiu mais de 24,3 milhões de visualizações nos seus primeiros quatro dias na Netflix e é já a série com mais streams nos Estados Unidos.
Importa recordar que esta abordagem de one-shot já foi utilizada antes, em Birdman (2014) e 1917 (2019) - dois filmes premiados pela Academia.
Agora fiquei confuso… Eu não percebi se o episódio foi filmado “literalmente” em um único take ou não. Porque por exemplo o “Birdman” de 2014 foi filmado em imensos takes porem existe uma técnica para faze lo parecer num único take. Para quem ja viu o Birdman, a historia do filme dura dias (há partes de dia e partes de noite, e amanhecer novamente) mas tudo aparenta um single take de duas horas…
Um unico take e com luz a mais
inspirada no assassinato da estudante Elianne pelas mãos de Hassan Sentamu em Croydon, 2023.
https://x.com/WGthink/status/1902388904122024175
repugnante propaganda da Netflix
Isso não é verdade . Os criadores da série disseram que a série é baseada em muitos factos e não num específico. Esse que referes pode ter sido um deles.
https://expresso.pt/cultura/sugestoes_culturais_televisao/2025-03-16-minisserie-adolescencia-e-a-mais-vista-na-netflix-historia-de-um-jovem-acusado-de-homicidio-foi-filmada-em-plano-sequencia-02c52c61
“Esqueceram-se” foi de contratar um actor preto para o papel principal, visto que se basearam na história do homicídio de Elianne Andam. Um daqueles esquecimentos que calha a todos, certamente. Não haverá outros motivos, com certeza.
Se tivessem escolhido seriam criticados na mesma.
A ideia é ser igual a defending Jacob que foi muito boa e teve muito sucesso
que rico comentário….calado eras um poeta…
Desafio todos a irem pesquizar quem é o verdadeiro assassino que deu origem à historia.
e eu desafio a corrigir o erro em “pesquizar”, troca o Z pelo S
LOL
Mais uma série para lavar a imagem dos pais, como está na moda, e culpar a internet e as redes sociais de tudo. Quem dá a educação são os pais, sendo crianças, a culpa é 100% dos pais. Se os miúdos são indisciplinados, é falta de disciplina, obviamente.
Alguém lhe diz ou digo eu?
…
Ok, vou dizer…
-Isto é uma série que se enquadra, penso eu, na categoria “entretenimento”. Torná-la pessoal, política ou o que quer que seja é um problema única e exclusivamente teu.
Toda a ficção é propaganda.