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Carros elétricos são até 47% mais económicos em custo energético do que os a gasolina

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Grunho says:

    Verdade, mas ser até 47% mais económicos em custo energético significa que em caso nenhum vais conseguir poupar mais de 47%. Por exemplo, 1% é até 47%, 48% é que já não é. Além disso primeiro tens de ter guita para pagar o carro e sítio em casa para o carregar. Se for uma bicicleta eléctrica, aí tens sempre.

  2. Antonio Ferreira says:

    Credo na Alemanha o custo do kWh médio em 2024 é de 35,66 cêntimos/kWh ? eu carrego o meu em casa á noite por 10,72 centimos por kWh. Só são 3.5 vezes menos.

    • Mário says:

      Descanse que para lá caminhamos.
      Só certos iluminados acham que vamos ter geração de energia ilimitada a custo zero.

      • Ri says:

        O sol vai ficar mais caro

        • Mario says:

          o sol nao, mas os paineis precisam de espaço, e a REN tem custos em manter os 230V / 50Hz só com renovaveis.
          Precisa de inércia.

          • rui says:

            Porque a REN é incopetente e já devia estar instalar parques de baterias de litio para fazer a dita inercia como outros paises têm e depois jogar com as barragens para balanciar as necessidades.
            Ou melhor nem tinha de ser a REN, qualquer entidade devia poder ter baterias e comprar e vender, mesmo que fosse em rede virtual com milhares de baterias descentralizadas, provavelmente pensava no assunto se fosse assim em por bateria em casa.

        • Mario says:

          Pode ver isso no PDIRD da REN que esta em consulta publica.

        • PTO says:

          Achas que está barato agora? Tem calma que os governos, deste e de todos os outros países, são peritos a irem sacar dinheiro a quem tem um EV. Na Nova Zelândia começou já a ser cobrado pela distância percorrida. A cada 1000kms percorridos tens de pagar 43€ de IUC. Agora faz as tuas contas e vê se te adianta muito o Sol ser de borla quando isso for aplicado por aqui, considerando que vários países já demonstraram interesse em seguir o mesmo modelo de cobrança.

      • António Ferreira says:

        Se nós para lá caminhamos também os outros caminham para lá. E quem é que falou em geração de energia ilimitada a custo zero ? Para produzir energia antes tem que investir. Os meus painéis já se pagaram pelo que já há bastante tempo que a energia que produzem é custo zero.

  3. Max says:

    Um estudo que diz o óbvio: “carregar em casa é a chave para poupar” – desde que se possa carregar em casa.
    Na Alemanha, em 2024, os carros elétricos representaram 13,5% dos carros registados. Mas o estudo não responde a uma questão – foi por não os poderem carregar em casa que 86,5% não compraram carros elétricos?
    Para quê comprar um carro elétrico, mais caro, se não se puder carregar em casa?

    • Vítor M. says:

      É preciso saber comprar, isso tens toda a razão. Há que fazer contas, um elétrico não é para todos.

      • Mário says:

        Com base nesses preços é decidir .. pago o sobrecusto do elétrico á cabeça, ou vou pagando a diferença no combustível. Sim sr Vítor, a diferença do sobrecusto do veículo elétrico para o gasóleo alimenta o meu carro durante 15 anos.

      • Grunho says:

        Correcto, mas nesse “todos” não estão incluídas pessoas do proletariado e classe média assalariada, ou seja, dos mais de 80% de baixo.

        • Vítor M. says:

          Podem estar ou não. Todos também têm direito de comprar carro. E podem escolher um bom elétrico. Além do que eventualmente se pensa em poupar, há a vontade de ter um carro melhor, moderno com certas qualidades que só os elétricos oferecem. E isso está ao alcance de muitas das pessoas que referes serem pessoas do proletariado e classe média assalariada. Essas também compras e têm esse direito. 😉

          Não queriam impingir uma transfusão de ideias para vender os óculos da esquerda, que passa a vida a querer as pessoas miseráveis em Portugal para lhes vender um sonho “se os colocarem no poder… 😉 que já sabemos o desastre que isso depois vai resultar.

          • Grunho says:

            OK. Todos têm o direito de comprar jacto privado, digo eu. Claro, primeiro precisam de ter gravete para o pagar, não é? E já sabemos que 99,99X % não tem. Mas não faz mal, o importante são as liberdades que só o glorioso capitalismo traz.

  4. Veritas says:

    O custo por kW irá continuar subir. Maior procura, leva sempre a aumento de preços.

    Em 2027, o preço do kW num carregador público na Europa ocidental, não irá ficar abaixo de 0,60€
    A juntar ao preço do kW, há ainda as taxas de utilização e similares.

