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Carros elétricos têm maior probabilidade de acidentes! Porquê?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Rodrigo says:

    O problema são os jovens, todos nós com mais idade já passamos por essa fase, nos meus 18 anos se eu tivesse um carro que fizesse 0-100 em 3 segundos era quase certo que ia dar merd@. 🙂
    Hoje em dia muitas jovens têm acesso a estes carros e pronto basta um descuido.

  2. troti says:

    trotinetes é que são um perigo constante…

    • Hugo+Nabais says:

      Não têm piscas, muitas não têm luzes de travões mas é vê-las a andar ai pelo meio das estradas e ninguém faz nada. Muitas delas a bem mais do que 25km/h! Ainda este fim de semana ia na marginal a 50km/h e fui ultrapassado por uma. Na semana passada ia de mota a cumprir limite de velocidade e fui ultrapassado por outra.
      Sempre houve bastantes critérios aos veículos que podem circular nas estradas (luzes, piscas, dispositions de segurança, seguros, capacetes, inspeções etc etc)e de repende parece que estamos no far west!

    • IMF says:

      As trotinetes são um perigo para quem??
      Para quem as conduz, é a mesmo coisa que as biclas….

      O problema é o SUVs que agora viraram moda, da demasiada confiança ao condutor.
      Da uma falsa segurança, e confiança para fazer porcaria, porque pensam que são os reis da estrada.

      E como é um carro mais alto da uma menor sensação de velocidade, quanto mais alto está o condutor da estrada menor é a sensação de velocidade.
      E mais instabilidade tem o carro.

  3. B@rão Vermelho says:

    Tenho um amigo que comprou um Fiat 500E, a um senhor de 70 anos e no dia que o foi buscar o senhor ao retirar o carro da garagem atrapalhou-se e esbardalhou o carro todo, por isso mesmo, grande arranque.
    O meu colega ainda está a espera que o carro esteja pronto uma vez que o anterior dono tem seguro contra todos os riscos o carro ainda está na Fiat.

    • Yamahia says:

      ” …e esbardalhou o carro todo, por isso mesmo, grande arranque”
      Esse carro até é um bocado a atirar para o pastelão. 10s 0-100.
      Certamente que as causas foram outras. Inclino-me mais para as (des)ajudas à condução.

      • JL says:

        Já experimentei um e tem um grande arranque até aos 60 kmh, depois fica mais pastelão.

        E como já é normal, nunca acerta nos números, é 9.5 s 0-100 para o mais fraco, e 9s para a versão de 87kw.

        • Yamahia says:

          9.5 é 10 se correr bem.
          Há uma coisa q invalida qq excesso de potência em qq carro, normalmente está debaixo do pé direito e existe para ser doseado em função do meio envolvente. Ng vai dar prego a fundo a sair de uma garagem a não ser que não saiba o que está a fazer. Não me parece que seja o caso daquele sr. de 70 anos.
          Agora exemplos de carros com vontade própria são aos pontapés, pelo que me inclino para essa característica de certos carros:
          https://youtu.be/9nATIwLvVZo?si=9E2Lf74-qJuYqscf

          • JL says:

            Porque é que havia de ser 10 e não 9 ? É que bem parte deles faz melhor que o anunciado.

            Ninguém ? Basta estar habituado a carros que se carrega no acelerador e não acontece nada.

            De certos carros a combustão ? Que aceleram sozinhos ? É o que não falta é videos deles no youtube.

    • Fernando says:

      Isso é tb um problema das pessoas que ficam sem embraiagem, pois até ali tinham a embraiagem que evitava muitos problemas. Eu sei nos primeiros dias que conduzi cx automática fiz algumas travagens a findo.

  4. JL says:

    Malta habituada a carros onde pisavam o acelerador e nada acontecia…… Lol

    • To Zé says:

      Antes isso que ser um elétrico lento em autoestrada. Cada vez que faço autoestrada é só ver elétricos a 100kms/h

      • JL says:

        A sério ? Eu vejo o contrário, os a combustão lentos, alguns nem a 90 chegam e a empatar o trânsito.

        Já não deve fazer autoestradas há bastantes anos, saia do buraco.

        • We+R+DOOM says:

          HAHAHAHAHAHAH… aldrabão! não venhas com tangas!
          Teslas, sim grande maioria, alguns em excesso de velocidade!
          Agora Prius, ZOEs, Leafs, 500e, Springs… anda tudo a pisar ovos na estrada. Vá que vão na faixa mais à direita e assim não estorvam (muito).

