Chineses criam um “powerbank” com rodas para salvar os veículos elétricos
A empresa chinesa Wuling desenvolveu uma estação de carregamento para veículos elétricos que pode deslocar-se de forma autónoma e fornecer energia onde esta é necessária. Será uma boa solução?
Apresentação de uma bateria autónoma de 141 kWh
Num mundo cada vez mais eletrificado, a necessidade de soluções inovadoras de carregamento de veículos elétricos é crítica. Em resposta a esta procura, a Wuling, um gigante automóvel chinês, desenvolveu uma estação de carregamento móvel autónoma de 141 quilowatts-hora (kWh), que funciona como o equivalente elétrico de uma lata de gasolina cheia.
Esta estação pode deslocar-se autonomamente para os locais onde é necessária, alargando assim a rede de carregamento de uma forma flexível e fornecendo energia a condutores retidos ou em situações de emergência.
Mobilidade autónoma para veículos elétricos
A empresa apresentou em Guangzhou dois protótipos de estações de carregamento móveis: um pequeno, com dimensões semelhantes às de um carrinho de gelados, e um maior, com 2,28 metros de comprimento, 94 cm de largura e 1,97 metros de altura.
Esta última estação, com maior capacidade, é capaz de se deslocar de forma autónoma, atingindo uma velocidade máxima de 5 km/h. Estas inovações representam uma solução prática e autónoma para expandir as estações de carregamento em alturas de grande procura.
Um impulso à eficiência das estações de carregamento na China
A China, um líder mundial na transição para os veículos elétricos, enfrenta a necessidade de aumentar a capacidade de carregamento da sua rede à medida que a adoção de veículos elétricos aumenta.
A gigante asiática ultrapassou os países ocidentais na velocidade a que está a eletrificar a sua frota de veículos e apenas alguns países escandinavos, muito mais pequenos em termos de população, atingiram valores semelhantes.
A adição de estações de carregamento móveis e autónomas permitirá à China reduzir as filas de espera nas estações de carregamento e satisfazer os picos de procura durante as épocas de maior tráfego, como os fins de semana prolongados.
Vantagens do veículo de carregamento autónomo
Além da flexibilidade nas estações de carregamento, a Wuling prevê outras aplicações para o seu veículo de carregamento e armazenamento de energia móvel (MESCV).
Este tipo de veículo poderá tornar-se uma ferramenta comum em concessionários de automóveis, centros de assistência, campus universitários, fábricas e até mesmo em zonas rurais onde as infraestruturas de carregamento são limitadas ou inexistentes.
O MESCV permite o carregamento durante os períodos de vazio e fornece uma fonte de energia portátil em qualquer lugar.
Diferentes versões e acessibilidade ao mercado
A Wuling planeia comercializar o MESCV em várias configurações de bateria, com o modelo de topo de 141 kWh a custar 42.000 dólares (cerca de 38.752,77 euros). Além disso, existe uma versão mais pequena, o VA100T, com uma capacidade de 30 kWh e uma pistola de carregamento de 20 kW, disponível por 11.000 dólares (cerca de 10.150,64 euros).
Este modelo é operado manualmente, oferecendo uma opção económica para aqueles que não necessitam de autonomia total.
Um passo em direção a um futuro mais verde e autossuficiente
Estas “garrafas de gás elétricas” representam uma solução inovadora que facilitará a transição para os veículos elétricos na China e, potencialmente, no resto do mundo.
Este novo desenvolvimento sublinha a forma como a autonomia e a portabilidade das soluções de carregamento podem contribuir para um sistema de transportes mais sustentável e acessível, abordando não só a urgência do carregamento de veículos elétricos, mas também promovendo um futuro em que a energia limpa esteja disponível para todos.
Soluções simples para problemas simples.
Não deixa de ser triste, mais do que andar de “jerrican” ao lado da estrada. Numa zona montanhosa e isolada vão lá?
Falta um heli-apoio com uma “UPS” destas atrelada.
Numa zona montanhosa ao descer, recuperas energia…
Se não chegar ao topo volta a descer de marcha atrás
É necessário criar-se uma norma que torne as baterias compatíveis e modulares e permitir-se a troca automática de baterias numa máquina automática em qualquer estação de serviço, em dois minutos. E pronto. Problema resolvido e na China já existe. É definirem uma norma obrigatória de interface para todos os fabricantes, ter encaixes modulares etc. Básico e fácil para engenheiros. A UE que obrigue a isso. Leis e vontade é o que falta.
Concordo com a norma nem tanto pela troca regular mas sim pela concorrência que isso iria trazer, por exemplo as baterias normais tem poucos modelos e isso fez com que exista centenas de marcas a fabricar baterias.
A NIO tem estações de troca. A RENAULT, nos primórdios das suas ideias, tinha também essa intenção.
Sim, sim, ia mesmo ficar barato esse serviço.
E um gajo ia mesmo trocar a bateria novinha que veio de fábrica no seu carro novo por outra que nem sabe que tratamento teve e em que condições de segurança está.
Isso seria abrir uma porta enorme para falcatruas e os portugueses são especialistas nisso, é só chicos-espertos.