    No mercado Ibérico de electricidade, o preço por kW irá aumentar substancialmente já no verão deste ano.

    E ainda há quem nos queira impingir veículos eléctricos? Fonix !

  5. Ambush says:

    Por isso é que quando houve aquelas cheias em Valência, não vimos carros eletrícos a circular… alguem quer explicar porque não se viu um eletrico ou mais a circular nas cheias como se via a Gasolina / Gasoleo?

  6. Veritas says:

    Governments and system operators have projected that power demand in major European countries could increase by as much as 7 percent per year to 2030 after two decades of relative stagnation.

    Eu penso que o aumento da procura será bem superior a 7%

  7. Veritas says:

    Portanto, um aumento da procura de 7% ao ano.

    7 X 5 = 35 %

    Abram a pestana que ainda vão a tempo.
    As redes eléctricas, e os meios de produção, não estão preparados para tamanha procura, o que obviamente, irá levar a mais subidas de preços para colmatar os investimentos.

    • Mário says:

      Daqui a uns anos a pagarmos o kWh a 50 cêntimos e ninguém bufa.
      Depois a culpa é dos sindicatos.

    • JL says:

      E qual foi o aumento antes de haver elétricos ?

      Abra a pestana.

      • Mario says:

        Houve! Bastante! A partir do momento em que o seu amigo Sócrates inventou as FiT em que estava a pagar uma média de 100€ por MWh ás eólicas e na altura a média do mibel andava nos 40-50€ / MWh.
        Afinal tão liberais e foi preciso dar esmolinhas para investir nas renováveis? Empresário que é empresário arrisca! Não precisa de esmolinhas do estado.

        • JL says:

          Eu investi com o meu dinheiro, não tive qualquer ajuda, e você quanto investiu ?

          • Mário says:

            Foi ao fundo ambiental de certeza… ah mas vai dizer não era subsidio, era incentimo. palavras diferentes, mesmo fim.

          • JL says:

            Fui? Então prove lá ?

            Só vai ao fundo ambiental quem compra novo, eu meti paineis em 2020, nessa altura nem havia nada de incentivos.

            Eh que vem logo, foi de certeza. Enfim, já deve ser doença.

        • António Ferreira says:

          Tb investi com o meu dinheiro, ninguém me subsidiou com um único cêntimo. Empresário português gosta de pagar pouco, de preferência que seja de borla, e muito menos pagar impostos.

    • FilipeB says:

      Este argumento de a rede não estar preparada é verdadeiro agora, mas não quer dizer que o seja no futuro. Acredito que o aumento da procura não será rápido ao ponto de causar problemas sérios. Tenho fé no capitalismo…
      Mas tenta usar o mesmo argumento no início do século passado… Carros a gasolina? Só se fossemos malucos. Não existem estações de serviço/postos abastecimento suficientes!!! Para quê mudar o meu cavalo se funciona tudo bem? Faço poucos km, porque vou comprar uma coisa que não consigo abastecer e avaria com frequência? E o meu cavalo é melhor nas estradas que temos agora! E é tão caro!!! Porquê mudar??? Isto é coisa de ricos!!!!
      Familiar?

  8. Leonel matos says:

    Ok fez se as contas á parte boa mas e quanto custa 1 carro elétrico da mesma gama a mais que 1 a gasolina. Quando coloquei o meu a gasolina ficou 20800 com todos estes e 700 km autonomia. 1 elétrico dentro do mesmo espaço ficava e ainda está entre os 35000. Então nesse dinheiro a mais que custa o elétrico mesmo tirando 850 euros anuais de poupança até chegar 10 ou 15 mil euros dá para meter quantas gasolina? Quantos anos? Bom teremos de ter em conta também que os elétricos não pagam IUC mas mesmo assim levaria quantos anos a ficar saldo positivo pelo valor de compra?

  9. Leonel matos says:

    Até onde sei maior concorrência gera preços mais baixos. Menos opções leva sempre a precisa mais altos. Bem me lembro por exemplo antes de vir a digi os preços que se pagavam e os que se pagam agora e com muito mais internet.a mim duplicaram a NET nos cartões e ainda 14 euros na fatura. Antes da digi os 3 grandes faziam o que queriam

  10. PTO says:

    Ou seja, considerando esses valores da Alemanha, a carregar fora de casa o custo por 100km de um EV em comparação com a meu carro atual, era mais caro 1,65€. Faço cerca de 1200 k m por mês o que significaria que gastava mais 19,80€ por mês e mais 237,60€ por ano.

    A carregar em casa o EV dava-me uma poupança de 2,07€ por 100km, ou seja, 24,84€ por mês e 298,08 por ano.