          • JL says:

            Esses devem fazer o mesmo que os carros da categoria deles não ?

            Vá chamar aldrabão ao seu avó.

            De qualquer modo, são muito mais os estorvas a combustão que eléctricos.

            Tangas ? Mas tem a certeza que circula em autoestradas ?

          • Yamahia says:

            “O que é a segunda circular ?”
            Uma via em Lisboa cuja velocidade máxima é 80 na maioria do percurso e onde é normal apanhar Teslas a 50.

          • JL says:

            Só os Teslas é que andam a 50 ? Epá deviam tirar foto disso. Looool

            E audis ? Andam todos a 80 quando o transito está parado ? Loooool

          • Yamahia says:

            O trânsito não estava parado. Topei-o à entrada do Campo Grande, fiquei curioso do porquê de seguir tão devagar e fui atrás dele até à saída para o Fonte nova. Perdi a minha saída para o eixo N/S mas valeu a pena (apanhei depois o IP7 aqui para Loures que para mim é quase o mesmo), o que que me ri, devia de ir à rasquinha loooloool, pena ele não ter continuado para o IC19, suspeito que iria ter o prazer de o ver a encostar por falta de electrões, aí sim tirava umas pics eheheh.

          • JL says:

            Portanto arranjou a desculpa de um eléctrico para dizer que VOCÊ anda devagar e até mais que ele, tanto que até o perdeu.

            Bem que eu já tinha dito, que os a combustão não andam nada.

          • Yamahia says:

            Perdi nada. O que é que ia fazer para o as ruas do Fonte-Nova?, com semáforos a cada cruzamento. Aí já não dava luta. Lindo teria sido ele ter seguido para o IC 19, já estava disposto a regressar pela CREL e tudo loool

          • JL says:

            Portanto a malta que tem eléctricos não pode passear como você, tem de andar a fundo.

            Enfim, não diga a ninguém que tem a idade que tem, porque de pensamento nem 40 anos a menos chega.

          • Yamahia says:

            Convém que pelo menos adaptem a velocidade aos restantes utentes da via. Vai verificar que o trânsito flui muito melhor. Evita por exemplo aquele efeito onda resultante de diferentes velocidades que mesmo sem necessidade provoca engarrafamentos.

          • JL says:

            Quais ? Os a combustão ? Que andam a empatar o trânsito ?

          • Yamahia says:

            Empatar o trânsito?
            Deve estar a ver-se ao espelho.

          • JL says:

            Nop, já lhe disse várias vezes que andam.

        • Infinity says:

          Se calhar estas a confundir com a 2a circular.

    • yaye says:

      eu com um passat de 98 deixo muito carro elétrico no retrovisor na autoestrada, e olha que o carro já só vai até aos 140km/h ahaha

  5. Naodou says:

    Os carros eléctricos deviam estar sempre numa opção básica em que a velocidade de aceleração é reduzida electronicamente, Assim evitava se muitos acidentes.
    Não é porque o carro faz 3s que todos deviam ter um carro de 3s.

  6. Patinhas says:

    Mais um artigo para preparar o pessoal para um seguro “especial” para elétricos

    • rui says:

      Não tens seguro especial, mas sim com base na performance, um Tesla Model 3 é mais caro que um Peugeot 508 a diesel, mas o preço é equivalente a um BMW 320i…

      • Yamahia says:

        Os elektros elektros já pagam o dobro em certos mercados cujas seguradoras já abriram os olhos para a realidade . O lobby ainda tentou influenciar para que o custo extra fosse rateado pelas apólices de carros a combustão no entanto já não há como esconder:
        https://www.firstpost.com/world/evs-in-uk-may-become-unaffordable-as-insurance-premium-skyrockets-13650252.html

        • JL says:

          O que o seguro tem a ver com reparações ? Então quer dizer que você vai pagar mais seguro contra terceiros ?

          • Yamahia says:

            O q em a ver? Que raio de pergunta.

          • JL says:

            Sim, que tem a ver ?

          • Yamahia says:

            Não leu o texto.
            De memória:
            -Reparações mais dispenndiosas.
            -Maior peso logo mais dano onde bate (no terceiro ou património alheio)
            -Maior desvalorização nos salvados.
            Etc
            Logo tem que pagar mais. Acho bem na medida em que o lobby tentou influenciar as seguradoras para que rateassem esses custos pelas apólices dos combustão que não têm nada a ver com assunto.

          • JL says:

            Quais reparações ?

