Portugueses preferem veículos elétricos na hora de comprar carros novos
O mercado automóvel tem estado a mudar na Europa e em outras paragens. Ainda que os elétricos sejam a escolha óbvia, há marcas que estão a ser preferidas como temos mostrado. Os últimos dados mostram que Portugal segue essa mesma linha e os portugueses preferem veículos elétricos na hora de comprar carros novos. Conheça os números mais recentes.
Mercado continua a crescer a bom ritmo
O mercado automóvel em Portugal registou uma recuperação em março, interrompendo uma sequência de dois meses de declínio. Segundo os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), foram comercializados 27.787 veículos automóveis no país durante o mês, representando um aumento de 5,9% em relação ao período homólogo.
Apesar deste crescimento mensal, o balanço do primeiro trimestre de 2025 revela uma ligeira contração no mercado automóvel português. No total, foram colocados em circulação 67.788 novos veículos entre janeiro e março, indicando uma diminuição homóloga de 1,1%.
Portugueses preferem veículos elétricos
Nos veículos ligeiros de passageiros, a tendência dos elétricos continua a acentuar-se. No primeiro trimestre, a maioria das novas matrículas (65,1%) correspondeu a veículos movidos a energias alternativas. Dentro deste grupo, destacam-se os veículos híbridos convencionais (HEV), com 24,5% das vendas, seguidos pelos veículos 100% elétricos (BEV) com 20,8% e pelos híbridos plug-in (PHEV) com 11,5%. Em contrapartida, os veículos a gasolina representaram 29,3% do mercado trimestral, enquanto os movidos a gasóleo ficaram pelos 5,5%.
Analisando o desempenho de marcas específicas no mercado de elétricos, a Tesla registou uma queda de 25,7% nas suas vendas em Portugal no primeiro trimestre de 2025, comparativamente ao ano anterior, totalizando 2.145 unidades vendidas. Em sentido inverso, a fabricante chinesa BYD apresentou um crescimento significativo de 206,6% no mesmo período, alcançando a marca de 1.260 veículos comercializados.
Outras áreas de vendas de carros em Portugal
Quanto ao mercado de veículos ligeiros de mercadorias, março assinalou uma descida de 8,5% face ao mês homólogo de 2024, com 2.600 unidades matriculadas. Contudo, no acumulado do primeiro trimestre, este segmento atingiu 7.646 unidades, o que se traduziu num ligeiro aumento de 0,7% em comparação com o período homólogo de 2024.
Os dados da ACAP ilustram um cenário misto no início de 2025, com uma recuperação pontual em março, mas uma ligeira retração no acumulado trimestral. Esta é marcada pela contínua e forte adesão aos carros elétricos no segmento de passageiros e por dinâmicas distintas entre os principais fabricantes de veículos deste tipo.
Ainda não vi nenhum HEV ou PHEV sem motor a combustão…devo ter palas nos olhos…e também é fácil a escolha recair cada vez mais por estes veículos do que os puro a combustão pois há muito menos destes à escolha…até um clio já é híbrido!!!
Enfim…areia para os olhos logo pela manhã…delícia!
Também nunca vi nenhum HEV e PHEV , e até ICE sem motor elétrico… provavelmente tem.
Não é verdade:
https://www.renault.pt/veiculos-hibridos/clio/configurador.html?conf=https%3A%2F%2Fpt.co.rplug.renault.com%2Fc%2FBADRh%2FAlM
4 escolhas, apenas 1 é híbrida.
Ranhosos gonna ranhate….
+1
Mas qual areia? Ninguém te está a impingir nada, relaxa.
HEV e PHEV sem motor a combustão é um BEV…
Eles querem arrumar com motores a combustão até 2030 por isso este tipo de notícias ainda vai aumentar…
Exatamente, quando se existirem elétricos e híbridos é claro que ninguem vai comprar carros a gasoleo xD
ajudem-me (e se calhar a outros tb) aqui:
Como acho q em termos “ambientais” colocar mais um carro novo (ICE/BEV, etc) na estrada tem sempre custos, qual a melhor opção para um carro USADO BEV citadino (+1 viagem “grande”/mês), autonomia >300Km, com menos de 4 anos, menos de 25001€?
…….completamente , para andar com “essas misturas” , mais vale a gpl……..gelados com a testa
Quem prefere eléctrico compra BEV. O resto prefere um carro a combustão que também dê para fazer uns quilometros em modo electrico. FIM.
