PplWare Mobile

Não entende o USB-C? A Microsoft quer resolver o problema de forma simples

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. David Guerreiro says:

    E já vi carregadores com USB-C que debitavam 19V sem qualquer negociação, era de um mini PC chinês. Ou seja, alguém que ligue ali um smartphone ou outro equipamento que não suporte os 19V, vai avariar.

    • Zé Fonseca says:

      Qual era a marca do mini pc chinês em questão?

    • Fusion says:

      Consigo ver mercado para esses carregadores, até pela questão dos seguros e garantias dos smartphones.

      “Ah e tal, o telemóvel não liga, não sei o que se passa, quero ativar o seguro”

    • SergioA says:

      A voltagem em USB C e facil de negociar. Por exemplo existem adaptadores USB para ficha de qualquer portatil. Basta teres um transformador que debite essas voltagens, por norma um transformador pode dar 5 (padrao), 9, 12, 15 e 20V.
      Comprei varios adaptadores USB – PD (Power Delivery) e com isso carrego aspiradores, telemovel, portatil (ficha nao USBC), e outros items de ficha jack.

      Um carregador para governar tudo. ate ha power banks com boa potencia para carregar as referidas voltagens.

      • David Guerreiro says:

        Isso é se o carregador suportar USB PD. Mas há carregadores USB-C sem power delivery, não há qualquer negociação, está sempre presente determinada tensão (e não são 5V). E foi exatamente esse o caso que apresentei, há um mini PC chinês (e não deve ser caso único) que utiliza um transformador USB-C que debita sempre 19V. Se alguém por descuido ligar lá algo como um telemóvel, vai queimar. Ter USB-C não obriga a suportar PD.

        • Aziado says:

          Mas devia obrigar. É uma questão de segurança. Pelos vistos os chineses não estão muito preocupados com a segurança, do utilizador e em cumprir standards.

        • SergioA says:

          Nesse caso e um carregador nao certificado, e logo para o lixo. Os 5V sao padrao. Ate um carregador de portatil 100W USBC debita 5V se nao houver troca de dados, so da os 20 se reconhecer como tal.

  2. PAULO SILVA says:

    O maior problema que existe é a confusão que faz o formato USB-C com a norma: 2.0, 3.0, etc

  3. Contador says:

    Simples? Para todos? Ou muitos queriam ou pediam? Afinal não? Ou há uma coisa que ninguém sabe?

  4. Alejandro says:

    Caríssimos, uma dúvida / curiosidade: O que acontece se ligar um portátil a uma power bank com capacidade de 20 Ah? A power bank fornece energia ao portátil, ou o portátil tenta carregar a power bank? Num desktop, a resposta é óbvia, uma vez que às vezes carrego-a por ele.

    • SergioA says:

      Depende do power bank. Se esse powerbank carregar a 20V, garantidamente que ira carregar o portatil. Se o power bank nao fornecer 19/20V, entao vai ser carregado pelo portatil.
      Mas se tiver interesse em apenas carregar o power bank, basta usar as portas USBA ou USBC que nao seja para recepcao de energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.