China apresenta um dos bullet trains mais rápidos do mundo: 450 km/h
A China continua a liderar o caminho para um futuro mais rápido no setor ferroviário, graças ao lançamento de um novo modelo de bullet train (comboio-bala) de alta velocidade. No último fim de semana, a China State Railway Group apresentou o protótipo do CR450, que promete ser o comboio comercial de alta velocidade mais rápido do mundo.
Velocidade comercial de 400 km/h
De acordo com o jornal South China Morning Post, o CR450 atingirá uma velocidade máxima de 450 km/h e uma velocidade comercial operacional de até 400 km/h. Para efeito de comparação, os atuais comboios CR400 da China operam a cerca de 350 km/h.
Com este novo modelo, a viagem de 1100 quilómetros entre Pequim e Xangai poderá ser concluída em aproximadamente 2 horas e 30 minutos, segundo a agência estatal Yicai Global.
Embora o CR450 ainda esteja na fase de protótipo, desenvolver um comboio capaz de atingir estas velocidades é um marco significativo em termos de inovação tecnológica e engenharia. Segundo um comunicado do governo chinês, o CR450 pesará menos 10% do que os seus predecessores e reduzirá a resistência operacional - a força necessária para mover o comboio - em 22%.
Elementos como a estrutura de proteção dos rodados (bogie enclosure), desenhada para minimizar a resistência do ar a altas velocidades, e um design aerodinâmico com um nariz pontiagudo e para-brisas otimizados, ajudam o CR450 a manter a sua aceleração máxima.
Manter estas velocidades requer mais trabalhos
Apesar do impressionante potencial do CR450, há uma diferença significativa entre as capacidades teóricas de velocidade e a sua aplicação prática. Por exemplo, o TGV francês atingiu um recorde de 574,8 km/h em 2007, um feito que continua invicto entre comboios de passageiros convencionais.
Contudo, em operação regular, o TGV tem uma velocidade média de cerca de 280 km/h. A China, por outro lado, já opera os comboios comerciais mais rápidos do mundo, com várias rotas que regularmente atingem 350 km/h. Alcançar velocidades ainda mais elevadas requer infraestruturas adaptadas, como trilhos com alinhamento específico.
Segundo a empresa de consultoria de infraestruturas AECOM, quanto maior a velocidade de um comboio, maior é o raio de curvatura necessário para garantir que o veículo possa contornar curvas de forma segura sem precisar de reduzir significativamente a velocidade ou enfrentar riscos graves.
O raio de curvatura aumenta exponencialmente com a velocidade: para um comboio a 360 km/h, é necessário um raio de curva de cerca de 10 quilómetros; a 400 km/h, esse raio aumenta para aproximadamente 11 quilómetros. O governo chinês afirma que o CR450 entrará em operação "o mais breve possível".
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Deve ser um destes
https://www.youtube.com/watch?v=5CjTOu0kzCs
Tecnologia europeia de 2007 a bater os chinocas 20 anos depois…570kmh. A Europa sera sempre a supremacia do mundo aguentem e enviem blocos de esquerda e pcps para a china!
Leia novamente
Sim, leia novamente. Já agora a história toda!l desde o início! Não me diga que gente que há 30 anos andava de bicicleta, de repente, aprendeu tudo de um momento para o outro, sem ter passado por qualquer fase de desenvolvimento, erros, investimento em estudos, nada. Atingiu este nível por milagre da Santa da Ladeira!
Fácil…, quem não sabe, quem não faz. quem reclama, apanha um tiro na cabeça!
Óh Fivelas, onde estiveste nos últimos 10 anos? Numa caverna? Em termos de infraestruturas e desenvolvimento tecnológico a China está já muito à frente da Europa e dos EUA. Neste caso, os franceses chegam a 570 km/h virtuais mas apenas chegam a 280 km/h reais. Já a China, tem a maior extensão de ferrovias de alta velocidade do mundo onde se circula a 350 km/h REAIS.
Caro Fivelas, parece que esteve num sono profundo por alguns anos! Só para lembrar, enquanto apreciamos a tecnologia europeia, a maioria dos nossos dispositivos, sejam eles telemóveis, PCs, ou tablets, são ‘made in China’ ou pelo menos têm componentes chineses. E falando de rapidez, neste momento, a China tem alguns dos comboios mais rápidos e avançados do mundo. O mundo é uma aldeia global, meu amigo!
A Russia vai ter o SapSan de São Pitesburgo, passando por Moscovo e chegando a Kazan.
Até agora este só operava entre Moscovo e São Pitesburgo.
Estão também a começar o maior projecto na Russia desde o fim da União Soviética.
Penso que a faze de estudo já terminou.
Vão começa agora a implementar no terreno o seu Comboio de 400 Km/h, entre Moscovo e São Pitesburgo.
Nos tempos da União Sóviética o máximo que tinham era 250 Km/h, agora teem maximo de 300, mas estáo a trabalhar nos 400 agora.
Eu acho que a Russia faz mal, em implementar já o de 400Km/h de Moscovo a São Piterburgo, tendo em conta a conjectura económica, no meu entander, deveraim esperar que esta faze termine primeiro..mas eeles é que sabem.
Isto é mais um aprova de que o TGV português vais ser um disparate e desgraça de todo o tamanho. Quando ficar pronto, estará mais do que ultrapassado.Um “TGV”, menos largo, menos alto e menos pesado, teria todas as vantagens e mais algumas e seria muito mais fácil ser atualizado,. Se há automóveis que já chegam aos 400Km/h, não há necessidade em teimar nos monstros, como é o caso do TGV francês.
O TGV, como conceito é uma tecnologia ultrapassada.
O Alfa Pendular é uma tecnologia muita mais recente, e na minha perpectiva é uma melhor solução.
Tecnológicamente mais evoluído, e as linhas são mais baratas de contruir.Também é mais leve.
O Nosso Alfa tem capacidade para fazer 350Km/h.
Ou seja pode ligar Monção a Lisboa em 2-3h, ou Porto-Lisboa em 1 hora.
O que tem que ser melhorado é as linhas, éssas sim.
Desta forma evitamos a tragédia chamada TGV.
Portugal não precisa de nada disso, pois nós temos 800Km de uma ponta á outra..é absurdo…chama-se lavagem de dinheiro público.
Portugal precisa isso sim,
De linhas de Alfa pendular de Monção,pasando por Viana, Braga, Porto,etc até ao Algarve.
Dessa forma ficamos com linhas para Comboios Regionais, e para combois inter-cidades.
Do ponto de vista técnico o Alfa Pendular é superior ao TGV, e nós já o temos.