Chinesa Xpeng quer ir além da estrada e entregar o seu primeiro veículo voador em 2026
As fabricantes chinesas estão, paulatinamente, a conquistar as estradas do mundo. Indo mais longe, a Xpeng planeia entregar o seu primeiro veículo voador em 2026.
Conforme avançado pela CNBC, citando o copresidente da fabricante chinesa de veículos elétricos, a Xpeng AeroHT, uma afiliada, pretende entregar o seu primeiro veículo voador aos clientes em 2026.
No ano passado, a Xpeng AeroHT apresentou o Land Aircraft Carrier: um camião com um drone elétrico de dois lugares para passageiros no interior. Este drone pode ser separado do camião e as pessoas podem entrar nele e pilotá-lo.
O copresidente da Xpeng, Brian Gu, disse que o veículo estará disponível para pré-encomenda este ano, acrescentando que a empresa espera entregá-lo em 2026.
A razão pela qual estamos confiantes é porque estamos a desenhá-lo para ser utilizado não nos centros urbanos, mas na periferia, em áreas cénicas onde (...) trabalharemos com os municípios para criar parques e zonas de voo que permitam às pessoas desfrutar do voo sem o incómodo de obter todas as aprovações complicadas.
Inicialmente, os passageiros não precisarão de uma licença especial para pilotar o drone. Contudo, "à medida que nos aproximarmos dos centros urbanos, precisaremos de licenças especiais e será muito mais complicado obter aprovação".
A Xpeng disse, este ano, que o veículo voador estava a passar por um processo de certificação junto da entidade regulador chinesa da aviação.
Leia também:
Sim, estou mesmo a ver o software a falhar, como tem acontecido em todos os carros chineses, e lá se vai o carro voador! Eles querem estar sempre à frente na tecnologia….mas pode haver precipitação!
Drones um pouco maiorzitos. Será q se aguentam mais de ½ hora no ar?
Talvez, se forem reabastecidos em voo.
Estes vao ficar bugados no ar aos 39km kkkk