Carros elétricos são até 47% mais económicos em custo energético do que os a gasolina
O carregamento de carros elétricos continua a ser mais barato do que o abastecimento de veículos com motores de combustão, sendo, no caso dos modelos a gasolina, até 47% mais económico. Mas será também este o cenário no gasóleo?
Carros elétricos devem ser carregados em casa
O preço de aquisição é apenas um dos fatores que determinam o custo de um automóvel. Há também o custo energético e os custos de manutenção, que juntos determinam o custo total de propriedade.
Neste aspeto, os carros elétricos já superam os de combustão em praticamente todos os segmentos. Mas a questão é: quanto mais económicos são os elétricos no consumo de energia elétrica? Há um estudo que quantificou esta diferença.
Resultados do estudo
A comparação foi realizada pelo portal Verivox e teve em conta os custos dos combustíveis e da eletricidade na Alemanha, onde estes são superiores aos de outros países, como Portugal.
O estudo considerou um consumo médio para carros elétricos de 20 kWh por cada 100 km. Com um preço médio da eletricidade residencial de 35,66 cêntimos/kWh em 2024, carregar em casa implicaria um custo de cerca de 7,13 euros por cada 100 km. Num percurso anual de 12.000 km, o custo total seria de 856 euros.
Por outro lado, quem depende de estações de carregamento público enfrenta custos substancialmente mais elevados.
Com preços médios de 54,25 cêntimos/kWh para carregamento em corrente alternada e 64,44 cêntimos/kWh em corrente contínua, o custo por cada 100 km seria de 10,85 euros e 12,89 euros, respetivamente. Para 12.000 km, os custos anuais seriam de 1.302 euros e 1.547 euros.
Comparação com modelos a combustão:
- Modelos a gasolina: Consumo médio de 7,7 litros/100 km. Com o preço médio de 1,739 euros/litro, os custos atingem 13,39 euros/100 km, ou 1.607 euros anuais.
- Modelos a gasóleo: Consumo médio de 7 litros/100 km. Com um preço de 1,649 euros/litro, o custo por 100 km é de 11,54 euros, resultando em 1.385 euros anuais.
Assim, carregar um carro elétrico em casa é 47% mais barato do que abastecer um modelo a gasolina e 38% mais económico do que um a gasóleo.
Nos carregamentos públicos, a diferença é menor. Os carros elétricos são 19% mais económicos do que os a gasolina e 6% do que os a gasóleo em corrente alternada. J
á nos carregamentos rápidos em corrente contínua, a vantagem reduz-se, sendo apenas 4% mais barato do que os a gasolina e 12% mais caro do que os a gasóleo.
Cenário na Alemanha e conclusões
Thorsten Storck, especialista em energia da Verivox, destacou que “quem consegue carregar o seu veículo em casa com uma Wallbox e paga um preço médio pela eletricidade terá custos de condução muito mais baixos com um carro elétrico do que com um motor de combustão”. Contudo, os condutores que dependem de estações públicas enfrentam tarifas significativamente mais altas, o que reduz a vantagem económica dos elétricos.
Por exemplo, nos Supercarregadores Tesla, os preços por kWh variam entre 0,51 e 0,58 euros em Espanha, 0,41 e 0,47 euros em França e 0,34 e 0,39 euros nos Países Baixos. Na Alemanha, contudo, os custos são desproporcionalmente altos, entre 0,58 e 0,64 euros por kWh.
Estudos adicionais, como os realizados pelo ADAC com o Volkswagen Golf em diferentes versões, reforçam que carregar em casa é a chave para poupar.
Segundo uma pesquisa da EUPD Research, 77% dos carregamentos de carros elétricos são realizados em casa, destacando a importância de tarifas de eletricidade doméstica competitivas.
Verdade, mas ser até 47% mais económicos em custo energético significa que em caso nenhum vais conseguir poupar mais de 47%. Por exemplo, 1% é até 47%, 48% é que já não é. Além disso primeiro tens de ter guita para pagar o carro e sítio em casa para o carregar. Se for uma bicicleta eléctrica, aí tens sempre.
É possível poupar muito mais de 47%.
Veja este exemplo:
8€ em 8.000Km
https://www.spritmonitor.de/en/detail/1556154.html
Credo na Alemanha o custo do kWh médio em 2024 é de 35,66 cêntimos/kWh ? eu carrego o meu em casa á noite por 10,72 centimos por kWh. Só são 3.5 vezes menos.
