PplWare Mobile

Câmaras obrigatórias para “vigiar” condutores nos carros

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Tuga sem escrúpulos says:

    Ou seja eu e a minha família vamos passar a ter uma câmera apontada, com acessos sabe-se lá de quem

    • AJ says:

      Tapar a lente da câmera com fita cola preta resolve o problema.

      • Pedrocas says:

        até quando.
        com esta mania de controlar tudo e mais alguma coisa, um destes dias se tapares a câmara, tens a policia á porta, devido a um alerta que o próprio sistema deu…
        Teoria da conspiração, é possível, mas até um porco já vi a andar de bicicleta …..

      • Zé Fonseca A. says:

        o mais provável é o veiculo ficar imobilizado ao tapares a câmera

        • guilherme says:

          Não te preocupes que existe forma de dar a volta ao sistema, esses burocratas de Bruxelas que se preocupem com a vida deles…

          • Daniel says:

            Também existe forma de ires passar umas férias na instância de luxo de Vale dos Judeus.

          • Sapo says:

            Sim , as pessoas estão a insistir em lutar contra Bruxelas e eu em vez de matar a cobra de uma vez por todas, a UE não foi concebida com a ideia de ser uma união (ditadura) política militar mas sim pra facilitar relações económicas.
            Nós permitimos que chegasse a este ponto e se nada for feito isso vai mais além. Ninguém vota nessa gente que dita o nosso presente e futuro, daqui a pouco teremos todos que nos tornar imigrantes e refugiados políticos porque de digital ID, câmaras por todos os lados mesmo na nossa vida privada, impostos absurdos como se Bruxelas tivesse o direito de ditar as políticas económicas das nações “independentes” que tem políticos democraticamente eleitos, de decidir que tipo de transporte é aceitável e banir o que não. Isso não é uma união, é uma ditadura.

      • Luís says:

        Exato… Tal como eu faço em todas..
        .

    • PTO says:

      ahahahah, era impossível não virem logo os tolinhos das teorias de conspiração aqui comentar.

    • rjSampaio says:

      O feed é analisado no próprio carro, não vai para fora.

      Também reclamas do botão de SOS? Esse sim até pode estar a gravar tudo o que dizes dentro do carro.
      Claro que a função é para chamadas de emergência… mas nunca se sabe, certo?

    • Manuel says:

      É só tapar a dita coisa. Infelizmente respeito pela privacidade é coisa que menos temos.

      • Yamahia says:

        Não sei se basta. Se não houver monitorização o carro não anda.
        Basta se a ideia for para usar parado. Já não é mau , sobretudo em boa companhia.

    • Ok says:

      Não vai haver hipótese, é o mundo em que vivemos. Imagina daqui a uns anos, quando todos os carros tiverem câmaras a gravar o exterior. Nem na casa de banho vamos estar descansados.

  2. Byte Bandit says:

    Primeiro a vigilância nos chats para “proteger as criancinhas” e agora isto. Qual será a próxima, câmara no WC para prevenir self touching (porque diz que faz mal aos olhos? xD).
    Epa, a sério?

  3. Pedrocas says:

    mais uma para daqui a uns tempos controlarem o que quiserem…
    só falta uma câmara na sanita para ver quem foi o responsável do “selo”

  4. Eu says:

    Nada como os consumidores se começarem a c@gar nos carros novos cheios de vigilância
    Já basta o que deixo escapar no telemóvel.
    Até mesmo o serviço de emergência não deixam desligar.

  5. Olé says:

    Por enquanto ainda dá pra desligar…

  6. Tug@Tek says:

    Quando é que estes maníacos da UE saem do poder.
    Já não se aguenta tanta estupidez.

    • Zorro says:

      Não saem, está é na altura de se iniciar o PTEXIT

      • Eu says:

        Já estive mais longe.

      • Antonio Vasco says:

        Tenha juizinho, ou não é dessa época ou quer disfarçar do que era Portugal antes de entrar para a CEE, ainda antes da UE, uns atrasados, até a compra de carros era controlada, só quem tinha cunhas conseguia adquirir um carro rapidamente, senão tinha que ir para a fila . E a que preços…
        Já agora, se puder fale com Ingleses e pergunte se estão contentes com o Brexit , 4 em 5 dizem logo que foram enganados, o poder de compra piorou bastante com o Brexit

  7. há cada gajo says:

    É só controlar e proibir ! É o que sabem fazer. Sejam bem-vindos à ditadura moderna.

  8. guilherme says:

    UE mais uma vez a tornar os carros caros e a c@g@r para os cidadãos e para o direito a nossa privacidade.
    Se tiver algum carro com isso removo logo a câmara!

  9. Gustavo says:

    Ligado à rede isto é uma mina para as seguradoras nos aumentarem os seguros mesmo que nunca tenham tido acidentes.