            Então os carros mais pesados a combustão pagam mais seguro ?

            Os salvados também desvalorizam ? LOOOL

            Quem vai pagar mais ? todos não ? já que eu faço seguro para pagar os estragos que eventualmente provocar a outros.

            Qual lobby ? o maior deles todos ? o da combustão ?

          • Yamahia says:

            É a realidade. Paga e não bufa, aguente-se lol
            para além disso tb batem mais. São características que já não conseguem esconder por isso pagam o dobro.

          • JL says:

            Você paga mais ? eu continuo a pagar o mesmo, nem a 180 euros chega.

            Batem ? não é o parece, você em 3 anos bateu 5 ou mais vezes, há cerca de 7 anos que não tenho um único acidente.

            Portanto assim se vê quais batem mais.

          • Yamahia says:

            O que tem a ver o que pago ou deixo de pagar?
            O artigo é bem claro. Quem tem carro elektro paga dobro para ter seguro a comparar com um equivalente tradicional e a coisa tende a piorar

            Esse artigo não faz referência mas já há companhia a recusar segurar carros elektros.

            Essa a a realidade Conforme-se.

          • JL says:

            Mas não pagam o dobro em lado nenhum, nem o artigo fala em pagar o dobro.

            Então mas não sabe como funcionam os seguros ?

            Conformo-me com o que quê? De agora pagar menos seguro por ter um eléctrico ? Pelo menos é o que acontece cá.

          • Yamahia says:

            “já que o custo de segurar estes carros de emissão zero subiu para o dobro dos modelos tradicionais de motores de combustão.”
            Está lá bem escarrapachado. Abra os olhos pá.

          • JL says:

            Custo de segurar ? Custo de quem ?

    • Frederico says:

      Concordo…

  7. jorgerosa says:

    AInda bem que descobriram que eram os automóveis eléctricos! – E eu a pensar que era a estupidez humana, ao volante a comer, a ler, a fazer “likes”, a “dormir” e etc … ( agora, para mim até já é “normal” vêr os peões a atravessar passadeiras sempre a olhar para o “instagram” sem nunca olharem para o trânsito ! ) Um novo “progresso” na inteligência humana, digna da AI. – De facto humanos “multi-tarefas” com diversos “cores” a processar tudo ao mesmo tempo! Um fenómeno de mutantes à moda “Marvel” … O resultado ?… Pouco me importa, não é a mim que me dói, o “corpo (deles) é que paga”. – Só me custa depois, é vêr os outros envolvidos a terem transtornos e a perderem tempo, por causa desses “iluminados” …

    • Fernando says:

      Concordo a 100%.
      Conduzo com frequência um elétrico e não noto diferença no tipo de condução.
      Só é pena que com tanta tecnologia os veículos ainda não sejam capazes de evitar bater em obstáculos. Um dos meus carros tem travagem de emergência e quando um obstáculo está a 100m é muito capaz de colocar o travão a fundo. Outras vezes a 1 metro do carro da frente nem o aviso sonoro emite. Das duad uma, ou estes sistemas são muito falíveis e se assim for efetivamente a condução autonoma deve estar para daqui a 500 anos ou é má fé dos fabricantes. Eu não consigo perceber. Muito simples se estou a uma distância e velocidade que irá resultar em embate é acionar travão.

      • Manuel says:

        Não é assim tão simples, funciona para objectos estáticos, para objectos dinâmicos não é assim tão linear, como é que faria, por exemplo, a aproximação a um veículo para o ultrapassar?

  8. Zerto says:

    o problema é que os carros deveriam ser como nas motas, primeiro tira licença para condusir até x depois então passa para outra potencia, sim todos nós passamos pela faze que tem a mania que são Fittipaldi, nessa altura é onde se aprende com a estupidez e normalmente precebe.se que a inexperiencia tras maus resultados.

    sim é uma realidade que em portugal se conduz mal, eu mesmo que ando na estrada e fasso 100 mil km por ano tando de carro como de mota, vejo muita merda e sei que as vezes tambem fasso merda na estrada, não sou mais que os outros.

    tudo começa nas escolas de condução, eu tenho 2 exemplos aqui em casa o meu filho foi tirar a carta numa escola de condução aqui ao lado, aprendeu para fazer um exame e passar no exame, ja a minha filha 1 ano depois foi tirar a carta na escola do ACP, por incrivel que pareca, ela aprendeu o basico para garantir que o carro está em segurança, verificar os niveis de oleo dos travoes motor e liquido de refrigeração, saber o que significam as luzes de aviso do carro etc etc, pode não ser nada mas existe uma preocupação para ensinar não só para fazer exame.

    no final sinto me mais seguro com ela a conduzir que ele e atenção ela é mais acelera que ele.

