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8 mitos, desmentidos, sobre os carros elétricos

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Rui says:

    Ainda hoje vi a notícia de que criado um carro que dá a volta ao mundo com apenas um euro e a única coisa que se tem de mudar são as escovas dos limpa pára brisas. Ou seja, criaram uma ideologia que é uma mentira e logo vieram as ideias para novos carros sem limites. Bora lá encher as cidades de carros que até não ocupam espaço de tão eficientes e limpos que são. Isto caminha para o absurdo.

    • Rui says:

      https ://executivedigest.sapo.pt/noticias/dar-a-volta-ao-mundo-num-carro-eletrico-sem-gastar-um-euro-engenheiro-espanhol-regista-patente-revolucionaria/

      • JL says:

        Parece mais um erro de tradução, ou apenas uma invenção de algum jornalista, porque essa ideia não funciona.

        Digo isto porque apesar de não pode usar a propria energia para carregar, diz que apenas precisa de mudar o liquido do para brisas, o liquido do para-brisas nunca precisa de ser mudado.

    • Gomes Fagundalho says:

      já lá chegaste

  2. jedi says:

    Com excepção dos pontos 7 e 8.

    Os restanttes pontos são, como os de lingua inglesa dizem, facts on facts.

    Ou seja são bem reais e já para não falar do desgaste dos pneus que é maior e que contribui também para a poluição.

    E também facto que faltou falar que também nao sei se é verdade é a manutenção dos mesmos, se é barato ou não.

    Portanto tudo junto, leva que as pessoas mantenham a escolha de motor a combustão.
    E também a UE têm culpa no cartório que não deixa espaço para o desenvolvimento da tecnologia tanto a nivel hibrida, electrica ou hidrogénio.
    As coisas para funcionar bem e de forma eficiente leva o seu tempo.
    Quando politicos metem o nariz naquilo que nao percebem, tem sempre tendência a dar asneira.

  3. Luis says:

    Os pontos 3 e 6 continuam a ser válidos.

    20 minutos continua a ser muito tempo de carregamento e os pontos de carregamento não são suficientes.

    Pegando no exemplo de deixar o carro a carregar enquanto se vai à casa de banho ou tomar uma café, o que acontece, se no mesmo período de tempo 20 condutores param para carregar no mesmo sitio? Numa autoestrada, estrada nacional, etc.

    Talvez quando o tempo de carregamento for bastante inferior ao actual, os pontos de carregamento sejam suficientes.

    PS: Tenho uma viatura elétrica e outra plug-in

    • JL says:

      Acontece o .mesmo que se 20 condutores de veículos chegarem no mesmo local, nem as bombas chegam para todos e vão ter de esperar, nem a casa de banho.

      • Hugo Nabais says:

        95% do tempo, abasteço 2 ou 3 vezes por mês, onde chego á bomba, escolho normalmente aquelas com pagamento automático, abasteço, pago na própria bomba e sigo em 5-6 minutos no TOTAL!
        Já me aconteceu chegar e ter todas as bombas ocupadas sim, algumas raras vezes, e tenho 4 ou 5 pessoas á minha frente numa das bombas, então também tenho de esperar…
        Mas espero em média nessas situações +/- 30 minutos!
        Se fosse uma situação identica, mas com o meu eléctrico mais depressa teria de esperar 3 ou 4 horas, ou mais!!

        O meu carro ICE faz +/- 800 Kms REAIS de autonomia e demoro +/- 5 min a abastecer, onde é que há eléctricos a fazer algo perto disto?

        Também tenho um pequeno eléctrico em casa, e tem o seu “use case” bem definido e interessante, mas não se compara nem de perto nem de longe em termos de praticalidade de abastecimento e autonomia com um veiculo ICE.

        Na minha empresa compraram alguns ID.4 destes modernos com mais autonomia, quase 500Kms (478 KM anunciados), se forem carregados a 100% (o que é de evitar pois é pedido pela marca para evitar carregamentos acima de 80%), mas mesmo quando vão de carga cheia, os meus colegas têm relatado que pouco mais fazem do que… 290-300 kms!
        Já ouvi dizer que quem sai com carga cheia para ir ao Porto e se for a conduzir normalmente a 130-140 Kms, diz que é para esquecer chegar lá, bem antes tem de parar para carregar!
        Já ouvi vários relatos de contratempos ocasionais, com atrasos para compromissos , causados pela escolha de um puro electrico, desde quem tenha tido de sair da AE para poder carregar o carro, pois ou havia um problema com o posto, ou estavam carros á espera para carregar e eles não podiam estar á espera, o que com um ICE ou hibrido não teria acontecido.

        Eu faço Lisboa-Porto-Lisboa e ainda me sobra “bastante” autonomia no meu ICE. Esta história de que é tudo igual “porque é só parar para lá 30 minutos e depois para cá, também é só parar outros 30 minutos” não é a mesma coisa e nem sempre é tão linear!
        Não temos todos de aceitar isso como sendo “igual”. Eu paro quando chego ao Porto e só paro depois quando chego a casa, para mim não tem comparação sequer.

