Estes serão os carros elétricos que vão fazer mexer o mercado em 2019
No ano de 2018 vimos as tendências do passado a formar um conceito viável e este ano veremos o conceito materializado. Os carros elétricos que fomos vendo "no estirador" e nos protótipos saudados nos eventos automobilísticos chegam agora ao mercado.
Audi, Tesla, Mercedes, BMW, Porsche, VW e muitos mais vão marcar a forma como conduzimos, como nos deslocamos e como encaramos o futuro do automóvel. Estes serão alguns dos mais conceituados veículos elétricos para 2019.
2019 é ano de comprar carros elétricos? Calma!
Sem dúvida que este ano será aquele das grandes revelações, mas ainda não será o ano dos bons preços e das oportunidades de última hora. Mas será, sem margem para dúvida, o ano onde as grandes marcas vão querer enfrentar a Tesla, que tem levado às costas o segmento dos veículos elétricos.
Audi e-tron 2019
Na verdade, este carro da Audi esteve para ser lançado em 2018, foi mesmo apresentado em setembro do passado ano, mas ao mercado ainda se espera que chegue este ano de 2019.
Um dado curioso é que este veículo foi adiado não por questões de hardware, mas, porque o seu software tem dado problemas. Para tentar resolver este problema, a casa mãe Volkswagen deu indicações para que o desenvolvimento do software do Audi e-tron seja coordenado com a equipa do Porsche Taycan, mas ainda hoje o desenvolvimento parece estar a correr mal.
Assim, as primeiras entregas na Europa são esperadas para o primeiro trimestre de 2019 e devem chegar à América do Norte no segundo trimestre de 2019.
Quem teve já acesso ao veículo, fala de uma condução fantástica. Apesar de ter uma grande bateria de 95 kWh, poderá não ter disponíveis os 400 km de autonomia, como anunciado. Os testes parecem indicar que são viáveis as 200 milhas de alcance do veículo. Isto quer dizer que deveremos ter cerca de 320 km de autonomia real.
Pese o facto de ser um resultado dececionante, numa boa condução, com cuidados de eficiência, será o suficiente para grande parte das pessoas, na sua vida diária. Em Portugal, claro, temos de contar com poucos PCRs e, nos poucos que existem, filas para carregar.
Este SUV premium tem um preço que inicia acima dos 70 mil euros e estará disponível este ano para vários mercados.
Este será um dos veículos a passar pelo radar Pplware este ano. Iremos deixar a análise ao mesmo.
Mercedes-Benz EQC 2019
A máquina da Mercedes esteve na incubadora muito tempo, passou por um processo de marketing, que envolveu vários cenários ao redor de locais interessantes, mas as pessoas querem ver o "sumo" deste trabalho. Onde anda o carro?
O Mercedes-Benz EQC vai ser um concorrente direto ao Audi e-tron, num segmento onde não estão sozinhos. Até porque, ao que parece, o segmento dos SUVs é o escolhido de outras grandes marcas. Grandes carros elétricos... sim, pode ser uma boa aposta.
Não, é verdade que não é nada que a Tesla não tenha já antecipado, o Tesla Model X já ajudou a abrir portas a este segmento, por isso, vamos ver o que a Mercedes consegue fazer.
Contudo, ao contrário do e-tron, ainda não há muitas experiências de utilizadores que tenham tido a oportunidade de o conduzir e deixar o testemunho. Espera-se que em breve este EQC entre em produção e que possamos ter a oportunidade de entrar no SUV para o testar.
Segundo a Mercedes, o EQC permitirá uma autonomia de 450 km, mas a empresa ainda usava o padrão NEDC quando fez o anúncio. Poderá baixar para perto dos 320 km no ciclo WLTP.
A bateria será alimentada por 2 motores assíncronos com uma capacidade total de 300 kW (408 hp). Pode atingir uma velocidade máxima de 180 km/h (111 mph) e uma aceleração de 0 a 100 km/h (62 mph) em 5,1 segundos.
De acordo com a folha de especificações, o EQC é equipado com um carregador interno refrigerado a água com capacidade de 7,4 kW e tem uma capacidade máxima de até 110 kW numa estação de carregamento apropriada.
A empresa alemã ainda não confirmou o preço, mas este deve começar em torno dos 70 mil euros.
MINI Electric 2019
A BMW tem apostado muito alto neste segmento, mas já lá vamos. Sem sair dentro do grupo BMW, temos de dar a conhecer este MINI totalmente elétrico. Sim, será o "próximo" depois de ter deixado no mercado em 2013 o BMW i3. Depois disso, a empresa alemã apenas tem afinado as versões do i3 e lançado uns híbridos.
Na verdade, este veículo ainda não se deu a conhecer no formato "produção". A marca tem lançado imagens de veículos elétricos como prova de conceito, desde há uns anos para cá, espera-se que a vista abaixo seja a mais próxima do que será produzido.
Não se sabe muito sobre as especificações do MINI Electric 2019.