  10. contraditório says:

    🙂 gozado assistir 🙂 Até parece que num futuro próximo não terão câmaras, microfones e sensores nas sanitas para analisar urina, fezes, gazes para a tua saúde 🙂 O grande “irmão” zelará por ti para não te desviares do bem e do lado certo da “sociedade” 🙂 🙂 🙂 Mas ainda assim ainda vão existir uns “lunáticos” a falar de “liberdade” 🙂 🙂 🙂 Até perece que a sociedade já não é há muito tempo um verdadeiro rebanho em todas as áreas 🙂 🙂 🙂

  11. B@rão Vermelho says:

    Nos carros de serviço acho bem, assim o patrão podes descontar no subsidio de almoço a macacada que se come enquanto se está parado nas filas de transito. 🙂 🙂 🙂

  12. Eduardo says:

    “Growing Focus On Road Safety To Drive Driver Monitoring Systems Market To $4.6 Billion By 2031”

    Acho que está tudo dito.
    O que vale é que durante 15 anos deve dar para evitar ter carros que tenham este sistema.

  13. Cigano mau mau em matilha says:

    Ai mãe, não pode seri. Vou já chamar os meus primos para partiri isto tudo. Atão depois vem a família toda atrás. Ai mãe. Todux a bater palmas ao juiz que é um sinhori. Ai.

  14. Artilheiro says:

    Estes artistas de Bruxelas, é só inventar.
    Quem compra carros novos, é que se lixa, porque tem de pagar as intenções deles.
    Assim ninguém vai comprar nada, porque não há dinheiro, que chegue, para pagar tanta inutilidade.

  15. Mr. Y says:

    Só se vê doidinhos nos comentários. Parecem-se com os que protestaram quando o cinto passou a ser obrigatório.

  16. Max says:

    “Vista geral de IA”:
    Um Sistema de Monitoramento do Condutor (DMS) é uma tecnologia de segurança de veículos que utiliza câmeras, sensores e IA para rastrear o comportamento do motorista, como movimentos dos olhos, posição da cabeça e expressões faciais, para detectar fadiga, distração ou desatenção em tempo real. Ao avaliar continuamente o estado de alerta do motorista, um DMS pode emitir alertas, incentivá-lo a concentrar-se na estrada ou até mesmo intervir em determinadas situações para prevenir acidentes e aumentar a segurança geral no trânsito”.
    Isto é especialmente importante no caso dos sistema de condução autónoma. A Tesla diz que no seu sistema mais avançado (FSD) “o condutor deve ir com as mãos no volante e os olhos na estrada, pronto para intervir a qualquer momento”. Mas as mãos no volante podem ser simulados com toques periódico ou pesos e, quanto aos olhos na estrada, no famoso julgamento recente em que a Tesla foi condenada a pagar centenas de milhões de dólares de indemnização num atropelamento, o condutor andava à procura, debaixo do banco, do telemóvel que tinha caído. Um dos argumentos principais que levou júri a condenar a Tesla foi por, ao contrário de outros concorrentes, não ter desenvolvido um sistema para monitorar para onde o condutor está a olhar (driver eye tracking). Atualmente estes sistemas já existem na Mercedes, Ford, General Motors, BMW, Volvo, Polestar e as chinesas Chery e SAIC.

  17. Crash says:

    Black Mirror?? Chegamos lá?

  18. Jonas says:

    Até onde é aceitável a invasão de privacidade?

  19. PorcoDoPunjab says:

    Está UE ainda consegue ser quase pior que a Coreia do Norte.
    Já falta pouco….

    Já temos uma esganiçada escanzelada e um porco Punjabi gordo no poder.
    Que mais nos vai acontecer?

    Isto mais uns anos e vai tudo, ou quase, bazar para os países de leste.
    Tudo, calma, só quem eles quiserem, claro.

  20. falcaobranco says:

    Cada vez gosto mais dos carros antigos…a combustão e tudo…tanta tecnologia e muita dela sem sentido nenhum.

  21. Lrf says:

    Excelente também deveriam incorporar obrigatoriamente dash cam 360º e caixa negra!

  22. Sail says:

    Se fosse eu a conduzir um desses com DMS o carro parava a cada 5 metros pois pareço cansado mesmo estando bem acordado.

  23. JL says:

    Tanta gente com problema sobre uma câmara para manter a segurança e no entanto andam com telefones dentro do bolso que além de microfones tem múltiplas câmaras. Loool

      • Jose Lapao says:

        Todos os carros modernos deveria ter isto. O meu Mokka-e quando leva o Cruise Control adaptativo ligado com o Lane Assistent pode parar a traz do carro da frente, vira em curvas suaves, e “sabe” se levo ou não as mãos no volante pois “sente” a pressão das mãos, mas se deixar de segurar o volante por algum tempo o sistema avisa sonoramente, ao fim de altum tempo desliga o sistema, mas não pára. Pergunto se a pessoa leva esta ajuda activa e tem um problema de saúde o sistema deveria fazer o mesmo que este, sinalizar, encostar, chamar o 112, isso sim era útil e salvava vidas.
        Por isso acho que este sistema deveria ser “obrigatório” nos carros novos, mas isso é a minha opinião.