        Os eléctricos têm várias coisas boas, têm alguns casos onde faz até mais sentido utilizar VS um ICE, mas não são iguais e quase metade dos pontos apresentados neste artigo não são bem assim e são demasiado subjectivos.
        Na minha opinião, tudo o resto, tal como o artigo, são pessoas com muita paciencia que querem á força toda justificar os inconvenientes da sua escolha aos outros!
        Parecem os vegetarianos a pregar a sua missa, de que é tudo igual e a melhor escolha é a deles, e que deviamos todos fazer o mesmo!

        • JL says:

          Então afinal relata que há teve de esperar para abastecer e nunca para carregar.

          Tanto é igual que afinal não encontrou diferença.

          Não há ainda eléctricos a fazer 5 minutos, mas há eléctricos que não precisam de 5 minutos do seu tempo para carregar, afinal onde carregam os id4 ?

          A marca aconselha a 80 % ? Desde quando? Mostre lá onde eles aconselham isso ?

          Quantas vezes faz por semana Lisboa – Porto ?

          Os eléctricos têm coisas boas e coisas más, já me viu a dizer que eram só boas ? Nem eu aconselho a todos.

          Onde é que parecem os veganos a pregar a missa ? O que foi dito que o leva a crer isso ?

          O que eu disse que está errado ?

          Onde foi dito que todos devemos fazer o mesmo ?

          • Mario says:

            O JL é aquele trabalhador que nunca tem um contratempo e tem sempre solução para tudo. Se tem a carga a 20% e precisa de ir ao hospital, chama o inem mesmo que não seja uma verdadeira emergencia, se vai na autoestrada, faz uma makumba ao carro para poder carregar. E claro, não acredita nas experiencias que as pessoas aqui relatam porque ele é o típico tipo da informática que é “se no meu pc dá, tem que dar nos outros e se não dá é porque são burros”.

          • Mario says:

            E não fala que a autonomia á saída do stand é uma, mas 5 anos depois será exatamente a mesma?

          • JL says:

            Tenho contratempos, tal como toda a gente, não tenho é daqueles que você inventa.

            Se tiver 20% posso ir ao hospital 4x, e ainda sobra, ninguém chama o INEM, não tem como chamar o INEM, isso é mais uma mentira sua, quem define se vem o inem ou não são os serviços.

            Se vou na autoestrada é porque preciso, não preciso dos seus argumentos absurdos e infantis que usa por aqui.

            Eu acredito, tanto que pode ver que acreditei em muitos.

            E depois ? a autonomia nos outros não é igual ? quando sai do stand é uma, 5 anos depois é outra.

          • Mario says:

            A autonomia é exatamente igual.
            Tem sorte de viver ao pé do hospital.
            Não uso argumentos absurdos nem infantis, uso a REALIDADE, ao contrário de si que tenta evangelizar as pessoas com o seus argumentos de desconversação. E afinal de contas só estou a descer ao seu nivel de parvoíce.

          • JL says:

            Não, não é, os veículos têm desgastes e isso faz com que a eficiência baixe, logo cada vez consomem mais, até porque os cavalos também morrem, e não sou que o digo:

            https://educacaoautomotiva.com/2017/10/25/o-motor-perde-potencia-com-a-idade/

            Não, não vivo perto do Hospital, vivo mais longe que qualquer Lisboeta, Portuense ou Coimbrense do Hospital.

            É realidade dizer isso ?

            “O JL é aquele trabalhador que nunca tem um contratempo e tem sempre solução para tudo. Se tem a carga a 20% e precisa de ir ao hospital, chama o inem mesmo que não seja uma verdadeira emergencia, se vai na autoestrada, faz uma makumba ao carro para poder carregar. E claro, não acredita nas experiencias que as pessoas aqui relatam porque ele é o típico tipo da informática que é “se no meu pc dá, tem que dar nos outros e se não dá é porque são burros”.

            Quem está a ir pela parvoíce é você, que não consegue provar nada daquilo que acusa os outros.

        • B@rão+Vermelho says:

          Os vegetarianos gostam muito de utilizar o argumento que os animais são violados para se reproduzir, os aficionados de VE ou Térmicos ainda não se lembraram desse argumento, aguardemos. :). 🙂
          Na minha modesta opinião parece que o pessoal ainda não percebeu que cada um compra o que pode é que lhe convém, às necessidades de cada um são diferentes, acho que neste momento para quem possa carregar em casa é um disparate ter duas viaturas térmicas, salvo uma muito pequena exceção de famílias.

        • Mirado says:

          Por partes.
          800km reais, tens toda a razao, é bem possível, no entanto estás a esquecer de um pormenor, nao deves de conduzir mais de 4 horas seguidas sem descanso, pelo que digamos que tens uma velocidade média de 100kmh (que nao tenrás), entao tens de parar aos 400km.
          Paras e enquanto estás parado, carregas.

          A esmagadora maioria das pessoas nao faz mais de 30km/dia, pelo que uma autonomia a rondar os 400km é mais que suficiente.
          A esmagadora maioria das pessoas carrega o carro em casa, Ok, pessoas que vivem em apartamentos podem ter mais complicacoes mas é tudo uma questao de jogar com as opcoes que tem.

          Que tenha conhecimento o limite de velocidade em Portugal, sao 120km/h nao 130/140.

