Condução autónoma nos Tesla? Califórnia considera Autopilot como publicidade enganosa
A condução autónoma tem sido uma das apostas da Tesla para os seus carros. Estes não são verdadeiramente capazes de conduzir sozinhos, mas garantem já uma autonomia muito grande dos condutores, algo que é considerado um avanço.
É precisamente este sistema que volta a estar debaixo de fogo, agora na Califórnia. Não se relaciona com qualquer acidente, mas sim como está a ser publicitado. A queixa apresentada considera o Autopilot como publicidade enganosa da Tesla.
Autopilot é considerado condução autónoma?
Apesar do seu nome - Autopilot - o sistema da Tesla não garante aos utilizadores uma condução verdadeiramente autónoma. Este sistema tem ainda muito que evoluir para atingir este patamar, algo que Elon Musk espera que seja conseguido em breve.
Com uma descrição como a que vemos abaixo, muitos consideram o sistema da Tesla capaz de tratar de toda a condução e da proteção dos condutores. A verdade é bem diferente e por isso a DMV da Califórnia apresentou queixa ao Escritório de Audiências Administrativas da Califórnia.
Tudo o que você precisa fazer é entrar e dizer ao seu carro para onde ir. Se você não disser nada, o seu carro olhará para o seu calendário e o levará até lá como o destino presumido. O seu Tesla descobrirá a rota ideal, navegando por ruas urbanas, cruzamentos complexos e estradas.
Califórnia acha que é publicidade enganosa
Do que é adiantado por várias fontes, a queixa foca-se principalmente na linguagem que é usada e no que a mensagem associada transmite. Acusa a Tesla de fazer declarações não baseadas em fatos e que fazem parecer que os seus veículos são capazes de ter uma condução autónoma.
Os recursos ativos de piloto automático da Tesla incluem a capacidade de mudar de faixa automaticamente e fazer estacionamento automático. Quem paga pelo FSD, atualmente em beta, tem acesso a um recurso que identifica sinais de stop e semáforos, o que irá desacelerar automaticamente o carro ao aproximar-se.
Um cenário que não é novo para a Tesla
A Tesla já alerta os condutores para não tirarem as mãos do volante, mesmo com o piloto automático ou o FSD ativo, mas não parece ser suficiente. A DMV quer apenas que a Tesla instrua melhor os motoristas sobre os recursos de piloto automático e Full Self-Driving, incluindo avisos de advertência sobre as limitações dos recursos.
Este não é um cenário novo e já em 2016 a Tesla também teve problemas com a Federal Motor Authority da Alemanha. Esta entidade disse à empresa para parar de usar o termo "piloto automático" na sua publicidade por preocupações de que os clientes interpretassem mal as suas capacidades.
Este artigo tem mais de um ano
É preciso perceber que a Flórida é um blue state cujo governador é bem conhecido por ser um chalupa extrema esquerda, cuja população está a zarpar toda , e toda a oportunidade que existe para bater no Elon é bem vinda desde que o mesmo se assumiu republicano para erro dele. Aliás, como se tem visto de uma forma generalizada, o Elon passou de cavalo para burro desde que se assumiu republicano. Quanto aos factos e o que já foi atingido pela mão dele e suas equipas não interessa, o que interessa é sempre a porcaria da política.
Ele tem razão, é preciso ter cuidado com o termo “condução autónoma” no marketing, pois a Tesla não tem isso…
+1
A questao é mais as pessoas levarem o termo ao extremo e nao lerem sobre o assunto ou pior ainda, nao terem em consideracao os avisos que os próprios carros dao.
por essa lógica quase nada poderia ser considerado publicidade enganosa já que colocas todo o ônus nas pessoas para perceberem integralmente tudo o que estão a comprar.
A Tesla não tem condução autonoma nem vai ter nos próximos 10 anos, tem de ser castigados. Outras empresas já o teriam sido por muito menos.
Já que tens uma bola de cristal secalhar dizias aí quais sao os numeros do euromilhoes da próxima semana.
O pessoal é capaz de agradecer.
Tretas.
Só em Portugal se é fraco com os fortes e fortes com os fracos, pelo que para muitas cabecinhas é difícil entender quando um Estado paladino da democracia o faz.
Nos EU um fabricante é responsável pelo seu produto incluindo a fase de destruição. Tem menos regras escritas, mas fugas aos impostos e responsabilidade civil doem mesmo. Mas é difícil o tuga entender.
Em tgal não precisam de enterrar familiares em campos de golfe para fugir aos impostos
Tu és uma piada hahahaha…
Não duvidaria se o Trump chegasse com esse mesmo discurso e pessoas como você aplaudindo de pé.
(Ah.. o Trump já fez isso com outra empresa, mas todos os apoiadores aplaudiram não é mesmo?)
A meu ver, o único que está colocando politica no assunto é você!!!
Gosto que penses que Trump foi um mau presidente, e que as noticias más repentinamente espalhadas contra o Musk são mera coincidência.
Cada um acredita no que quer Robin dos Bosques urbanos ….
Nem toda a gente que compra um Tesla nos EUA vai ler o manual do carro com atenção. Provavelmente muita gente nem sequer faz um teste ao carro antes de o comprar. Claro que essas pessoas ficam-se pela afirmação de marketing, que é na realidade, tomada per si, falsa. A condução autonoma só funciona em condições específicas e não está mesmo assim isenta de erros que podem e têm custado vidas humanas. Se calhar, a Tesla, em vez de ocultar as suas insuficiências nesse domínio com palavreado de marketing bonito, deveria simplesmente falar a verdade… Afirmar que “tudo o que você precisa fazer é entrar e dizer ao seu carro para onde ir. ” é simplesmente mentir.
+1
Onde é que isto está escrito no site da tesla ?
“Tudo o que você precisa fazer é entrar e dizer ao seu carro para onde ir. Se você não disser nada, o seu carro olhará para o seu calendário e o levará até lá como o destino presumido. O seu Tesla descobrirá a rota ideal, navegando por ruas urbanas, cruzamentos complexos e estradas.”
O que vejo no site americano é isto:
“Autopilot enables your car to steer, accelerate and brake automatically within its lane under your active supervision, assisting with the most burdensome parts of driving. With over-the-air software updates, the latest enhancements are available instantly.”
Esta mais abaixo na página que consultou na secção From Home….
https://www.tesla.com/en_AE/autopilot/%3Fredirect%3Dno
Ok, já vi, mas fala em termos futuros.
Tem razão a interpretação pode ser essa, mas ao ver a página também dá azo a pensar que eles estão a enunciar um conjunto de funcionalidades já existentes. O pessoal do marketing “estica-se” sempre para entusiasmar o possível comprador. Resta saber como correrá o litígio em tribunal. Pessoalmente, nunca anunciaria funcionalidades por implementar completamente da forma que é feita na página deles. Custava alguma coisa terem remetido essas afirmações para outra secção?
Nem mais.
A notícia está invertida. Não é a califórnia que considera ser publicidade enganosa, pois é factualmente enganosa. A tesla é que considera que uma mentira como verdade, fazendo publicidade enganosa.
Não, está certa: California DMV accuses Tesla of deceptive practices in marketing Autopilot and Full Self-Driving options
FSD sempre foi uma cenoura à frente do…”cavalo”.
Muitos pagaram $7.000 e nunca tiveram updates porque o hardware já não era compatível.
O Musk encheu os bolsos e os clientes ficaram a ver navios.
Errado, os 7 mil dólares já incluí o update de hardware.