Combustíveis: o sobe e desce de preços volta para a semana. Saiba quanto
A semana termina uma vez mais com a informação relativa à variação de preços dos combustíveis de referência, nomeadamente o gásoleo simples e a gasolina simples 95, esperada para a próxima semana. Há subidas e descidas.
Segundo os dados avançados, uma vez mais por fontes ligadas ao setor e com base na evolução do próprio mercado, os preços do gasóleo e gasolina vão sofrer alterações no arrancar da próxima semana.
O gasóleo simples deverá ter uma redução do preço de 1,5 cêntimos por litro, depois de ter aumentado na semana passada. Já a gasolina sem chumbo 95 deverá sofrer um novo aumento na próxima segunda-feira.
No site da DGEG é possível analisar a evolução diária dos preços, onde é notória a tendência de aumento do preço da gasolina.
No entanto, de acordo com a Apetro, o preço médio de venda ao público da gasolina caiu 14,5 cêntimos por litro e o do gasóleo recuou 12,5 cêntimos por litro no primeiro trimestre de 2023 face ao período homólogo. Sendo que, relação ao trimestre anterior verificou-se uma descida das cotações de todos os produtos. Em relação ao trimestre homólogo, houve uma descida nas cotações do Brent e do Propano e uma ligeira subida nas da gasolina e do gasóleo.
Além disso, como resultado de políticas governamentais, no 1º trimestre de 2023, o ISP aumentou, em média, 1,5 c/l na gasolina 95 e 2,8 c/l no gasóleo rodoviário. No GPL Auto manteve-se igual. O valor do IVA desceu em função da descida do PMVP de todos os produtos. A carga fiscal no 1º trimestre de 2023 representou 49,3% na gasolina 95; 41,3% no gasóleo rodoviário e 38,1% no caso do GPL Auto.
Este artigo tem mais de um ano
Comprem um tesla e deixem de alimentar estas brincadeiras.
Eu não gasto o valor de um Tesla dos mais baratos em gasolina pelo menos durante 10 anos, ou mais.
“Eu não gasto o valor de um Tesla dos mais baratos em gasolina pelo menos durante 10 anos, ou mais.” – não te esqueças que tens que gastar dinheiro no carro também.
Se ainda fossem 2, um pra ir e deixar a carregar e outro pra voltar
Ahah boa!
a produção de eletricidade é Gratuita? Achas que se todos tivessem carros elétricos a energia produzida daria conta de tudo
Há disso à venda para o proletariado e classe média assalariada?
Comprem um V8, sejam felizes.
Se morar em Lx ou no Porto, e arredores, passe social: 480 euros por ano, sem mais gastos. Vá, taxi ou uber qdo absolutamente urgente e alugar carro nas férias, se precisar.
O resto, é estragar dinheiro a menos que tenha um excelente ordenado (estraga na mesma mas custa menos).
e um roadster so para andar ao fim de semana e está bom
Se morar em Lx ou no Porto, e arredores, a conta da electricidade de uma e bike são 15 euros ano. Menos de meio mês de passe social. Além disso, de S. Mamede ou do centro da Maia à baixa do Porto tira mais de 15 minutos ao transporte público. É só fazer a experiência.
A e-bike dura um ano com essa autonomia?
Sim. Sem problemas. E quando perder muita autonomia é só levar a bateria ao jeitoso para ele substituir as células mais fracas.
E porque não uma a pedais?
Essa distância é pacifica!
10 a 12 kms, certo?
A pedais melhor ainda, para quem não se importar de fazer esforço nas subidas e ficar a transpirar. Precisa só de poder tomar um duche no local de trabalho. Para os outros, a eléctrica transforma o percurso todo em plano, transpira-se menos que de carro.
Ou essa opção sim, mesmo para quem a use apenas sem ser em dias chuvosos. Vale bem a pena.
Em dias chuvosos é só ir a uma grande superfície de bricolage e comprar uma capa de chuva ou fato inteiro de PVC para usar por cima da roupa.
Respondeu bem, se morar em Lx ou Porto. Mas Portugal não é so Lx ou Porto…,
Infelizmente tem razão. E um pouco fora dos arredores dessas cidades já se começam a fazer sentir grandes dificuldades principalmente por causa dos horários limitadissimos da oferta disponível. Nos transportes públicos é que o estado deveria fazer grandes investimentos. E é melhor nem falar dos nossos miseráveis serviços ferroviários…
Eu tenho a melhor opção, para mim, claro. Utilitário de 1000cm3, 100cv, 5,4l aos 100, a andar bem. A circular como os BEV circulam menos de 5l.
“Eu tenho a melhor opção, para mim, claro. Utilitário de 1000cm3, 100cv, 5,4l aos 100, a andar bem. A circular como os BEV circulam menos de 5l.” – provavelmente não deve de conhecer os valores de consumos médios de um plugin-hibrido.
Quanto é custa um hibrido a mais? Isso não interessa, pois não?
É para aí a sexta semana seguida que a gasolina sobe!