Câmaras obrigatórias para “vigiar” condutores nos carros
Desde julho de 2024, todos os novos modelos de automóveis vendidos na União Europeia têm de integrar sistemas de monitorização do condutor (Driver Monitoring Systems – DMS). Mas afinal qual é o objetivo?
De acordo com dados da Comissão Europeia, cerca de 20% a 30% dos sinistros rodoviários graves na UE estão relacionados com a fadiga ou distração do condutor.
O DMS é uma tecnologia que recorre a câmaras e sensores no interior do veículo para detetar sinais de fadiga, distração ou sonolência. A medida resulta do Regulamento Europeu 2019/2144, conhecido como General Safety Regulation, que introduziu uma nova geração de dispositivos de segurança obrigatórios nos veículos ligeiros e pesados.
Entre os componentes obrigatórios destacam-se o:
- Driver Drowsiness and Attention Warning (DDAW)
- responsável por identificar sinais de cansaço
- Advanced Driver Distraction Warning (ADDW)
- que vigia o olhar do condutor e avisa se este estiver demasiado tempo a olhar para o telemóvel, para um ecrã interior ou para fora da estrada.
Estes sistemas analisam padrões de comportamento, movimentos dos olhos e até a posição da cabeça, intervindo quando detetam risco acrescido.
A implementação fez-se em duas fases. Desde 6 de julho de 2022, os novos modelos aprovados para venda na UE têm de incluir o DDAW. Desde 7 de julho de 2024, a exigência estendeu-se a todos os automóveis novos colocados no mercado.
Já o sistema ADDW terá caráter obrigatório para todos os veículos novos a partir de julho de 2026.






















Ou seja eu e a minha família vamos passar a ter uma câmera apontada, com acessos sabe-se lá de quem
Tapar a lente da câmera com fita cola preta resolve o problema.
até quando.
com esta mania de controlar tudo e mais alguma coisa, um destes dias se tapares a câmara, tens a policia á porta, devido a um alerta que o próprio sistema deu…
Teoria da conspiração, é possível, mas até um porco já vi a andar de bicicleta …..
Eu ando de bicicleta.
Sem selim
o mais provável é o veiculo ficar imobilizado ao tapares a câmera
Não te preocupes que existe forma de dar a volta ao sistema, esses burocratas de Bruxelas que se preocupem com a vida deles…
Também existe forma de ires passar umas férias na instância de luxo de Vale dos Judeus.
Sim , as pessoas estão a insistir em lutar contra Bruxelas e eu em vez de matar a cobra de uma vez por todas, a UE não foi concebida com a ideia de ser uma união (ditadura) política militar mas sim pra facilitar relações económicas.
Nós permitimos que chegasse a este ponto e se nada for feito isso vai mais além. Ninguém vota nessa gente que dita o nosso presente e futuro, daqui a pouco teremos todos que nos tornar imigrantes e refugiados políticos porque de digital ID, câmaras por todos os lados mesmo na nossa vida privada, impostos absurdos como se Bruxelas tivesse o direito de ditar as políticas económicas das nações “independentes” que tem políticos democraticamente eleitos, de decidir que tipo de transporte é aceitável e banir o que não. Isso não é uma união, é uma ditadura.
Exato… Tal como eu faço em todas..
.
ahahahah, era impossível não virem logo os tolinhos das teorias de conspiração aqui comentar.
Se saísses mais de casa, talvez tivesses mais percepção da realidade… Mas para falarmos sobre isso tinhas que nascer outra vez e teria que esperar uns anos
Alguns só vão ficar contentes quando lhe esperarem um chip no rabo á nascença para controlo total.
O pior é quando as teorias batem na consciência da realidade…
+1
O feed é analisado no próprio carro, não vai para fora.
Também reclamas do botão de SOS? Esse sim até pode estar a gravar tudo o que dizes dentro do carro.
Claro que a função é para chamadas de emergência… mas nunca se sabe, certo?