  9. VTPC213 says:

    Claro. Só compra elétrico quem nunca conduziu um carro a combustão na vida.
    Os jovens comem a papinha dada pelo Musk,

  10. olho' says:

    Esta la uma razao, a do ruido, que descredibiliza todo o estudo. O ruido e’ igual aos outros e refere-se a rodagem dos pneus.

  11. superfan says:

    Esses numeros são assustadores . Não serão razões suficientes para proibirem os carros electricos ?

  12. PJA says:

    Este estudo surpreende e é deveras preocupante, 50% e 25% a mais.

  13. Andre says:

    Cada vez mais a prova. Elétrico não é o futuro, mas sim mais uma etapa e segunda tentativa da electrificação na indústria automóvel…

  14. Vitor says:

    Os acidentes dos carros elétricos não estão diretamente relacionados com o silêncio e a aceleração em si. Embora os veículos elétricos sejam geralmente seguros, como os da Tesla, novos dados revelam que eles têm uma probabilidade maior de acidentes. Isso se deve, em parte, à aceleração mais brusca dos carros elétricos, o que pode causar dificuldades de controle aos condutores, especialmente aos novatos. Além disso, os carros elétricos tendem a ser mais pesados e podem causar mais danos em colisões devido a essa característica. O fato de serem mais silenciosos também pode contribuir para um aumento de atropelamentos. No entanto, essas questões não são problemas inerentes aos carros elétricos, mas sim características que exigem adaptações nos hábitos de condução.

  15. Fernando says:

    A razão do mair número de acidentes residem em 3 fatores e por ordem de peso.
    1. A teorias da condução autonoma em que muitos condutores se fiam e depois dá mau resultado.
    2. A falta de botões mecânicos e ecrã demasiado grandes com muita informação, causando muita distração.
    3. Sim a elevada potência que muitos condutores não estão habituados.

  16. João says:

    Se alguém tiver um elétrico que ache que é perigoso eu terei todo o prazer em ajudar e tirar esse fardo das vossas mãos por um valor simbólico 🙂
    Estou habituado a conduzir carros com alguma potência e de caixa automática portanto irei tratar bem dele

  17. Samuel says:

    Os cromos dos elétricos são piores que os fanáticos do clima. Irra! Já não há pachorra. Parece que ganham à comissão, ou então que se querem convencer a eles próprios que fizeram uma boa escolha.

  18. Samuel says:

    Rapaz! Tens um elétrico? Estás realizado?! Fico feliz por ti. Agora desampara, já não há pachorra para a conversa dos elétricos!

    • JL says:

      Rapaz! Tens um a combustão ? Estás realizado ? Fico feliz por ti. Agora desampara, porque se não há pachorra para conversa de eléctricos não entendo o que veio aqui fazer. A conversa aqui é sobre eléctricos. Não sei se deu por isso.

  19. Filipe says:

    Tenho um Tesla model 3 LR desde 2019 e realmente é apenas uma aprendizagem. O carro é rápido mas quando levantamos o pé também desacelera muito depressa. Nunca apanhei grandes sustos e considero o carro muito seguro. Percebo o que dizem quando consideram o carro sem alma e pesadão. O comportamento em curva não é grande coisa e trava mal. Mas no geral pesando tudo, o uso diário normal, a poupança e a facilidade de utilização é muito melhor que os carros a combustão do mesmo valor. Não percebo os fundamentalismos nem contra nem a favor. Não me vejo mesmo a voltar a carros a combustão mas espero mudar para um Taycan de segunda geração para tentar usufruir de características dinâmicas mais interessantes em relação ao meu. Em relação ao barulho… é giro (já tive uma Ducati) mas penso que seja algo do passado. O elétrico é o futuro e não adianta negar. Vejam na National Geographic uma série sobre a evolução das grandes marcas de carros para a propulsão elétrica. Se eles acham que é o caminho… somos nós mais espertos que os melhores dos melhores? Cumps

  20. PJA says:

    Num país organizado estes números deveriam ser analisados pelas autoridades oficiais. Sinceramente, pela maneira como vejo os BEV a circular a baixa velocidade, não percebo como tem mais acidentes.

  21. PJA says:

    O que é engraçado, sem o ser, um aumento 50% de sinistros é considerado como algo banal.

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