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Bombeiros confiavam cegamente nos seus camiões a diesel. Até descobrirem os elétricos

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. B@rão Vermelho says:

    O problema é se tiverem muitas ocorrências entre turnos, a diferença entre carregar a bateria vs atestar é grande, de resto por norma os bombeiros não fazem grandes deslocações salvo algumas excepções, outro problema é em caso de catástrofe por norma a rede elétrica é das primeiras coisas a ser afetada.

    • Vim Menti says:

      Sem eletricidade também as bombas não funcionam, portanto cai por terra essa preocupação

    • Realista says:

      E sem rede elétrica não tens combustível… no apagão foi o que se viu.

      • André R. says:

        Por isso é que há bombas específicas com grupos geradores, onde vão abastecer as autoridades, porque essas não podem ficar a pé… e nesses casos são exclusivas para veículos de emergência.

        • Realista says:

          No entanto vi carros da PSP a entrarem em bombas e a saírem porque não havia combustível. Mas sim, faz parte e tem lógica existir um plano de reservas.

          No entanto essas as reservas de energia não necessitam de ser feitas obrigatoriamente de combustível e também podem ser feitas de eletricidade…

          Aliás no caso da eletricidade a reserva pode ser feita pelos próprios quartéis com recurso a baterias deixando de depender de terceiros, acrescidos dos estabelecimentos de venda a retalho de combustível, o que basicamente tornas o sistema mais robusto do que estares só a depender de uma só energia e de um só sistema de abastecimento.

          Portanto tudo é possível.

          • Yamahia says:

            Já sabia que iriam surgir os mentirosos num futuro próximo. Na devida altura fiz o report que os vai desmentir por mais q tentem.
            https://pplware.sapo.pt/motores/portugal-apoio-de-4000e-para-quem-trocar-carro-antigo-por-eletrico/comment-page-1/#comment-3689855

          • JL says:

            Esse estava fechado quando passei por lá.

          • JL says:

            No mesmo dia e um pouco mais para “cima”:

            https://ibb.co/YHhMmW7

          • Yamahia says:

            @JL, isso é BP, Cheganças é GALP. Cubos de 1000lts devem ter sido às dezenas. Qd passei para lá já estavam a encher muitas, qd vim para cá ainda havia malta a açambarcar looolooolool

          • Realista says:

            Vai desmentir a TSF:

            https://rr.pt/especial/politica/2025/05/28/um-mes-de-apagao-postos-de-emergencia-tinham-combustivel-mas-faltou-energia-para-abastecer/427144/

            ““Uma das grandes lições que tirámos é que chegámos à conclusão de que nenhum dos cinco postos que integram a rede de postos de abastecimento de emergência do concelho tinham gerador” refere o autarca.

            “Cada vez que o plano municipal de proteção civil é ativado ou quando há uma emergência o concelho tem cinco postos de combustível estratégicos e nenhum deles tinha gerador. Havia combustível, os postos são prioritários para ambulâncias, polícia e proteção civil, mas sem energia não podiam ser usados. Já sinalizamos a quem de direito esta situação” adianta Nuno Piteira Lopes. “

          • Realista says:

            renascença, digo eu.

            Boa Sorte e deixa de ser MENTIROSO!

          • Realista says:

            Tens um autarca a dizer para uma rádio de renome que as 5 bombas do concelho que integram as bombas prioritárias não funcionaram e mesmo assim tens a LATA de dizer que funciona tudo às mil maravilhas se faltar a eletricidade…

            Começas a chegar ao ponto de seres ridículo nas tuas afirmações.

            É que é de uma LATA tremenda, e isto aconteceu em Cascais mas eu também vi em Matosinhos, policias a chegar e não terem forma de abastecer porque a bomba não funcionava.

            Aliás as tuas afirmações de como conseguirias abastecer com facilidade começam a roçar o ridículo:

            https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/galp-fecha-todos-os-postos-de-abastecimento

            “Antes das 13h já não era possível abastecer combustível em vários postos da Galp e da BP de Lisboa. Agora, à partida, será praticamente impossível: para garantir que não falta combustível para responder a situações de emergência, a Galp, em articulação com o Conselho de Ministros, decidiu fechar todos os postos a veículos não prioritários, confirmou fonte da empresa àSÁBADO.”

