Carro elétrico mais rápido do mundo: Yangwang U9 Track Edition da BYD atingiu 472,41 km/h
A Yangwang, submarca desportiva e de luxo do BYD Group, estabeleceu um novo recorde mundial de velocidade para veículos elétricos ao atingir 472,41 km/h na pista de testes ATP Automotive Testing Papenburg, na Alemanha.
Na pista de testes ATP Automotive Testing Papenburg, na Alemanha, o Yangwang U9 Track Edition do BYD Group tornou-se o carro elétrico mais rápido do mundo, após atingir 472,41 km/h.
O modelo assenta na mesma base técnica do Yangwang U9 já comercializado na China, mas integra a primeira plataforma de 1200 V produzida em série, com um sistema de gestão térmica otimizado para condições extremas.
A e4 Platform — o primeiro sistema de tração com quatro motores do mundo com motores de 30.000 rpm — oferece potência máxima de 555 kW por motor, para uma potência total superior a 3000 CV.
O resultado é uma relação peso-potência de 1217 CV por tonelada, colocando o Yangwang U9 no topo da indústria automóvel global.
Graças ao sistema de vetorização de binário independente em cada roda, que ajusta a entrega de potência mais de 100 vezes por segundo, o Yangwang U9 Track Edition mantém tração e estabilidade absolutas mesmo em velocidades extremas.
Em conjunto, o Sistema DiSus-X - Intelligent Body Control System ajusta de forma independente cada suspensão, reduzindo movimentos de inclinação e rolamento, aumentando o conforto, a confiança e a aderência em curva.
Além disso, o modelo preserva o design aerodinâmico do Yangwang U9 original e está equipado com um splitter dianteiro em fibra de carbono, validando a robustez e fiabilidade do Yangwang U9 em condições de ultra-alta velocidade.
Pneu semi-slick é um dos segredos do recorde do BYD Group
Para suportar este desempenho, a Yangwang desenvolveu em parceria com a Giti Tire um pneu semi-slick específico para pista, com compostos otimizados e desenho da banda de rodagem exclusivo.
Um tratamento inovador na interface da jante reduz o deslizamento relativo, melhorando a previsibilidade, a estabilidade e a durabilidade em acelerações e travagens extremas.
O recorde foi alcançado pelo piloto alemão Marc Basseng, que já tinha estabelecido a anterior marca, em 2024.
Com este feito, concretizado por via da submarca Yangwang, o BYD Group, redefine o conceito de supercarro sustentável, demonstrando como a tecnologia elétrica pode ultrapassar limites e oferecer desempenho, segurança e inovação sem compromissos.
Leia também:


























Mas não é um carro de produção em serie, mas é uma velocidade fantástica, para o meu gosto pessoal os carros Chineses ainda são feios de criar bicho, já nas motas até estão a começar a fazer motas bonitas.
É um bom feito, pelo menos não tiveram que pedir a michelin um jogo de pneus a 30000 euros.
Onde está a cronometragem homologada pela FIA?
Isto de vir mandar postas de pescada a dizer que fez, faz e acontece e contratar 2 ou 3 sites vendidos à ME (The Driven, InsideEVs etc) prova zero.
Mostre lá por exemplo a koenigsegg com a homologação do registo de velocidade e tempo do último record deles ?
Já agora, o que tem a FIA a ver com velocidades record ?
Há uns tempos só valia ser tivesse ganho as 24h Le mans. Agora só vale se meter a FIA.
Está a inventar desculpas 😀
Senão é corrida oficial não tem nada haver com a FIA.
Mas vou apontar, somente valores homologada pela FIA são válidos.
Vejam o vídeo. O piloto deve ter borrado a cueca perto do final da prova quando andou aos zigue-zagues a 400 km/h…
E ?
É piloto profissional está bem habituado a essas coisas.