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CES 2019: Conheça o novo Nissan LEAF 3 e o preço

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. TugAzeiteiro says:

    Pagar 40K por um veiculo electrifico sem refrigeração de baterias….. é o mesmo que deitar as mesmas fora daqui a 4/5 anos! Daí o aluguer das mesmas…. é uma forma que a Nissan/Renault tem de fazer mais uns trocos, criando mais poluição com a substituição desnecessária das baterias, se colocassem refrigeração nas mesmas!!

    • Bruno says:

      Tem refrigeracao a ar….
      A renault já teve um veiculo com refrigeracao : dois ventiladores e com células de peltier e a conclusao final foi…nao melhorou em nada prestações ou vida util e tornou a bateria uns 20% mais cara(aprox)

  2. hyundai>nissan says:

    Por esse preço compro um kauai que tem mais 100km de autonomia.
    Alem do mais não percebo qual a diferença entre o nissan actual de 40kwh e o leaf 3.0 de 40kwh para alem do preço.

  3. Joao says:

    Alguém sabe se este modelo já vem com refrigeração activa das baterias? É que por este preço não justifica não ter. Nos paises nordicos pode funcionar muito bem mas aqui no nosso solarengo país…Estou para ver os tempos de carga e o desgaste da bateria no pico do verão, no alentejo, depois de uma viagem de 200km a 120km/h.

    • José Pedro says:

      Refrigeração activa… Não ‍♂️

      Acerca do desgaste, no Leaf 2 (tenho um) o carro limita a potência de carga. Mas mesmo que não limitasse, não era por ter a bateria a arder dois ou três dias no verão que vais ter grande desgaste. O problema é mesmo a limitação de potência de carga… Se fazes Porto – Lisboa no pico do verão, chegas a Santarém e já estás a carregar a metade da velocidade.

      • Joao says:

        O problema é que temperaturas acima dos 30º não são só 2 ou 3 dias no verão. E isso multiplicado por alguns dias..tens uma redução significativa da performance das baterias. E além do tempo de carga aumentar, diminui a autonomia. Por este preço não concordas que uma referigeração activa estaria mais que justificada?

      • Bruno says:

        Tal como o Zoe penso que esta bateria vem com refrigeracao a ar, não tem qualquer outro sistema
        Quando a temperatura da bateria é demasiado alta a BMS reduz as prestacoes ao motor eléctrico
        No momento da carga (veiculo nao circula) e o aumento da temperatura faz s notar no PEC (conjunto carregador e conversor) ai temos um GMV para reduzir a temperatura (ouve-se perfeitamente quando começa a carregar como uma ventoinha)
        As baterias podem carregar sem problemas significativos ate aos 45º-50º (aprox)

  4. EC says:

    Se for pela vertente ecológica, então força aí, ‘bora encher as ruas de Leafs! Mas se for pela questão económica, ainda não compensa um eléctrico em portugal. Segundo os dados médios de poupança num Leaf é de cerca de 2000€ anuais comparado à um carro de combustão. Consultando o site da Nissan, o Leaf mais económico custa 33.400€ e, por exemplo, o Qashqai mais economico custa 24.017€. São 9.383€ de diferença à cabeça. Essa diferença de preços dá para cobrir quase 5 anos de combustível (20000KM/ano 6L/100KM = 0,96€/KM). Tendo em conta que um eletrico é mais limitado em autonomia, demora mais tempo carregar que um reabastecimento e para quem não tem garagem é bem mais complicado gerir os carregamentos nos espaços públicos, estações de serviço e similares, para mim o Qashqai é opção óbvia para além de “ser mais carro” que o Leaf. E nem sequer está aqui em conta a duração de vida da bateria que julgo ser entre 5 a 8 anos, conforme as condições de utilização (calor excessivo é inimigo nº1 das baterias)

  5. João Mendes says:

    Pelo preço apresentado e os problemas apresentados pelo comportamento das baterias em tempo quente, menos um Leaf a vir para o Alentejo 🙁

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