Câmaras no Tesla ajudam a prender um criminoso que disparava contra as viaturas
A Tesla trouxe pequenos pormenores que se revelaram grandes avanços nos automóveis. As câmaras que filmam tudo o que acontece em volta de um Tesla conseguiram captar o momento em que um atirador dispara e atinge o próprio Model Y. As imagens ajudaram a prender o maníaco.
Estas câmaras já ajudaram as autoridades a capturar outros criminosos em casos de furtos e até crimes mais graves.
A TeslaCam, o recurso de dashcam integrado da Tesla que usa uma câmara Autopilot, ajudou na captura de um maníaco que disparou e danificou um Model Y em movimento.
O incidente foi captado perfeitamente num vídeo impressionante que mostra como, do nada, alguém pode provocar danos que poderiam ter consequências muito graves.
Tesla, o tesouro bem guardado
Os carros da Tesla têm dois recursos que utilizam as oito câmaras ao redor dos seus veículos. Estes recursos são, principalmente, usados para a sua tecnologia de piloto automático e de condução autónoma.
O primeiro é o TeslaCam, que funciona como um recurso de dashcam (sistema de gravação das câmaras) sempre ligado, e o segundo é o Modo Sentinela, que funciona como um sistema de alarme inteligente que grava enquanto o veículo está estacionado.
Estas características ajudaram já, por várias vezes, a polícia a efetuar várias detenções, especialmente em casos de roubo e vandalismo.
Desta vez, o exemplo situa-se no lado mais extremo do espectro criminoso quando se trata de crimes relacionados com automóveis.
Um vídeo captado pelo recurso TeslaCam ajudou a polícia a levar à detenção de um homem suspeito de um tiroteio na autoestrada I-5 na Califórnia.
A 29 de junho, um condutor de um Tesla Model Y passou por um Nissan Rogue na autoestrada, e o condutor do Nissan disparou um projétil contra o SUV elétrico, estilhaçando a janela lateral do passageiro.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Electrek
Neste artigo: Dashcam, Tesla, Tesla Model Y, TeslaCam
É cada doido varrido… 😐
ahah muito bom todos os carros deveriam ter isto, parabens à tesla que implementou estas filmagens que já ajudou a apanhar uma data destes gajos
questiono a legalidade aqui na tuga… a nossa lei não deve permitir isto..
Por mais estúpido que parece aqui na tugalândia “é ilícito captar dados pessoais na via pública (matrículas e pessoas) a partir de câmaras instaladas em automóveis”
Se este episódio fosse aqui, o vídeo não era considerado como prova, pq não teve consentimento do outro condutor e o dono do do tesla ainda seria multado.
Alguém sabe me dizer, se nos Tesla essas câmaras são ‘desativadas’ para serem vendidos aqui?
Existem seguradoras a aceitar como prova já.
Na russia se não tens dashcam chegas a ter seguradoras que te negam o seguro.
Tudo ativado como nos EUA. Tenho a dashcam e o sentry mode sempre ativo no meu TM3. E já me poupou uma pintura de porta. Isso de não valer não é assim. Para o seguro vale é valeu para o proprietário do carro que me danificou a pintura. Mostrei as imagens e o seguro pagou e nos bufou.
Um excelente exemplo como as câmaras nos carros são úteis.
Deveria ser algo obrigatório nos carros novos.
No caso do acidente com o Cabrita teria também dado jeito.
Pena que a lei diz que não.
Isso não é bem assim, à poucos anos atrás um ciclista na zona do seixal foi atropelado propositadamente, foi tudo filmado pela dashcam de um condutor que ia atrás, e foi usado como prova.
Senão imagina filmas uma pessoa a ser assassinada na rua com o teu telemóvel e não podes usar pois o agressor não deu autorização para ser filmado, não faz sentido.
País de gente maluca
Mesmo!
e na tuga?!
Nos EUA pode-se ultrapassar pela direita?
Sim, por onde quiseres, até com 6 lanes.
E pisar traços contínuos. Desde que sejam amarelos! 😀
Já me valeu também e acabou por valer a outro condutor que foi literalmente empurrado da estrada por um camiao que circulava atrás de mim.