Como poderá um carro elétrico Tesla sobreviver nas cheias? Um vídeo mostra o que acontece
Temos assistido nesta última semana a terríveis enchentes em vários países, tornando-se em situação de catástrofe em muitos locais. Para acudir às populações, os veículos de emergência podem ter de enfrentar estradas que são autênticos rios e a internet não perdoou. Muitos utilizadores, eventualmente desatentos, colocavam a hipótese dos carros elétricos, como os Tesla, nunca conseguirem cumprir a missão dos veículos de emergência em situações de cheias. Nada mais falso.
Se dúvidas existissem, há um vídeo de um Tesla Model 3 a passar por uma enchente sem qualquer problema. Não, não é um submarino, mas Musk diz que é uma espécie de barco.
Será que os carros elétricos funcionam em situações de cheias nas estradas?
As cheias em vários países fizeram, nas últimas semanas, milhões de euros de prejuízos e, pior que isso, houve mais de uma centena de perdas humanas. Os respetivos governos destacaram unidades de emergência para esses locais. Os veículos tiveram que enfrentar terrenos alagados e muitas das estradas eram completos rios, com tanta água que caiu do céu em tão pouco tempo.
Os veículos de emergência ainda são, praticamente todos, alimentados a combustíveis fósseis. Contudo, com a transformação do paradigma automóvel, não tarda e os elétricos tomarão conta também dessa área. Mas, será que a água não deixará os elétricos parados avariados no meio do caminho?
Vídeo de um Tesla mostra o Model 3 a atacar águas profundas na China
Estas imagens não são inéditas e já não surpreendem. Aliás, em 2019 um Model S faz uma entrada numa rua inundada e passa incólume como se de um anúncio comercial se tratasse.
Agora foi na China onde um proprietário de um elétrico Tesla mostrou um curioso vídeo de um Model 3 a lidar facilmente com as águas da enchente no seu caminho. O vídeo foi curto, já que apenas retratava o carro totalmente elétrico a passar numa área inundada, mas foi bastante curioso por vários motivos.
Conforme é referido nas informações do vídeo, estas imagens foram gravadas na província chinesa de Henan na manhã de hoje. Esta zona também sofreu intempéries que alagou algumas áreas da província no Vale do Rio Amarelo, na região central da China.
Apesar de ser um vídeo curto, dá para notar que a enchente tem alguma dimensão, pelo menos parece ser profunda o suficiente para fazer com que vários outros veículos parassem no meio da estrada. No entanto, apesar disso, o Tesla parece ter lidado muito bem com a inundação.
Tesla Boat Model 3 @28delayslater @DirtyTesla pic.twitter.com/9XffL5U7RT
— codebear (@coderbear) July 20, 2021
Teslas têm baterias estanques e até pode servir como uma espécie de barco
Além da passagem sem qualquer problemas, é notável o facto deste Tesla parecer ser um Model 3 Standard Range devido às rodas traseiras do veículo aparentemente produzirem a maior parte da potência do carro. O condutor do elétrico parecia estar a empurrar o Model 3 firmemente, embora não tenha acelerado demasiado para não perder o controlo do carro após atingir partes da estrada que não estavam tão inundadas.
Possivelmente o carro não teve qualquer avaria, nem este tipo de situação é um problema. Estas máquinas são testadas com exaustão em diversas situações deste género. Aliás, foi mesmo Elon Musk quem mencionou no passado que os Teslas poderiam servir como uma espécie de barco, uma vez que as suas unidades de propulsão e baterias são seladas.
Mais recentemente, Musk notou que o Cybertruck seria um veículo que certamente se sentiria em casa dentro de água. Se estas imagens recentes da China servirem de indicação, entretanto, parece que mesmo o Model 3 poderia atravessar uma cheia decentemente da mesma forma.
A China é assolada por tufões regularmente e, para responder a isso, a Tesla lançou algumas iniciativas de forma a premitir que os seus veículos resistam às ocasionais estradas inundadas.
Entre estas iniciativas está uma área de testes no Gigafactory Shanghai que simula ruas inundadas. Conforme podemos ver no vídeo em cima, o Model 3 feito na China e o Model Y são testados nesta instalação após serem produzidos.
