China consegue produzir carros elétricos por menos 10.000 euros, diz executivo do ramo
Há cada vez mais uma maior consciencialização sobre as alterações climáticas e a poupança de recursos energéticos. Dessa forma, entre outras mudanças, muitas pessoas estão a optar gradualmente por veículos movidos a energia elétrica em vez dos tradicionais a combustão.
Mas, neste setor, as despesas e os ganhos devem ser bem geridos para que haja um lucro significativo. E de acordo com as últimas declarações avançadas por um executivo da fornecedora Forvia, a China tem uma vantagem neste ramo no sentido em que consegue produzir pequenos carros elétricos com um custo 10.000 euros inferior aos países da Europa.
China tem uma vantagem de custo de 10.000 euros em pequenos elétricos
De acordo com as informações avançadas pela agência Reuters, Patrick Koller, CEO da fornecedora do ramo automóvel Forvia, disse nesta quarta-feira (4), durante o evento CES 2023 em Las Vegas, que as fabricantes chinesas conseguem construir um veículo elétricos por menos 10.000 euros comparativamente às da Europa. E esta é então uma vantagem de custo extremamente significativa e que coloca pressão sobre as fabricantes europeias.
No evento, o executivo adiantou que os consumidores da Europa procuram carros elétricos baratos e que a China está a conseguir produzir "bons veículos". Desta forma, Koller reconhece que a Europa não será capaz de bloquear ou diminuir as importações.
Em entrevista à Reuters, Koller adianta que este cenário é mais "perigoso" para a Europa do que para os EUA, uma vez que as altas taxas vão limitar a participação do país asiático no mercado norte-americano.
O executivo diz que estes custos mais reduzidos são possíveis devido aos custos mais baixos de pesquisa e desenvolvimento na China, assim como os níveis mais baixos de capital e também devido aos salários mais baixos do que na Europa.
Os detalhes mostram que o preço médio dos elétricos na Europa aumentou de 48.942 euros para 55.821 euros desde 2015 e nos EUA esse aumento foi de 53.038 euros para 63.864 euros. Por sua vez, na China o preço caiu significativamente de 66.819 euros para 31.829 euros.
A Forvia foi criada quando a fornecedora de automóveis francesa Faurecia deteve 82% da alemã Hella e é a sétima maior fabricante de componentes automóveis do mundo. A empresa fornece nomes de peso, como a BYD que é líder no segmento dos elétricos de baixo custo.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: carros elétricos, China, elétricos, Faurecia, Forvia, Patrick Koller
O que o Srº não diz é porque que os ordenados são mais baixos, seguramente não é por vontade dos trabalhadores eles também gostão de dinheiro, pagar ordenados baixos em ditadura é muito mais fácil.
Em relação a qualidade não sei, mas nos diversos países Asiáticos que conheço já há bastantes carros elétricos Chineses e há alguns bastante bonitos e bem conseguidos.
Mas basta virem produzir para Portugal que o preço de produção irá ficar ela por ela… os nossos salários já caminham de encontro aos de países de 3º mundo, depois há a questão do custo com transporte, já estamos na ponta da Europa, logo é mais barato que na China… Portanto estamos a caminhar para lá… Viva Portugal Mais uns anos e caminhamos para o nº 1 da Europa…
Os salários (líquidos) em Portugal são baixos, mas se formos a comparar os salários brutos (custo para a empresa) estamos na média Europa. Isto devido aos impostos extremamente elevados
Que estupidez de afirmação. Obviamente não tens a minima ideia do que é um salário de um país do 3º mundo.
Mas se aqui é assim tão mau (dizes tu) pega na trouxa e põe-te daqui para fora, pessoas com a tua mentalidade limitada e ignorante não fazem falta nenhuma a Portugal.
Tá-se mesmo a ver que isto aqui tem a mais é pessoas em idade de trabalhar. E não fazem falta nenhuma, podem emigrar todas.
E não só, também porque é tudo uma porcaria, materiais dos 300 e as baterias num instante vão. Não tenha mentalidade de senhora, que basta ser bonito, o resto não interessa.