A BMW tem outros veículos na calha, mas não acreditamos que deixe este modelo para trás, ainda por cima porque em 2018 a marca vendeu bem o seu MINI.
Vamos ver se entre o lançamento da próxima geração de tecnologia EV, que vai estrear no BMW iX3, aparece este veículo. Aponta-se que para este carro elétrico a autonomia seja de 240 km, o que fará dele um veículo urbano.
Preço, data de lançamento e variações na versão... ainda não se sabe quase nada, ou nada mesmo. Mas vamos estar atentos ao que poderá ser lançado neste ano, na MINI.
BMW i3 2019
Esta é uma evolução que vale a pena seguir atentamente. Tivemos já a oportunidade de conhecer e conduzir o BMW i3 e o BMW i3S e ambos são um conceito real de carro elétrico. Urbano, de porte curto e parca autonomia, traz ao utilizador um nova forma de ter um carro.
Assim, o BMW i3 2019 não é um carro elétrico novo, mas a atualização que está a ser preparada poderá ser uma salto fantástico que faça justiça ao preço até agora cobrado pelo carro.
O BMW i3 2019 vai receber novas baterias de 120 Ah, o que resultará num nova bateria de 42 kWh para um alcance de cerca de 250 km, segundo a empresa.
Isso representa um aumento de 30% em relação à versão anterior. Pode ser importante, principalmente em mercados como o nosso, com poucos pontos de carregamento.
Historicamente, a BMW tem sido boa em atualizar as especificações do i3 sem aumentar significativamente o seu preço de mercado.
No momento, o preço do BMW i3 começa em cerca de 38 mil euros.
Nissan Leaf 2019
Seguramente, em Portugal, este é o elétrico mais popular e aquele que encontramos mais vezes nos PCRs à espera de vez para abastecer. Bom, barato e tem sido a escolha de centenas e centenas de compradores em Portugal.
Tal como está previsto com o BMW i3, mas em termos de evolução de um certo componente, o Nissan Leaf também está a receber uma atualização significativa o suficiente para merecer uma menção aqui.
A bateria de 60 kWh para o Nissan Leaf é comentada há anos, mas finalmente deve chegar ao mercado este ano.
Assim, esta nova bateria irá permitir uma autonomia a rondar os 320 km e tornar este veículo totalmente elétrico, no mais acessível de longo alcance.
Preços e lançamento deverão em breve ser conhecidos.
Porsche Taycan
O Porsche Taycan é indiscutivelmente o mais esperado veículo elétrico de 2019. Isto porque a marca irá introduzir um sistema de 800 volts e a carga de EV mais rápida que vimos até hoje.
Na verdade, este será outro veículo totalmente elétrico que apenas algumas pessoas endinheiradas vão poder pagar, contudo, a tecnologia vai empurrar toda a indústria para um novo nível.
Além do sistema de carregamento, este bólide da Porsche deverá aparecer com várias opções de bateria e autonomia, podendo variar entre uma autonomia de 350 a 500 km.
O Porsche Taycan também deverá ser capaz de manter uma alta velocidade durante um longo período de tempo sem super aquecer.
Num tweet recente da marca, ficámos a conhecer o preço a praticar pelo Taycan nos EUA, onde o mais acessível, o “Taycan”, será proposto por pouco mais de 90.000 dólares, correspondente aos 80.000 euros por cá. O Taycan 4S será comercializado abaixo dos 100.000 dólares e o Taycan Turbo cerca de 130.000 dólares.
Pode parecer uma curiosidade, mas estes preços explicam muita coisa. A Porsche parece estar em linha com os preços praticados pela Tesla para o Model S: 78.000 dólares para o 75D, 96.000 dólares para o 100D e 134.500 dólares para o P100D. Preços para o mercado americano.
Kia Niro EV
O Hyundai Kona EV (ou Kauai em Portugal) já chegou ao mercado e o Niro EV é muito semelhante, mas oferece mais uma opção no mercado a partir de 2019.
A empresa diz que na Europa, o Niro EV será equipado com “uma bateria de polímero de lítio de alta capacidade de 64 kWh” capaz de uma taxa de carga de 100 kW e um motor de tração dianteira de 150 kW (204 ps), “produzindo 395 Nm de torque, permitindo que o Niro EV acelere de 0 a 100 km/h em apenas 7,8 segundos. ”
Na Europa, o Niro EV já tem homologação em WLTP, que aponta para 484 km com a bateria maior. Aquela que tem uma capacidade de 64 kWh e que vai ser a única a comercializar em Portugal. Isto significa que, no nosso país, não vai ser oferecida a versão mais acessível, com 39,2 kWh e uma autonomia de 300 km.
O Niro EV alinha pelos melhores no que respeita à autonomia, sendo que o preço previsto para o nosso país deverá rondar os 50.000 euros.
E os outros?