Este artigo tem mais de um ano
Só mentes depravadas é que podem concordar com essa imagem, se sabem que os elétricos usam sistemas de alta tensão, os mesmos não iam ficar ali à vista e desprotegidos, daqui a pouco até afirmam que submarinos não podem andar debaixo de água por serem eléctricos.
acho que estás a exagerar… um submarino é uma estrutura estanque, um carro não, de modo que haveria razões para questionar até que ponto um carro eléctrico pode funcionar submerso desta maneira, da mesma maneira que há razões para duvidar dum carro normal, com motor a combustão: por exemplo, assim que a entrada de ar e escape ficam submersos o motor pára, e há outros pontos críticos que podem falhar.
Não é garantido que qualquer máquina funcione em condições extremas… Neste caso o Tesla parece funcionar, mas outros veículos eléctricos poderiam avariar.
A bateria é estanque , o motor é estanque, os cabos e fichas são estanques, qual a dúvida ?
https://www.youtube.com/watch?v=ENCD0gMt7W8
Praticamente são todos iguais, nunca vi nenhuma bateria que não fosse estanque.
Já para não dizer que a tesla, segundo os média, é a malta com mais defeitos, portanto se a tesla consegue o mundo está a salvo. LOL
Num carro a combustão, mesmo com o escape submerso, desde que com a potencia certa para “empurrar” a água o carro continua a trabalhar.
Até chegar à admissão, entrar água e pummm, calço hidráulico e motor no lixo.
a admissão e o escape sao coisas diferentes. Aliás…são coisas opostas. Não ha problema nenhum em o escape estar submerso. Por algum motivo em veiculos TT só se eleva a admissão (snorkel) e nao o escape..
Certo, mas não é o caso de veículos ligeiros onde na maior parte a admissão é na parte frontal.
E nem só por isso, os sistemas mecânicos descobertos como ventoinha, alternador, vai tudo à viola, sem sistema de 12 volts o motor não vai durar muito tempo até parar.
Em abono da verdade, os submarinos são híbridos. Por exemplo, os Tridente portugueses, funcionam a diesel e a energia elétrica. Mas quem carrega as baterias é o motor a diesel.
Os submarinos nucleares também funcionam a energia elétrica, que é produzida por um reator nuclear.
Um dia haverá só submarinos movidos a energia elétrica, mas, como alguém referiu, são estruturas estanques. Um carro não o é. Mas o sistema de bateria e as respetivas cablagens, estão protegidas. Por isso a água não é um problema.
A propulsão dos submarinos modernos, sejam eles diesel, nucleares e até hidrogénio é sempre eléctrica.
O que está em causa é se os carro andam na água ou não, o carro não é estanque, mas os seus sistemas de propulsão são. Qualquer carro que apanhe água até tapar as rodas e durante algumas horas é normalmente sucata porque tudo se vai estragar.
Certo, mas se os motores do carro forem estanques e a bateria também, a água pode passar por cima das rodas, que a água não entrará em circuitos elétricos. Não me aprece que avariem por esse ponto. Aliás, há carros que se transformam em barcos e conseguem manter a parte elétrica estanque.
Certo, o problema não são esses sistemas, são os restantes de baixa tensão que não têm a mesma proteção e que não são necessários para a locomoção da viatura, esses devido à corrosão vão à vida.
A questão é qual a definição de estanquicidade da Tesla. Se estivermos a falar de andar em estradas molhadas, é uma coisa, se estivermos a falar de andar com agua ate 1 metro de altura é outra. O carro pode estar projetado para a primeira, e aguentar durante um tempo limitado sem haver grandes danos.. mas pode n estar projetado pa segunda hipótese, e apesar de aguentar um tempo, pode n ser mto tempo.. e que riscos corre o condutor? Em teoria, nenhum, ja que a água irá fazer de fio terra. Mas… Nunca se sabe.
Certo.