É só tapar a dita coisa. Infelizmente respeito pela privacidade é coisa que menos temos.
Não sei se basta. Se não houver monitorização o carro não anda.
Basta se a ideia for para usar parado. Já não é mau , sobretudo em boa companhia.
Não vai haver hipótese, é o mundo em que vivemos. Imagina daqui a uns anos, quando todos os carros tiverem câmaras a gravar o exterior. Nem na casa de banho vamos estar descansados.
Primeiro a vigilância nos chats para “proteger as criancinhas” e agora isto. Qual será a próxima, câmara no WC para prevenir self touching (porque diz que faz mal aos olhos? xD).
Epa, a sério?
Mesmo nos cenários de ditadura pura e dura não podem.
Ando a ver filmes.
https://youtu.be/vJYaXy5mmA8?si=egcSAxvDfOjCrOZ7&t=379
mais uma para daqui a uns tempos controlarem o que quiserem…
só falta uma câmara na sanita para ver quem foi o responsável do “selo”
Nada como os consumidores se começarem a c@gar nos carros novos cheios de vigilância
Já basta o que deixo escapar no telemóvel.
Até mesmo o serviço de emergência não deixam desligar.
Um destes dias vou buscar o Windows Phone à gaveta.
Por enquanto ainda dá pra desligar…
Proibido, tal como filmar a estrada.
Não é proibido.
Estas nas opções desligar os sistemas ADAS, por enquanto.
Quando é que estes maníacos da UE saem do poder.
Já não se aguenta tanta estupidez.
Não saem, está é na altura de se iniciar o PTEXIT
Já estive mais longe.
Tenha juizinho, ou não é dessa época ou quer disfarçar do que era Portugal antes de entrar para a CEE, ainda antes da UE, uns atrasados, até a compra de carros era controlada, só quem tinha cunhas conseguia adquirir um carro rapidamente, senão tinha que ir para a fila . E a que preços…
Já agora, se puder fale com Ingleses e pergunte se estão contentes com o Brexit , 4 em 5 dizem logo que foram enganados, o poder de compra piorou bastante com o Brexit
É só controlar e proibir ! É o que sabem fazer. Sejam bem-vindos à ditadura moderna.
UE mais uma vez a tornar os carros caros e a c@g@r para os cidadãos e para o direito a nossa privacidade.
Se tiver algum carro com isso removo logo a câmara!
Ligado à rede isto é uma mina para as seguradoras nos aumentarem os seguros mesmo que nunca tenham tido acidentes.
🙂 gozado assistir 🙂 Até parece que num futuro próximo não terão câmaras, microfones e sensores nas sanitas para analisar urina, fezes, gazes para a tua saúde 🙂 O grande “irmão” zelará por ti para não te desviares do bem e do lado certo da “sociedade” 🙂 🙂 🙂 Mas ainda assim ainda vão existir uns “lunáticos” a falar de “liberdade” 🙂 🙂 🙂 Até perece que a sociedade já não é há muito tempo um verdadeiro rebanho em todas as áreas 🙂 🙂 🙂
Nos carros de serviço acho bem, assim o patrão podes descontar no subsidio de almoço a macacada que se come enquanto se está parado nas filas de transito. 🙂 🙂 🙂
“Growing Focus On Road Safety To Drive Driver Monitoring Systems Market To $4.6 Billion By 2031”
Acho que está tudo dito.
O que vale é que durante 15 anos deve dar para evitar ter carros que tenham este sistema.
Ai mãe, não pode seri. Vou já chamar os meus primos para partiri isto tudo. Atão depois vem a família toda atrás. Ai mãe. Todux a bater palmas ao juiz que é um sinhori. Ai.
Estes artistas de Bruxelas, é só inventar.
Quem compra carros novos, é que se lixa, porque tem de pagar as intenções deles.
Assim ninguém vai comprar nada, porque não há dinheiro, que chegue, para pagar tanta inutilidade.
