Não entende o USB-C? A Microsoft quer resolver o problema de forma simples
Nem todas as portas USB-C são iguais. Embora o conector seja o mesmo independentemente do cabo, as capacidades podem variar drasticamente. Isso causa confusão e frustração aos consumidores. A Microsoft está a propor uma solução para que todas as portas USB-C dos PCs ofereçam um nível básico de funcionalidade no Windows 11 e não só.
Não entende o USB-C? A Microsoft sabe disso
Saber o que esperar não é fácil quando se trata de uma porta USB-C num PC. O conector universal consegue muito. Transferência rápida de dados, carregamento rápido, suporte para vários monitores, compatibilidade com Thunderbolt. Mas ainda precisa não só do PC certo, equipado com a placa certa, mas também de um cabo suficientemente forte para suportar estas características.
A Microsoft admite este problema, que não é realmente da sua responsabilidade, uma vez que o padrão é gerido pela USB Fórum. Mas, em última análise, é o fabricante e o Windows 11 que os utilizadores estão a responsabilizar. A Microsoft descobriu que 27% dos PCs com portas USB4 exibiam notificações de funções limitadas: carregamento ou transferência de dados lenta, ausência de monitor externo, etc.
O USB4 é a última geração da norma USB, que funciona exclusivamente em conectores USB-C e pode atingir velocidades até 80 Gbps e 120 Gbps para monitores. Permite a transmissão simultânea de dados, potência até 240 W, sinais DisplayPort para monitores e PCIe para periféricos como GPUs externos, tudo através de um único cabo.
Resolver o problema de forma simples no Windows 11
Para resolver o dilema do USB-C, a Microsoft reforçou o seu Programa de Compatibilidade de Hardware do Windows (WHCP). A ideia é estabelecer requisitos mínimos obrigatórios para as portas USB-C em PCs com Windows 11. Os fabricantes que cumpram os critérios WHCP serão obrigados a incluir portas USB-C capazes de carregar a bateria do computador, transferir dados e exibir num monitor externo através do DisplayPort Alt-Mode. Isto independentemente da velocidade das portas USB-C da máquina.
Os PCs WHCP compatíveis com portas USB de 40 Gbps terão compatibilidade total com dispositivos USB4 e Thunderbolt 3. Também fornecerão pelo menos 15 W de energia (7,5 W para tablets) e oferecerão visualização externa para até dois monitores 4K a 60 Hz. Tudo isto é ótimo e, acima de tudo, útil. Mas ainda terá de haver paciência, porque os fabricantes de PCs não vão conseguir a conformidade com o WHCP durante os “próximos anos”, alerta a Microsoft.
E já vi carregadores com USB-C que debitavam 19V sem qualquer negociação, era de um mini PC chinês. Ou seja, alguém que ligue ali um smartphone ou outro equipamento que não suporte os 19V, vai avariar.
Qual era a marca do mini pc chinês em questão?
Penso que seja Beelink.
Consigo ver mercado para esses carregadores, até pela questão dos seguros e garantias dos smartphones.
“Ah e tal, o telemóvel não liga, não sei o que se passa, quero ativar o seguro”
A voltagem em USB C e facil de negociar. Por exemplo existem adaptadores USB para ficha de qualquer portatil. Basta teres um transformador que debite essas voltagens, por norma um transformador pode dar 5 (padrao), 9, 12, 15 e 20V.
Comprei varios adaptadores USB – PD (Power Delivery) e com isso carrego aspiradores, telemovel, portatil (ficha nao USBC), e outros items de ficha jack.
Um carregador para governar tudo. ate ha power banks com boa potencia para carregar as referidas voltagens.
Isso é se o carregador suportar USB PD. Mas há carregadores USB-C sem power delivery, não há qualquer negociação, está sempre presente determinada tensão (e não são 5V). E foi exatamente esse o caso que apresentei, há um mini PC chinês (e não deve ser caso único) que utiliza um transformador USB-C que debita sempre 19V. Se alguém por descuido ligar lá algo como um telemóvel, vai queimar. Ter USB-C não obriga a suportar PD.
Mas devia obrigar. É uma questão de segurança. Pelos vistos os chineses não estão muito preocupados com a segurança, do utilizador e em cumprir standards.
Nesse caso e um carregador nao certificado, e logo para o lixo. Os 5V sao padrao. Ate um carregador de portatil 100W USBC debita 5V se nao houver troca de dados, so da os 20 se reconhecer como tal.
O maior problema que existe é a confusão que faz o formato USB-C com a norma: 2.0, 3.0, etc
Simples? Para todos? Ou muitos queriam ou pediam? Afinal não? Ou há uma coisa que ninguém sabe?
Caríssimos, uma dúvida / curiosidade: O que acontece se ligar um portátil a uma power bank com capacidade de 20 Ah? A power bank fornece energia ao portátil, ou o portátil tenta carregar a power bank? Num desktop, a resposta é óbvia, uma vez que às vezes carrego-a por ele.
Depende do power bank. Se esse powerbank carregar a 20V, garantidamente que ira carregar o portatil. Se o power bank nao fornecer 19/20V, entao vai ser carregado pelo portatil.
Mas se tiver interesse em apenas carregar o power bank, basta usar as portas USBA ou USBC que nao seja para recepcao de energia.
Caro Sérgio, muito obrigado pela resposta.