Na verdade, este tema é para continuar a ser vigiado, perceber o que fará a Volvo, a Renault, a Opel, a Honda e muitas outras marcas que estão a apostar igualmente num ou mais carros elétricos.
Assim, 2019 será um ano que marcará para sempre o segmento automóvel e, quem sabe, a economia de muitos países, o conceito de combustível fóssil não vai acabar, claro que não, mas leva já a primeira machadada.
Este artigo tem mais de um ano
Falta aí o Hyundai Kona… desculpem Hyundai Kauai.
ba-dum-tsss
Lê lá o artigo outra vez.
Também não sei para que está ali em destaque o BMW i3, se as novidades técnicas são inferiores a outros não mensionados.
Ridículo esse trocadilho!
Deixo uma sugestão para o Pplware. Seria interessante um artigo que consista numa entrevista/testemunho a uma pessoa que tenha feito (realmente) a transição para um veiculo electrico. Alguém que o tenha feito mesmo por decisão propria e não porque trabalha para uma marca de automoveis ou porque comprou um brinquedo por capricho mas na realidade só utiliza o veiculo para uns passeios.
Posso fazer, conheço vários (até familiares), mas conheço cada opinião deles e conheço os argumentos gerais de cada pessoa (que passado uns tempos desaguam todos nos mesmos argumentos basilares). Mas é isso, vou partir para esse desafio. Um partiu de um Lexus NX 300h AWD para um Tesla Model S P100D, outro passou a deixar o Audi A7 para andar diariamente com um BMW i3S… entre outros com Nissan, etc…
A opinião de uma pessoa em particular não deixa de ser interessante, mas é a experiência particular dessa pessoa, que pode ser influenciada por muitos factores. Basta ver aqui a opinião de muitos de nós (eu incluído) acerca de um determinado equipamento. O que é bom para mim pode ser ruim para outro e vice versa.
Mas isso será sempre assim. Basta ler qualquer jornal ou ver as notícias quando se recolhem informações, as opiniões são sempre díspares. Cabe depois ao leitor retirar a informação que quer daí, ou seja, interpretar. Infelizmente muita gente não tem facilidade nisso
Então, de grosso modo, coincidem todos nas opiniões? Nos motivos que os levaram a mudar para electico e a experiencia que estão a ter depois de ter feito a mudança? Caso não seja assim seria também interessante ver as diferenças de caso para caso. Penso que seria muito interessante ver casos reais porque a maioria dos comentadores (eu incluido) opinam sem conhecimento de causa e quase exclusivamente com base em informação divulgada pelos fabricantes que sabemos que não é imparcial.
A opinião basilar, sim coincide. Depois uns são mais favorecidos que outros, pelo local onde moram e condição que permite um carregamento fácil da viatura, outros têm mais dificuldade face ao que necessitam em km percorridos de uma só vez, etc…
Boas João, tbm tenho a tua opinião, mas como em Portugal a rede de carregadores não é tão abrangente, tenho andado, desde o inicio do Dezembro anterior, a ver 2 programas no YouTube que acho que vale a pena… o FullyChargedShow (reviews e novidades no mundo electrico) e o melhor, o “Bjørn Nyland”, ele é Noruégues e faz imensos testes a cada um dos carros que testa, desde baterias, tipo, capacidade, tempo de carregamento, todos os “gates” que há pelo Mercado, como o “rapidgate”…
faz imensas viagens e dá para ver quanto em quanto tempo tem de reabastecer, assim como truques e dicas para quem se manda para os electricos…
Boas dicas! Thanks!
Eu tenho um Nissan Leaf a trabalhar como taxi. Foi substituir um Mercedes C2220
Aposto que não é em lisboa. Estou errado?
Mas seria um caso muito interessante de documentar.
É no Porto e funciona 24h.
Vamos descobrir que Portugal tem mais cidades além de Lisboa! Mas olha, em Amesterdão tenta chamar um Uber, a quantidade de Leafs e Teslas é absurda.
@JV Génio…Se eu achasse que fosse só Lisboa a minha pergunta não teria sentido. E se puxares um pouco mais pela mioleira, talvez…mas só talvez…consigas perceber o propósito da pergunta.
Eu tenho um Model S 75D que veio subsituir um BMW M5 E60, e um Model X P100D que veio substituir uma Mercedes E63(carrinha) (apesar de ainda a ter)
Apesar dos problemas de producao e alguns defeitos nos Tesla, até agora nada a apontar.
Trocaste um v10 por um liquidificador o:
Pessoas diferentes têm necessidades diferentes. Nem todos valorizam ou aspiram por um Ferrari. Cada um tem as suas preferências.
Eu tenho um leaf a trabalhar como taxi. Foi substituir um Mercedes c220.
Impressão que se tem é empresas e governos esta bancar estas publicidades
É lamentável o preço dos carros elétricos com tantas taxas e tributos a fim de vizar apenas o lucro e não o bem estar do planeta e de seu ocupantes…
estás em portugal querias o que…
Pois…..