Em matéria de avarias os fabricantes europeus não ficam atrás da concorrência. Uma avaria é sempre uma oportunidade para esfolar melhor o cliente, facturando-lhe uma reparação caríssima ou vendendo-lhe outro carro, e os europeus são mestres em aproveitá-las. E já agora, os tais materiais dos 300 e as baterias dos carros europeus são produzidos maioritariamente na China. Portanto, um carro europeu é um carro chinês sabotado à nascença.
Há uma diferença, do ser feito na China e ser feito na China com padrões de qualidade Europeu, dando um exemplo prático os produtos da Apple são feitos na China e a qualidade é inegável, assim com outros produtos feito na China os tlf da Vivo ou da Oppo são a prova viva que também da China podem vir produtos de classe mundial.
O continuarem a achar que os produtos na China são da mesma qualidade que há 30 anos depois admiram-se da fatia de mercado que a China tem no comércio mundial…
Na generalidade todos os BEV o são. Uma miséria franciscana em termos de requinte e qualidade. Salvo algumas raras e honrosas excepções.
Looool
Deve conhecer muitos.
Meu caro, já foi ver a confirmação dos EVs produzidos pelo grupo VW em 2022?
Até Nov.2022, 366000 (à volta disso e 630.000, até dez.2022).
Em questão á qualidade, conheço um sábio que costuma dizer:
“A china faz o fraco, mas também faz o bom”
Atá há pouco tempo faziam os iphones e ninguém se queixava.
Será que aguentam cair de um barranco abaixo sem matar os ocupantes? Maybe not …
Esse tal, também os fecha lá dentro e a seguir frita-os. Deixem-se de fanatismos. Foi um milagre não terem morrido.
Pega no mesmo carro, com as mesmas pessoas e atira-os outra vez abaixo do mesmo barranco.
Aposto contigo que o resultado não será o mesmo que o inicial. E se voltares a tentar mais uma terceira, quarta e quinta vez, o resultado continuará a não ser igual ao resultado inicial.
É que milagres como aquele (afirmação dos serviços de resgate que lá estiveram) só acontecem muuuuito raramente, seja qual for a marca do carro.
Deixa-me adivinhar, Se fosse BMW ou Mercedes etc etc era ciência e qualidade, inovação etc etc. Mas como é algo de alguma forma relacionado com o musk é coincidência e milagre… Eu nem sabia, mas fui ver os testes europeus e Americanos de testes auto e é o carro mais seguro comercial que passa nos testes de choque com distinção. Mas não, é milagre e coincidência. Respondo-lhe o mesmo que me responderam acima…..deixem-se de fanatismos…
Por aqui se vê o quanto os stands/concessionários de automóveis estão a mamar!
E o estado? Nao mama nada? Lol
Começa a tentar perceber o conceito de bem comum e como difere dos lucros dos privados.
Um carro de “fabrico” português é bastante mais barato no estrangeiro.
Mamam TODOS e não é pouco.