Só se vê doidinhos nos comentários. Parecem-se com os que protestaram quando o cinto passou a ser obrigatório.
Doido és tu. Pois é por seres inúteis como tu, que o mundo está. Aceitam tudo e mais alguma coisa.
Ai sim? Então explica-me porque é assim tão mau ter câmaras a ‘vigiar-nos’?
“Vista geral de IA”:
Um Sistema de Monitoramento do Condutor (DMS) é uma tecnologia de segurança de veículos que utiliza câmeras, sensores e IA para rastrear o comportamento do motorista, como movimentos dos olhos, posição da cabeça e expressões faciais, para detectar fadiga, distração ou desatenção em tempo real. Ao avaliar continuamente o estado de alerta do motorista, um DMS pode emitir alertas, incentivá-lo a concentrar-se na estrada ou até mesmo intervir em determinadas situações para prevenir acidentes e aumentar a segurança geral no trânsito”.
Isto é especialmente importante no caso dos sistema de condução autónoma. A Tesla diz que no seu sistema mais avançado (FSD) “o condutor deve ir com as mãos no volante e os olhos na estrada, pronto para intervir a qualquer momento”. Mas as mãos no volante podem ser simulados com toques periódico ou pesos e, quanto aos olhos na estrada, no famoso julgamento recente em que a Tesla foi condenada a pagar centenas de milhões de dólares de indemnização num atropelamento, o condutor andava à procura, debaixo do banco, do telemóvel que tinha caído. Um dos argumentos principais que levou júri a condenar a Tesla foi por, ao contrário de outros concorrentes, não ter desenvolvido um sistema para monitorar para onde o condutor está a olhar (driver eye tracking). Atualmente estes sistemas já existem na Mercedes, Ford, General Motors, BMW, Volvo, Polestar e as chinesas Chery e SAIC.
Black Mirror?? Chegamos lá?
Até onde é aceitável a invasão de privacidade?
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Está UE ainda consegue ser quase pior que a Coreia do Norte.
Já falta pouco….
Já temos uma esganiçada escanzelada e um porco Punjabi gordo no poder.
Que mais nos vai acontecer?
Isto mais uns anos e vai tudo, ou quase, bazar para os países de leste.
Tudo, calma, só quem eles quiserem, claro.
Lol
Cada vez gosto mais dos carros antigos…a combustão e tudo…tanta tecnologia e muita dela sem sentido nenhum.
Excelente também deveriam incorporar obrigatoriamente dash cam 360º e caixa negra!
Se fosse eu a conduzir um desses com DMS o carro parava a cada 5 metros pois pareço cansado mesmo estando bem acordado.
Tanta gente com problema sobre uma câmara para manter a segurança e no entanto andam com telefones dentro do bolso que além de microfones tem múltiplas câmaras. Loool
https://youtube.com/shorts/P0z6A1Ufltw?si=OKznwYS1Hh4Mdxv1
Este sistema é TOP.
Todos os carros modernos deveria ter isto. O meu Mokka-e quando leva o Cruise Control adaptativo ligado com o Lane Assistent pode parar a traz do carro da frente, vira em curvas suaves, e “sabe” se levo ou não as mãos no volante pois “sente” a pressão das mãos, mas se deixar de segurar o volante por algum tempo o sistema avisa sonoramente, ao fim de altum tempo desliga o sistema, mas não pára. Pergunto se a pessoa leva esta ajuda activa e tem um problema de saúde o sistema deveria fazer o mesmo que este, sinalizar, encostar, chamar o 112, isso sim era útil e salvava vidas.
Por isso acho que este sistema deveria ser “obrigatório” nos carros novos, mas isso é a minha opinião.
Alguns ficam perdidos. Por acaso, nos meus ensaios, testo sempre este sistema. Há dias andei com um que simplesmente desliga o assistente de manutenção de faixa e apita dentro do habitáculo. Depois, não deixa voltar a ativar o sistema por um determinado período de tempo.
