Carros elétricos da Tesla estão proibidos de aceder a complexos militares chineses
A Tesla recheou os seus carros elétricos de tecnologia que ajuda os condutores em várias áreas. Para além de garantir a segurança e proteção dos carros e condutores, esta mesma tecnologia é usada noutras áreas importantes.
É precisamente estas capacidades adicionais dos carros elétricos da Tesla que traz agora problemas à empresa na China. Segundo uma ordem recente, os carros elétricos da Tesla estão proibidos de aceder a complexos militares chineses.
Carros da Tesla banidos pelos militares
Apesar de ter uma posição invejável na China, a Tesla tem enfrentado alguns problemas neste país. A sua Gigafactory está a produzir de forma constante novos carros, que se destinam ao mercado interno, mas também para exportação para outros países.
Mesmo com estas condições, surgiu agora uma ordem interna que proíbe a utilização destes carros elétricos nas instalações militares chinesas. Os condutores destes veículos estão a receber indicações para os estacionarem fora destes complexos, apenas para segurança.
China quer veículos elétricos longe
O que é alegado pelas autoridades chinesas para esta decisão baseia-se apenas em premissas de segurança interna do país. Existe o receio de que as câmaras dos Tesla estejam a captar imagens e vídeos destes locais, que depois são enviados para os EUA.
Este é um comportamento normal por parte da Tesla, que capta e recolhe todo o tipo de informação para o seu programa de condução autónoma. Estes dados, que incluem imagens e vídeos, são depois processados. O receio é que a informação seja depois partilhada com outras agências de segurança dos EUA.
Não se limita aos militares chineses
Para além desta ação aplicada aos complexos militares, as autoridades chinesas foram entretanto mais longe. Querem também que os funcionários de empresas-chave e de algumas agências deixem de usar estes carros. Existe o mesmo receio de que as imagens captadas sejam usadas depois.
A Tesla ainda não reagiu de forma oficial, mas existe já informação da empresa. Nega esta possibilidade e garante que cumpre as regras impostas pela China. Adianta ainda que ao violar estas regras estaria a colocar em causa a sua posição no país e o bom momento que atravessa.
Este artigo tem mais de um ano
Esta é uma notícia do mesmo país que tem milhões de câmaras de vídeo-vigilância a vigiar tudo e todos… a coerência… querem vigiar a sua própria população e todos no estrangeiro, mas não querem que os vigiem.
Estão apenas a fazer o que os USA fazem à anos sem passarem “cartão” a ninguém…ou já caiu no “esquecimento” o que a NSA fazia aos telemóveis dos maiores líderes mundiais? De certeza que a Merkel,Cameron,Tony Blair,Zapatero,etc. não esqueceram…
yo bro a ccp precisa de tipos como tu la!
esta e uma boa altura para ires para la!
leva o jeronimo e os hiipies do BE contigo.
Que parte não entendeste que está relacionado espionagem, da mesma forma que a huawei foi tratada nos eua? Pelo menos na China a limitação está apenas em espaços militares, o que é algo super natural.. quanto a vigilância que referes por parte do governo chinês, deves ter memória curta e n te lembrar do que foi exposto pelo Snowden.. se há algum governo que vigia meio mundo, todos sabemos qual é
Pois é, mas vocês “esquecem” que “Snowden’s” e afins, SÓ aparecem nos EUA! Quando se fala da Rússia ou China não há cá essas “mariquices” de piedades ou complacências! E digam lá, se não há uma activa espionagem contra aos EUA? Acham que os Estados Unidos devem ter as portas ainda mais abertas? Como exemplo mais cómico e paradoxal foi quando se falou que os EUA espiavam os europeus e estes, hipócritas como são, ficaram “muito chocados e ofendidos”, meses depois, veio-se a descobrir que afinal que os púdicos europeus faziam há muito, precisamente o mesmo em relação aos americanos! Já agora, são os chineses quem roubam e copiam tudo o que os americanos fazem, e não o contrário. Basta ver a desfaçatez deles em apresentar equipamentos militares idênticos aos norte-americanos. É tudo muito lindo, no paleio, mas a realidade é bem mais dura! A vossa memória não só deve ser mesmo muito curta, como é selectiva! Gente como vocês devem querer que os norte americanos estejam se portas abertas ao dispor de todos outros, que sonham em destrui-los – por inveja, concorrência politica ou pelo que simbolizam – quando os seus adversários tudo fazem para os prejudicar, basta que os EUA são o país mais atacado do Mundo! Só um perfeito idiota cairia numa cantada dessas.
Meu caro, esse teu comentário assenta que nem uma luva no “Made in China”.
Querem maximizar lucros mandam fazer na China, depois vêm acéfalos dizer “os chineses quem roubam e copiam tudo o que os americanos fazem”.
Gostei de ler e 100% on point.
A título de curiosidade, O maior e mais avançado sistema de vigilância está na Europa
É por isso que gosto dos USA ninguém chateia, até já entrei nos aposentos da CIA e ninguém me perguntou nada. Agora o Musk na china está tramado têm pide por tudo quanto é lado
Ora, nem mais! Nos EUA podemos até um certo limite andar livremente por todo lado! Eu, como membro de forças especiais, até considero que, fora locais muito estratégicos, é dão liberdade demais! Nos outros, mal metemos o pé no solo já estamos a ser advertidos, porque nem uma foto se pode tirar, arriscando mesmo aficar sem o equipamento ou ser detidos!
Todos os veículos Teslas relatam localização de vídeo e GPS para a nave-mãe (mothership). Eu não ficaria surpreso se os EUA fizessem o mesmo.
Não percebo , o que vê um carro da tesla dentro do estacionamento militar que um satélite não vê?
e se for estacionamento subterrâneo vê pessoas a entrar e a sair, que importância.
Que horror
Acho muito bem eles se fossem como os EUA nem deixavam era a Tesla ou qualquer outra marca Muricana entrar lá.(Com estas características e neste âmbito)
Desde que façam o mesmo a outros carros que também têm câmaras, tudo bem. São escolhas.