@Paulo, para o condutor e ocupantes nunca existe risco, a energia “corre” pelo local mais curto de de menor resistência, mesmo que a bateria fique inundada a passagem de corrente só acontece dentro dela, é o mesmo que um veiculo a gasolina que usa milhares de volts nas velas de ignição, de certeza que não existem relatos do condutor apanhar choques, a não ser que vá lá meter os dedos….
Todos bem conhecemos a relação da eletrónica com a água…. Dúvido que não tenha surgido problemas…..
Se for como um telemóvel resolveram-se facilmente metendo o carro em arroz…
LOL
A quanto está o kg de arroz?
Mais barato que comprar 100g de smartphone
E uma relação um pouco mais amorosa do que a água com o fogo….
Vão lá ver os vídeos no YouTube onde os “barcos” vão trocar as baterias e por que preço.
Por muito estanques que sejam existem limites…
A Apple também mostrava publicidade desse tipo, até ter um processo de indenização conjunto por publicidade enganosa.
Mostre lá esses vídeos com as baterias inundadas ?
Não tens mãos e olhos? Basta pesquisares…
Qual ? este ?
https://www.tesmanian.com/blogs/tesmanian-blog/tesla-model-3-submerged-in-flood-still-keeps-going
Sem os carros estarem a trabalhar?
Qualquer equipamento electronico sobrevive a isso, até com circuitos expostos, basta estarem desligados e não serem ligados até devidamente “limpos”.
Ok, Mais devagar…
y o u t u b e
Não faltam exemplos lá nem vou procurar para te provar coisa nenhuma, mas deixo-te este para abrir a curiosidade …
Este é um salvado derivado a inundação … És livre de deduzir o resto
Se acreditas que a equipa de engenheiros da Tesla te vão deixar assistir á reparação talvez estejas enganado 😉
https://youtu.be/fw-8ANjaWaQ
Não vi a bateria inundada, não chegaram a abrir.
Se for a Belas, fala com os técnicos que lá estão e eles mostram tudo, como qualquer tecnico não gosta que o cliente fique ali a olhar para eles a trabalhar, mas se pedir para ver as entranhas do carro, eles mostram.
Deve ser por isso que a maior parte das peças que a malta arranja para teslas vêm de carros que se “afogaram”…
Maior parte, mostra lá essa maior parte então.
Basta passares no YouTube e vês logo… e não são teorias de conspiração.
Mostre lá então, eu não sei pesquisar no youtube.
Qualquer carro vai ter sempre problemas após passar por água, as únicas coisas completamente estanques são aquelas que fazem andar o carro, bateria, fichas dos cabos de corrente, motores, controladores, tudo o resto vai à vida, agora aquela sensação que um carro elétrico pode dar choque e não andar na água como a imagem sugere, isso não acontece, até porque existem inúmeros sistemas de segurança, todos os veículos elétricos têm sistemas de controlo de isolamento, até medem a humidade dentro da bateria para informar problemas de infiltração.
quando tens seguro contra todos os riscos e tens um diluvio que inunda o carro acredita que mesmo que aparente ser possivel o por a andar tu vais é querer receber os euros e comprar outro, eu era o que fazia, nunca sabes a caixa de surpresas que vais passar a ter…
Nem mais, um carro onde a água chegou a tapar as rodas e tenha estado durante umas horas nessa condição, mesmo que funcione, praticamente tudo no interior do carro vai deteriorar-se.
Se o carro não vier com certificações para estar dentro de água, então é melhor não contarem que vá correr tudo bem.
Até parece que todos os carros eléctricos do mundo são Tesla. Cada vez que se faz uma interrogação sobre o comportamento dos carros eléctricos lá vem o Tesla. E pelo amor de Deus, comparar um tesla com um submarino!!!! Onde é que a conversa já vai!!! Metam lá um Zoe por exemplo. Cada um vê aquilo que quer ver, logo cada um fala convicto de que é mais inteligente que o outro.
Discussões da treta. Só iluminados.
Os outros são iguais, o zoe também tem a bateria isolada, de quantos mais quer saber ?
A comparação faz todo o sentido, porque o submarino só anda debaixo de água com electricidade e porque tem os seus sistemas de propulsão isolados.
Não se trata de ver aquilo que quer, são factos.
Iluminados ? não percebi ??