          • Hugo Nabais says:

            “Que tenha conhecimento o limite de velocidade em Portugal, sao
            120km/h nao 130/140.”
            Nunca conduzi a menos do que 130/140 quando faço AE (se o trânsito o permitir), nunca mesmo! E conduzo há quase 30 anos!
            E vejo e sei que a esmagadora maioria das pessoas que circulam em AE conduzem a essas velocidades e muitas a mais, portanto sabes bem que essa tua conversa é hipocrisia pura!
            Estou consciente que no limite posso ser multado (nunca fui) mas será uma multa leve, e felizmente para mim se acontecer não será um grande problema.
            Alias na vida toda, multa de velocidade só apanhei em França quando ia a 150km/h , (com os acertos e tolerância do radar marcou 140km/h) numa zona de 130km/h e paguei 60€.

            Eu não conduzo mais de 4 horas seguidas! Faço Lisboa-Porto em 3 horas e pico e depois a viagem de regresso no mesmo periodo, sem nunca precisar de parar a meio, outras viagens grandes ocasionais como ir ao Algarve é igual, não preciso de parar.

            “A esmagadora maioria das pessoas nao faz mais de 30km/dia, pelo que uma autonomia a rondar os 400km é mais que suficiente.”

            Não concordo nem reconheço essa afirmação. Daquilo que eu conheço e vejo talvez seja perto da maioria +50% das pessoas, mas não a esmagadora maioria.
            Mas concordo que nesses casos, um elétrico pode fazer todo o sentido, alias em minha casa temos um para essa utilização. Nunca digo o contrário.

          • JL says:

            Se faz Lisboa Porto em 3 horas e picos não o faz a mais de 130, nem 110.

          • Hugo Nabais says:

            Porque é que não faço 130 nem 110?!
            Estou a incluir o tempo desde que saio até que chego ao meu destino. Não estou a falar apenas só do percurso de AE.
            É o tempo de sair de casa ou da empresa e todo o percurso até ao sitio para onde me destino, ou na Maia ou Leça da Palmeira. Normalmente dura cerca de 3:05 ou 3:10, normalmente é sempre ligeiramente um pouco mais de 3 horas.
            E em AE vou em média 130, ás vezes 120 outras 140, depende das várias circunstâncias.
            Agora esta não percebi mesmo! Acho piada a estes individuos que acham que sabem mais da vida dos outros do que as próprias pessoas!

          • yamahia says:

            O meu record é 1:20H desde a Gapl da 2ª circular até à portagem dos Carvalhos. Gostava de ver um “super carro” elektro a fazer isso.
            Ndr foi num Fiat Punto 😛

          • JL says:

            Fale com o Yamaha, ele é sabe sempre fazer essas medias, mas duvido que ele vá intervir agora.

          • JL says:

            Mas olhe, já baixou a velocidade.

          • JL says:

            Veja bem se não foi de 1:21.

            LOOOOOOL

          • Antonio Vasco says:

            Eia Yamahia, media de 217km/h , cuidado , se a GNR sabe… Foi num F1 , não?
            Mas nós acreditamos, eheh

          • Mirado says:

            @Hugo,
            Tens de comecar por cumprir os limites de velocidade e os respetivos descansos.
            Se calhar a tua vida era mais fácil e deixavas de te queixar tanto.

            Eu disse “A esmagadora maioria”, tu depois vens dizer “Não concordo nem reconheço essa afirmação. Daquilo que eu conheço e vejo talvez seja perto da maioria +50% das pessoas, mas não a esmagadora maioria.”

            Adivinha, quando mais de 50% das pessoas faz algo, quer dizer que a maioria faz esse algo.
            Quando se fala em esmagadora maioria, é quase todos, digamos que 60/70% já se pode considerar a esmagadora maioria.

          • Yamahia says:

            @Mirado, qd o teu carro diz que vais a 124, na realidade vais a 120. Se fores a 131, reais, 135 no velocímetro tb nenhum radar se vai importar com isso pq dão 10% de tolerância/margem de erro. Portanto se passares num radar a 135 de ponteiro não há-de vir daí nenhum mal para a carteira.
            Depois se pisares mais um pouco e fores nos teus 168 kmh de ponteiro tb não há nenhuma brigada que te vá chatear por causa disso. Eles acham que só vale a pena multar a mais de 30 kmh acima do limite. Abaixo disso só dá 30€ e não tira pontos. Não dá para o trabalho .
            Compreendo a desculpa da velocidade limitada, o alibi perfeito encontrado por parte de que tem elektro e quer justificar mais uns kms de alcande. No entanto no mundo real não funciona assim. 120 de ponteiro, 116 reais são bons é para adormecer numa AE. Ainda agora saíram os nrs…33%dos acidentes com mortos é pq a malta adormeceu ao volante. Pudera com estas mentalidades moralistas…
            Sem prejuízo dos extremos expostos considero ideal 150 de ponteiro um bom compromisso de velocidade de cruzeiro para rolar em AE.

          • JL says:

            Não, a velocidade tem um aumento proporcional.

          • Yamahia says:

            Mais me ajuda. Ele então até pode carregar mais um pouco.
            Mas só posso falar por mim. 150 no quadrante dá 146 no GPS. E eles não multam a essa velocidade.
            Melhor prova, quando foi o caso do Nissan branco, eles foram bastante tempo a cheirar-me o escape até que eu conseguisse uma brecha para lhes dar passagem.

          • JL says:

            Voltou a errar, 150 no quadrante dá no máximo 141 real, o gps também não é certo.