Descanse que para lá caminhamos.
Só certos iluminados acham que vamos ter geração de energia ilimitada a custo zero.
O sol vai ficar mais caro
o sol nao, mas os paineis precisam de espaço, e a REN tem custos em manter os 230V / 50Hz só com renovaveis.
Precisa de inércia.
Porque a REN é incopetente e já devia estar instalar parques de baterias de litio para fazer a dita inercia como outros paises têm e depois jogar com as barragens para balanciar as necessidades.
Ou melhor nem tinha de ser a REN, qualquer entidade devia poder ter baterias e comprar e vender, mesmo que fosse em rede virtual com milhares de baterias descentralizadas, provavelmente pensava no assunto se fosse assim em por bateria em casa.
Pode ver isso no PDIRD da REN que esta em consulta publica.
Achas que está barato agora? Tem calma que os governos, deste e de todos os outros países, são peritos a irem sacar dinheiro a quem tem um EV. Na Nova Zelândia começou já a ser cobrado pela distância percorrida. A cada 1000kms percorridos tens de pagar 43€ de IUC. Agora faz as tuas contas e vê se te adianta muito o Sol ser de borla quando isso for aplicado por aqui, considerando que vários países já demonstraram interesse em seguir o mesmo modelo de cobrança.
Que é cerca de metade que aquilo que pagam os a combustão no mesmo pais.
Ou seja, continua a ter vantagens.
Quando isso for aplicado aqui, vamos ver o que acontece lá, as vendas de ve a aumentarem:
https://evdb.nz/ev-stats
Se nós para lá caminhamos também os outros caminham para lá. E quem é que falou em geração de energia ilimitada a custo zero ? Para produzir energia antes tem que investir. Os meus painéis já se pagaram pelo que já há bastante tempo que a energia que produzem é custo zero.
Um estudo que diz o óbvio: “carregar em casa é a chave para poupar” – desde que se possa carregar em casa.
Na Alemanha, em 2024, os carros elétricos representaram 13,5% dos carros registados. Mas o estudo não responde a uma questão – foi por não os poderem carregar em casa que 86,5% não compraram carros elétricos?
Para quê comprar um carro elétrico, mais caro, se não se puder carregar em casa?
É preciso saber comprar, isso tens toda a razão. Há que fazer contas, um elétrico não é para todos.
Com base nesses preços é decidir .. pago o sobrecusto do elétrico á cabeça, ou vou pagando a diferença no combustível. Sim sr Vítor, a diferença do sobrecusto do veículo elétrico para o gasóleo alimenta o meu carro durante 15 anos.
Também tens razão. Eu digo isto há 10 anos: um carro elétrico é bom, mas não é para todos. E não tem a ver com o poder de o comprar 😉
Correcto, mas nesse “todos” não estão incluídas pessoas do proletariado e classe média assalariada, ou seja, dos mais de 80% de baixo.
Podem estar ou não. Todos também têm direito de comprar carro. E podem escolher um bom elétrico. Além do que eventualmente se pensa em poupar, há a vontade de ter um carro melhor, moderno com certas qualidades que só os elétricos oferecem. E isso está ao alcance de muitas das pessoas que referes serem pessoas do proletariado e classe média assalariada. Essas também compras e têm esse direito. 😉
Não queriam impingir uma transfusão de ideias para vender os óculos da esquerda, que passa a vida a querer as pessoas miseráveis em Portugal para lhes vender um sonho “se os colocarem no poder… 😉 que já sabemos o desastre que isso depois vai resultar.
OK. Todos têm o direito de comprar jacto privado, digo eu. Claro, primeiro precisam de ter gravete para o pagar, não é? E já sabemos que 99,99X % não tem. Mas não faz mal, o importante são as liberdades que só o glorioso capitalismo traz.
O custo por kW irá continuar subir. Maior procura, leva sempre a aumento de preços.
Em 2027, o preço do kW num carregador público na Europa ocidental, não irá ficar abaixo de 0,60€
A juntar ao preço do kW, há ainda as taxas de utilização e similares.
No mercado Ibérico de electricidade, o preço por kW irá aumentar substancialmente já no verão deste ano.
E ainda há quem nos queira impingir veículos eléctricos? Fonix !