!!!!! Os eléctricos beneficiam de isenção de IA e o IVA é dedutível (preço de aquisição até 65k€). São caros porque as baterias são caras.
ta barato para portugal…
Falta o Dacia e os chineses virem para o comum dos mortais os poder comprar. Não é com 1000 euros por mês que se compram esses carros.
Muito menos com 580e. Mas todos precisamos de carro quer ganhes muito ou pouco…
A maioria não precisa de carro, carro e apenas um luxo.
Não é um luxo, mas sim muita gente consegue viver sem um.
pelo que descreve o artigo 2019 será um grande ano na quantidade de veículos que as marcas têm previsto apresentar mas quanto ao que interessa, autonomia e tecnologia, parece que ficaremos exatamente na mesma.
continuaremos a ter veículos com autonomias reais efetivas de cerca de 300km ou menos o que os posiciona como veículos urbanos ou semi-urbanos, na melhor das hipóteses.
em portugal com o estado atual dos pontos de carregamento geridos pela mobi-e (avariados, degradados, abandonados, esquecidos e na vasta maioria não funcionais, pelo menos na região onde vivo), carregar um veículo na rua vai ser uma dor de cabeça ainda maior do que já é. por outro lado, com os preços da eletricidade entre os mais elevados da união europeia, não vai ser fácil fazer vingar o veículo elétrico como uma alternativa real aos praticamente obsoletos motores alimentados a combustíveis fósseis.
até pode parecer que tenho algo contra os elétricos mas muito pelo contrário. tenho um em casa e acho que o veículo elétrico será o futuro mas sou realista perante o estado das coisas
Faço em média 40km/dia, vivo numa capital de distrito, apesar de não ser uma das maiores 3 do país. Com 300km consigo andar uma semana. Basta-me carregar em casa de 2 em 2 noites, por exemplo e não tenho problemas. Numa viagem maior que precise fazer, basta-me UM ponto de carregamento, em teoria, dois na pior das hipóteses (ou o mesmo, ida e volta).
Os operadores energéticos já têm planos para quem tem veículos elétricos e são económicos se tivermos em conta que 99% das pessoas carrega o carro à noite.
Não é uma dor de cabeça tão grande como as pessoas fazem parecer. Estes carros não precisam ser carregados a cada 5 minutos e as soluções existem com preços aceitáveis.
E agora tira da equação a tua garagem. Como fica o cenário? É que a grande maioria das casas em Portugal não tem garagem. E mesmo que queiras comprar uma casa com garagem, só 2 em cada 10 têm.
E não é só isso, é que a maioria das garagens não têm box e como sabemos em parqueamento aberto não se tem acesso a tomadas.
E agora tira da equação a tua garagem. Como fica o cenário? É que a grande maioria das casas em Portugal não tem garagem. E mesmo que queiras comprar uma casa com garagem, só 2 em cada 10 têm.
o meu raciocínio foi realizado partindo do conhecimento que todos temos de que a maioria dos portugueses não têm condições de carregar uma viatura elétrica em casa. o @joao acrescentou o que me faltou referir em concreto mas está sempre subjacente em qualquer discussão sobre este assunto. obrigado @joao.
de qualquer modo, relativamente ao preço da eletricidade o argumento é válido carregue-se onde se carregue sendo óbvio que num ciclo bi ou tri-horário e dentro das horas de vazio a situação melhora.
por outro lado o preço final médio de cada kw num posto público rápido, que agora são pagos, é ridiculamente alto. maior ainda do que se carregar em casa durante o dia.
Junto aos comentários anteriores, com os quais concordo, o aspecto da provável necessidade de alterar os contratos de fornecimento de energia, aumentando a potência contratada. De facto com 3,45 kVA ou mesmo 6,9 kVA será quase impossível promover a carga de um veículo de 45 kW numa noite sem por em causa o funcionamento de outros aparelhos.
Concordo plenamente, será difícil desbancar as empresas petrolíferas
só compro um eléctrico quando tiverem preços de venda normais … e os “postos de abastecimento” estiverem estandardizados com uma rede decente … mas nessa altura já o Estado abdicou do ISP e criou um novo imposto verde sobre os produtos eléctricos para assim não perder receita !!!!
O preço de venda é o normal… a economia portuguesa é que esta uma *****… Se fizeres uma visita a Espanha, franca, suíça, Luxemburgo, Noruega, Alemanha etc é fácil ver carros de valores muito acima até. Mas ao que me parece ninguém se queixa ou tem vontade de mudar 😉
Os preços em PT continuam a ser mais elevados que em frança e espanha, por exemplo, ainda que a diferença não seja tão acentuada como nos veiculos com motores de combustão mas temos que ter em conta que existe uma diferença salarial grande. Portanto os veiculos electricos são sim caros. Mas é normal…acontece com todos os productos tecnologicos. Até atingirem uma fase de maturidade de mercado são mais caros que as alternativas tradicionais.