          • Yamahia says:

            Nesse caso ele que acelere mais, sem medos lol

  4. Njar says:

    Como utilizador que já fui de uma viatura elétrica ainda não aconselho como viatura principal. A autonomia oficial superada os 400 km, em autoestrada não passava dos 270 km. Carregar era uma aventura pois nunca se sabe se o ponto de carregamento quando lá chegamos está disponivel (tinha app miio) e no minimo era meia hora à espera. Como segundo carro é praticável o problema é que para esse efeito são muito caros. O hibrido neste momento é sem dúvida muito melhor opção do meu ponto de vista.

    • JL says:

      Então foi utilizador numa altura em que tinham menos autonomia e os sistemas digitais não eram tão bons como agora, já se sabe como estão os carregadores e até diz quantos carros estão a ir para o local de carga.

      Já tive híbrido plugin e não vi qualquer vantagem em relação a um combustão.

  5. halnaweb says:

    Hibrido tudo bem. 100% eléctrico ainda não me convence

    • EN says:

      Também concordo. Tenho um Kia sportage plug-in com uma autonomia anunciada de 70 km . Consigo, na minha rotina diária, uma autonomia média de mais de 60 km . Carrego em casa, tenho placas solares e o custo por km também me fica extremamente barato. Quando preciso viajar para o norte ou sul não conheço a angústia da autonomia . Considero que o híbrido é uma boa opção transitória para um eléctrico no futuro quando esse futuro for uma boa opção

  6. Jota says:

    Como é que em 8 fotos de carros elétricos, não metem o “líder” dos carros elétricos?

  7. Vida says:

    Eu tenho um zoe de 2014, bateria de 22,, marca só 130 km de autonomia, eu só conto com 100 km reais para ter a certeza que chego ao destino, faço 40 km diárias, carrego todos os dias… Gasto 150 kWh a 180 kWh por mês, carrego sempre em casa, posso contar pelas dedos das mãos as vezes que usei um carregador público…

    Nestes últimos 4 anos gastei duas lâmpadas médios, 4 pneus, a revisão mais cara 75 euros …
    Na inspeção tem sido sempre fácil, deste vez em janeiro, o rapaz da inspeção disse que devia mudar de amortecedores, deve ter razão porque são os mesmos desde a compra do carro,

    Em relação ao carro de combustão Mercedes A150, faço uma poupança anual de 1400 euros, não paga IUC e as revisões são muito mais baratas…

    Quanto á autonomia é um carro para o dia a dia, atenção não faço viagens longas e quando preciso de fazer uma viagem longa, troco pelo zoe da esposa, marca quase 300kms mas quando faço Lisboa Algarve, faço a mesma paragem que fazia com o carro de combustão, vou comer qualquer coisa e passear os cães enquanto carrega o carro, a paragem é sempre em Alcácer ou Grândola, já parei várias vezes em Ourique, mas os cães ficam mais chatos… Tento programar os carregamentos em Alcácer e se estiver cheio, vou para Grândola e em último caso em Ourique, com a aplicação verifico se estão prontos para eu carregar o carro, às vezes faço duas pausas mais reduzidas, tudo depende mais dois cães… Se não levar os cães faço uma mini paragem para carregar no mínimo uns 15 minutos para lanchar, quero ter a certeza que chego a casa dos meus pais, não quero arriscar e evitar a descarga completa da bateria

    Quando o meu carro eléctrico morrer, fico com o da minha esposa e compramos um melhor para ela… M

    • B@rão+Vermelho says:

      De Lisboa ao Algarve necessitas para 2 vezes e achas prático, ok cada um sabe da sua vida é Deus sabe de todos, eu das poucas vezes que vou ou fui ao Algarve não paro e até digo mais, nunca fui por AE, para o sul é super prático ir por nacional, para o norte nacional não é opção

      • JL says:

        Ele diz que só para uma vez:

        “troco pelo zoe da esposa, marca quase 300kms mas quando faço Lisboa Algarve, faço a mesma paragem que fazia com o carro de combustão”

      • vida says:

        conseguiste ver que parei duas vezes … tudo o resto não conta… parei duas vezes para com os cães, não gostam de andar de carro por isso fiz duas pausa mais curtas e aproveitei pra carregar o carro..

    • cross says:

      que app usas para ver as disponibilidades nos postos?

  8. Johnny says:

    Continuo a ver cada vez mais este “branqueamento” de que o electrico é que é bom … para mim nao tem vantagens suficientes para dar cerca de 10k a mais por um carro.
    E faltou outro ponto …. preço dos carregamentos. Nem toda a gente tem garagem para o carregar, onde de facto fica mais barato, mas nos postos nao.
    E como alguem mencionou, como 2 carro talvez, mas como carro prinicpal nao. Para mim pelo menos … carregamentos serem mais baratos, o proprio carro ser mais barato, melhor rede de carregamento e mais autonomia real.
    Agora quererem impingir um produto as pessoas … é vergonhoso. Onde fica a minha liberdade de escolha?

    • Andreas Noack says:

      Quando a demanda de energia elétrica for elevada, o preço nos postos de carregamento vai ser muito mais elevado do que pagamos agora pela gasolina e pelo gasóleo.
      O elétrico permite a ditadura tecnocrática que querem implementar à força.

