PplWare Mobile

Chineses investem 2 mil milhões em fábrica de baterias de lítio em Sines

                                    
                                

Autor: Pplware


  1. PhilippeMarques says:

    Nada de Litio em Portugal.

  2. TugAzeiteiro says:

    Duvido que algo vá para a frente em Sines…

  3. luisa says:

    Gostava de ver era empresas de reciclagem de litio, e empresas de reparação e reutilização de baterias!
    O preço do pack de baterias para um carro eléctrico é extremamente alto por falta de empresas que façam a reciclagem e por empresas especializadas na manutenção destes carros e das baterias.

    Sempre que alguém tem um problema de bateria a solução é sempre a mesma trocar o pack! Num carro com garantia acredito que seja a melhor hipoteca, num carro sem garantia nao é aceitável! Existe algumas pessoas capazes de fazer este trabalho e já mostraram ser possível fazer reparação de packs, logo a mobilidade electrica vai depender disto.
    Basta ver a quantidade de peças OEM de outras marcas parA os carros a combustão, muitas opções e muitos profissionais, mais concorrência preços mais baixos e melhor serviço.

    • Nuno says:

      Já há tambem varias empresas a trabalhar nisso, a mercedez vais investir milhões numa fabrica de reciclagem de baterias

      • Yamahia says:

        Diz que vai. Portanto já está.

        • JL says:

          Já foi inaugurada.

          E esta acontece o mesmo, já que todos os produtores têm de ter sistemas ou parcerias com empresas que façam a reciclagem.

        • Nuno says:

          Não me digas que não foste convidado para o bolo de lançamento da fabrica está mal pensava que te tinham convidado
          https://media.mercedes-benz.pt/cerimonia-de-lancamento-da-inovadora-fabrica-de-reciclagem-de-baterias-da-mercedes-benz/
          Mas tens razão foi erro meu não é vai mas sim já está a investir

          • Yamahia says:

            LOL
            Lançaram a 1ª pedra LOL
            E o objectivo era iniciar o desmantelamento das baterias em fins de 2023, o mesmo que a Hydrovolt já faz há anos, ou seja separar o alumínio da massa negra, vender o alumínio para a industria dos perfis e arrumar a massa negra num canto ou enterrá-la em aterros ou deitá-la no mar por “infeliz acidente” com queda de contentores.

            Entretanto a fábrica nem abriu. Portanto nem a 1ª promessa foram capazes de cumprir justificam-se com problemas técnicos e logísticos, o habitual LOL

            A parte que interessa dizem, a segunda fase, que compete aos parceiros da Mercedes, envolve a refinaria hidrometalúrgica e ainda está em fase de planeamento e negociação com as autoridades públicas, dizem. “No information is available on the planned opening of the ‘Hub.’ “Pois eheh
            “Mercedes is working with partners such as Primobius, the SMS Group and research institutes to develop a hydrometallurgical process that will achieve a recovery rate of 96 per cent.”
            https://www.electrive.com/2024/01/10/primobius-to-build-mercedes-battery-recycling-hub-in-kuppenheim/
            Claro, estão a pesquisar a ver se descobrem como vão fazer. Iguaizinhos aos outros da Hydrovolt/Northvolt
            Lembro a este propósito as conclusões do catedrático Jorg Zimmermann, do IWKS:
            O que a Hydrovolt chama de “massa negra” é precisamente onde estão as terras raras finitas que baterias de íons de lítio utilizam, tradicionalmente, óxidos metálicos de cobalto, níquel, manganês, ferro, grafite, sílica e óxidos de titânio, lítio além de outros elementos químicos. Mas a quantidade dos materiais usados pode variar muito de fabricante para fabricante.
            Analisar as baterias por fora não revela todos os seus componentes internos e qual o estado de qualidade deles. Portanto, não dá para saber o que esperar quando o equipamento é melhor analisado do ponto de vista químico, e isso dificulta muito a padronização e a automatização do processo de reciclagem.
            Portanto todas estas empresas têm intenções, baseadas na esperança de que empresas satélite que não provaram nada venham a conseguir descobrir uma forma de fazer esse trabalho a partir de sabe-se lá quando, se é que alguma vez vão conseguir um processo economicamente viável!

          • JL says:

            É preciso ter pressa para quê ? até as baterias que os carros usam terem de ser recicladas ainda vão passar por habitações e empresas, têm muitos anos até terem matéria prima.

    • Keyboardcat says:

      Não vez porque não queres. Ja existem várias empresas de reciclagem de lítio a operar no mercado.

