Chineses investem 2 mil milhões em fábrica de baterias de lítio em Sines
O lítio parece ser o novo ouro, e Portugal tem trunfos nesta área. De acordo com as notícias mais recentes, a China Aviation Lithium Battery Technology (CALB) quer instalar fábrica de Lítio em Sines. Investimento de dois mil milhões de euros e a criação de 1800 postos de trabalho.
Empresa de Lítio poderá criar 1800 postos de trabalho
A notícia foi divulgada pelo Jornal Económico que revela que [a empresa] “com o objetivo de satisfazer a grande procura dos clientes (principalmente da indústria automóvel), pretende-se garantir o início da produção até ao final de 2025”. Este Projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN) entrou em consulta pública.
Segundo números revelados, o projeto para uma fábrica de baterias de lítio em Sines terá um investimento de dois mil milhões de euros e a criação de 1800 postos de trabalho. A fábrica terá a capacidade para 15 gigawatts hora (GWH), o equivalente a 38,6 milhões de células por ano, revela o jornal.
O promotor salienta que o projeto "vai ao encontro das políticas europeias e nacionais de transição energética, pois tem como objetivo a construção e operação de uma unidade de produção de baterias de lítio, essenciais para garantir a transição energética" e também ao encontro dos objetivos do "PNEC 2030 na ótica da redução da emissão de GEE, proveniente de veículos com motores a combustão, contribuindo para suportar a transição energética e a progressiva substituição de veículos com motores a combustão por veículos elétricos".
Estes são os 17 projetos que querem ligar-se à rede em Sines:
- 3 projetos das Águas de Santo André
- 2 projetos da StartCampus
- 1 projeto da CALB
- 1 projeto da GreenH2Atlantic
- 1 projeto da Iberdrola
- 1 projeto da MadoquaPower2X
- 1 projeto da MadoquaNH3
- 1 projeto da Petrogal
- 2 projetos da Repsol
- 1 projeto da Smartenergy
- 1 projeto da WINPTX
- 2 projetos da H2GreenSteel
Há informações que o PIB de Portugal poderá aumentar 4%. Na primeira fase do investimento, a empresa irá apenas dar resposta às encomendas. Numa segunda fase, em 2028, o objetivo será ampliar as instalações, escalando a unidade de 15 para 45 GWh. Por fim, numa terceira fase, o objetivo é ficar com uma unidade igual à maior fábrica europeia, a giga-fábrica da Tesla, revela o jornall.
Nada de Litio em Portugal.
Duvido que algo vá para a frente em Sines…
Gostava de ver era empresas de reciclagem de litio, e empresas de reparação e reutilização de baterias!
O preço do pack de baterias para um carro eléctrico é extremamente alto por falta de empresas que façam a reciclagem e por empresas especializadas na manutenção destes carros e das baterias.
Sempre que alguém tem um problema de bateria a solução é sempre a mesma trocar o pack! Num carro com garantia acredito que seja a melhor hipoteca, num carro sem garantia nao é aceitável! Existe algumas pessoas capazes de fazer este trabalho e já mostraram ser possível fazer reparação de packs, logo a mobilidade electrica vai depender disto.
Basta ver a quantidade de peças OEM de outras marcas parA os carros a combustão, muitas opções e muitos profissionais, mais concorrência preços mais baixos e melhor serviço.
Já há tambem varias empresas a trabalhar nisso, a mercedez vais investir milhões numa fabrica de reciclagem de baterias
Diz que vai. Portanto já está.
Já foi inaugurada.
E esta acontece o mesmo, já que todos os produtores têm de ter sistemas ou parcerias com empresas que façam a reciclagem.
Não me digas que não foste convidado para o bolo de lançamento da fabrica está mal pensava que te tinham convidado
https://media.mercedes-benz.pt/cerimonia-de-lancamento-da-inovadora-fabrica-de-reciclagem-de-baterias-da-mercedes-benz/
Mas tens razão foi erro meu não é vai mas sim já está a investir
LOL
Lançaram a 1ª pedra LOL
E o objectivo era iniciar o desmantelamento das baterias em fins de 2023, o mesmo que a Hydrovolt já faz há anos, ou seja separar o alumínio da massa negra, vender o alumínio para a industria dos perfis e arrumar a massa negra num canto ou enterrá-la em aterros ou deitá-la no mar por “infeliz acidente” com queda de contentores.
Entretanto a fábrica nem abriu. Portanto nem a 1ª promessa foram capazes de cumprir justificam-se com problemas técnicos e logísticos, o habitual LOL
A parte que interessa dizem, a segunda fase, que compete aos parceiros da Mercedes, envolve a refinaria hidrometalúrgica e ainda está em fase de planeamento e negociação com as autoridades públicas, dizem. “No information is available on the planned opening of the ‘Hub.’ “Pois eheh
“Mercedes is working with partners such as Primobius, the SMS Group and research institutes to develop a hydrometallurgical process that will achieve a recovery rate of 96 per cent.”
https://www.electrive.com/2024/01/10/primobius-to-build-mercedes-battery-recycling-hub-in-kuppenheim/
Claro, estão a pesquisar a ver se descobrem como vão fazer. Iguaizinhos aos outros da Hydrovolt/Northvolt
Lembro a este propósito as conclusões do catedrático Jorg Zimmermann, do IWKS:
O que a Hydrovolt chama de “massa negra” é precisamente onde estão as terras raras finitas que baterias de íons de lítio utilizam, tradicionalmente, óxidos metálicos de cobalto, níquel, manganês, ferro, grafite, sílica e óxidos de titânio, lítio além de outros elementos químicos. Mas a quantidade dos materiais usados pode variar muito de fabricante para fabricante.