O resto é conversa da treta para tentar manipular dados e alimentar uma narrativa.
Quem prefere a combustão compra combustão, o resto prefere outros que também dão para viagens. Fim.
É exactamente isso que fazem os compradores de PHEV e HEV 🙂 Em primeiro lugar vem o motor a combustão.
Por isso vendem cada vez menos.
Pela quantidade de PHEV a carregar nos postos públicos nota-se que usam primeiro o motor a combustão…
LOL
Carregar para quê? O híbrido é carro do capitalista (ou “de empresa”, na linguagem deles), para o transportar ao iate, ao casino ou ao campo de golfe. É para empochar o benefício fiscal.
Carregar um PHEV num posto publico? Mais vale queimar as notas.
Basta ir aos postos do Continente para se ver que a maioria a carregar são PHEV’S… ou seja, basicamente não querem usar o motor a combustão.
https://youtu.be/w63SpzKUItc
Com eles a fazerem 200 mil kms sem problemas nenhuns não admira que a BYD cresça a olhos vistos.
A venda de ligeiros de mercadorias, lá para o fim do ano devem de aumentar as vendas por normas as empresas no final do ano compram carros para desanuviar um pouco o valor do imposto a pagar, pagar por pagar compra uma viatura nova.
O problema ainda é o preço dos VE, e o “medo” de comprar em 2ª mão, ainda esta semana estava a ver no YouTube um Brasileiro que comprou um Leaf no OLX e foi bem enganado.
https://www.youtube.com/watch?v=HBKXhKMvMeI&ab_channel=GabrielSAP
Tal como qualquer compra há que ter em conta questões como:
garantias (bateria nos EV’s é uma prioridade)
entidade que vende
apoio da marca original
Nunca aconteceu sair um limão em carros em segunda mão, fenómeno recente que só acontece com o mercado de usados dos veículos elétricos…
Deve ser engano. As baterias são eternas e esse só tem 5 anos.
Comparados com os a combustão, são.
O que cozinha melhor, ou dá menos problemas, ou mais fácil de reparar ou identificar?
Carros a combustão com electrónica ou carros eléctricos?
Não é a minha guerra, mas continuo a gostar do carro a combustão. Já testei um eléctrico e é tudo muito suave, respostas mais rápidas efectivamente mas não sinto o carro da mesma maneira.
Não me interessa o argumento de poupança da carga vs atestar o depósito.
Cozinha não sei, nunca tentei isso com nenhum, prefiro com panelas, menos problemas dão os eléctricos, fácil de reparar depende de quem os repara.
Eu já gostei de carros a combustão, antes de conhecer os eléctricos…
Sim, é mais suave, mais confortável.
Nem sei como não tinhas um elétrico antes de haver elétrico…
Eu não tenho 120 anos.
Duvido muito…
Quais portugueses?
O JL não conta como todos os portugueses heheh
Portanto também lhe doeu. Lol
Devo dizer que já chateia esta história de somar os híbridos (PHEV e MEV) aos veículos elétricos.
Já se sabe que os híbridos, em média, gastam tanto ou mais combustível que os veículos a gasolina e gasóleo.
Chamem aos BEV+PHEV+MEV “eletrificados”, se lhes querem chamar alguma coisa.
Mas chamem “veículos elétricos” (VE) aos BEV (veículos elétricos a bateria)
Já juntar os a JPL com os eletrificados e chamar-lhes a “energias alternativas” é outra treta.
Não, os veículos elétricos não foram a maioria. Foram 20,8% – e os com motor de combustão foram 79,2%.
… GPL
Curioso porque também somam MEV com HEV.
Todos eles são EV, repare que acabam todos em “EV”.
É o chamado milagre da multiplicação dos EV, para tolos ou que querem fazer dos outros parvos.
Os fabricantes são uns tolos ?
Os tolos que querem fazer dos outros parvos são os apóstolos que juntam BEV com carros com motor de combustão para parecer muitos 😉
Mas afinal vai-se a ver e só os gasolina (29,3%) foram mais que os BEV (20,8%).
Então os fabricantes são tolos ? São eles que dão esses nomes à tecnologia que os carros usam.
Então quem são esses ?
Então quer dizer que você é um parvo ?
Mas onde disseram que foram menos ?
+1
Muy bien.