Preço do Carro Elétrico – (Preço do Carro Gasolina + preço da eletricidade + preço da manutenção da bateria) = Carro Gasolina + 20 Anos de combustível pago.
Se juntarmos á fórmula carro a GPL então o combustível dá ainda para mais 40% do tempo.
Continuas sem entender… faz as contas como deve ser porque se adicionas a manutenção da bateria, tens que também adicionar a manutenção completa do veiculo a gasolina. Revisões, óleo, travões, correias, desgaste de todas as peças que o motor a combustão tem e que o eletrico nao tem. Sem referir aqui os custos ambientais no Global de um carro a combustão, está mais que provado que um carro eletrico é mais eficiente e menos poluidor. E sabendo que posso carregar na minha casa por um valor mais barato do que o que pagava pela gasolina pelos mesmos quilómetros, então, nem vale a pena continuar com esta conversa. Abre os olhos e faz lá bem as contas…
Está muito enganado. c/ carregamentos maioritariamente em casa e a fazer >10000km/ano, a poupança anual é superior a 1000€ (qts mais kms, mais poupa), portanto se faz 20mil km ano, a diferença de custo de electrico vs gasolina abate-se em 5-6 anos
Deves ter tido em conta carros de gama baixa, pois se fores para um de gama media-alta, como por exemplo o Audi etron ou Mercedes eqc, a diferença com certeza será muito mais anos. Sendo assim é mais económico andar num GLC a gasolina do que desembolsar mais 15 ou 20 mil para ter o eletrico.
Mas se fores para um Audi etron ou Mercedes eqc…também não o vais comparar com um VW golf eh eh eh…
Exactamente. Importei um ion, faço 20 mil km ano, se tudo correr normalmente, pelas minhas contas nesse tempo esta pago. Autonomia é “curta”, mas para os km que faço por dia chega perfeitamente. Ja nao ponho gasóleo no meu outro carro desde Julho de 2018..
Quando recuperares dinheiro investido no elétrico, a bateria já era. Quanto custa uma bateria nova?
Porque é que a bateria já era? Já há alguns carros destes com mais de 150 mil km e continuam com boa autonomia.. Os tesla na Alemanha as alguns tem mais de 500 mil km.. Mas mostre-me casos de carros que ja tiveram de trocar a bateria, ja agora estou curioso..
A bateria não necessita de ser trocada, apenas uma parte que pode custar 2000 ou 3000 € e nessa altura a poupança no combustível em 8 anos (caso da tesla) até dava para comprar uma bateria de 10000€, só quem nunca experimentou um EV é que fala mal, á parte de serem mais caros são máquinas de sonho para qualquer condutor, especialmente a marca Tesla que faz a maior diferença, pois tem supercarregadores (Grátis em PT) onde fazem a grande diferença para todas as restantes marcas
Haters gonna hate…
Temos que ver que alguém (consumidor/earlier adopter), vai ter que pagar o desenvolvimento, e como já é habitual na história, serão os endinheirados…
Mais tarde essa tecnologia virá para o grande consumo…. (olhem o exemplo do Mercedes Class S… com tecnologias como ABS, direcção assistida, câmaras infravermelhos, etc, etc..)
Portanto é normal estes preços…. daqui a 10 anos já iremos ter no mercado carros do segmento A/B/C a preços normais, para o Zé Tuga que ganha 800/900/1000€ por mês!
A VW está a desenvolver o modelo id, e promete preços semelhantes a um Golf TDI já para o ano com autonomias de 300 ou 500km’s… no entanto se os Chineses conseguem entrar com os seus carros na Europa…. aí sim… vão ver as grandes marcas Europeias a terem que baixar os preços para poderem vender!
Compro o Porsche (100 000€) coloco uns painéis solares termo voltaicos no telhado com baterias para armazenar a energia que vão produzindo de dia (25 000€). Por 50 000 € compro um bom carro a gasóleo com todo o luxo do porsche e posso gastar o resto em gasóleo durante toda a vida. Assim não há como ser amigo do ambiente…
cero, mas o importante e o que se deve notar, é o preco de um carro electrico à 5 anos atras (assim como a sua autonomia), e os que estao aparecer agora 🙂
estao cada vez mais baratos, e cada vez andam mais com uma carga de bateria …
daqui a uns 5 anos, talvez se compre electricos por 20.000€ com autonomia de 550km, e claro, que haja muito mais carregadores por estas estradas fora 🙂
objectivo: Porto > Faro com 1 carga 🙂
De acordo. Infelizmente ser sustentável não é barato e por consequência não dar para ser ecológico. Quem o faz só está a alimentar os cofres das empresas e do estado, cujo retorno é praticamente nulo.
Sejam realistas e façam comentários construtivos.
Se comprares um leaf, como eu comprei, usando os apoios fiscais o carro fica por 26.000 € e, no meu caso, permite uma poupança superior a 2000 € anuais. Não só o preço do carro para um a gasoleo equivalente é competitivo, como a sua condução é bem melhor, poupas dinheiro e ajudas o ambiente.