    O meu Corolla D4D faz 5,3 litros aos 100 e o meu valor por km é de 0,092€. E o gasóleo que meto é mais caro que o da Alemanha, ainda hoje abasteci o carro e foi a 1,764€ (Galp Evologic).

    • JL says:

      Se quer fazer comparações use os valores que eles usaram, e nesse caso o seu carro passava a gastar 7 litros, fora que lá o diesel é mais caro, tal como a eletricidade.

      • LR says:

        Mas o carro dele não gasta 7 litros, e essa é a realidade dele, não de um estudo…

      • Toder says:

        Como sabes que o diesel aqui é mais caro? Epa JL tu es mesmo um Toni que vives numa bolha. A eletricidade está sim muito mais caro, eu pago 30cent /kW e isto ainda é uma preço bom, agora o diesel ainda hoje abasteci com 1,59 e o PTO abasteceu com 1,76, onde é que está mais caro? Para de dizeres disparates sem saberes coisa alguma.

        • JL says:

          Paga ? Então mostre lá a fatura ?

          Se paga é porque quer, porque existem fornecedores muito mais baratos.

          Eu disse, lá o diesel é mais caro.

          Para de dizeres disparates sem saberes coisa alguma.

        • JL says:

          Ah, sobre o diesel mais caro, você deve ser como muitos por aqui, ficam logo com os olhos em bico quando lêem “eléctrico”, “epá tenho de dizer algo, senão o meu mestre dá me nas orelhas”

          Simples, está no artigo, tivesse lido.

    • Lex says:

      Se quer usar o seu carro use também valores reais de EV em Portugal.
      Posso lhe dizer que gasta mais 92€ por mês mínimo no seu.

      Pt custo 0,10€ Kw.
      Carro eletrico equivalente ao seu gasoleo 15kw/100 km, dá
      1.5€ aos 100km.
      Resumindo só em combustível mais 1000€ gasta a mais ao ano fora tudo o resto.

      • Leonel matos says:

        10 cêntimos o kW vocês têm de me dizer onde compram a esse preço pork a maior parte dos portugueses está a ser bem burlado.o mínimo que arranjei na minha zona e corri todas foi 15.9. Bom temos de ter em conta também que o preço varia da potência contratada ainda assim 10 cêntimos deve ser tão verdade como eu ser dono da Ferrari

  11. Nirelle says:

    Depende de onde vives, onde trabalhas que vias usas. A poupança é negativa se viveres em Lisboa e trabalhares no Porto sendo a via usada a auto-estrada.

  12. OiOi says:

    Carros elétricos mais económicos em custo energético e um bom passatempo para quem tem tempo de sobra.

    http://www.facebook.com/reel/1061099619107706

    • Vítor M. says:

      😀 o vídeo é revelador: há muito Tesla vendido. Apesar disso, onde se passa essa saga, há poucos carregadores. Notoriamente 😀

      • Yamahia says:

        É na Suécia. Não há assim tão poucos carregadores. O problema está mais relacionado com a falta de energia disponível. Uma estação com 20 carregadores como ali se vêm V3 ou V4, cada um a fornecer até 250 kW, totaliza um consumo de 5 MW. Isto é um valor elevado para a rede elétrica, que pode não ser capaz de suportar esta procura, o que resulta em velocidades de carregamento mais baixas e maior demora a concluir os carregamentos. Neste quesito, o tempo frio tb não ajuda.

    • JL says:

      Quem tem tempo de sobra compra um a combustão.

      • Leonel matos says:

        Como assim quem tem tempo de sobra compra a combustão? Agora fiquei baralhado com o teu comentário

        • JL says:

          Porque se gasta mais tempo com eles, até nas revisões.

          • Leonel matos says:

            Concordo com mais tempo mas revisões. Mas a atestar o depósito do no máximo 5 minutos já com o pagamento feito. É como eu sempre digo para uns tem vantagens elétricos para outros ainda tem a combustão. Não entendo tanta discórdia sendo que cada 1 ainda é livre de comprar o que quer, gosta e muito importante pode

          • JL says:

            São quase 5 minutos a mais que aquilo que se leva para carregar a bateria.

            Claro que sim, mas as vantagens só as vêem quem as testa na prática.

            Também não entendo, e principalmente vinda de quem não os conhece.

      • Mário says:

        Quem não sabe o que fazer ao tempo e ao dinheiro compra um a combustão, porque além de esperar para carregar ainda tem que ir comprar café, um bolo, uma revista e não sei que mais para passar o tempo numa area de serviço.

  13. José Dinis says:

    O valor da substituição da bateria gasta pela nova, também deverá ser considerado nestas contas.

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