Chineses criam um “powerbank” com rodas para salvar os veículos elétricos
A empresa chinesa Wuling desenvolveu uma estação de carregamento para veículos elétricos que pode deslocar-se de forma autónoma e fornecer energia onde esta é necessária. Será uma boa solução?
Apresentação de uma bateria autónoma de 141 kWh
Num mundo cada vez mais eletrificado, a necessidade de soluções inovadoras de carregamento de veículos elétricos é crítica. Em resposta a esta procura, a Wuling, um gigante automóvel chinês, desenvolveu uma estação de carregamento móvel autónoma de 141 quilowatts-hora (kWh), que funciona como o equivalente elétrico de uma lata de gasolina cheia.
Esta estação pode deslocar-se autonomamente para os locais onde é necessária, alargando assim a rede de carregamento de uma forma flexível e fornecendo energia a condutores retidos ou em situações de emergência.
Mobilidade autónoma para veículos elétricos
A empresa apresentou em Guangzhou dois protótipos de estações de carregamento móveis: um pequeno, com dimensões semelhantes às de um carrinho de gelados, e um maior, com 2,28 metros de comprimento, 94 cm de largura e 1,97 metros de altura.
Esta última estação, com maior capacidade, é capaz de se deslocar de forma autónoma, atingindo uma velocidade máxima de 5 km/h. Estas inovações representam uma solução prática e autónoma para expandir as estações de carregamento em alturas de grande procura.
Um impulso à eficiência das estações de carregamento na China
A China, um líder mundial na transição para os veículos elétricos, enfrenta a necessidade de aumentar a capacidade de carregamento da sua rede à medida que a adoção de veículos elétricos aumenta.
A gigante asiática ultrapassou os países ocidentais na velocidade a que está a eletrificar a sua frota de veículos e apenas alguns países escandinavos, muito mais pequenos em termos de população, atingiram valores semelhantes.
A adição de estações de carregamento móveis e autónomas permitirá à China reduzir as filas de espera nas estações de carregamento e satisfazer os picos de procura durante as épocas de maior tráfego, como os fins de semana prolongados.
Vantagens do veículo de carregamento autónomo
Além da flexibilidade nas estações de carregamento, a Wuling prevê outras aplicações para o seu veículo de carregamento e armazenamento de energia móvel (MESCV).
Este tipo de veículo poderá tornar-se uma ferramenta comum em concessionários de automóveis, centros de assistência, campus universitários, fábricas e até mesmo em zonas rurais onde as infraestruturas de carregamento são limitadas ou inexistentes.
O MESCV permite o carregamento durante os períodos de vazio e fornece uma fonte de energia portátil em qualquer lugar.
Diferentes versões e acessibilidade ao mercado
A Wuling planeia comercializar o MESCV em várias configurações de bateria, com o modelo de topo de 141 kWh a custar 42.000 dólares (cerca de 38.752,77 euros). Além disso, existe uma versão mais pequena, o VA100T, com uma capacidade de 30 kWh e uma pistola de carregamento de 20 kW, disponível por 11.000 dólares (cerca de 10.150,64 euros).
Este modelo é operado manualmente, oferecendo uma opção económica para aqueles que não necessitam de autonomia total.
Um passo em direção a um futuro mais verde e autossuficiente
Estas “garrafas de gás elétricas” representam uma solução inovadora que facilitará a transição para os veículos elétricos na China e, potencialmente, no resto do mundo.
Este novo desenvolvimento sublinha a forma como a autonomia e a portabilidade das soluções de carregamento podem contribuir para um sistema de transportes mais sustentável e acessível, abordando não só a urgência do carregamento de veículos elétricos, mas também promovendo um futuro em que a energia limpa esteja disponível para todos.
Soluções simples para problemas simples.
Não deixa de ser triste, mais do que andar de “jerrican” ao lado da estrada. Numa zona montanhosa e isolada vão lá?
Falta um heli-apoio com uma “UPS” destas atrelada.
Numa zona montanhosa ao descer, recuperas energia…
Se não chegar ao topo volta a descer de marcha atrás
Também regenera…
É necessário criar-se uma norma que torne as baterias compatíveis e modulares e permitir-se a troca automática de baterias numa máquina automática em qualquer estação de serviço, em dois minutos. E pronto. Problema resolvido e na China já existe. É definirem uma norma obrigatória de interface para todos os fabricantes, ter encaixes modulares etc. Básico e fácil para engenheiros. A UE que obrigue a isso. Leis e vontade é o que falta.
Concordo com a norma nem tanto pela troca regular mas sim pela concorrência que isso iria trazer, por exemplo as baterias normais tem poucos modelos e isso fez com que exista centenas de marcas a fabricar baterias.
A NIO tem estações de troca. A RENAULT, nos primórdios das suas ideias, tinha também essa intenção.