…Juro que nem li este comentário antes do que escrevi depois! (nem o teria feito!). É exatamente isto! (Já o escrevo há anos nestes fóruns, e finalmente mais gente a partilhar a ideia… não percebo como os ativistas do clima não se mobilizam para isto!). As marcas que não queiram aderir (para não perder o seu quinhão de manutenção de veículos), podiam ainda contrapor com sistemas mistos (baterias embutidas próprias), mas garantir a disponibilidade de baterias de troca rápida para pequenos trajetos). Isto é tecnicamente simples!!
E um gerador? Não? Até dá para andar dentro do carro.
Também existe quem ande com um jerrican cheio de combustível dentro do carro, são ideias e necessidades de cada um…
Quantas pessoas é que você conhece que andam jerricam dentro do carro? Eu não conheço, nem conheci nenhuma.
Dá. Chama-se extensor de autonomia, ao estilo do OPEL AMPERA / CHEVROLET VOLT (a 1ª geração). Na prática, é um híbrido PHEV, com bateria recarregável e um motor a combustível convencional que apenas é usado para recarregar a bateria. Não tenho a certeza se o NISSAN QASHQAI e-Power funciona assim, se o motor está sempre presente a recarregar a bateria, já que a tracção é eléctrica.
Pois, mas isso é um ICE.
Nop, é um bev-rex.
Pode ser rebocado pelo próprio?
um gerador a combustiveis fosseis? regeneração da bateria durante o andamento do veiculo? =0
enfim…caricato
vamos soletrar: hi·dro·gé·ni·o
O hidrogénio é o mais abundante dos elementos químicos, constituindo aproximadamente 75% da massa elementar do Universo.
Fuel Cell usa um motor elétrico, a diferença é que a energia que alimenta o motor é gerada no próprio automóvel
Oh, pá. Não deixa de ser um carro eléctrico, só que a forma de armazenamento de energia, é distinta. Em vez de baterias (que também possui), é um depósito para acumulação do hidrogénio e a Fuel Cell, para produção de electricidade. Mas, para se obter o H2, é necessário cerca de 3X mais energia do que o H2 pode devolver.
Ahahahahahaha, um jerrycan elétrico! Priceless! 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂
Este “brave new world” é tão ridículo que fico incrédulo como o pessoal ainda entra nesta fraude… Comprar um carro eléctrico para deitar ao lixo passado 10 anos porque as baterias estão gastas e continuam a alimentar a fraude do ” futuro em que a energia limpa está disponível para todos”.
Mais valia ter bois a puxar esses carros a pilhas, era bem mais ecológico e fiável!
…deves ser daqueles que manda fora todos os equipamentos lá de casa quando acabam pilhas…. (Esse pensamento é que é uma fraude racional e ridícula…as soluções são outras, e estão aí expressas no fórum). Não é a tecnologia que está mal, (é a vontade política e a ganância que não permitem essa transição ‘racional!).
P.S. – Tenho um “Hibrido” com mais de mais de 12 anos, e faço em média +200km/semana sem gastar uma gota de combustível… (Não faço a mínima intenção de trocar nos próximos anos pois faz exatamente o que preciso)
Quem compra carro elétrico está a brincar com o fogo (literalmente em alguns casos). Perdem horas a carregar e ganham uma camada de nervos durante as viagens com medo de ficarem a pé. Agora só têm de esperar mais umas horas pela powerbank! XD
Felizmente ainda existe a solução mais lógica: carro com motor a combustão.
O problema das baterias seria muito fácil de resolver, se não houvesse mesquinhez política & lobbie dos fabricantes, para controlo desta “máquina de consumo intensivo”… as baterias deviam ser simplesmente “standard”, (tal como as “pilhas”), e de controlo público (partilhado), devidamente acompanhadas na sua vida útil, e serem trocadas em qualquer estação de carregamento, (nas próprias “gasolineiras atuais”, por ex., e sem ter que arrasar por completo esse negócio estabelecido…). Havendo vontade política, era perfeitamente fácil e exequível essa transição. Os veículos podiam inclusive trocar “pequenas” baterias entre si, para casos de emergência, até chegarem a uma estação…). Os “climáticos” deviam estar a pugnar por isto há séculos!!
Mas é possivel ficar a pé ou sem carga num eléctrico ? é preciso estar muito no ar para isso acontecer.
Já só falta ter extensões de 300km para fazer Lisboa ao Porto ligado à tomada
Não fossem os chineses…
Claro que os carros electricos poderiam ser autosustentaveis mas eles nao querem isso obviamente, iam deixar de explorar este sistema nos carros electricos ? Nem pensar. Era so terem duas baterias e uma carregava a outra, e nao me venham dizer que nao e possivel. O homem ate ja foi a lua, querem ver que nao conseguiam fazer isso ? So nao tem e vontade claro, assim da dinheiro a ganhar a muita gente. E as pessoas ficam presas a forma de obter energia para os carros electricos. Chamem-lhes parvos.
Se eles querem porque não faz você o seu e mostra ao mundo ?
Uma carrega a outra com quê? Nesse caso só precisava de uma.
Foi à Lua mas usou energia, muita energia.
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Mas as pessoas podem obter energia elétrica facilmente, nem magia como você acha que se consegue.