Agora se queres usar o eletrico como desculpa para passares a andar de porsche isso é outra conversa…
Não me mandes areia para os olhos como teu argumento do Leaf; Consultando o site da Nissan, o Leaf mais económico custa 33.400€ e, por exemplo, o Qashqai mais economico custa 24.017€. São 9.383€ de diferença à cabeça. Segundo os teus dados de 2000 de poupança anuais, essa diferença de preços dá para cobrir quase 5 anos de combustível (20000KM/ano 6L/100KM = 0,1€/KM). Tendo em conta que um eletrico é mais limitado em autonomia, demora mais tempo carregar que um reabastecimento e para quem não tem garagem é bem mais complicado gerir os carregamentos, prefiro 1000 vezes o Qashqai para além de “ser mais carro” que o Leaf.
50 000 €? existem carros a diesel por metade disso
Na realidade a economia é o foco de um elétrico, quem sabe daqui uns 50 anos a frente !
A lógica das coisas
– compras um carro recente substituindo o antigo, o mais recente supostamente polui menos que o antigo, no entanto pagas mais IUC com o novo que o antigo.
– compras um elétrico para poupar no combustivel e ser mais amigo do ambiente, tem tantas taxas que o valor fica quase ao nível dos combustiveis. (para além do investimento inicial que é feito)
sim, mas só tem 3 pecas moveis em todo o carro, e 2 liquidos… os travoes e a agua para os vidros…
poupa-se imenso em manutencao, e saindo de casa com bateria “cheinha” nunca mais sabes o que é uma estacao de servico 🙂 e com precos de electricidade mais baratos à noite, ainda mais barato fica.
Mas quais taxas? Explica-me, quais taxas? iuc? É isento. isp? Isento. Estacionamento na Emel? Nao paga. Carregas o carro em casa, nao pagas mais taxa adicional do que o que ja pagas para o consumo domestico.
Explica-me, quais?
Pa, deixem-se de mentiras e falem apenas o que é verdadeiro. Quando começar a haver alteração das taxas, eu sou o primeiro a dar razão. Até lá, guardem as mentiras dentro da vossa cabeça.
Eu nao tenho um rletrico e estiu a pensar adquirir um hibrido, talvez um toyota ou um lexus. Acho o eletrico ainda demasiado em desenvolvimento. Mas sabez que os eletricos nao pagam porque sao ainda poucos e os outros digamos, que pagam por eles. Quando houver já um numero consideravel, passam a pagar. Há sempre estradas a manter, buracos a tapar, iluminaçao a trocar etc etc… e portanto não tenho duvida que os utilizadores das estradas pagarão, electricos ou não.
cumprimentos
*elétrico *estou
Comprar carro eléctrico com o argumento da poupança, para mim não vinga. Os carros eléctricos a este preço não dá mesmo para perceber como alguém pode dizer que poupa… Carregar em casa? Ok, mas também custa dinheiro, só não custa se tiveres painéis foto voltaicos e baterias. Carregar fora de casa? Só se for carregamento rápido e esse está a um preço quase igual que o gasóleo. Manutenção? Bem, hoje em dia os carros novos fazem a manutenção de 30 000 em 30 000 km ou mais por isso o valor também é bastante diluído. Se quiserem podem escamotear estes factos mas na minha opinião ainda não dá para comprar. A não ser que compremos um renault zoe (e mesmo assim..) mas muitos de nós querem também algum conforto e qualidade…
Vamos ser sinceros. Os eléctricos tem tudo para ser futuro, mas neste momento não passam de um luxo como eram os telemóveis 30 anos atrás.
Sinceramente quem troca um carro a combustão por um elétrico tem que ser estudado. Muito mais caro, por menos! Quem é que troca um Audi A7 por um BMW i3 não está em sua plena condição mental!
Só a diferença do preço de um carro a combustão, paga combustível e manutenção por quase 1 década.
Sinceramente quem troca um carro a combustão por um elétrico tem que ser estudado. Muito mais caro, por menos! Quem é que troca um Audi A7 por um BMW i3 não está em sua plena condição mental!
Só a diferença do preço de um carro a combustão, paga combustível e manutenção por quase 1 década.
Um BMW i3 tem potencial para “envelhecer” e o seu preço aumentar pois é um dos primeiros desportivos de qualidade a vir ao mercado, em questão de combustível, todos se esquecem que este esta a desaparecer e fontes de estudo intensivos revelam que o mesmo nao dura mais de 30 anos, e não é apenas 1 estudo mas sim dezenas.
Em 30 anos a pessoa trocou no minimo de carro 3 vezes, e se acabar o petróleo tem o Xisto que pode perfeitamente substituir!
E achas que os motores à combustão não vão mudar em 30 anos? Ou pensas que só os elétricos é que evoluem?
