Portugal: conheça as marcas que venderam mais carros em maio de 2025
O setor automóvel português encerrou o mês de maio com um balanço francamente positivo, consolidando uma trajetória de recuperação após um arranque de ano hesitante. Maio voltou a mostrar isso e apesar de ter a Peugeot no topo, há uma luta interessante entre a Renault e a Dacia pe,a segunda posição. Conheça as marcas que venderam mais carros em Portugal.
As marcas que venderam mais carros em maio
Segundo os dados mais recentes divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), foram matriculadas 27.043 unidades, entre veículos ligeiros e pesados, em maio deste ano. Este número representa um crescimento expressivo de 16,5% em comparação com o mesmo período de 2024. É um dinamismo que sucede ao aumento de 4,5% já verificado em abril.
Com este impulso, o total acumulado de janeiro a maio ascende a 116.656 veículos matriculados. Traduz-se numa variação positiva de 3,6% face aos primeiros cinco meses do ano anterior. Esta inversão de tendência sugere um renovado otimismo no mercado.
Quem domina nas vendas de carros em Portugal?
No que concerne ao desempenho individual das marcas, a Peugeot manteve a liderança em maio, com 2.470 unidades vendidas, correspondendo a um salto notável de 38,5% face a maio de 2024. A Dacia assegurou a segunda posição mensal, com 1.732 matrículas e um crescimento de 32,1%, enquanto a Mercedes-Benz completou o pódio com 1.702 unidades, um aumento de 13%. A Renault, apesar de um crescimento de 6,9% (1.533 unidades), ficou fora dos três primeiros em maio.
Contudo, a análise do acumulado do ano revela uma disputa intensa pelo segundo lugar. A Peugeot lidera confortavelmente com 10.896 unidades (+11,1%). A Renault, com 7.719 unidades, detém a segunda posição, mas a Dacia, sua congénere de grupo, segue a uma distância mínima, com 7.713 unidades. “A luta pela segunda posição está ao rubro ao aproximarmo-nos do fim do primeiro semestre”, uma observação que reflete a competitividade acirrada.
Espaço importante para as marcas chinesas
Destacam-se ainda em maio os crescimentos significativos da Kia (+47,3%, com 1.056 unidades) e da Citroën (+23,8%, com 1.295 unidades), que consolida o seu regresso ao Top 10. Em contrapartida, a BMW foi a única marca entre as dez mais vendidas a registar uma quebra no mês, com uma descida de 5,3%. Fora do Top 10, a DS impressionou com um aumento de 247,2%, e tanto a Jeep (+120%) como a FIAT (+104,5%) mais do que duplicaram as suas entregas.
No entanto, nem todas as marcas celebram. A Tesla registou uma acentuada de 64% em maio. Quebras significativas foram também sentidas pela Mazda (-33,9%), Smart (-30,9%), Honda (-28%) e Volvo (-18,5%).
Paralelamente, as marcas chinesas continuam a sua ascensão no mercado português. A BYD liderou este grupo em maio, com um crescimento de 331,6%, posicionando-se como a 17ª marca mais vendida no acumulado do ano (2.257 unidades). A MG também registou um aumento robusto de 158,2%. A recém-chegada XPeng, com 82 unidades matriculadas em maio, já soma 306 no ano, superando algumas marcas tradicionais.























Venderam 27.043 Veiculos novos fora os usados que também deverão ser alguns milhares
Depois ainda vêm chorar que as vendas são baixas
O nível de pobreza aumentou ca,leia-se os jornais de hoje não sei como conseguem vender tanto
Bem bom para estes chorões é como o velho ditado «Quem não cora não M@m@»
Hum olha que não, fazendo as contas a 11 milhoes de pessoas em Portugal (para usar números redondos).
Dá 0,00245 carros por pessoa que corresponde mais ou menos a 1 carro a cada 408 pessoas.
Na globalidade os números não me parecem assim tão exorbitantes honestamente.
Isto claro, no mercado dos carros novos, acredito que o mercado de segunda mão, os números sejam maiores.
Fazer as contas com a totalidade da população é absurdo. Entre crianças a idosos há uma percentagem muito razoavel da população que não compra carros novos. Depois há que considerar que as compras para frotas das empresas também não podem entrar nessa divisão irreal que fizeste.
Tendo em conta que carros usados são agora vendidos a preços de novos pré covid, os números de usados devem varias vezes superiores aos de carros novos vendidos.
Venderam tanto electrico e hibrido e a poluição continua na mesma
e a idiotice aumentou exponencialmente, basta ver o resultado das eleições e os comentários aqui do ppl
Verdade
E tu sabes que a poluição continua na mesma porque…?
Os incentivos à compra de eléctricos baixou tanto relativamente ao teto máximo do custo da viatura que só mesmo carros chineses podem ser vendidos por esse preço. Se tivermos em conta que o preço final tem um imposto maior que os carros europeus, ou até mesmo os Tesla, podemos concluir do lixo que está a invadir o mercado nacional, carros de baixo custo e baixa qualidade. O futuro nos dirá se esta política de incentivos está certa ou se foi alguma marosca com o grupo Salvador Caetano (do Norte, parece que as maroscas da era Montenegro estão todas no norte), se foi pressão da china sobre o nosso governo pelos inúmeros investimentos em privado ou se é mesmo opção à portuguesa – ser o depósito do lixo do mundo. Obriga-se a entregar um carro para abate e obriga-se os portugueses a comprar carros chineses de baixo custo e qualidade duvidosa, para não falar de apoio ao cliente insistente. Duvido que o parque automóvel é a segurança dos condutores fique melhor do que está com esta opção.
Foste ao menos ver qual era o teto máximo? Para automóveis ligeiros de passageiros até 5 lugares o preço máximo com IVA ia até 38.500€. Abrangia vários carros não chineses.
Carros mais caros, quem os compra também não precisa de apoio. Nem de isenção de IUC.
Desde quanto o valor do carro é proporcional à qualidade?
Bom basicamente os carros mais baratos são mais baratos pork os fabricantes cortam na qualidade de certas coisas. Coisas como os acabamentos , número de airbags entre várias outras coisas. Se fores vomitar 1 carro da Dacia e da BMW a qualidade não é a mesma. Lógico que também o preço é diferente mas só está que o preço define qualidade em diversos aspetos. Até de garantia
“se fores vomitar”? 🙁 🙁
Há muitos carros não chineses que podes comprar até 38.500€.
Pesquisa antes de dizeres asneiras.