@José @Vitor, gostava de ver isso pelas 08H30 de Alverca para Lisboa, para ver se ia correr bem! Lolll
Basicamente o processo é o mesmo, ele vai encostar e abrandar até parar. Agora, os cenários podem ser tantos, imagina que é numa zona com obras? Imagina que é numa zona onde não tem linhas? No fundo, não há sistemas perfeitos, haverá sempre mais situações complicadas.
Boa PUB
Há dias que saio de Lisboa por volta das 10h30 e vou almoçar ao Sotavento Algarvio, a boas horas. O carro vai dizendo, “Está cansado”, mas não ligo. Se tivesse um DMS que me dissesse isso, era o mesmo.
Mas vou com atenção à estrada e ao trânsito.
Agora, um gajo que vai fiado nos sistemas de condução autónoma da Tesla e não faz isso, o DMS (que o Tesla não tem mas devia ter) devia-lhe dar uns valentes berros. E se persistisse, parar numa estação de serviço e obrigá-lo a chamar um UBER. Aumentava a minha segurança e a dele.
Parei na parte do “o carro vai dizendo”. What the f#€k? O carro não tem que dizer treta nenhuma. Tem que estar caladinho para que o condutor possa conduzir o mesmo em paz.
Paneleirices destas modernices. (Face palm).
Bendita 306HDI minha.
No meu caso, o carro vai calado – a mensagem aparece no painel de instrumentos, qualquer coisa como “Revela sinais de cansaço”.
Não sei se o carro analisa de facto a condução ou se se limita a repetir a conhecida recomendação: “Faça uma paragem de 15 minutos em cada 2 horas de condução”.
O “driver eye tracking”/ DMS obtém informação mais rigorosa do estado do condutor. Mas a sua importância não estás nos avisos que possa dar, que podem cair em saco roto – é do que pode fazer, especialmente quanto aos condutores que viajam, distraídos, com sistemas de de condução autónoma (que atualmente não passam de sistemas de apoio à condução), como seja, poder desligar o sistema de condução autónoma se o condutor não cumpre as regras para o usar.
Alguns carros ja tem sensores no volante, para detectarem uma possível má condução, (analisam se existe muitos puxa para esquerda, puxa para a direita) quando isto acontece avisam.
Então até á data, era proibido ter câmaras no carro, a filmar o percurso sempre que pegava na viatura (o que as vezes dá jeito em caso de acidente, para provar a tua inocência, se for o caso) mas colocar câmaras interiores para filmar o condutor já não é problema. Se as câmaras exteriores invadem a privacidade e não são permitidas legalmente, as interiores que também invadem a privacidade já o são??? Onde é que se aplica o RGPD nesta situação? Acho que estão a abrir um precedente que irá sair caro a todos nós…..
Estás a filmar somente dentro do carro e a ti mesmo, sem que haja qualquer imagem que seja enviada para fora do carro (é tudo processado no soc e sem ser nada guardado), por isso pergunto: qual RGPD?! Com cada um…
Só pelo ADDW sou totalmente de acordo.
Por estas e por outras que os carros dos anos 90 foram, são e vão continuar a ser os melhores de sempre em todos os aspectos. Carro novo? Só se for para o mandar de uma ribanceira abaixo!
Seria de extrema utilidade um sistema que “lê-se” os sinais de sentido proibido e não permitisse a entrada.
Mais uma perspetiva no FakeTaxi.
Pouco a pouco vão ver as emissões que fazes numa semana e bloqueiam o teu Tesla/Leaf do aço por causa das emissões co2.
Já agora, se acham que a camara no carro é mau, atenção à carteira digital e euro digital. Suponhamos que não pagas uma conta/divida o banco bloqueia a tua carteira até regularizares a situação.
Vejo alguns comentários a reclamar da violação da privacidade, respeito, mas considero que o direito à segurança se sobrepõe de longe ao direito à privacidade.
A privacidade já está garantida na penalização da divulgação pública de informação privada, mas a segurança não tem essa proteção.