            A medida deve-se à impossibilidade de os carros-tanque abastecerem os próprios postos: os “terminais não estão operacionais”, disse o secretário-geral das Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes (EPCOL), António Comprido, à Lusa.”

            TENS CÁ UMA LATA!!

          • JL says:

            Então e não é um gigante na mesma ?

            Portanto estavam a prever o apocalipse e foram todos abastecer ?

            Portanto sem energia eléctrica o mundo não ia muito longe.

          • Ifm says:

            Todos sabem qual é e sempre foi o problema da eletricidade, é o armazenamento!

            Por isso é que existem barragens!

            Foi e continua a ser a forma mais barata de armazenamento de energia!

            Inclusive há barragens que fazer “inversão”, quando existe mais energia disponível na rede elétrica, que aquela que é precisa.
            São ligadas bombas para bombar água de novo para a barragem.

            Conclusão!
            Todos os sistemas de emergência vão e continuaram a ser a combustíveis fósseis!

            Nem que seja um gerador a gerar eletricidade para abastecer elétrica mente os camiões/ carros de bombeiros e polícias.

          • JL says:

            @Ifm, então afinal não é grande problema, até em casa se guarda electricidade.

            O grande problema dos combustíveis é o armazenamento, é que até proibido o seu armazenamento em casa.

          • Yamahia says:

            És tão básico, @Realista, q nem percebes a diferença entre não conseguir abastecer pq não há electricidade na bomba e não ser possível abastecer pq simplesmente o combustível que havia esgotou.
            O reabastecimento está à distância de 1 ou 2 camioes cisterna entre Aveiras (neste caso) e as bombas de Cheganças.
            E está descansado que haviam reservas para 6 meses sem necessitaremos de importar nada de outras paragens
            De QQ forma já passava bastante das 13 qdo aquele vídeo foi captado . Foi já bem depois da hora de almoço e ainda havia combustível. Logo a tua fonte não está correcta e optou pelo clickbait em vez da informação precisa. O normal.
            Adiante. Não vi nenhum combustão parado mas vi um elektro na AE parado. Um perigo entretanto rodeado pela polícia para prevenir eventuais acidentes. Na rádio tbm testemunhavam um sem nr. de elektros parados por falta de energia na bateria…

          • Realista says:

            QUE LATA!

            “Uma das grandes lições que tirámos é que chegámos à conclusão de que ——– NENHUM ——– dos cinco postos que integram a rede de postos de abastecimento de emergência do concelho tinham gerador (…) Havia combustível, os postos são prioritários para ambulâncias, polícia e proteção civil, mas sem energia não podiam ser usados.”

            “A medida deve-se à IMPOSSIBILIDADE de os carros-tanque abastecerem os próprios postos: os “terminais não estão operacionais”, disse o secretário-geral das Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes (EPCOL), António Comprido, à Lusa.”

            Ninguém está a dizer que existiram postos a funcionar, aliás existiram baterias a colocar em funcionamento bombas de gasolina assim como tinhas casas com eletricidade a funcionar normalmente.

            Mas outra coisa é dizer que havia formas de abastecer em qualquer lado: É falso e é de uma LATA tremenda referir o contrário quando toda gente o viu.

          • JL says:

            Então e esses testemunhos no rádio não era sensacionalismo ? E o que você viu também não ? Não podia ter batido ou avariado ?

          • Mário says:

            Viu? Onde prove la? É mentira, como tudo o resto. As bombas são obrigadas a ter reserva para forças de segurança.

          • Realista says:

            Acabei de colocar um link da rádio renascença a citar o presidente da camara de oeiras, onde ele afirma que não tinham as bombas de emergência nos postos prioritários e ainda querem fontes?!?!

            Existiram problemas nas bombas prioritárias. Aliás existiu problemas também no reabastecimento de postos porque como não tinham eletricidade e não conseguiam efetuar a transfega…

            Aliás foi decretado que os postos que não integram a rede de emergência tinham que reservar:

            a) 10 000 litros de gasóleo, ou 20 % da sua capacidade de armazenagem de gasóleo, no caso de essa capacidade de armazenagem ser inferior a 50 000 litros;

            b) 4 000 litros de gasolina, ou a totalidade da capacidade de armazenagem se esta for inferior;

            https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-conselho-ministros/90-a-2025-916353584

            Isto passou-se em vários pontos do país, por isso é que estava tudo fechado.

