Carro elétrico Faraday Future FF91 chega finalmente para competir com a Tesla
A Faraday Future nasceu em 2014 e começamos a ouvir falar dela como a marca que iria "combater" o mercado tomado pela Tesla. Isto é, os carros elétricos da Faraday foram pensados para preencher um segmento dos elétricos onde a Tesla dominava e continua a dominar. Contudo, a empresa de Elon Musk cresceu e esta marca sediada em Los Angeles, Califórnia, só agora vai colocar os seus veículos nas mãos dos clientes.
O anúncio, realizado via Twitter, marca a data de lançamento para a próxima quarta-feira, 23 de fevereiro. Conforme é referido, o carro agora só precisa de “validações e certificações finais de engenharia” para ir para a montagem.
Faraday Future FF91 chegará ao mercado em 2022
Na indústria automobilística, a "intenção de produção" geralmente refere-se a veículos construídos com as mesmas especificações dos modelos de produção antes do início da produção real. Algumas "validações e certificações finais de engenharia" ainda terão de acontecer para a marca começar efetivamente a fabricar para entregar aos clientes os veículos elétricos.
Segundo as declarações da empresa proferidas na semana passada, está planeado iniciar a produção do FF91 ainda este ano na sua fábrica de Hanford, Califórnia. A Faraday começou a trabalhar para converter esta antiga fábrica de pneus Pirelli numa fábrica de montagem, depois de abandonar os planos para uma nova fábrica em North Las Vegas, Nevada.
We are 7 days away from the unveiling of the 1st Production Intent #FF91! This achievement marks Production Milestone #4 - production intent builds for final engineering validation & certification. Join the livestream 02/23/2022 4:00 PM PST at https://t.co/BqJfb7rnqZ $FFIE pic.twitter.com/iS47fEqp0w
— Faraday Future (@FaradayFuture) February 16, 2022
O FF91 foi revelado como o que a Faraday chamou de forma de produção, em janeiro de 2017, e a empresa lançou o primeiro FF91 de pré-produção das suas instalações de Hanford no verão de 2018. Na época, a Faraday disse que planeava entregar os seus primeiros veículos aos clientes o mais cedo possível, ainda em dezembro daquele ano.
As dificuldades financeiras posteriormente paralisaram o progresso, mas Faraday garantiu novos financiamentos no ano passado da empresa chinesa Geely, bem como de um acordo SPAC que viu as ações da empresa começarem a ser negociadas na Nasdaq.
Embora ainda não esteja pronto para entregar os crossovers FF91 aos clientes, a Faraday planeia a produção de um segundo modelo chamado FF81. Na semana passada, a empresa anunciou um acordo com o fornecedor de peças auto sul-coreano Myoung Shin para construir o FF81 na antiga fábrica da General Motors em Gunsan, Coreia do Sul, a partir de 2024.
Espera-se que o FF81 seja um modelo de maior volume com um preço mais baixo do que o FF91, que deve começar na faixa de seis dígitos.
Este artigo tem mais de um ano
“só precisa de “validações e certificações finais de engenharia” para ir para a montagem.”
Mais alguns anos e já está à venda
E para quando um post sobre o carro electrico mais vendido em 2021?
O Hong Guang Mini EV que custa apenas 5000€ vendeu mais que a Tesla na China e ao ritmo que continua a crescer e a vender vai acabar o ano a vender mais carros que a Tesla globalmente…
Q comparação…. Mas isso é um carro aonde? ;-P
Há apenas um motivo para que nenhum carro elétrico consiga competir com a tesla: a rede de Superchargers
Mesmo essa vantagem está-se a perder lentamente.
Também acredito que sim, mas os preços nas outras redes são muito elevados comparados com os da própria Tesla, talvez por haver menos intermediários até a energia chegar ao consumidor (sinceramente não percebo porquê da disparidade de preços!).
Depois há as velocidades de carregamento, no supercharger 20 min, nos super carregadores, 1 a 2 horas.
Para quem carrega o carro elétrico apenas em casa (no bi ou tri horario), e tem outro a diesel/gasolina para viagens maiores, então acho que não faz nenhum diferença a marca que se escolhe.
4 lugares?
Enquanto não apanharem o nível de produção da Tesla todos ficam para trás.