Analisar as baterias por fora não revela todos os seus componentes internos e qual o estado de qualidade deles. Portanto, não dá para saber o que esperar quando o equipamento é melhor analisado do ponto de vista químico, e isso dificulta muito a padronização e a automatização do processo de reciclagem.
Portanto todas estas empresas têm intenções, baseadas na esperança de que empresas satélite que não provaram nada venham a conseguir descobrir uma forma de fazer esse trabalho a partir de sabe-se lá quando, se é que alguma vez vão conseguir um processo economicamente viável!
É preciso ter pressa para quê ? até as baterias que os carros usam terem de ser recicladas ainda vão passar por habitações e empresas, têm muitos anos até terem matéria prima.
Não vez porque não queres. Ja existem várias empresas de reciclagem de lítio a operar no mercado.
Neste momento a limitação está na falta de packs para reciclar. A maioria dos packs usados em automóveis podem ser depois reaproveitados para armazenamento de energia nas redes elétricas.
Por isso são necessárias duas décadas até chegar ao ponto de reciclar células.
Vê 2 posts acima!
Mais uma venda a uma empresa estatal chinesa. Grande PS! São estas as empresas-âncora que deixam da governação?
Acordaste para a vida? O dinheiro não tem rosto e a China já investe em praticamente todo o Mundo
Os portugueses não podem investir devido a motivos, se não podem alguém tem que investir.
Isso é tudo muito bonito, mas quando durante o período da troika a UE mandou vender as empresas públicas de produção e transporte de energia elétrica – quem apareceu a comprar foram empresas chinesas, não foram empresas da UE.
Neste caso, não é uma venda – é a construção de uma fábrica. Mas voltamos ao mesmo – há empresas portuguesas/europeias interessadas?
Bla..bla…bla…bla……
Vai dizer isso à Grécia, nem daqui a 100 anos se livram do domínio da China que pode literalmente fazer o que bem entender a nível portuário, Itália também sofre flagelo semelhante, no meio disso tudo tivemos muita sorte e não tivemos de nos vender aos chineses e a empresas dominadas pelo PCC, o que vendemos há muito devia ser privado e foi vendido a grandes fundos que têm em vista o lucro
E os chineses não bem com intenção de fazer lucro? Queres ver que compram para fazer doações a caridade?
O porto de Piraeus só se tornou um dos mais importantes portos do mediterrâneo. Enquanto isso, o de sinal esta mal aproveitado, com falta de ligação rodoviária e ligação ferroviária ao porto.
Os ligados ao PCC vêm com intenções de expansão, de controlo.
Abre os olhos e vê o que aconteceu com as sanções fiscais dos EUA a produtos oriundos da China. A China é o maior polvo do mundo.. wake up
Este Aves e uma duma tristeza, sempre defender PS.
E preciso ser ignorante para inventar desculpa das empresas europeias. O consorcio europeu Naima desistiu depois do PS com um mais um escândalo corrupção e demissão Kosta. Bastava olhares para Espanha, VW prefere investir em Espanha, quando tem Autoeuropa em Portugal Espanha tem três investimentos europeus para avançar.
O que troika tem ver com isto, Alem do mais foi Sócrates que assinou memorando para venda dessa empresas. E.on deveria ser chinesa quando fez proposta para comprar EDP.
Aves cura te desse fascismo de esquerda. Não votes PNS, ai sim já e problemas mentais severos
Vocês querem tudo para ontem, ainda nem fábrica há e já estão preocupados com a reciclagem, é como aqueles que estão preocupadissimos com a contaminação ambiental do litio (extraído a milhares de km daqui) mas não se interessam nada pela contaminacao ambiental do ar de todos estes milhares de automóveis que circulam aqui á nossa porta. Olhem que nunca houve tantos casos de cancro do pulmão como agora…
E as alterações climáticas não contam?
De facto @António, o cancro está a aumentar mas é nos locais de extracção mineira que se estendem por muitos milhares de kms2 e ainda vai ser muito pior:
Ver a partir do MIN 23:05 até ao MIN 31:14 https://youtu.be/stxkY2JelZ0?t=1385
Ui, então está mau para os hidrogénios e os sintéticos, já que esses usam uma quantidade ainda mais monstruosa.
propaganda socialista sao mestres eles e o PS2
Investimento bem vindo, assim como se vier de ou outro fabricante de qualquer tecnologia. É isto que país precisa.
So queremos empresas portuguesas e europeias. Chinesas nem pensar, vou para la protestar e atirar pedras se for preciso
Em relação a esta notícia acho o seguinte: a China tem boas relações de longa data com Portugal por isso não é de estranhar que seja um país de eleição para qualquer investimento chinês; talvez as minas de lítio de Montalegre também tenham ajudado nessa decisão mas nesse caso a prioridade da venda do lítio deveria ser dada às fábricas de automóveis a laborar em Portugal nem que fosse a um preço mais baixo do mercado.
Agora! Pra que? Tão a começar a sair baterias de sódio, e até de sabão, já estão em testes, vamos agora apostar numa tecnologia do século passado
Grão a grão enche a galinha o papo.
Daqui a umas décadas Portugal pertence aos chineses.
Vendam tudo! Que governantes cepos.