      Neste momento a limitação está na falta de packs para reciclar. A maioria dos packs usados em automóveis podem ser depois reaproveitados para armazenamento de energia nas redes elétricas.

      Por isso são necessárias duas décadas até chegar ao ponto de reciclar células.

  4. GM says:

    Mais uma venda a uma empresa estatal chinesa. Grande PS! São estas as empresas-âncora que deixam da governação?

    • Mr. Y says:

      Acordaste para a vida? O dinheiro não tem rosto e a China já investe em praticamente todo o Mundo

    • Toni da Adega says:

      Os portugueses não podem investir devido a motivos, se não podem alguém tem que investir.

    • Aves says:

      Isso é tudo muito bonito, mas quando durante o período da troika a UE mandou vender as empresas públicas de produção e transporte de energia elétrica – quem apareceu a comprar foram empresas chinesas, não foram empresas da UE.
      Neste caso, não é uma venda – é a construção de uma fábrica. Mas voltamos ao mesmo – há empresas portuguesas/europeias interessadas?

      • DM says:

        Bla..bla…bla…bla……

      • Zé. Fonseca. A says:

        Vai dizer isso à Grécia, nem daqui a 100 anos se livram do domínio da China que pode literalmente fazer o que bem entender a nível portuário, Itália também sofre flagelo semelhante, no meio disso tudo tivemos muita sorte e não tivemos de nos vender aos chineses e a empresas dominadas pelo PCC, o que vendemos há muito devia ser privado e foi vendido a grandes fundos que têm em vista o lucro

        • Alpoim+Calvao says:

          E os chineses não bem com intenção de fazer lucro? Queres ver que compram para fazer doações a caridade?

          O porto de Piraeus só se tornou um dos mais importantes portos do mediterrâneo. Enquanto isso, o de sinal esta mal aproveitado, com falta de ligação rodoviária e ligação ferroviária ao porto.

          • Zé. Fonseca. A says:

            Os ligados ao PCC vêm com intenções de expansão, de controlo.
            Abre os olhos e vê o que aconteceu com as sanções fiscais dos EUA a produtos oriundos da China. A China é o maior polvo do mundo.. wake up

      • 25novembro says:

        Este Aves e uma duma tristeza, sempre defender PS.

        E preciso ser ignorante para inventar desculpa das empresas europeias. O consorcio europeu Naima desistiu depois do PS com um mais um escândalo corrupção e demissão Kosta. Bastava olhares para Espanha, VW prefere investir em Espanha, quando tem Autoeuropa em Portugal Espanha tem três investimentos europeus para avançar.

        O que troika tem ver com isto, Alem do mais foi Sócrates que assinou memorando para venda dessa empresas. E.on deveria ser chinesa quando fez proposta para comprar EDP.

        Aves cura te desse fascismo de esquerda. Não votes PNS, ai sim já e problemas mentais severos

  5. Antonio+Vasco says:

    Vocês querem tudo para ontem, ainda nem fábrica há e já estão preocupados com a reciclagem, é como aqueles que estão preocupadissimos com a contaminação ambiental do litio (extraído a milhares de km daqui) mas não se interessam nada pela contaminacao ambiental do ar de todos estes milhares de automóveis que circulam aqui á nossa porta. Olhem que nunca houve tantos casos de cancro do pulmão como agora…
    E as alterações climáticas não contam?

  6. Gervásio says:

    propaganda socialista sao mestres eles e o PS2

  7. PJA says:

    Investimento bem vindo, assim como se vier de ou outro fabricante de qualquer tecnologia. É isto que país precisa.

  8. Linux says:

    So queremos empresas portuguesas e europeias. Chinesas nem pensar, vou para la protestar e atirar pedras se for preciso

  9. São Pedro says:

    Em relação a esta notícia acho o seguinte: a China tem boas relações de longa data com Portugal por isso não é de estranhar que seja um país de eleição para qualquer investimento chinês; talvez as minas de lítio de Montalegre também tenham ajudado nessa decisão mas nesse caso a prioridade da venda do lítio deveria ser dada às fábricas de automóveis a laborar em Portugal nem que fosse a um preço mais baixo do mercado.

  10. Tino says:

    Agora! Pra que? Tão a começar a sair baterias de sódio, e até de sabão, já estão em testes, vamos agora apostar numa tecnologia do século passado

  11. VTPC213 says:

    Grão a grão enche a galinha o papo.
    Daqui a umas décadas Portugal pertence aos chineses.

    Vendam tudo! Que governantes cepos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.