Sim, sim, ia mesmo ficar barato esse serviço.
E um gajo ia mesmo trocar a bateria novinha que veio de fábrica no seu carro novo por outra que nem sabe que tratamento teve e em que condições de segurança está.
Isso seria abrir uma porta enorme para falcatruas e os portugueses são especialistas nisso, é só chicos-espertos.
…Juro que nem li este comentário antes do que escrevi depois! (nem o teria feito!). É exatamente isto! (Já o escrevo há anos nestes fóruns, e finalmente mais gente a partilhar a ideia… não percebo como os ativistas do clima não se mobilizam para isto!). As marcas que não queiram aderir (para não perder o seu quinhão de manutenção de veículos), podiam ainda contrapor com sistemas mistos (baterias embutidas próprias), mas garantir a disponibilidade de baterias de troca rápida para pequenos trajetos). Isto é tecnicamente simples!!
Tens toda a razão, Vasco.
Como fazem com as motas e bicicletas eléctricas como a Gogoro, que é a rede mais conhecida para troca de baterias.
Tens link ou vídeo desse sistema para os carros?
Gostava de conhecer melhor.
Obrigado e abraço
E um gerador? Não? Até dá para andar dentro do carro.
Também existe quem ande com um jerrican cheio de combustível dentro do carro, são ideias e necessidades de cada um…
Quantas pessoas é que você conhece que andam jerricam dentro do carro? Eu não conheço, nem conheci nenhuma.
Dá. Chama-se extensor de autonomia, ao estilo do OPEL AMPERA / CHEVROLET VOLT (a 1ª geração). Na prática, é um híbrido PHEV, com bateria recarregável e um motor a combustível convencional que apenas é usado para recarregar a bateria. Não tenho a certeza se o NISSAN QASHQAI e-Power funciona assim, se o motor está sempre presente a recarregar a bateria, já que a tracção é eléctrica.
Pois, mas isso é um ICE.
Nop, é um bev-rex.
Nop, é um ICE.
Não, é um bev-rex.
Pode ser rebocado pelo próprio?
um gerador a combustiveis fosseis? regeneração da bateria durante o andamento do veiculo? =0
enfim…caricato
vamos soletrar: hi·dro·gé·ni·o
O hidrogénio é o mais abundante dos elementos químicos, constituindo aproximadamente 75% da massa elementar do Universo.
Fuel Cell usa um motor elétrico, a diferença é que a energia que alimenta o motor é gerada no próprio automóvel
Oh, pá. Não deixa de ser um carro eléctrico, só que a forma de armazenamento de energia, é distinta. Em vez de baterias (que também possui), é um depósito para acumulação do hidrogénio e a Fuel Cell, para produção de electricidade. Mas, para se obter o H2, é necessário cerca de 3X mais energia do que o H2 pode devolver.
Ahahahahahaha, um jerrycan elétrico! Priceless! 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂
Este “brave new world” é tão ridículo que fico incrédulo como o pessoal ainda entra nesta fraude… Comprar um carro eléctrico para deitar ao lixo passado 10 anos porque as baterias estão gastas e continuam a alimentar a fraude do ” futuro em que a energia limpa está disponível para todos”.
Mais valia ter bois a puxar esses carros a pilhas, era bem mais ecológico e fiável!
…deves ser daqueles que manda fora todos os equipamentos lá de casa quando acabam pilhas…. (Esse pensamento é que é uma fraude racional e ridícula…as soluções são outras, e estão aí expressas no fórum). Não é a tecnologia que está mal, (é a vontade política e a ganância que não permitem essa transição ‘racional!).
P.S. – Tenho um “Hibrido” com mais de mais de 12 anos, e faço em média +200km/semana sem gastar uma gota de combustível… (Não faço a mínima intenção de trocar nos próximos anos pois faz exatamente o que preciso)
Eu também tenho um híbrido da empresa onde trabalho contudo nunca da vida compraria um pelo preço que os vendem. A viatura até tem boas prestações mas 40K para algo que passado 10 anos é para deitar ao lixo por causa das baterias simplesmente não contem comigo. Ainda bem que há pessoal como você para comprar esses chaços senão as empresas de leasing vendiam ainda mais caro.
Tem de deitar para o lixo porquê?
Ah, e tenho um Insignia de 2012 com 160k, e pelo andar da carruagem ainda vai dar mais 160k. Pelo menos esse, sei que não preciso de mudar as pilhas….
Muda mais de pilhas que os outros.
Caro, acabei de lhe tentar demonstrar que, com 10 anos, só deita para o lixo quem quer…(comprei o meu com mais de 10, e faz precisamente o que preciso, sem gastar 1L de combustível). Tb nunca compraria novo aos preços que estão, mas isso é precisamente o que se pretende resolver com a massificação que está a acontecer, (e que pode ser muito melhor que isto…) Pretende-se que, quando precisar de trocar uma bateria, ela esteja a uma pequena fração do valor que gastou nesses 160km em combustível… e que até já estão).
