Conheça o elétrico com uma blindagem de nível militar que custa cerca de meio milhão
O U.S. Armor Group fortificou o Lucid Air Sapphire, uma berlina elétrica de alto desempenho, com uma blindagem de nível militar. Tem aí meio milhão de euros a mais?
Lucid Air Sapphire: o melhor elétrico da atualidade?
O Lucid Air Sapphire é um dos modelos mais poderosos e luxuosos da marca Lucid Motors, fabricante americana de veículos elétricos de alto desempenho. A versão Sapphire foi lançada como uma edição especial de desempenho extremo do Lucid Air, que já é conhecido por suas inovações tecnológicas, autonomia e design futurista.
Este elétrico está equipado com três motores elétricos (um na frente e dois na traseira), que entregam uma potência combinada de aproximadamente 1.234 cavalos de potência ou mais. Isto permite entregar uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos (1,89 segundos), e a velocidade máxima ultrapassa 320 km/h.
O carro está carregado de tecnologia de ponta. Desde o seu inovador controlo de binário, que melhora a tração, a manobrabilidade e o desempenho em curvas, até ao seu sistema de carregamento rápido que pode carregar centenas de quilómetros de autonomia em poucos minutos. Por falar em autonomia, a versão Sapphire tem cerca de 800 km.
Versão blindada é um colosso
A U.S. Armor Group é uma empresa norte-americana especializada na fabricação de equipamentos de proteção balística. Numa das suas mais recentes obras, a empresa tornou um Lucid Air Sapphire totalmente blindado.
Esta versão oferece revestimento à prova de bala, Wi-Fi impenetrável e deteção opcional de gás venenoso, satisfazendo as exigências dos condutores mais preocupados com a segurança.
O Air Sapphire apresenta um design elegante, comodidades de luxo e um desempenho excecional, como referido acima.
As melhorias do U.S. Armor Group incluem uma blindagem composta que é dez vezes mais forte do que o aço balístico e janelas laminadas transparentes capazes de resistir a um tiro de magnum .44. Apesar da proteção adicional, o Air Sapphire blindado mantém uma velocidade máxima de mais de 322 km/h, com um impacto mínimo no seu peso (cerca de 175 quilos).
No interior, o Air Sapphire blindado dispõe de tecnologia de segurança avançada, como sistemas de deteção de ameaças, um sistema de segurança de um só toque e Wi-Fi impenetrável para proteger os dados pessoais. É um "anti-hackers" no capítulo tecnológico.
O Air Sapphire blindado está disponível para compra por 475.000 dólares (cerca 430 mil euros). Isto é, há um incremento de 226 mil dólares face ao modelo standard.
Outras opções de personalização incluem puxadores de portas elétricos, deteção de gás venenoso, portas de armas ocultas e uma blindagem ainda mais forte, capaz de parar granadas e explosivos.
Este é mesmo o meu carro de sonho, mesmo sem a blindagem.
Sem dúvida que é grande máquina. E sem blindagem sim.
Depende. Se for na Damaia, podem deixar ficar 🙂
Design demasiado básico, não percebo a ideia de tornar o futuro básico a nivel estético, deve ser por razões de dinheiro, deve ser mais barato produzir assim… até os carros dos 50s tinham mais alma, carisma para fazerem parte da cultura rocknroll, actualmente parece tudo meio um downgrade para material barato.
Nos carros dos anos 50 a aerodinâmica não tinha grande importância, até porque os veículos não andavam depressa.
Hoje em dia a aerodinâmica e sistemas de segurança possuem um aspeto central muito relevante no design automóvel.
Deixa lá a aerodinamica em paz só podes ir a 120km/h no maximo! no que toca a segurança é baixar o centro de gravidade mas não me parece que seja preciso construir os carros todos quadrados, falta roundness nos carros novos que até mete impressão, olhem para um porsche, viper e aston martin e claro os carros dos 50s para se inspirarem e inspirarem a nova geração a apreciar design com coolness em vez de coldness.
