PplWare Mobile

Chineses criam um “powerbank” com rodas para salvar os veículos elétricos

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Rodrigo says:

    Soluções simples para problemas simples.

  2. Jose says:

    Não deixa de ser triste, mais do que andar de “jerrican” ao lado da estrada. Numa zona montanhosa e isolada vão lá?

  3. Vasco says:

    É necessário criar-se uma norma que torne as baterias compatíveis e modulares e permitir-se a troca automática de baterias numa máquina automática em qualquer estação de serviço, em dois minutos. E pronto. Problema resolvido e na China já existe. É definirem uma norma obrigatória de interface para todos os fabricantes, ter encaixes modulares etc. Básico e fácil para engenheiros. A UE que obrigue a isso. Leis e vontade é o que falta.

    • Rodrigo says:

      Concordo com a norma nem tanto pela troca regular mas sim pela concorrência que isso iria trazer, por exemplo as baterias normais tem poucos modelos e isso fez com que exista centenas de marcas a fabricar baterias.

    • GM says:

      A NIO tem estações de troca. A RENAULT, nos primórdios das suas ideias, tinha também essa intenção.

    • PTO says:

      Sim, sim, ia mesmo ficar barato esse serviço.

      E um gajo ia mesmo trocar a bateria novinha que veio de fábrica no seu carro novo por outra que nem sabe que tratamento teve e em que condições de segurança está.

      Isso seria abrir uma porta enorme para falcatruas e os portugueses são especialistas nisso, é só chicos-espertos.

    • ZoomOut says:

      …Juro que nem li este comentário antes do que escrevi depois! (nem o teria feito!). É exatamente isto! (Já o escrevo há anos nestes fóruns, e finalmente mais gente a partilhar a ideia… não percebo como os ativistas do clima não se mobilizam para isto!). As marcas que não queiram aderir (para não perder o seu quinhão de manutenção de veículos), podiam ainda contrapor com sistemas mistos (baterias embutidas próprias), mas garantir a disponibilidade de baterias de troca rápida para pequenos trajetos). Isto é tecnicamente simples!!

  4. Anung says:

    E um gerador? Não? Até dá para andar dentro do carro.

  5. GM says:

    Pode ser rebocado pelo próprio?

  6. papa arrroz says:

    um gerador a combustiveis fosseis? regeneração da bateria durante o andamento do veiculo? =0
    enfim…caricato

    • papa arrroz says:

      vamos soletrar: hi·dro·gé·ni·o

      O hidrogénio é o mais abundante dos elementos químicos, constituindo aproximadamente 75% da massa elementar do Universo.

      Fuel Cell usa um motor elétrico, a diferença é que a energia que alimenta o motor é gerada no próprio automóvel

      • GM says:

        Oh, pá. Não deixa de ser um carro eléctrico, só que a forma de armazenamento de energia, é distinta. Em vez de baterias (que também possui), é um depósito para acumulação do hidrogénio e a Fuel Cell, para produção de electricidade. Mas, para se obter o H2, é necessário cerca de 3X mais energia do que o H2 pode devolver.

  7. PTO says:

    Ahahahahahaha, um jerrycan elétrico! Priceless! 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

  8. sigsegv says:

    Este “brave new world” é tão ridículo que fico incrédulo como o pessoal ainda entra nesta fraude… Comprar um carro eléctrico para deitar ao lixo passado 10 anos porque as baterias estão gastas e continuam a alimentar a fraude do ” futuro em que a energia limpa está disponível para todos”.
    Mais valia ter bois a puxar esses carros a pilhas, era bem mais ecológico e fiável!

    • ZoomOut says:

      …deves ser daqueles que manda fora todos os equipamentos lá de casa quando acabam pilhas…. (Esse pensamento é que é uma fraude racional e ridícula…as soluções são outras, e estão aí expressas no fórum). Não é a tecnologia que está mal, (é a vontade política e a ganância que não permitem essa transição ‘racional!).

    • ZoomOut says:

      P.S. – Tenho um “Hibrido” com mais de mais de 12 anos, e faço em média +200km/semana sem gastar uma gota de combustível… (Não faço a mínima intenção de trocar nos próximos anos pois faz exatamente o que preciso)

  9. Focabm says:

    Quem compra carro elétrico está a brincar com o fogo (literalmente em alguns casos). Perdem horas a carregar e ganham uma camada de nervos durante as viagens com medo de ficarem a pé. Agora só têm de esperar mais umas horas pela powerbank! XD

    Felizmente ainda existe a solução mais lógica: carro com motor a combustão.

  10. ZoomOut says:

    O problema das baterias seria muito fácil de resolver, se não houvesse mesquinhez política & lobbie dos fabricantes, para controlo desta “máquina de consumo intensivo”… as baterias deviam ser simplesmente “standard”, (tal como as “pilhas”), e de controlo público (partilhado), devidamente acompanhadas na sua vida útil, e serem trocadas em qualquer estação de carregamento, (nas próprias “gasolineiras atuais”, por ex., e sem ter que arrasar por completo esse negócio estabelecido…). Havendo vontade política, era perfeitamente fácil e exequível essa transição. Os veículos podiam inclusive trocar “pequenas” baterias entre si, para casos de emergência, até chegarem a uma estação…). Os “climáticos” deviam estar a pugnar por isto há séculos!!

  11. JL says:

    Mas é possivel ficar a pé ou sem carga num eléctrico ? é preciso estar muito no ar para isso acontecer.

  12. Luiz says:

    Já só falta ter extensões de 300km para fazer Lisboa ao Porto ligado à tomada

  13. maxapadajá says:

    Não fossem os chineses…

  14. Profeta says:

    Claro que os carros electricos poderiam ser autosustentaveis mas eles nao querem isso obviamente, iam deixar de explorar este sistema nos carros electricos ? Nem pensar. Era so terem duas baterias e uma carregava a outra, e nao me venham dizer que nao e possivel. O homem ate ja foi a lua, querem ver que nao conseguiam fazer isso ? So nao tem e vontade claro, assim da dinheiro a ganhar a muita gente. E as pessoas ficam presas a forma de obter energia para os carros electricos. Chamem-lhes parvos.

    • JL says:

      Se eles querem porque não faz você o seu e mostra ao mundo ?

      Uma carrega a outra com quê? Nesse caso só precisava de uma.

      Foi à Lua mas usou energia, muita energia.
      .

      Mas as pessoas podem obter energia elétrica facilmente, nem magia como você acha que se consegue.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.