E maior procura leva a maior oferta, tal como sempre foi.
Pode indicar em que dados se baseou ?
Exemplo simples o preço das casas muita procura, pouca oferta os preços dispararam, nos carregadores acho que já foi muito pior, em frente ao meu local de trabalho há um carregador rápido e antigamente estava sempre cheio de carros a espera agora é raro lá haver carros a carregar, e segundo as tuas contas no dito carregador não ficava barato, falavas em torno dos 30€ um carregamento.
Aqui ao lado na Espanha a ideia que tenho é que não há tantos carregadores públicos.
Espanha já está melhor que Portugal em termos de carregadores, e mais baratos.
Menos os da Tesla que pouco falta para o dobro de PT
Falta ? Então quando é?
Então mas casas é o fartote de ofertas….
JL e o seu pseudo mundo.
E vai ver que vão aparecer.
Anung e o seu mundo da fantasia.
Por isso é que quando houve aquelas cheias em Valência, não vimos carros eletrícos a circular… alguem quer explicar porque não se viu um eletrico ou mais a circular nas cheias como se via a Gasolina / Gasoleo?
É mentira. Tudo era elétrico. E até se viu que os carros das forças de emergência e tudo eram elétricos e para um cenário de catástrofe é o futuro. Liga um carro de bombeiros a um painel solar e carrega 1000km em 2 horas.
Mas viu algum eléctrico com problemas ?
Nem os viu porque foram logo para o caixote do lixo.
Ah só você é que viu ? Estranho como o mundo anda a dormir, menos você.
E viu algum parado ?
Simples, porque não tiveram problemas.
VI sim! Vi uns quantos em cima dos reboques.
Então mostre lá ?
Governments and system operators have projected that power demand in major European countries could increase by as much as 7 percent per year to 2030 after two decades of relative stagnation.
Eu penso que o aumento da procura será bem superior a 7%
Veio para o sitio errado dizer isso. Vem já o sacerdote dizer que vamos ter energia á borla. E que esse estudo está errado. Eu digo que não.
Já para não falar que as renováveis dão zero inércia ao sistema elétrico, e que os custos de regulação de tensão e frequência estão cada vez mais altos.
Mas mais uma vez os cordeirinhos dizem que é mentira apesar do relatório da ren explicar ipsis verbis isso.
Já para não falar do problema ambiental quando o pessoal começar a abandonar as baterias como abandona um frigorífico aí no meio das terras.
Porque haviam de abandonar ? porque você quer ?
Porque a mentalidade tuga assim o dita. Assim como metem frigoríficos e maquinas de lavar no meio dos pinhais… assim vai ser com as baterias.
Fale da sua, não da dos outros, mas se tiver alguma diga, eu aproveito.
Quantas já meteu do seu carro no pinhal ?
Depende, é que até são os países que estão mais atrasados na eletrificação que têm os índices de maior aumento.
https://www.mckinsey.com/industries/electric-power-and-natural-gas/our-insights/electricity-demand-in-europe-growing-or-going
https://www.statista.com/statistics/1418493/electricity-demand-by-sector-and-scenario-european-union-2030/
Portanto, um aumento da procura de 7% ao ano.
7 X 5 = 35 %
Abram a pestana que ainda vão a tempo.
As redes eléctricas, e os meios de produção, não estão preparados para tamanha procura, o que obviamente, irá levar a mais subidas de preços para colmatar os investimentos.
Daqui a uns anos a pagarmos o kWh a 50 cêntimos e ninguém bufa.
Depois a culpa é dos sindicatos.
E claro que a culpa é dos elétricos. LOOOL
Claro. E com as politicas dos governos em ter tudo elétrico.
Quando foi do Leslie tive 1 semana sem luz, e veja lá a queimar gasolina para ter luz. Não fosse o fogão a gás, bem que me lixava. e a juntar o aquecimento de água.
Claro, a culpa foi dos eléctricos, se não os houvesse, não havia leslie.
Ah, já agora, não existe nenhuma politica para ser tudo eléctrico, isso é coisa dos seus botões cheios de preconceitos.
E qual foi o aumento antes de haver elétricos ?
Abra a pestana.
Houve! Bastante! A partir do momento em que o seu amigo Sócrates inventou as FiT em que estava a pagar uma média de 100€ por MWh ás eólicas e na altura a média do mibel andava nos 40-50€ / MWh.
