China “devia” impor taxa de 25% sobre os carros importados com motores grandes
Pressionada por vários lados, a China "devia" retaliar com uma taxa de 25% sobre os carros importados com motores grandes, segundo o principal especialista do China Automotive Technology & Research Center (CATRC).
A Câmara de Comércio da China para a União Europeia (UE) disse que foi informada sobre uma potencial taxa de 25% sobre os carros importados com motores grandes por insiders, de acordo com uma declaração publicada no X e citada pela Automotive News Europe.
As taxas afetariam as fabricantes de automóveis europeias e americanas, e teriam um impacto "significativo" nas relações com a UE.
Numa altura em que as tensões comerciais com os EUA e a UE ganham força, a China está a intensificar as ameaças de retaliação. De ressalvar que os EUA já decidiram quadruplicar, para 100%, a taxa a aplicar sobre o valor dos carros chineses importados, e que o fim do prazo para a UE anunciar os resultados da sua investigação sobre os subsídios da China aos veículos elétricos está a aproximar-se.
Numa entrevista publicada pelo jornal Global Times, do Partido Comunista, na terça-feira, Liu Bin, o principal especialista do CATRC, apelou ao aumento temporário da taxa sobre os automóveis com motores superiores a 2,5 litros. No ano passado, a China importou 250 mil automóveis deste tipo.
Segundo explicou, as regras da Organização Mundial do Comércio permitiriam o "ajuste sugerido das taxas de importação [para 25%] para os sedãs a gasolina e SUV importados com motores de mais de 2,5 litros". Atualmente, a taxa sobre as importações de automóveis de passageiros é de 15%, de acordo com a Reuters.
Se o conselho de Liu Bin for ouvido e a taxa implementada, as fabricantes mais afetadas serão a Toyota, a Mercedes-Benz e a BMW, de acordo com Daniel Kollar, responsável pela área automóvel e de mobilidade da consultora Intralink.
Além do comércio automóvel, a China deu recentemente a entender que poderia impor taxas de importação sobre o vinho e os produtos lácteos europeus, tendo iniciado uma investigação sobre as exportações europeias de brandy.
Espera, deixa eu ver se entendi, o mundo todo impor altas taxas sobre produtos chineses é ok, mas a china impor o mesmo esta errado? E convenhamos, se for apenas em motores grandes, ainda estão a ser bem equilibrados…
Quem diz que está errado? Pelo que percebo não havia reciprocidade nas taxas, já que o texto menciona taxas atuais de 15% nos veículos importados para a China. Qual é a taxa que UE atualmente aplica aos VE chineses? Alguém sabe?
10 % + iva 13 %
Obrigado.
Portanto a nossa tarifa de importação de 10% é inferior à da China. Era o que previa.
Correcção
10% + iva 23% , isto sem contar com o ISV.
10% actualmente sendo que poderá aumentar para 50%.
Vcs viram por aí o duckduckgo? Acho que foi caçado Hoje é quinta feira dia de caça.
Fazer o mesmo que o Trump fez com o vinho francês.
Estas brigas só vão fazer com que os europeus (Portugueses principalmente) tenham de esvaziar ainda mais os bolsos para comprar um carro electrico.
É este o combate ás alterações climáticas! Eu sempre disse que isso das alterações climáticas é preocupação de pessoas que ganham bem e saem cedo!
Eu quero que os carros elétricos se lixem…. enquanto ver um navio que polui mais num dia que o meu carro em 20 anos… é simplesmente mera hipocrisia.
Um navio transporta mais num dia que o teu carro em 200 anos.
Há navios que não transportam nada só transportam egos. São os chamados navios cruzeiro que parados poluem mais que todos os caros das 8 maiores cidades de Portugal.
https ://sicnoticias.pt/programas/poligrafo/2021-09-20-Navios-de-cruzeiro-em-Lisboa-poluem-mais-do-que-carros-em-oito-cidades-do-pais–1093728e
E isto é parados, em deslocação nem é bom imaginar.
Sim , mas as latas de sardinha coloridas não se vendem a si mesmas
Continuas a falar como se os navios e os aviões não estivessem no plano de transição energética.
https://www.europarl.europa.eu/news/pt/press-room/20210422IPR02632/meps-call-for-a-cleaner-maritime-transport
Até estão a ser impostos aviões e navios elektros às companhias aéreas e armadores a partir de 2035 e tudo.
Estão a ser impostos onde ?
Aviões e navios? Penso que em lado nenhum.
Ah ok, tal como os carros e camiões, não estão a ser impostos a ninguém.
A China podia aprender com Portugal e ainda ganhava mais dinheiro.
Num 2.7 cc 49,43% é imposto extra, por exemplo a comparar com a vizinha Espanha.
25% é coisa de meninos.