BYD Yangwang U9 Xtreme tornou-se o carro mais rápido do planeta
Os carros elétricos ganham espaço em várias áreas. Se estamos já habituados a vê-los nas estradas, surge agora um novo terreiro. O Yangwang U9 Xtreme, apresentado pela BYD há algumas semanas, é agora o automóvel mais rápido do mundo. Aqui estão os detalhes.
BYD Yangwang U9 Xtreme é mais rápido do planeta
O hipercarro elétrico chinês Yangwang U9 Xtreme atingiu a impressionante velocidade máxima de 496,22 km/h (308,4 mph) numa pista de testes na Alemanha, conquistando o título de "carro mais rápido do mundo". Este registo desmistifica por completo o mito de que os carros elétricos são lentos. Aqui estão os detalhes.
Há algumas semanas, a BYD anunciou que o seu modelo Yangwang U9 Track Edition, totalmente elétrico e com quase 3.000 cavalos de potência, tinha estabelecido um novo recorde de velocidade para veículos elétricos, com 472,41 km/h.
Após este sucesso, a equipa Yangwang regressou à pista de testes automóveis de Papenburg (ATP), na Alemanha, com um objetivo ainda mais ambicioso. O seu objetivo já não era apenas tornar-se o "VE mais rápido do mundo", mas sim conquistar o título de "carro de produção mais rápido do mundo".
E o objetivo a a que a marca se propôs foi atingido. O Yangwang U9 Xtreme, pilotado pelo piloto alemão de GT Marc Basseng, atingiu uma velocidade de 496,22 km/h, superando o recorde de 490,5 km/h da Bugatti em 2019. Curiosamente, o Bugatti Chiron Super Sport 300+ terá agora de se contentar com o título de "automóvel de produção com motor de combustão interna mais rápido do mundo".
496,22 km/h atingidos por este carro elétrico
O piloto Marc Basseng descreveu a sua tentativa de recorde: "Este recorde foi possível graças ao incrível desempenho do U9 Xtreme. Tecnicamente, isto simplesmente não é possível com um veículo com motor de combustão interna. Graças ao motor elétrico, o carro é silencioso e não há alterações de carga, o que me permite concentrar-me melhor na pista".
O Yangwang U9 Xtreme utiliza a plataforma veicular de ultra-alta tensão de 1.200 V, a primeira produzida em massa pela BYD, desenvolvida pela empresa. O automóvel é alimentado pelas mais recentes baterias de iões de lítio fosfato da BYD em configuração "blade".
A versão recordista Yangwang U9 Xtreme conta com jantes mais pequenas de 20 polegadas (21 polegadas de série) e pneus mais largos de 325 mm (em vez de 275 mm à frente). A empresa declarou que apenas serão produzidas 30 unidades desta versão "Xtreme". Estes veículos de edição limitada foram provavelmente concebidos especificamente para clientes com poder de compra elevado e exclusivo.




















Na altura a Bugatti dizia que para conseguir ser mais rápida tinha de aumentar o motor aumentando os cilindros que por sua vez ia aumentar também o peso é por isso tornava-se um circulo tipo (cão a correr a traz da cauda) por isso e tornava-se quase impossível, por isso no VE deve de ser mais fácil.
Ainda me lembro de eles dizerem que o Bugatti na velocidade máxima os pneos só aguentavam 16 minutos mas que os condutores podiam estar descansados que o deposito só dava para 8 minutos.
PS, Os tempos mencionados podem não estar corretas mas não andam longe dos anunciados.
Quais terão sido os pneus usados? Isto porque a Buggati ja usava pneus especificos. Neste caso, quem terá sido o fabricante?
Pneus para mais de 500 kmh, nesta pagina:
https://www.yangwangauto.com/en/car/u9-xtreme
Esses pneus num certo carro consegue fazer 3L/100km a 500km/h.
Lol
@PoPeY, não sei quais são os pneos, mas vou ali espreitar a minha garagem para veres quais são os do meu Bugatti 🙂 🙂 🙂
“o Bugatti Chiron Super Sport 300+ terá agora de se contentar com o título de “automóvel de produção com motor de combustão interna mais rápido do mundo”.”