      • JL says:

        E a si quanto pagam ?

        Permite como ? qualquer um a pode produzir ?

        Na gasolina e gasóleo é que permite ditadura, já que não a pode produzir em casa.

      • Mirado says:

        humm…
        Tenho dois eletricos em casa, temos paineis solares e armazenamento de energia, pelo que os custos para carregar sao próximos de zero.

        Tens uma refinaria em casa que te permita abastecer o teu carro a gasolina/gasoleo ou tens de ir aos postos de abastecimento?

  9. José Fernandes says:

    Como motorista de táxi que faz milhares de KMS anuais em plena cidade de Lisboa, um veículo eléctrico neste momento não é opção para a maioria dos profissionais. Um veículo híbrido convertido a GPL como está o meu, e a gastar médias de 4€ a cada 100kms é sem dúvida a melhor opção. A filosofia elétrica não deve ser imposta, mas sim adotada às necessidades e realidades de cada um.

    • JL says:

      Nem nunca foi imposta.

      • Mario says:

        JL tu deixa de ser parvinho e descompreendido? Tenho ali uma palete de memofante para te dar.
        Subiram impostos na gasolina, não é impor, isentar tudo o que é elétrico porque doutra forma ninguém os compra não é impor, fazer discriminação positiva aos elétricos não é impor, “oferecer” os impostos dos elétricos ás empresas não é impor, quase que dizer ás pessoas que se não comprarem elétricos o mundo vai cair não é impor….
        DIz-me uma coisa, porque é que os malvados dos datacenters ainda têm geradores a gasóleo? Se calhar porque ter bancos de baterias para aguentar 24 ou mais sem alimentação não é viável. Ah não, somos só amigos do ambiente.
        Sobrecarregar tudo o que seja com a pseudo-taxa de carbono para que o que é inviável se torne viável não é impor.
        Ainda isto no eco:

        Face à necessidade urgente de
        encontrar novas fontes de receita para
        ajudar a reembolsar a dívida da
        pandemia, vários países da União
        Europeia, incluindo França, Itália e
        Polónia, estão a defender a expansão
        do imposto fronteiriço de carbono da União europeia nos próximos
        anos

        Tadinhos dos nossos governates Europeus…. então agora a taxa de carbono é para pagar dívida?

        https: //eco.sapo.pt/especiais/a-bomba-relogio-da-divida-europeia-nao-para-de-engordar/

        Como foi o eco que disse e não tu é mentira queres ver?
        é desta hipocrisia que me refiro! Agora vens para aqui defender isto com unhas e dentes é só hilariante!

        • JL says:

          Já sobem os impostos da gasolina há 100 anos, também andaram a impor ?

          Os a combustão também tiveram essa descriminação, também era impor ? negativamente em relação a quê ? bicicletas ?

          Não sei, pergunte a eles, alguma vez disse aqui que tinha data centers ? depois são os outros que entram pela parvoice. LOOOOL

          Você é que é o ambientalista, lá está sempre com a mesma conversa.

          A eletricidade também paga taxa de carbono, não entendi a diferença.

          Mas qual hipocrisia ? não entendi ?

          Eu defendi onde ? diga lá ?

          Olhe o que eu disse:

          “Nem nunca foi imposta.”

          Já agora, não é por estar ai todo nervoso e andar com intimidações que vai alterar alguma coisa.

    • Antonio Vasco says:

      Os taxistas de Madrid não concordam consigo, aí uns 15% são eléctricos e perguntei a 2 o que pensam fazer e ambos disseram logo que mal fizessem 300Mkm nos Toyota que tinham, passavam a eléctricos

    • GM says:

      O seu híbrido-gasolina foi convertido para híbrido+bifuel. Esta deveria ser a tecnologia base dos fabricantes europeus, híbrido-bifuel. O grupo RENAUL está a desenvolver esse conceito, num motor. Para já só vi uma apresentação do DACIA DUSTER, com motor 1.2 TCe bifuel MHEV. Deve sair para o mercado no final deste ano, ou durante o próximo.

    • vida says:

      tem toda a razão, durante 4 anos o meu carro foi a GPL e adorei a experiência pensei que era fraco mas não achei diferença na potencia do carro, mas morreu… assim como o atual elétrico vai morrer um dia…. com paneis solares ando praticamente a custo zero.

      no mês passado vi um TVDE, um ZOE com 500 mil kms com a mesma bateria e o homem disse que vai buscar mais 3 ZOEs

  10. Luis Espírito Santo says:

    Apontou virtudes. Vamos aos defeitos (pegando nas virtudes):
    Carregamento rápido. Fora da residência, abastecer em modo rápido, tem custos elevadíssimos, que podem ultrapassar (ultrapassam) o abastecimento de um equivalente a combustão.
    Autonomia. Muito bem. Mas não liguem o AC
    Preço inicial. O custo de um eléctrico é 40% + caro que o mesmo modelo a combustão. Poupa nas revisões
    Garantia. Garantir baterias a 10 anos, equivale a dizer que o veículo está “morto” ao fim desses 10 anos. Um veículo a combustão dura, sem problema, 25 anos. O mesmo veículo eletrico, para durar esses 25 anos precisa de 2 jogos baterias (mínimo). Agora façam as contas
    Valor da retoma. Eu compro um BMW 535D com 20 anos e 400.000 KMS. Não compro um eléctrico com 6 anos, sabendo que, em breve, terei de trocar baterias, a custarem 20.000 euros. Um eléctrico e prejudicial para a economia circulante.