Para quem não tiver preocupado em consumos ou autonomia, então sim aerodinamica não interessa.
Donos de carros quadrados sem graça façam isto: https://www.youtube.com/watch?v=2gCM3xrGBwM&t=85s
Achas mesmo que a 120km/h a aerodinâmica não tem um papel crucial no consumo de um carro?
Aliás a 80km/h basta teres as janelas abertas que os consumos aumentam entre 10 a 20% ou até mesmo circular com as barras no tejadilho causa aumento significativo dos consumos.
Relembro que isto era numa altura em o petróleo era barato e abundante e que a gasolina continha chumbo.
Deixa-te de vergar aos interesses economicos e liberta o design que inspira uma cultura rebelde e não square!
Mas os carros mais vendidos na década de 70 a 90 tinham linhas retas e ângulos pronunciados:
Fiat 127, Renault 5, VW Golf, Fiat Uno, Ford Fiesta, Opel Corsa…
Os mais vendidos na década de 50 a 70 tinham linhas curvas e arredondadas:
VW Carocha, Renault 4CV, Peugeot 203, Citroen DS, Citroen 2CV…
De 1930 a 1950 tinham linhas mais retas… de 1910 a 1930 eram linhas mais retas.
Estas a falar de que ano mesmo?
Embora a ideia de um elétrico como o Lucid Air Sapphire, com blindagem de nível militar, possa parecer interessante, é importante refletir sobre a sua real necessidade em Portugal. A realidade do nosso país não se assemelha a cenários de conflito armado, como Afganistão ou Síria, e a probabilidade de enfrentar situações extremas, como emboscadas com metralhadoras, é extremamente baixa. Portanto, investir em um veículo desse tipo, com um custo de cerca de meio milhão de euros, parece desproporcional e mais adequado para contextos onde a segurança é uma preocupação constante.
Vai para o Brasil armar-te em rico que vais precisar de blindar o veiculo!
Eu só conheço as ruas em Portugal e não tenho experiência nas ruas do Brasil. Acredito que cada país tem suas próprias realidades e desafios. Aqui em Portugal, a segurança nas ruas é diferente, e por isso, a necessidade de um veículo blindado como o Lucid Air Sapphire não parece tão relevante. O investimento em um carro desse tipo, com um custo tão elevado, deve ser avaliado com base nas condições locais e na real necessidade de segurança.
Deixa a extrema direita ganhar vais ver como se legaliza armas num instante, tens um pequeno brasil na europa, este catinho chamado portugal.
Então quer dizer que os bandidos no Brasil usam armas legais?
Bandidos civilizados, assim dá gosto ser assaltado…
Chiquinho se liberares as armas legais essas não tardam a se tornarem ilegais, crias uma cultura de armas e a procura depois estimula a oferta de qualquer maneira.
A Lucid nem sequer vende os carros em Portugal…
Blindagem não é de nível militar, é apenas nível VPAM 4.
Isso no Brasil é uma proteção básica, para se sentir minimamente seguro VPAM 6 para cima…
Isto será o equivalente a um VPAM de classe 4… a blindagem de nível militar começa no VPAM de classe 11 (o mais baixo) e idealmente é VPAM de nível 14.
Resumindo: este veículo está 10 categorias abaixo da blindagem militar ideal, e 7 categorias abaixo do nível mínimo de blindagem militar.
É uma blindagem de nível baixo, até para o mercado comercial que geralmente vai até ao VPAM 10.
Pronto, ok! É ótimo para as ruas aqui da Amadora… não vá vir um balázio de algum lado qualquer…
Um BEV blindado, realmente só visto. Enfim.
Já tive um telefone com protecção militar não sei das quantas, HP Elite x3, e a 1ª vez que caiu ao chão sem capa partiu-se e nc mais acordou looolooolool
LoL