        • Vítor M. says:

          Alguns ficam perdidos. Por acaso, nos meus ensaios, testo sempre este sistema. Há dias andei com um que simplesmente desliga o assistente de manutenção de faixa e apita dentro do habitáculo. Depois, não deixa voltar a ativar o sistema por um determinado período de tempo.

      • Paulo T says:

        @José @Vitor, gostava de ver isso pelas 08H30 de Alverca para Lisboa, para ver se ia correr bem! Lolll

        • Vítor M. says:

          Basicamente o processo é o mesmo, ele vai encostar e abrandar até parar. Agora, os cenários podem ser tantos, imagina que é numa zona com obras? Imagina que é numa zona onde não tem linhas? No fundo, não há sistemas perfeitos, haverá sempre mais situações complicadas.

  24. Max says:

    Há dias que saio de Lisboa por volta das 10h30 e vou almoçar ao Sotavento Algarvio, a boas horas. O carro vai dizendo, “Está cansado”, mas não ligo. Se tivesse um DMS que me dissesse isso, era o mesmo.
    Mas vou com atenção à estrada e ao trânsito.
    Agora, um gajo que vai fiado nos sistemas de condução autónoma da Tesla e não faz isso, o DMS (que o Tesla não tem mas devia ter) devia-lhe dar uns valentes berros. E se persistisse, parar numa estação de serviço e obrigá-lo a chamar um UBER. Aumentava a minha segurança e a dele.

    • Ricardo says:

      Parei na parte do “o carro vai dizendo”. What the f#€k? O carro não tem que dizer treta nenhuma. Tem que estar caladinho para que o condutor possa conduzir o mesmo em paz.

      Paneleirices destas modernices. (Face palm).

      Bendita 306HDI minha.

      • Max says:

        No meu caso, o carro vai calado – a mensagem aparece no painel de instrumentos, qualquer coisa como “Revela sinais de cansaço”.
        Não sei se o carro analisa de facto a condução ou se se limita a repetir a conhecida recomendação: “Faça uma paragem de 15 minutos em cada 2 horas de condução”.
        O “driver eye tracking”/ DMS obtém informação mais rigorosa do estado do condutor. Mas a sua importância não estás nos avisos que possa dar, que podem cair em saco roto – é do que pode fazer, especialmente quanto aos condutores que viajam, distraídos, com sistemas de de condução autónoma (que atualmente não passam de sistemas de apoio à condução), como seja, poder desligar o sistema de condução autónoma se o condutor não cumpre as regras para o usar.

        • Paulo T says:

          Alguns carros ja tem sensores no volante, para detectarem uma possível má condução, (analisam se existe muitos puxa para esquerda, puxa para a direita) quando isto acontece avisam.

  25. Carlos Vagarinho says:

    Então até á data, era proibido ter câmaras no carro, a filmar o percurso sempre que pegava na viatura (o que as vezes dá jeito em caso de acidente, para provar a tua inocência, se for o caso) mas colocar câmaras interiores para filmar o condutor já não é problema. Se as câmaras exteriores invadem a privacidade e não são permitidas legalmente, as interiores que também invadem a privacidade já o são??? Onde é que se aplica o RGPD nesta situação? Acho que estão a abrir um precedente que irá sair caro a todos nós…..

    • Daniel says:

      Estás a filmar somente dentro do carro e a ti mesmo, sem que haja qualquer imagem que seja enviada para fora do carro (é tudo processado no soc e sem ser nada guardado), por isso pergunto: qual RGPD?! Com cada um…

  26. PJA says:

    Só pelo ADDW sou totalmente de acordo.

  27. Zeca says:

    Por estas e por outras que os carros dos anos 90 foram, são e vão continuar a ser os melhores de sempre em todos os aspectos. Carro novo? Só se for para o mandar de uma ribanceira abaixo!

  28. Lrf says:

    Seria de extrema utilidade um sistema que “lê-se” os sinais de sentido proibido e não permitisse a entrada.

  29. CATw00 says:

    Mais uma perspetiva no FakeTaxi.

  30. whiskas saquetas says:

    Pouco a pouco vão ver as emissões que fazes numa semana e bloqueiam o teu Tesla/Leaf do aço por causa das emissões co2.
    Já agora, se acham que a camara no carro é mau, atenção à carteira digital e euro digital. Suponhamos que não pagas uma conta/divida o banco bloqueia a tua carteira até regularizares a situação.

  31. Lrf says:

    Vejo alguns comentários a reclamar da violação da privacidade, respeito, mas considero que o direito à segurança se sobrepõe de longe ao direito à privacidade.
    A privacidade já está garantida na penalização da divulgação pública de informação privada, mas a segurança não tem essa proteção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.