    • JL says:

      Depende do carregador, do fornecedor e se está a usar um carro compativel com o a velocidade do carregador, como sabemos em Portugal paga-se também pelo tempo, logo usar carros que carregam a uma velocidade mais baixa que aquela que o carregador fornece, pode ficar mais caro sim.

      A autonomia já conta com o AC, não estamos nos países nórdicos onde curiosamente é onde mais se vende,>

      Já não é muito mais caro, tem muitos exemplos até onde são mais baratos que o a combustão, exemplo, o peugeot 308 elétrico tem uma diferença de menos de 1000 euros.

      Mas porque havia de mudar baterias aos 10 anos ? não estou a entender ?

      Dura ? então porque a idade média deles é de 13.6 ?

      E fez as contas, é que o custo é bem menor mesmo que tivesse de meter uma bateria.

      Mas porque havia de trocar baterias ? essa é que não entendo mesmo, nesse caso esse bmw já levou quantos motores, é que a garantia também já acabou há muito tempo.

      Então mas é prejudicial como se você diz que ficam mais caros ? nesse caso ajudava a economia local.

      • Mario says:

        Compras carros do grupo stellantis e depois se tiveres um problema está 6 meses ou mais á espera de peças como eu… E conforme me disseram na oficina, uma colisão com um elétrico e é uma lotaria repará-lo grande parte deles com perda total devido a danos nas celulas das baterias.

        Se calhar porque ao fim de 10 anos, já não faz a autonomia anunciada e faz muito menos.

        • JL says:

          Já comprei sim, neste momento ainda tenho um que é, mas da altura que era PSA.

          Ninguém tem culpa que compre carros que avariam muito.

          Se lhe disseram é porque mentiram, ainda na semana passada mostrei um bem batido que está arranjado.

          Mas faz menos quanto ? que inviabiliza a utilização do carro ?

          • Mario says:

            tem razão com uma antonomia de 150km consigo perfeitamente ir de Porto a Lisboa sem carregar… mais, consigo parar de hora em hora para carregar. ehehehhehehe

          • JL says:

            Mas não tem 150 kms, tem praticamente o dobro.

            E esse não uso para ir para longe.

            Mas diga lá, qual foi a ultima vez que fez Lisboa Porto ?

      • freakonaleash says:

        “Já não é muito mais caro, tem muitos exemplos até onde são mais baratos que o a combustão, exemplo, o peugeot 308 elétrico tem uma diferença de menos de 1000 euros.”

        BULLSHIT!
        https://www.peugeot.pt/showroom/308/eletrico.html
        https://www.peugeot.pt/showroom/308/hybrid.html

        São caríssimos, quer novos quer usados!

    • Antonio Vasco says:

      Luis Espirito Santo, mais um que vem com conversa fiada, a sua vida deve depender dos combustão para dizer tantas mentiras nesta altura que já a maior parte das pessoas já conhece a verdade.
      1- os eléctricos não são mais caros que os equivalentes a combustão+ hibrido, o que acontece é que são grandes, teem que ser caros. O problema é que os fabricantes europeus dormiram na forma, não investiram nesta tecnologia porque ganhavam muito mais nos combustão, deixaram se papar pelos chineses, agora eles são reis.
      Na China os eléctricos já são mais baratos que os combustão.
      2- uma bateria dura cerca de 1 milhão de km, poucos motores duram tanto. E quanto gasta em manutenção num milhão de km? Pela minha experiência, correias de distribuição, bombas de agua e oleo, uns injectores às vezes, travoes e discos, embraiagens , é capaz de gastar 7,000, no mínimo.
      3- compra um BMW 400 Mkm por 2,500€? Eu poupo 7,5€ em cada 100km , em 1 Mkm seria 75,000€, se eu os fizesse..
      Só fazendo contas é que se vê as diferenças.

  11. Xavier says:

    Também não corresponde à verdade afirmar que os elétricos ajudam o ambiente, apesar de serem menos poluentes. As baterias dos milhões de carros não são renováveis. E baterias de lítio são notoriamente poluentes. Os carros que mais me convencem são os movidos a GPL.

  12. A.ricardo says:

    E na extração do lítio? E na reciclagem das baterias,
    Não são mais poluentes?

    • JL says:

      O litio não é um combustível, e os a combustão também o usam.

      • Mario says:

        Se forem poluir para o jardim do JL ele revolta-se, como poluem no jardim do vizinho está tudo bem. Ainda se dá com pessoas com carros a combustão? ou faz esta ladaínha com os seus amigos tbm?

        • JL says:

          Então mostre lá a dizer que me revolto ? até há uma mina aqui bem perto.

          Sim, não me vê a falar consigo ?

          Qual ladainha, só disse um facto.

    • Antonio Vasco says:

      Você preocupa se com a poluição do lítio, que não conhece, que não sabe onde ser produz e como, nem a sua grandeza, mas em Portugal não é ,mas não se preocupa com o fumo que aspira todos os dias, assim como o pozinho do ferodo dos travões , que é muito cancerígeno.
      Vocês são muito pró vida, não haja dúvidas

  13. oralecas says:

    ================
    1. Os elétricos NAO sao mais amigos do ambiente.
    2. O Automóvel está longe de ser o primeiro factor de poluicao no planeta terra. E nao é concerteza o segundo, ou o terceiro, ou o quarto.

