Como a Mercedes planeia resolver o problema das náuseas provocadas pelos carros elétricos
O enjoo provocado pelo movimento dos carros elétricos não é um mito e, por isso, a Mercedes patenteou uma solução para o problema.
Enjoar no carro é um problema para muitas pessoas, que se veem indispostas sem sequer precisarem de se aventurar em curvas e contra-curvas.
Curiosamente, o problema parece piorar quando a viagem é feita num carro elétrico.
Conforme explorámos em julho do ano passado, um número crescente de estudos e de pessoas descobriu que sente mais enjoos ao viajar em veículos eletrificados do que em carros tradicionais a gasolina ou diesel.
O maior enjoo em veículos elétricos pode ser atribuído à falta de experiência prévia, tanto como motorista quanto como passageiro, em que o cérebro não consegue estimar com precisão as forças do movimento porque se baseia na experiência prévia noutros tipos de carros.
Explicou William Emond, estudante de doutoramento que investiga o enjoo em carros na Université de Technologie de Belfort-Montbéliard, em França, conforme vimos, na altura.
Resumidamente, os nossos corpos estão habituados aos sons e sensações que os carros alimentados por combustível proporcionaram durante décadas, e a transição para um veículo totalmente elétrico remove parte dessa familiaridade.
Juntando isso à resposta mais imediata destes veículos, à travagem regenerativa agressiva e à condução com um único pedal, por vezes é difícil conciliar entre aquilo que os nossos olhos veem e aquilo que o corpo sente.
Mercedes patenteou uma solução para o problema nos carros elétricos
Conforme notado pelo CarBuzz, a Mercedes-Benz patenteou uma possível solução para combater o enjoo dentro dos carros elétricos.
A proposta consiste em simular a sensação de movimento através do uso de luzes e fluxo de ar no interior.
A patente revela uma multiplicidade de saídas de ar (presumivelmente ocultas) que ajustam continuamente a quantidade de ar que entra no habitáculo: quanto mais rápido o carro se move, mais fortes funcionam os ventiladores, e vice-versa.
Sobre as luzes, utiliza-se a iluminação ambiente do veículo para replicar a sensação de movimento através de estimulação visual adicional.
Conforme citado pelo AutoBlog, a patente menciona a alteração da cor das luzes durante aceleração ou travagem, bem como o uso de padrões e setas para fornecer pistas visuais mais dinâmicas.
Apesar da solução, que é a mais recente neste âmbito a ser conhecida, importa ressalvar que a Mercedes não é a primeira fabricante a patentear uma ideia deste tipo.
Além disso, uma tecnologia patenteada nem sempre se torna numa solução real, que chega aos clientes. De facto, o problema das patentes é que apresentá-las não significa que as veremos aplicadas, servindo, muitas vezes, apenas para proteger a ideia.





















Está explicado o porquê dos donos de elektros serem uns enjoadinhos.
Essa!
Não sabia que tinha um ev!!!
A afirmação é estúpida mas tu decidiste dar-lhe razão LOOOL
Exato, eu só não sabia que ele tinha um ev.
Falta ver o Elefante branco gigante na sala.
A tremenda radiação do campo mágnético, que é colossal.
Mas pronto, eles não querem tocar no tema.
outra vez arroz… isso já foi visto não ser diferente de outros carros…
A segui vai falar nos contrails…
Ai é?
Um carro eléctrico que precise de 50cv, para acelerar, põe no chão 36750 Watts.
São provavelmente com as perdas mais de 37Kw.
Imagine o que é essa corrente toda a irradiar, ao passar nos cabos eléctricos para o motor.
Eu nem sei a Frequeência a que isso acontece, porque muito provavelmente o sinal é Pulsado(PWM).
O microondas que você teem em casa, funciona na casa dos 1Kw, veja como fica a comida, carne, até vidro e porcelana.
Certo funciona na Frequência de ressonancia da Agua, mas algures com os pulsos, muitas armõnicas irão bater lá ou perto, e tendo em conta que falamos de 37 Kw, você pense.
Agora imagine, e se o carro precisar de 100Cv em uma aceleração forte??
37×2=74Kw… é um perigo.
Eu acho que estas coisas deviam ser bem avaliadas, por entidades independentes, mas não é daquelas entidades independentes que recebem um x de determinados lobies para emitir um relatório favorável.
