CES 2019: Conheça o novo Nissan LEAF 3 e o preço
Foi em Las Vegas, onde se realiza a CES (Consumer Eletronics Show) 2019, que a Nissan deu a conhecer o novo LEAF. Este novo modelo entra agora num mercado de elétricos com mais concorrência, comparativamente à estreia do LEAF há quase uma década, mas o longo e bom histórico da Nissan irá certamente ajudar nas vendas.
Vamos conhecer quais as especificações do novo Nissan LEAF 3.
Depois de vários rumores, eis que foi apresentado o novo e poderoso Nissan LEAF 3. O LEAF 3 estará disponível em duas versões: LEAF 3.ZERO e LEAF 3.ZERO e+ Limited Edition (apenas serão produzidas 5000 unidades na Europa).
O LEAF 3.ZERO e+ Limited Edition vem equipado com um pack de baterias de 62kWh que é apenas 5 mm maior que o pack de 40 kWh que equipa o LEAF 2 e o LEAF 3.ZERO.
O pack de bateria de 40kWh, com 192 células, fez muito sucesso em 2018.
De acordo com a própria marca, este novo pack de baterias de 62kWh (com 288 células) garante uma autonomia na ordem dos 385 km (de acordo com o ciclo WLTP), ou seja 40% mais de autonomia que a garantida pelo pack de baterias de 40kWh.
A potência de motor chega aos 215 cv (160kW). Dos 0 aos 100 km/h este carro precisa apenas de cerca de 6 segundos.
Entre os sistemas da Nissan Intelligent Mobility poderá desfrutar do ProPILOT e e-Pedal.
Preços
O LEAF 3.ZERO estará disponível na Europa por um preço base de 39 900€. Já a versão limitada terá um preço base de 45 500€. As pré-reservas começam hoje (9 de janeiro) - saber mais aqui.
Desde 2010 já foram vendidos mais de 380 000 veículo Nissan LEAF. Só nos Estados Unidos venderam-se 128 000 unidades. Em 2018 foram vendidos 39 mil veículos na Europa.
Este artigo tem mais de um ano
Pagar 40K por um veiculo electrifico sem refrigeração de baterias….. é o mesmo que deitar as mesmas fora daqui a 4/5 anos! Daí o aluguer das mesmas…. é uma forma que a Nissan/Renault tem de fazer mais uns trocos, criando mais poluição com a substituição desnecessária das baterias, se colocassem refrigeração nas mesmas!!
Tem refrigeracao a ar….
A renault já teve um veiculo com refrigeracao : dois ventiladores e com células de peltier e a conclusao final foi…nao melhorou em nada prestações ou vida util e tornou a bateria uns 20% mais cara(aprox)
Por esse preço compro um kauai que tem mais 100km de autonomia.
Alem do mais não percebo qual a diferença entre o nissan actual de 40kwh e o leaf 3.0 de 40kwh para alem do preço.
Alguém sabe se este modelo já vem com refrigeração activa das baterias? É que por este preço não justifica não ter. Nos paises nordicos pode funcionar muito bem mas aqui no nosso solarengo país…Estou para ver os tempos de carga e o desgaste da bateria no pico do verão, no alentejo, depois de uma viagem de 200km a 120km/h.
Refrigeração activa… Não ♂️
Acerca do desgaste, no Leaf 2 (tenho um) o carro limita a potência de carga. Mas mesmo que não limitasse, não era por ter a bateria a arder dois ou três dias no verão que vais ter grande desgaste. O problema é mesmo a limitação de potência de carga… Se fazes Porto – Lisboa no pico do verão, chegas a Santarém e já estás a carregar a metade da velocidade.
O problema é que temperaturas acima dos 30º não são só 2 ou 3 dias no verão. E isso multiplicado por alguns dias..tens uma redução significativa da performance das baterias. E além do tempo de carga aumentar, diminui a autonomia. Por este preço não concordas que uma referigeração activa estaria mais que justificada?
Disso não tenho dúvidas. Por outro lado a Nissan parece estar a querer o impossível: ter lucro a vender carros elétricos. A Hyundai provavelmente não tem a mesma estratégia, daí o Kauai bater este Leaf aos pontos…
*multiplicado por alguns anos.
Tal como o Zoe penso que esta bateria vem com refrigeracao a ar, não tem qualquer outro sistema
Quando a temperatura da bateria é demasiado alta a BMS reduz as prestacoes ao motor eléctrico
No momento da carga (veiculo nao circula) e o aumento da temperatura faz s notar no PEC (conjunto carregador e conversor) ai temos um GMV para reduzir a temperatura (ouve-se perfeitamente quando começa a carregar como uma ventoinha)
As baterias podem carregar sem problemas significativos ate aos 45º-50º (aprox)
Se for pela vertente ecológica, então força aí, ‘bora encher as ruas de Leafs! Mas se for pela questão económica, ainda não compensa um eléctrico em portugal. Segundo os dados médios de poupança num Leaf é de cerca de 2000€ anuais comparado à um carro de combustão. Consultando o site da Nissan, o Leaf mais económico custa 33.400€ e, por exemplo, o Qashqai mais economico custa 24.017€. São 9.383€ de diferença à cabeça. Essa diferença de preços dá para cobrir quase 5 anos de combustível (20000KM/ano 6L/100KM = 0,96€/KM). Tendo em conta que um eletrico é mais limitado em autonomia, demora mais tempo carregar que um reabastecimento e para quem não tem garagem é bem mais complicado gerir os carregamentos nos espaços públicos, estações de serviço e similares, para mim o Qashqai é opção óbvia para além de “ser mais carro” que o Leaf. E nem sequer está aqui em conta a duração de vida da bateria que julgo ser entre 5 a 8 anos, conforme as condições de utilização (calor excessivo é inimigo nº1 das baterias)
Pelo preço apresentado e os problemas apresentados pelo comportamento das baterias em tempo quente, menos um Leaf a vir para o Alentejo 🙁