    Entao qual é o sentido disto tudo?!

    É um lobby como outro qualquer, que rapidamente a esquerda e os ambientalistas de pacotilha abraçaram.

    Faz-me lembrar a moda do anti-nuclear de há umas decadas atrás, agora estamos a chegar á conclusao que é das energias mais e provavelmente será o futuro para certo tipo de energia.

    Portanto toca a comprar carros eletricos!

    • JL says:

      1. É provar o contrário, não basta apenas dizer.

      2. exato, dai quererem mudar pelos que poluem menos.

      O sentido já você viu, você está errado.

      Um lobby ? que compra uma vez e nunca mais lá volta ? que grande lobby.

      • Mario says:

        Não me respondeste á questão…. tenho um carro com 6 meses (exemplo) vou mandá-lo para o lixo apra comprar um elétrico e dizer que sou amiguinho do ambiente?

      • Mario says:

        Ainda ontem conversava com um vizinho que tem uma passat 1.9 tdi de 2004 com 500 000 km e não a troca por nada. é um mauzão porqu está a poluir o ambiente não é? Não, não se dá ao luxo de plantar paineis e vir-se regozijar para as redes sociais a dizer que tem 100 kwh de bateria e que é auto suficiente e o camandro.

        • JL says:

          Você é que diz que ele é mauzão, e está sempre a falar de ambiente, não se cansou já das saias da Greta ?

          Provavelmente não o troca por nada porque não tem para trocar, isto é normalmente o argumento de quem tem carros velhos usa para se desculpar.

          • Mario says:

            Ter até tem, mas simplesmente n gosta de ir nas modas só porque sim. Virou fancy ter um elétrico, ele não foi nessa moda.

          • JL says:

            Como sabe que tem ? é o tradicional argumento de banqueiro sabe do bolso de todos ?

            Mas quem falou em ter um elétrico ? tem um de 2004 porque não tem dinheiro para um mais recente, agora vir com tretas.

  14. Andreas Noack says:

    Agora provem que, caso a frota automóvel fosse toda elétrica, as infraestruturas teriam capacidade de garantir energia elétrica para todos.

    • JL says:

      Prove o contrário, não é o mesmo ?

    • Mario says:

      O JL diz a pés juntos que sim, se não tens paineis na tua casa és má pessoa e motivo de chacota dele. Eu digo que é preciso construir mais linhas e mais centrais, mas o JL diz que não, ocupa-se terra arável para plantar paineis, mas o JL diz que não… Certamente nem numa enxada sabe pegar e os frangos nascem no supermercado.

  15. PTO says:

    Parabéns! Nunca vi um artigo sobre os EV’s tão carregado de propaganda como este! Qualquer pessoa que o leia vai ficar espantada como afinal os EV’s são completamente isentos de fatores negativos. Não perdem autonomia no inverno, carregam tão depressa que nem se nota, não são caros, todos têm uma autonomia que dá para ir daqui ao Algarve sem ter de carregar e são 100% ecológicos. Fantástico! Tivesse eu dinheiro a sobrar e comprava dois, uma para a semana e outro para o fim de semana. 🙂 🙂

    • JL says:

      Se quer fatores negativos tem outros artigos, este só fala dos mitos e não dos fatores positivos.

      Ficou tão incomodado com o titulo que nem leu, aqui tem:

      “8 – No inverno, os elétricos não funcionam bem
      Embora o frio afete a eficiência da bateria, a tecnologia atual inclui sistemas de gestão térmica para minimizar o impacto. Além disso, os motores elétricos funcionam bem em qualquer temperatura.

      E, claro, este mito não tem grande cabimento em Portugal, pois o nosso clima é relativamente ameno no inverno, sem temperaturas extremas que afetem gravemente o desempenho das baterias dos carros elétricos.”

  16. sirHamiltonCampeão2025 says:

    100 mil km não é nada para um carro a combustão. Um elétrico fica quase desfeito…

    • JL says:

      100 mil kms não duram muitos deles, de referir que esta é uma das marcas mais vendidas:

      https://portaldaqueixa.com/news/motor-12l-puretech-de-que-se-queixam-os-consumidores

      ““* tenho um carro, citroen C4 Cactus, com matrícula de 2019 e com 57 mil km;

      * O carro deu-me dois erros esta semana: falha no motor, defeito na pressão do óleo.”

      ” Após análise e com ajuda personalizada, chegou-se à conclusão que seria problema na correia de distribuição (um veiculo com 60000Km!). Foi realizada a substituição da referida correia e após isto o carro ficou a consumir óleo, sendo que de X em X tempo surgia um aviso a dizer para verificar o nível do óleo e tínhamos de acrescentar (+/- 1 litro por mês!).””

      “Actualmente com 90.000km está a consumir 1l de oleo aos 1000k. Fui à Filinto Mota e disseram-me que tinha que trocar o motor (!?)”