Este assunto tem que ser discutido, mais cedo ou mais tarde.
Que raio de comparação, o motor elétrico e cabos estão envolvidos em proteções, tal como o seu micro-ondas, além disso o micro-ondas emite micro-ondas, não sei se sabe o que isso é, é um tipo de onda eletromagnética mais curta, que nada tem a ver com outras, dai o nome.
Não me diga que estando encostado ao micro-ondas lá de casa, está a levar com as mesmas ?
O perigo são os disparates que vocês dizem, onde já existem vários estudos sobre o tema e não se viu diferenças entre carros eléctricos e a combustão:
https ://www.bfs.de/SharedDocs/Pressemitteilungen/BfS/DE/2025/005.html
Qual delas ? as das bobines das velas do motor a gasolina ? ou dos sistemas de controle de injeção, lubrificantes, e tantos outros ?
Não foi colocada a hipótese de derivar também do campo eletromagnético ser muito superior num EV ?
Não, porque não é muito superior, nem sequer é superior.
E o 5G ?
E os contrails?
A maior náusea é ao passar o cheque para isto. E essa eles não vão resolver, só agravar. Paciência, vive-se muito bem sem um Merc, e alternativas não faltam na China.
A Mercedes faria melhor se melhorasse a fiabilidade dos seus elétricos e híbridos que é miserável. Mas eles continuam a vender muito porque a estrela é que conta para as pessoas.
Fiabilidade em quê? Tive um plugin a gasóleo Mercedes até ao ano passado e tinha muitas queixas mas falta de fiabilidade não era uma delas
Ainda bem para si mas os elétricos e híbridos da Mercedes no geral são dos menos fiáveis do mercado.
certo, mas diz-me em quê.. nota, tinha um GLE com mais problemas que qualquer carro que já tive, no entanto os problemas eram por falta de qualidade ou processos de fabrico, tenho uma lista inteira de issues que tive durante os 4 anos que tive o carro, mas nunca foi um carro que me deixasse ficar mal e eu não sou meiguinho..
acho que estás a confundir as coisas..
Eu não estou a confundir, tu é que pensas que o teu caso vale para todos, além disso problemas de qualidade também afetam a satisfação. Há diversos estudos que indicam que os Mercedes são dos elétricos e híbridos menos fiáveis do mercado. Isto são significa que todos os Mercedes vão dar problemas obviamente.
agora o problema já é satisfação?
eu não duvido que seja assim, por isso é que disse para seres concreto, fiabilidade em quê? se há tantos estudos não deve ser dificil elaborares..
Procura por Mercedes hybrid problems e diverte-te. Se queres estudos procura por estudos de fiabilidade de automóveis.
A satisfação é o mais improtante e problemas de qualidade são inaceitáveis numa marca supostamente premium.
Mas mais uma vez repito, o facto de tu não teres tido problemas de fiabilidade não significa que outros proprietários com o mesmo carro não tenham.
Qualquer marca que coloque no google e na frente venha problems ou faults, aparecem sempre resultados, seja ela qual for.
pastilha pro enjoo? tipo essa já nem patente tem?
ah e não aumenta o consumo de bateria com mais eletrónica só para meter brisa dinâmica.
Mas pronto, força nisso, e pode ser estatisticamente incorreto, mas pode explicar a predominância de expressões de ar superior que observo e só me dão vontade de rir, é pra disfarçar o enjoo…
vai la vai, peçam às marcas um Vomidrine um rennie e isso passa-vos ,não tem patente
São veículos falsos. E para responder a isso, responde-se com falsetes. Cada vez mais entendo quem diz que a questão das alterações climáticas são uma fraude. Criam fraudes em formas de veículos.
Pois, não deu para entender….
As náuseas aparecem, quando se recebe a conta da oficina.
Então que elétrico tem e quanto foi essa conta ?
Se voltarem a introduzir o mítico M156, param os enjoos de certeza!
Levam o tempo a olhar para os ecrãs em vez de olharem para o mundo exterior, depois admiram-se de estar enjoados.
Um motor de combustão interna resolve o problema. Smiles per Miles.
Afinal não resolve, só se manifestam menos porque esses são lentos demais para causar este problema:
https ://www.healthdirect.gov.au/motion-sickness
Não sei se corresponde à verdade porque não sou técnico como muitos que escrevem aqui.
No entanto, se assim for, a Mercedes continua na vanguarda mesmo em temas como este