Afinal tão liberais e foi preciso dar esmolinhas para investir nas renováveis? Empresário que é empresário arrisca! Não precisa de esmolinhas do estado.
Eu investi com o meu dinheiro, não tive qualquer ajuda, e você quanto investiu ?
Foi ao fundo ambiental de certeza… ah mas vai dizer não era subsidio, era incentimo. palavras diferentes, mesmo fim.
Fui? Então prove lá ?
Só vai ao fundo ambiental quem compra novo, eu meti paineis em 2020, nessa altura nem havia nada de incentivos.
Eh que vem logo, foi de certeza. Enfim, já deve ser doença.
Tb investi com o meu dinheiro, ninguém me subsidiou com um único cêntimo. Empresário português gosta de pagar pouco, de preferência que seja de borla, e muito menos pagar impostos.
Este argumento de a rede não estar preparada é verdadeiro agora, mas não quer dizer que o seja no futuro. Acredito que o aumento da procura não será rápido ao ponto de causar problemas sérios. Tenho fé no capitalismo…
Mas tenta usar o mesmo argumento no início do século passado… Carros a gasolina? Só se fossemos malucos. Não existem estações de serviço/postos abastecimento suficientes!!! Para quê mudar o meu cavalo se funciona tudo bem? Faço poucos km, porque vou comprar uma coisa que não consigo abastecer e avaria com frequência? E o meu cavalo é melhor nas estradas que temos agora! E é tão caro!!! Porquê mudar??? Isto é coisa de ricos!!!!
Familiar?
E o cavalo tinha “combustível “ na Berna da estrada e não demora 30 a encher a pança:). :). 🙂
Ok fez se as contas á parte boa mas e quanto custa 1 carro elétrico da mesma gama a mais que 1 a gasolina. Quando coloquei o meu a gasolina ficou 20800 com todos estes e 700 km autonomia. 1 elétrico dentro do mesmo espaço ficava e ainda está entre os 35000. Então nesse dinheiro a mais que custa o elétrico mesmo tirando 850 euros anuais de poupança até chegar 10 ou 15 mil euros dá para meter quantas gasolina? Quantos anos? Bom teremos de ter em conta também que os elétricos não pagam IUC mas mesmo assim levaria quantos anos a ficar saldo positivo pelo valor de compra?
Compare com um igual, e tem a sua resposta.
Já agora, estes valores não são para Portugal.
Até onde sei maior concorrência gera preços mais baixos. Menos opções leva sempre a precisa mais altos. Bem me lembro por exemplo antes de vir a digi os preços que se pagavam e os que se pagam agora e com muito mais internet.a mim duplicaram a NET nos cartões e ainda 14 euros na fatura. Antes da digi os 3 grandes faziam o que queriam
Ou seja, considerando esses valores da Alemanha, a carregar fora de casa o custo por 100km de um EV em comparação com a meu carro atual, era mais caro 1,65€. Faço cerca de 1200 k m por mês o que significaria que gastava mais 19,80€ por mês e mais 237,60€ por ano.
A carregar em casa o EV dava-me uma poupança de 2,07€ por 100km, ou seja, 24,84€ por mês e 298,08 por ano.
O meu Corolla D4D faz 5,3 litros aos 100 e o meu valor por km é de 0,092€. E o gasóleo que meto é mais caro que o da Alemanha, ainda hoje abasteci o carro e foi a 1,764€ (Galp Evologic).
Se quer fazer comparações use os valores que eles usaram, e nesse caso o seu carro passava a gastar 7 litros, fora que lá o diesel é mais caro, tal como a eletricidade.
Mas o carro dele não gasta 7 litros, e essa é a realidade dele, não de um estudo…
Então tem de comparar com o gasto de cá e com o preço de cá, ou também foi no sensacionalismo ?
Como sabes que o diesel aqui é mais caro? Epa JL tu es mesmo um Toni que vives numa bolha. A eletricidade está sim muito mais caro, eu pago 30cent /kW e isto ainda é uma preço bom, agora o diesel ainda hoje abasteci com 1,59 e o PTO abasteceu com 1,76, onde é que está mais caro? Para de dizeres disparates sem saberes coisa alguma.
Paga ? Então mostre lá a fatura ?