ACP publicou artigo em que diz que é cedo para fazer esta aquisição.
Por este andar, lá para 2025 consigo trocar o meu carro* para um eléctrico, e isto se entretanto a minha rua vier a ter carregadores para todos – hum… se calhar é melhor pensar só em 2030.
*carro familiar que leva 5 pessoas e mala grande… e que me custou 10.000€ usado.
o meu com 10 anos custou 3750€ e faz o que lhe peço sem me ter deixado em lado nenhum… de vez em quando dá-lhe umas paranoias mas nada de grave… tambem é de 5 lugares e independentes , diesel com cruise control, sendor de chuva e luz, keyless, ac automatico…
A minha transição está a ser gradual. Tinha um Golf 2.0 TDI e passei para um Golf GTE. Sendo híbrido plug-in e eu tendo garagem, é o que me faz mais sentido. Neste momento elétrico ainda não sou capaz pois para ter o mesmo nível de equipamento e performance teria de ir para um Tesla ou semelhante. Sendo que 90% das viagens que faço são inferiores a 40km, consigo fazê-las 100% eleétrico. Para viagens maiores tenho sempre o 1.4 TSI que é auxiliado pelo elétrico. Quando quero divertir-me tenho o modo GTE. Acho que é um carro que tem o melhor dos dois mundos e muita gente não quer sequer conhecer porque quando pensa em híbridos pensa em Prius, Auris e afins, onde o motor eletrico só funciona até X velocidade.
Finalmente alguém que pensou antes de falar… Antes de comprar eléctrico ou plug-in em primeiramente garagem onde o pode carregar…. Sei de uma urbanização de luxo aqui em Coimbra onde há carrões e não há garagens mas sim um parqueamento com 3 andares. As tomadas eléctricas se para uso do condomínio… Pergunto… e agora onde se carrega???
Para mim o grande problema começa aí…. Eu recebo 9000€ ano, uma garagem ridícula onde cabe um clio de 98 e não sobra grande espaço com uma rampa de acesso hilariante onde por exemplo um tesla não entra, nas redondezas da minha habitação não há postos de carregamento num raio de talvez 8 km…. Como poderei ter assim um carro eléctrico?
Ai está uma grande questão. Nos paises do sul da europa, em que uma grande, grande % da população vive em prédicos, a penetração dos veiculos electricos será muito mais dificil e demorada. É um ponto pouco falado, de muito interesse e extrema relevancia. Os paises em que os veiculos electricos mais têm proliferado, são precisamente os paises em que mais população tem facilidade em ter um posto de carga particular. Não é por acaso…
A compra de um carro sempre foi uma luta razão vs emoção. Basta pensar que comprar um carro novo em vez de um semi novo é mais emocional que racional.
Adorava ter um carro elétrico, sem ser o Renault twix ou lá como se chama, mas os preços são incorportaveis para quem ganha o ordenado mínimo.. Depois, tem a questão da durabilidade, é que vão ao olx e tem lá dezenas de carros à venda com 14 mil km, o que me leva a desconfiar, do porquê de venderem o um carro ainda novo
Twingo o nome é twingo mas gostei do teix ahahaha
Tens o zoe tb da renault em segunda mao encontras a 14-15 mil euros
A vantagem de comprar em segunda mao é que o desgaste nao é nem de perto igual a um termico, no maximo as escovas do rotor e gas para o AC toda a ”mecanica” vai continuar como novo
Quis dizer o nome bem e ainda fiz pior isto de estar a dormir ahahahah
Twizy nome é twizy xiça estava dificil pobre carro
Os só é a venda provavelmente são os primeiros que tem uma autonomia baixa, cerca de 100km penso eu.
Zoe *
Venha o Pão de Forma elétrico(ou “Torradeira”;P) da VW!!!!
No trabalho ando com um eléctrico e estou rendido. Autonomia de 240 km +/-, deslocações citadinas é fantástico.
Sem mudanças, sem cheiros, sem barulho, automático, no modo eco arranca mais rápido que os meus a diessel.
Só tenho bem a dizer mas ainda é novidade.
Nao e que seja automático, simplesmente não tem transmissão. Que carro e?
Imaginando que têm 50000€ (pagos pela empresa) para escolher um veículo, qual elétrico escolheriam?
BMW i3s ou Opel Ampera-E (se bem que este último não está à venda em Portugal, por isso ganha o BMW ;D)
De longe o model 3. O I3 é caro para o que é. Os coreanos gosto muito mas infelizmente a produção é curta para a procura. O model 3 sem IVA pois é dedutível, custa 48k€.
Já me parece mais na onda do que pretendo…o i3 é muito…citadino.
Sim Nuno, concordo perfeitamente, só não referi o Model 3 pois estava a limitar-me aos 50000€, nem me lembrei da dedução do IVA 😀
Uau !! Os lares de 3ª idade já tem internet pelo que tenho visto na maioria dos comments… os velhotes estão cada vez mais avaçados!!!