Ficar com o título de automóvel de produção a combustão mais rápido do mundo não é de todo um ‘prémio de consolação’
Os recordes em linha reta valem o que valem, mas serão facilmente batidos por qualquer modelo VE que seja preparado para isso e pelo que se vê marcas como a BYD estão interessadas nesse tipo de publicidade.
Quase todas as marcas “tradicionais” do mercado de supercarros, há muito de deixaram de competir pela velocidade máxima.
No video deu me a sensação que não chegou no máximo de velocidade do carro, creio que dava mais. O condutor só queria bater o record anterior e tirou de imediato o pé do acelerador. Dava mais, tenho a certeza disso.
Mais um mau dia para quem critica os veículos elétricos… está cada vez mais difícil manter os mitos.
Sim porque quando a malta se queixa dos elétricos é exatamente da velocidade que as pessoas se queixam…
Afirmam que em AE nunca passam dos 90km/h……
Em AE andam devagar sim, mas isso é factual, nao é que nao sejam capazes de andar mais mas sim….. depois vão a pé para casa!!!!
assim é que não poluem
Nem por isso, não sou eu que me gabo de fazer consumos wltp, portanto é o Nuno e o Yamahia que andam devagar na AE.
Está difícil manter os mitos…
Quais os que não os têm ?
Nem Nordscheleife fez o mesmo tempo que um um 992 GT3 que tem menos 2.500cv…
Cuidado, o Warren Buffet vendeu todas as ações da BYD.
A espécie Humana está mesmo maluca!!!
Chineses, “Keep calm”, a vida já é demasiado curta para se acelerar a 500Km/h
Mas fez a a pista no dois sentidos para tirar a média? É verdade que o Bugatti Chiron 300+ não o fez, mas a Bugatti ainda detem com o Bugatti Chiron Super Sport
Onde falam em média ?
Nem por isso, porque o Chiron fez 490 kmh com uma versão modificada, este é se produção.
O que acho curioso é como uma marca é publicitada e desejada. Pelo que vi trata-se de um carro muito superior à especificações do tão desejado roadster, em que algumas carteiras já ganharam teias por tanto esperarem. O Elonzinho andou a gozar com eles…. Mas agora nem pia e até compras as suas baterias. Enfim mais vale parecer que ser…
“Ultra light-weight”, diz tudo… 😛
aquilo que qual fabricante se digne a fazer… tirar peso…. “da cruz” 😛
Para um carro recente, cheio de vitamina :P, nada mau.
Um carro antigo a passar os 500km/h… e indicam que faz 560km/h.
https://www.youtube.com/watch?v=2OYvunSB1hE
com isto se verifica que o que importa é o PESO e a potência.
😛
Afinal mais peso representa uma maior pegada ambiental. 😛
O comboio é o veículo mais pesado que existe, no entanto é o que tem menor pegada ambiental, portanto peso não é tudo, aliás, peso pouco importa, até um navio é muito mais pesado que os camiões que transportam a mesma carga e consegue ser 60x mais eficiente em termos de consumo.
Mais uma vez, peso não conta.
Essa treta da pegada ambiental é de rebolar a rir!!!! credibilidade ZERO!
Se é treta não fale dela.
O dobro da potência de um Chiron e só andou um pouco mais. Os elétricos são mesmo fail.
E desde quando este chegou à velocidade máxima ?
Queres um rennie?
Uuhhhh anda em frente… mas depois nas curvas que é onde interessa não acompanham um GT3 RS. Seja o Chiron ou UPS com rodas que quiserem. Num carro PESO é a chave mestra.
Mas pronto… bateram o recorde e fizeram mais uma publicidade. Os fanboys vêm todos festejar. Yaaaaay
Como sabe que não acompanha ?
Então e o GT3 RS bateu que Record de velocidade ?
Já em mar/2021 era notícia:
“If you go back to 10 years ago, probably when we were asked the parameters to measure a car with we would say top speed, acceleration and handling. Then top speed became a secondary measure, acceleration the first one. Now, basically, acceleration is no [longer] that important. Because it’s quite easy for those kind of [hybrid and electric] power units to have amazing results in acceleration,”…
Lamborghini Says It’s Done Chasing 0-60 and Top Speed Records, Will Focus on Handling
https://www.thedrive.com/news/39812/lamborghini-says-its-done-chasing-0-60-and-top-speed-records-will-focus-on-handling