Se paga é porque quer, porque existem fornecedores muito mais baratos.
Eu disse, lá o diesel é mais caro.
Para de dizeres disparates sem saberes coisa alguma.
Será que na Alemanha têm EDP. Gostam de dar dinheiro aos chineses.
Posso-lhe dizer que em UK pagam a 25-28p + IVA
Errado, para carregar cardos pagam 5 a 10 cêntimos em cada.
Errado, para carregar carros pagam 5 a 10 cêntimos em cada kWh.
Peço desculpa o erro.
Também tinha o email incorreto. Lol
Ah, sobre o diesel mais caro, você deve ser como muitos por aqui, ficam logo com os olhos em bico quando lêem “eléctrico”, “epá tenho de dizer algo, senão o meu mestre dá me nas orelhas”
Simples, está no artigo, tivesse lido.
Se quer usar o seu carro use também valores reais de EV em Portugal.
Posso lhe dizer que gasta mais 92€ por mês mínimo no seu.
Pt custo 0,10€ Kw.
Carro eletrico equivalente ao seu gasoleo 15kw/100 km, dá
1.5€ aos 100km.
Resumindo só em combustível mais 1000€ gasta a mais ao ano fora tudo o resto.
10 cêntimos o kW vocês têm de me dizer onde compram a esse preço pork a maior parte dos portugueses está a ser bem burlado.o mínimo que arranjei na minha zona e corri todas foi 15.9. Bom temos de ter em conta também que o preço varia da potência contratada ainda assim 10 cêntimos deve ser tão verdade como eu ser dono da Ferrari
Eu tenho no vazio a .098 euros na ibelectra.
Parabéns pelo Ferrari!
Simples BI-horario e não estou a contar com o Potencia pois essa já a pago para ter eletricidade em casa. Mas quer subir para 0,15 mesmo assim poupa 900€ ano.
GALP BI horario tarifa vazio 0,939€/kWh
Depende de onde vives, onde trabalhas que vias usas. A poupança é negativa se viveres em Lisboa e trabalhares no Porto sendo a via usada a auto-estrada.
Carros elétricos mais económicos em custo energético e um bom passatempo para quem tem tempo de sobra.
http://www.facebook.com/reel/1061099619107706
😀 o vídeo é revelador: há muito Tesla vendido. Apesar disso, onde se passa essa saga, há poucos carregadores. Notoriamente 😀
É na Suécia. Não há assim tão poucos carregadores. O problema está mais relacionado com a falta de energia disponível. Uma estação com 20 carregadores como ali se vêm V3 ou V4, cada um a fornecer até 250 kW, totaliza um consumo de 5 MW. Isto é um valor elevado para a rede elétrica, que pode não ser capaz de suportar esta procura, o que resulta em velocidades de carregamento mais baixas e maior demora a concluir os carregamentos. Neste quesito, o tempo frio tb não ajuda.
Exato. Eles, em hora de ponta, no inverno, têm de desligar alguns carregadores em certas cidades para haver energia para o metro.
Loool
Quem tem tempo de sobra compra um a combustão.
Como assim quem tem tempo de sobra compra a combustão? Agora fiquei baralhado com o teu comentário
Porque se gasta mais tempo com eles, até nas revisões.
Concordo com mais tempo mas revisões. Mas a atestar o depósito do no máximo 5 minutos já com o pagamento feito. É como eu sempre digo para uns tem vantagens elétricos para outros ainda tem a combustão. Não entendo tanta discórdia sendo que cada 1 ainda é livre de comprar o que quer, gosta e muito importante pode
São quase 5 minutos a mais que aquilo que se leva para carregar a bateria.
Claro que sim, mas as vantagens só as vêem quem as testa na prática.
Também não entendo, e principalmente vinda de quem não os conhece.
Quem não sabe o que fazer ao tempo e ao dinheiro compra um a combustão, porque além de esperar para carregar ainda tem que ir comprar café, um bolo, uma revista e não sei que mais para passar o tempo numa area de serviço.
Nem isso pode fazer, tem se ficar lá a olhar para os números a subirem.
O valor da substituição da bateria gasta pela nova, também deverá ser considerado nestas contas.
Sim, tal como a mudança da correia de distribuição, do turbo, do alternador, do próprio motor, etc, etc, etc.
E porque tem de substituir a bateria ? Está a falar da de 12v ?