Comprarei carro eléctrico com todo o gosto quando: o tempo de carregamento do eléctrico for no mínimo igual a abastecer um deposito de 57 Lts (1 minuto) e quando houver postos de carregamentos de eléctricos em quantidades iguais aos de a combustão.
Bom…. na verdade é mais que 1 minuto dada a taxa de fluxo do bocal da bomba, que na verdade anda mais próximo de 2 minutos. Mas, mesmo assim, se os carros eléctricos alcançassem esta meta de 2 minutos para carregar e com muitos postos de carregamento, mudavas tu e provavelmente muito mais gente. 🙂
Por acaso já é menor, isto tento em conta o tempo gasto durante por exemplo um ano.
Os portugueses são um caso de estudo…
Um povo com um salário miserável das duas uma ou vendem um rim ou endividam -se para a vida e depois chamam o tio.
Em todo mundo os Tesla diminuem as vendas em Portugal sobe eheheheh
Que cromos
É por ganharem pouco que compram carros que lhes sai mais barato.
So sobe graças ao nosso governo que obrigou o musk a fechar a sua rede de carregamentos neste país de lambões.
Mas ela não fechou, está em expansão, neste momento estão a instalar 6 novos locais de super carregadores.
Também não percebo porque os eletricos precisam de recarregar, basta meter 2 motores nas rodas da frente e as de tras ligar a um alternador que envia para a bateria
Então porque não inventa um assim e ganha dinheiro ?
Também não entendo porque os a gasolina precisam de abastecer, basta meterem um conversor de fumo para combustível no escape.
Por mim junto-me já ao clube, pode ser a nova A5 Avant 2.0TDI dizem que é elektra.
Há algum que não seja ?
Agora é moda dizer que tudo o que tenha uma bateria é elektro.
Mas a bateria tem que ser de lítio .
Se a bateria for de chumbo-ácido já não é in.
Próximo upgrade… comprar uma bateria de LiFePO para que arda com facilidade. A culpa vai ser sempre do relé.
Também é moda chamarem híbridos de carros a combustão.
Mais vale comprar um jerrican de gasolina, é que as baterias lfp não ardem.
Não, a culpa é de ser uma tecnologia que funciona com altas temperaturas, aliás, que trabalha com fogo, não sei se já reparou, mas sem fogo nem sequer tem um motor ice a trabalhar, portanto é bastante normal eles arderem, são apenas falhas de contenção.
Também dizem que as instalações elétricas das casas provocam incêndios, ou será mentira ? Um relé é uma bobine, ou seja, é eléctrico.
“…é que as baterias lfp não ardem…”
Tudo o q tem lítio arde. Não seja Inácio.
https://br.brujulabike.com/a-china-substituindo-as-ebikes-com-baterias-litio-umas-mais-seguras-chumbo-e-acido/
Vai ser tudo a chumbo-ácido
A seguir vão os carros, tal é a praga de incêndios com as LiFePO.
Isso não confirma que eram lfp, podem ser as LICO que são as mais usadas em bikes.
Não vai nada, precisam é de fazer melhor o serviço, o problema não está nas baterias, mas sim nos sistema de controle.
O denominador comum é o lítio. Não vale a pena andar a divagar.
Se o lítio é denominador comum, então deve ser por isso que os a combustão ardem muito, já que também o têm.
Já agora, as baterias não usam lítio, mas sim hidróxido e carbonato de lítio.
Ninguém vai comprar um elétrico quando tem um mesmo mais barato a combustão, por muita vontade em ser amigo do ambiente que acredito que haja muita gente o problema maior está nesse ponto e não tanto no carregamento ou por estar habituado a carro a combustão. E preciso baixar os preços e fabricar carros competitivos, sem tanta tecnologia carros mais simples ou baterias com novos materiais mais baratos como as baterias de sódio são o futuro.
Tanto vai que cada vez se vendem mais.
Não é o que as vendas desmontram.
As pessoas compram carros a gasolina ou híbridos.
Elétricos é para quem quer perder 20% do valor do carro por ano e andar a perder tempo a carr€gar.
É, tanto que continuam a aumentar, e a dos combustão a descer.
Não, as pessoas compram aquilo que querem, não aquilo que lhe dá jeito.
Então secalharya, onde estão eles a esse preço ?
Perder tempo a carregar ? não, é ai que se ganha tempo em relação a abastecer.
https ://www.razaoautomovel.com/noticias/mercado-vendas-eletricos-europa-janeiro-2025/