Isso é carros de ricos por esses preços compro antes uma casa lolol eléctrico só quando não houver a gasóleo ou gasolina a venda
Realmente, quem compra esses carros agora ou é rico ou não bate bem da bola.
Porque ainda não pensaram em carregar estes carros em movimento no transito das cidades quando parar num semáforo por exemplo
Após 5 anos de utilização qual será o estado das baterias?
Será que dará para fazer o upgrade das baterias, daqui a 4 ou 5 anos as baterias já deverão dar para pelo menos o dobro da autonomia. Pelo que sei a Renault está a fazer esses upgrades nos Zoe.
O negócio de carros eléctricos será como o de impressoras actualmente. Fica a dica.
Primeira correcção:
Onde é que foi dito que o Audi e-tron foi atrasado ? Onde está a fonte oficial dessa noticia ???
Deviam ser mais profissionais e tentar obter informações antes de andarem a espalhar fakenews !!!
PARA VOSSA INFORMAÇÃO EM DEZEMBRO DE 2018 FORAM MATRICULADOS E ENTREGUES AOS SEUS DONOS MAIS DE 250 AUDI E-TRON NA EUROPA E DUBAI !!!!
Só na Holanda foram 163 !!!
https://1.bp.blogspot.com/-1YHBKAqMqhw/XDNKpE_UB3I/AAAAAAAABWE/lX_HiClX2uc5eQ5VRsb1dg5zU4jyVtudgCLcBGAs/s400/NL.PNG
Na Noruega duas dezenas !!
O carro elétrico existe desde a década de 30 e até hoje não vingou, deveriam custar menos que um popular, estes carros são só status para algum tonto que pagará uma fortuna para só dizer que comprou um elétrico por pura frescura !
Ora nem mais, sem baixar os preços eléctricos jamais serão mais vendidos.
acho que é finais do seculo 18 pelo que diz a wikipedia
Nem uma referência ao Tesla Model 3, o sedan premium com market share superior a 50% nos Estados Unidos e lançado no primeiro trimestre de 2019 na Europa?
Wow… biased much? 🙂
Pemium ??? Hahahahah … NEM DE LONGE !!!!!!
Market share superior a 50% ??? De qual “market” ??? Só se for dos EVs.
Depois, o carro ainda NEM sequer tem homologação na EU por isso só mesmo no universo dos fanboys é que vai ser lançado no primeiro trimestre.
Pemium ??? Hahahahah … NEM DE LONGE !!!!!!
Market share superior a 50% ??? De qual “market” ??? Só se for dos EVs.
Depois, o carro ainda NEM sequer tem homologação na EU por isso só mesmo no universo dos fanboys é que vai ser lançado no primeiro trimestre.
Basta comentar uma vez…
USA, faça pesquisas antes de lançar postas. Premium/luxury, como queira chamar. Não sou eu que lhe dei o nome, veja os dados da especialidade, eduque-se.
Não sei se tem ou não, mas se não tem está prestes a ter, não tenho dados para responder a isso mas pela resposta que me deu dados não são o seu forte, deve ser tudo imaginativo.
Acho espectacular este assunto, em relação ao i3 a versão Rex com expansor é o melhor de 2 mundos, nunca ficas sem bateria. Para já é para Portugal deve ser esse o modelo a seguir.
Que acham?
Too little too late Bruno Carvalho. Depois também ficas sem gasolina, vai dar ao mesmo.
i3 nunca teve como objectivo substituir ICEs devido a quem os produz.
Vamos supor que eu compro um tesla model 3 long range (60200€) e faço 400km por semana (o modelo referido aguenta 560km com uma única carga). Um carro a combustão com a mesma potência e o mesmo nível de equipamento do model 3 custaria-me pelo menos 40000€, sendo que gasto cerca de 30€ em combustível por semana, fazendo as contas, com um tesla iria poupar cerca de 2000€ por ano. Sendo que todos os tesla têm 8 anos de garantia de bateria, em 8 anos iria poupar 16000€ só em combustível, o que não abate o preço, porém se juntarmos a manutenção necessária de um automóvel a combustão conseguimos abater a diferença de preço ou até mesmo poupar.
Isto sem falar nos benefícios de ter o carro mais seguro do mundo, ecologia, performance, assistência à condução, comportamento…
Exatamente
Se gastas 30€ semana, dá-te 1560€ por ano, mas terás que pagar a energia para recarregares o Tesla
Sim, tens toda a razão, eu enganei-me nos dados da pesquisa, para esclarecer. Para fazer 400km em uma semana com um carro com 245cv provavelmente vais gastar mais de 40€ em combustível. Também, de momento é impossível encontrares um carro com o mesmo nível de potência e de equipamento por 40000€, tens no mínimo de investir 45000€, os 5000€ a mais já contém os gastos do carregamento do carro.
Isto sem falar nos benefícios de ter o carro mais seguro do mundo, ecologia, performance, assistência à condução, comportamento…