Da china não ha qualidade. Venham produzir para Portugal que assim o pais sempre crescia, veja se a skoda na republica checa. Quem diria que hoje em dia um checo compra casa em Lisboa e diz que e barato
O salário de um trabalhador médio Chinês numa fábrica provavelmente já é superior ao Português
Não duvido
Quando vierem para as lojas dos 300 chineses, vou lá comprar dois; um para quando avariar o outro 🙂
“O executivo diz que estes custos mais reduzidos são possíveis devido aos custos mais baixos de pesquisa e desenvolvimento na China, assim como os níveis mais baixos de capital e também devido aos salários mais baixos do que na Europa.” O que o executivo convenientemente não diz é que a China é provavelmente o maior sanguessuga de minério no mundo com a quantidade de minas que detém na China e na África onde trabalham muitos escravos entre eles crianças. Adoeceu ou não quer trabalhar mais na mina? É morto. Depois não lhes falta actualmente indústria metalúrgica para purificar e trabalhar os metais que extraem/reciclam e onde trabalham mais escravos. Depois chegamos às pequenas indústrias onde são fabricadas por pessoal mal pago incluíndo uma vez mais crianças, pequenas peças que são como ingredientes que irão integrar numa peça maior montada noutra fábrica por robôs. Até que finalmente chegamos à maior fábrica robotizada onde é montado o automóvel com peças oriundas de várias centenas doutras empresas desde a origem, fábrica esta onde já se encontram trabalhadores especializados e bem melhor renumerados. Isto é feito maioritariamente na China quiçá com alguma/pouca importação da Índia, Coreia do Norte, Taiwan, e tem tudo para ser barato. Quando dizem que o preço médio caiu para 31829 euros, devem querer dizer 21829 euros (custo de produção, não de venda) para um veículo que depois é lá posto à venda por 66819 euros. Se o veículo é posto à venda por 31829 euros, nesse caso o custo de produção não deve ultrapassar os 10000 euros. Margens de lucro de 15% (ou 150% já agora) em produtos de qualidade superior são pura ilusão.
“sanguessuga de minério”? Então e depois, os recursos são deles, estão no país deles, não podem utiliza-los?
Se Portugal tivesse abundância de petróleo não o podia usar como quisesse?
Claro que podem, nem disse o contrário. Seja no país deles ou noutro qualquer onde adquiram uma mina com as devidas licenças para explorá-la. O que quis dizer é que a empresa que monta o automóvel é a excepção em termos de custos com mão de obra, a par dum punhado doutras de fornecedores onde seja montada electrónica. E mesmo nessas são apenas alguns operários que ganham mais e a quem é permitido levar uma vida um pouco melhor. Em todas as outras de fornecedores de matéria prima e peças, o custo para com a mão de obra é muitíssimo mais baixo que aquele que o executivo quis insinuar. No final tens um bom carro a preço baixíssimo e ainda assim com excelente margem de lucro. Nenhum outro país no mundo consegue competir com isso. Daí teres personagens como Biden, Lula Silva e Klaus Schwab elogiando a China como sendo um bom modelo a seguir. Vai ser fantástico.
Isso custa a maioria dos carros comerciais em espanha! Novos.
Pois… mas a discussão não é sobre carros comerciais.
Continuemos a comprar mas depois não se qeixem que o mapa Mundi geopolítico está a rodar e a Europa a ser atirada para o fim da folha do lado esquerdo. Depois vemos países encostados aos Chineses a ganhar força e até a tentar invadir vizinhos. E as grandes empresas estão lá preocupadas connosco… Querem é encher os bolsos. Morra quem morrer, seja aos tiros ou seja de fome.
Comprem meninos comprem!
E? Ate podes ter razão mas as pessoas so querem consumir. Eu compro roupas que nem visto, carroes e gadgets que mudo a cada 2 anos, adoro consumir e quero e que seja acessivel. Quero la saber se e feito na china com bebes a trabalhar, desde que chegue a mesa tudo bem
É verdade. Está tudo viciado. Estão dopados e já não conseguem viver sem a dose de consumismo.
Agora a culpa da guerra, de estarmos a ficar para segundo plano neste barco chamado Europa é de alguém menos nossa. Olhem… Os grandes CEOs que fugiram há 20 anos para a China e nos deixaram desemprego é que deviam ir engrossar as fileiras na Ucrânia. Mas pronto… Como sempre enchem os bolsos, assobiam de fininho, e ainda transformam as ovelhas em carneiros a marrar uns com os outros.
Por esse preço compro já dois carros chinocas! Manda vir
Como se vê nos comentários a chinofobia está em marcha esquecendo-se eles que a maior parte dos bens de consumo (gadgets, componentes electrónicos, etc) são lá fabricados. Pensar é difícil!…
Pois nem gratis os aceito!! Seja que marca ou qualquer modelo electricos NUNCA
Pois não aceita, nem vale a pena tentar aceitar, porque não vai acontecer.
A Tesla faz por 27.000€.
Mentira, faz por 10 a 19 mil.