19_19 Concept: Citroën revela novo conceito de carro 100% elétrico
Estamos a assistir à renovação do conceito automóvel. Do "fóssil" ao elétrico, muitas marcas já estão posicionadas para oferecer aos clientes as suas propostas. A Tesla abriu o baile, outras marcas entraram na dança e, em breve, teremos praticamente todas as marcas na mesma melodia. Assim, não é de estranhar que a Citroën também queira ter uma presença neste acorde ambiental.
A marca francesa apresenta um conceito de carro, incorporando a mobilidade elétrica urbana. Vamos conhecer o 19_19 Concept.
Carro 100% elétrico, mas ultra confortável
O carro 100% elétrico 19_19 Concept, expressa a visão da Citroën no que toca a ultra conforto e mobilidade estendida para escapar das cidades. Além deste conceito, como vimos em fevereiro, a marca tem também o Ami One. Assim, para confrontar a nova tendência, a empresa tem dois concept cars elétricos que respondem a todas as necessidades dos clientes dispostos a circular livremente, num mundo a pedir “sempre mais”.
Ainda que este carro tenha sido apresentando como uma ideia "viável", o conceito tem proporções excecionais para o segmento automóvel. Este tem de comprimento de 4,65 metros, uma altura de 1,60 metros e uma distância entre eixos de 3,10 metros. Contudo, traz uma inspiração nos mundos da aviação. Além disso, o seu design de interiores é um hino à tecnologia e ao conforto. São apontados sistemas autónomos nível 4, inteligência artificial e muito mais relacionado com os veículos elétricos.
100 anos da Citroën com os olhos postos na vanguarda
A marca sempre foi audaz, sempre quis pautar pela originalidade. Quem não se lembra do 2 CV, do boca de sapo (ID 19), da Dyane, ou do CX?
No ano do seu 100.º aniversário, a Citroën projeta no futuro dois dos seus genes-chave, ainda a escrever o sucesso da atualidade: design arrojado e conforto do século XXI - o conforto avançado, em particular 4 assentos apresentando os seus próprios universos individuais. Motor elétrico, assistente pessoal proativo e tecnologias de condução autónomas.
Referiu Xavier Peugeot, diretor da Citroen Product.
Levando o conforto a um novo nível com uma cabine que constitui uma verdadeira sala de estar sobre rodas, o 19_19 Concept recua os limites do programa Citroen Advanced Comfort. A cabine é suspensa num novo sistema de suspensão com Almofadas Hidráulicas Progressivas combinadas com controlo ativo inteligente e apresenta um layout exclusivo informado pelo mundo dos móveis com assentos individualizados, cada um a expressar uma visão de conforto.
O conceito reinventa as longas viagens de carro, esboçando uma abordagem para o ultra conforto, trazendo aos ocupantes viagens regenerativas e reparadoras. Desse modo, o carro destaca-se como uma abordagem moderna de design e tecnologia que promove uma nova experiência automóvel.
Portanto, a mensagem pauta pela “desintoxicação mental” do conceito de viagem.
19_19 Concept: Caraterísticas deste elétrico que podem fazer a diferença
Estamos perante um design realmente desafiador. Pese o facto de ter linhas excêntricas, impera muito "realismo" que se vive hoje sobre o futuro próximo do automóvel.
O 19_19 Concept é um carro 100% elétrico que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em cinco segundos. A sua velocidade máxima é de 200 km/h. Alimentado por baterias de 100 kWh, o veículo é um 4WD composto por dois motores (um na dianteira e outro na traseira) que permite um binário de 800 Nm para potência de 340 kW.
Em termos de autonomia, o veículo tem um alcance de 800 km sob o protocolo WLTP.
O carregamento rápido também está pensado. Dessa forma, o 19_19 Concept com 20 minutos de carga permite obter 600 km de alcance. Calma, ainda não é tudo. Este veículo vem equipado com carregamento sem cabos, isto porque o 19_19 Concept traz tecnologia de carregamento por indução no qual as baterias podem carregar diretamente enquanto conduzem onde a infra-estrutura rodoviária o permitir.
Preço e disponibilidade
Preços não foram avançados. Contudo, o conceito será revelado como estreia mundial na VivaTech em Paris a 16 de maio de 2019. Certamente nesse certame iremos conhecer mais deste veículo interessante.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bem! É dos poucos eléctricos que se nota que não foi totalmente copiado de um carro a combustão!
Mas como é um novo concept car, …… julgo que não é nada prático o início e fim do carro terminar com as ópticas!!!!! Cada toque sai muito caro!!!! 🙂
deve ser esse o objetivo…
Parece um carro de brincar telecomando.
Coisa mais feia.
Só lhe falta a “antena” pra parecer um carrinho de choque
+1.
Ora ai está.
Bem dito.
Imagino as letras pequenas para conseguir esses 800km de autonomia e essa carga de 20 minutos para 600km.
Concordo. Devem ser 800km se o carro os fizer todos numa pista com indução.
Já saiu o carro que anda a água salgada…esses elétricos pagos a preços de ouro vão valer quase zero em breve
É um recurso disponível e esse sim amigo do ambiente, ao contrário das baterias.
O futuro não é eletrico.
Esse carro que anda a “água salgada” também é elétrico…
Lol. Não existe nenhum carro que funcione a água do mar.
O que existem sai baterias que usam água do mar. Mas a energia é elétrica.
Sinceramente, lê se cada uma por aí.
sim, ao menos as “bombas marítimas” não se esgotam… ou não…
onde é que vais? vou ali à Figueira da Foz encher o depósito xD
Alô Citroën, podem voltar, afinal o mundo não acabou com a entrada no ano 2000!
As marcas faziam estes concepts, que fugiam à realidade, nos anos 90…
As marcar agora estão a LANÇAR modelos, não a apresentar conceitos de elétricos irrealistas.
Back to future Citroën!
Tive a mesma sensação quando vi o artigo.
Tipico Citroen, muitos concepts e depois lançam sempre a mesma coisa para o mercado.
Parece vindo do jogo Rocket League!
Façam carros movidos a energia nuclear…
Depois metem o zé com a quarta classe a fazer manutenção…
pois…
As rodas ainda são pequenas. Deviam ser maiores.
Ok ok tá altamente, agora coragem para o lançar assim no mercado?! Já estou farto de ser assediado por marcas de automóveis com protótipos que depois não conseguem produzir!!! Coragem Citroën
O primeiro carro eléctrico que não parece um electrodoméstico tipo microondas