    • Antonio Vasco says:

      Que disparate, o meu Y já tem +100 Mkm e está como novo, até fico admirado de não ter marcas de uso nem barulhos , Além dos que tinha em novo

  17. Manuel says:

    O ponto mais importante não foi abordado, que é a perda de valor no usado…

    • Vítor M. says:

      Nesta altura ainda não haverá, a meu ver, um mito, porque não há mercado ainda com expressão. Uns dizem que os usados elétricos, com a partir de 4 anos, serão vendidos a metade do valor de novos, outros refutam e dizem quer os elétricos desvalorizam menos que os térmicos. Mas ainda não existe um mercado com dimensão para avaliar isso aqui na Europa (em geral) e muito menos em Portugal.

  18. Yamahia says:

    Pontos 1, 3 e 6:
    Não se trata apenas do tempo ligado à tomada (sempre discutível entre a teoria e a prática).
    Há ainda a questão de sair da rota, estacionar, ligar, verificar, sair e retomar…
    Em média, os melhores dos melhores elektros demoram mais 4 horas por cada 1100 km em comparação com um diesel de gama média. O Tesla Highland RWD pode chegar a demorar mais 6 horas – quase o dobro. É muito, desculpem a franqueza:
    – Vídeo explicativo
    https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrds7FTvO7mlNuiBwtg

    Ponto 4:
    Faltou analisar esta realidade:
    – Carros elétricos com maior desvalorização após três anos
    https://www.pocket-lint.com/worst-depreciated-electric-cars-after-three-years/

    Ponto 5:
    Não nos podemos esquecer desta realidade que os políticos ainta tentam tentam esconder:
    -O verdadeiro custo da “energia verde” e do “Net Zero”
    “The true cost of green energy and Net Zero”
    https://www.telegraph.co.uk/news/2025/03/07/miliband-net-zero-huge-costs-green-energy/
    Quem não tiver conta, em resumo é isto:
    – Resumo da questão
    https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrd0mGgf5KS7ctPypoA
    Ou
    -Incêndios de veículos elétricos podem aumentar o risco de cancro para as comunidades
    Este risco também se aplica a grandes parques de baterias estacionárias, como o de Moss Landing, por exemplo.
    “Electric Vehicle Fires May Raise Cancer Risk for Communities”
    https://www.healthday.com/health-news/cancer/electric-vehicle-fires-may-raise-cancer-risk-for-communities
    Extensível a grandes parques de estacionárias como Moss Landing,  por exemplo.

    Na generalidade:
    Pode até ser verdade que a maioria dos actuais proprietários de elektros carregue os seus veículos em casa, no entanto, a realidade é que a maioria da população que usa carro não tem condições para o fazer.
    Estas pessoas não podem estar todas erradas. Uma coisa é o “wishful thinking” político, outra é a realidade:
    Posição de quem não tem elektro em 2025:
    – Estudo da Deloitte (95% dos americanos e 97% dos japoneses não quer carro elektro:
    https://www.deloitte.com/pt/pt/Industries/automotive/perspectives/global-automotive-consumer-study.html
    Posição de quem tem elektro em 2024:
    – Estudo da McKinsey & Co – 46% dos americanos não querem mais o seu elektro e vão voltar ao combustão e mais de 50% dos australianos tb não e tb vão voltar ao combustão:
    https://www.carscoops.com/2024/06/new-study-finds-46-of-ev-buyers-in-the-us-want-to-go-back-to-ice/

  19. MACM says:

    Vejo aqui muita muita freira ofendida (defensores de que carros eléctricos), acho que sim, muito menos poluente, mas ainda não é solução. 30 minutos para carregar ? se todos optassem por elétrico era bonito era.
    É uma moda, desperdício de dinheiro, existe apoios e as construtoras o que fazem ? pedem preços exorbitantes por carros de gama baixa (25/30mil€). O ridículo, é que tenho que me adaptar a estes lobbies e defensores dos carros elétricos, resumindo, corro o risco de não poder continuar viagem ou de alternar um itinerário com amigos, porque só tenho 10% para chegar a casa (já vi isto a acontecer, e ter de dividir o pessoal pelos carros), posso correr o risco de não ter bateria para sair com urgência com um filho ou familiar para o hospital, se a minha casa não tiver preparada, tenho de alterar, etc,.
    Existe carros que têm uma boa autonomia, é verdade e quanto custam ? 45.000€ ? esta diferença quanto tempo dava para abastecer um veiculo a combustão ?
    Acho que o carro elétrico adapta-se muito bem a empresas que trabalham nas cidades, com postos de carregamentos nos seus parques, ai sim deveria existir bons incentivos para as empresas apostarem ainda mais nestas viaturas.
    Era preferível acabar com o apoio a particulares e aumentar ainda mais para as empresas.

    • JL says:

      Mas porque tem de estar lá 30 minutos ?

      Se todos optassem era melhor que agora.

      Moda parece ser a malta ofendida que não respeita as escolhas dos outros, portanto andar de carro velho é moda também.
      .

      Ao que parece você é que se adaptou a um lobby, tanto que não quer sair dele.

      Já viu ? Claro que viu.

      Tem de alterar a casa ? Para quê?

      Ah, afinal os carros são bons.

      • MACM says:

        O ultimo que testei, para chegar a casa quase tinha de empurrar. Vem com ele para as ilhas e depois diz-me alguma coisa.
        E não foi um simples ZOE, foi um C4 estimado em mais de 30.000€
        Para mim não é carro familiar.

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