Resposta do Copilot: “A degradação da bateria de um veículo elétrico (EV) pode variar dependendo de vários fatores, incluindo o uso diário, as condições de carregamento e o clima. Em média, as baterias de EV modernas degradam-se cerca de 1,8% ao ano1.
Para um EV com uma autonomia inicial de 50 km, após 10 anos, a autonomia pode ser reduzida para aproximadamente 41 km, assumindo uma taxa de degradação constante1. No entanto, é importante notar que a degradação pode ser menor nos primeiros anos e aumentar gradualmente2.
Além disso, práticas como evitar carregar a bateria até 100% ou deixá-la descarregar completamente, e manter o veículo em temperaturas moderadas, podem ajudar a prolongar a vida útil da bateria3.
“. Basicamente em 10 anos perco 20% de autonomia!?!?!
Há EV com autonomia para 50 KMS ?
Por acaso é o contrário, a degradação é maior nos primeiros anos e depois abranda .
Sigsegv… 20% em 10 anos, é uma resposta razoável, (e assim percebe que os seus 100% de perda é que são absurdos). Isto sem sem sequer falar em fatores como custo de combustíveis no mesmo período, evolução da tecnologia das baterias (que ficam muito mais baratas e eficientes ao longo do tempo) e o mais importante, o fator ambiental…
Quem compra carro elétrico está a brincar com o fogo (literalmente em alguns casos). Perdem horas a carregar e ganham uma camada de nervos durante as viagens com medo de ficarem a pé. Agora só têm de esperar mais umas horas pela powerbank! XD
Felizmente ainda existe a solução mais lógica: carro com motor a combustão.
O problema das baterias seria muito fácil de resolver, se não houvesse mesquinhez política & lobbie dos fabricantes, para controlo desta “máquina de consumo intensivo”… as baterias deviam ser simplesmente “standard”, (tal como as “pilhas”), e de controlo público (partilhado), devidamente acompanhadas na sua vida útil, e serem trocadas em qualquer estação de carregamento, (nas próprias “gasolineiras atuais”, por ex., e sem ter que arrasar por completo esse negócio estabelecido…). Havendo vontade política, era perfeitamente fácil e exequível essa transição. Os veículos podiam inclusive trocar “pequenas” baterias entre si, para casos de emergência, até chegarem a uma estação…). Os “climáticos” deviam estar a pugnar por isto há séculos!!
Mas é possivel ficar a pé ou sem carga num eléctrico ? é preciso estar muito no ar para isso acontecer.
Tanta gente que fica a pé em carro elétrico. Os outros andam a -30km/h do limite legal e rezam 5 pai nossos e 3 avé marias para chegarem a casa a tempo.
Então mostre lá esses dados dos que ficam a pé? Já ficou alguma vez ?
Já só falta ter extensões de 300km para fazer Lisboa ao Porto ligado à tomada
Não fossem os chineses…
Claro que os carros electricos poderiam ser autosustentaveis mas eles nao querem isso obviamente, iam deixar de explorar este sistema nos carros electricos ? Nem pensar. Era so terem duas baterias e uma carregava a outra, e nao me venham dizer que nao e possivel. O homem ate ja foi a lua, querem ver que nao conseguiam fazer isso ? So nao tem e vontade claro, assim da dinheiro a ganhar a muita gente. E as pessoas ficam presas a forma de obter energia para os carros electricos. Chamem-lhes parvos.
Se eles querem porque não faz você o seu e mostra ao mundo ?
Uma carrega a outra com quê? Nesse caso só precisava de uma.
Foi à Lua mas usou energia, muita energia.
.
Mas as pessoas podem obter energia elétrica facilmente, nem magia como você acha que se consegue.
@Profeta
Os EV’s seriam auto-sustentáveis apenas por terem uma bateria para carregar a outra?
Desculpa lá mas não percebo esse raciocínio. Se a bateria B servia para carregar a bateria A, o que é que carregava a bateria B para ela poder carregar a A?
O que disseste não faz nenhum sentido.
Falo sempre chines para voces nao e ? Isso e problema para os cientistas mas de certo que se tivessem vontade conseguiam arranjar uma forma.
Não, isso é um problema para si, os cientistas já sabem que isso não é possível.
Pense o seguinte, tem 2 jerricans, 1 esta cheio e outro esta vazio de gasolina, despeja o cheio para o vazio, o que acontece? Ficam os 2 cheios ?
Belo exemplo sim senhor. Fiquei esclarecido.
Oh, “fa xa favor”, são meia duzia para a zona de Alcácer que a fila para carregar está impossível…Eheheheheh