            Que mais fontes querem que partilhe?
            Só se for as fontes das vossas fake news…

          • Realista says:

            Eu vi em Matosinhos mas aconteceu em Oeiras.

            Coimbra foi a mesma coisa:

            “Bombas de combustível encerradas em toda a cidade por falta de geradores. Praticamente todas as bombas de combustível encontram-se encerradas ”

            Fonte: https://www.diariocoimbra.pt/2025/04/28/bombas-de-combustivel-encerradas-em-toda-a-cidade-por-falta-de-geradores/

            É preciso ter LATA!!!

          • JL says:

            Basta ler o artigo, não o leu ? E tem lá a fonte de dados.

            São obrigadas algumas, não todas, e nessa altura só fornecem a essas entidades, se lá for com o seu, volta para casa.

          • Realista says:

            Santarém:

            “O apagão verificado desde as 11.30 horas, está a levar a uma corrida às bombas às de combustível do Intermarché de Coruche, únicas abertas no concelho, uma vez que possuem um gerador.”

            https ://sapo.pt/artigo/apagao-leva-a-corrida-as-bombas-do-intermarche-de-coruche-e-deixa-prateleiras-vazias-68680b8ef1d62fd0b2728f8d

            O concelho inteiro tinha apenas UMA bomba a funcionar!

            Que mais fontes querem?!?!?!? As das vossas fake news?!?!

            É preciso ter LATA

          • Paulo says:

            Pode não ser verdade o que diz que viu. Pois em caso de greve dos camiões que abastecem ou falta de fornecimento de combustivel os postos de abastecimente tem que guardar sempre uma quantidade considerável para abastecimento da policia da zona e dos bombeiros. Isso está na lei. Aqui são cerca de 1500 litros para a polícia.

        • Yamahia says:

          @Realista, se quiseres, tbm podes ver o vídeo da RA q nesse dia foi testar um elektro. Queria meter eletricidade no carro mas não havia electricidade pelo que teve q chamar o reboque para levar o carro desde a AS da Mealhada (creio) e devolve-lo ao dono em Lisboa (creio). Entretanto podes conferir em 2⁰ plano como dezenas de combustão abasteciam como se nada fosse.
          Na realidade, nesse dia, não sendo muito normal, passei-o todo na estrada e a verdade é q em AE não havia uma bomba fechada e qdo saí da AE até em Cheganças havia combustível a dar com um pau. Aquelas cubas eram dos agricultores (imagino eu) da zona que ficaram alarmados com a possibilidade de ficarem impossibilitados de trabalhar a terra por falta de combustível, então resolveram açambarcar.

          • JL says:

            Desde quando os agricultores abastecem em bombas ditas normais ?

            Esses vão ás cooperativas onde compram gasóleo mais barato.

          • Realista says:

            Que LATA argumentativa…

            Estávamos a falar de combustíveis e da rede de emergência, mas como já viste que as coisas não foram como imaginaste então há que voltar a atacar os elétricos.

            Sim, é verdade que a rede de carregamentos ainda não está preparada para casos de emergência devido a estar na sua infância. Mas tal como existe uma rede de emergência para veículos a combustão NADA te diz que não é impossível ter uma rede de emergência para eletricidade.

            Aliás a rede elétrica pode ter recurso a bateria, bateria solar ou até mesmo com recurso a um gerador a gasóleo sendo que é esta diversidade que dá mais versatilidade à mobilidade elétrica do que uma rede que depende exclusivamente de um só produto energético, que caso falhe não tens mais forma de abastecer.

            Aliás é por isso que eu posso dizer que o meu carro elétrico pode andar a carvão, a gás, fotovoltaico, eólico, geotérmico e até… a gasóleo.

            🙂

          • Yamahia says:

            Caso não saibas quem tinha painéis não teve electricidade. Vai-te curar pá, lol.
            Tens 2 fimagens de 2 postos a funcionar e o pessoal a abastecer na boa e a única coisa que vês é que um elektro acabado de fazer 200,kms teve que voltar de reboque a gasóleo pq não havia electricidade.

          • JL says:

            Eu tive, e muitos outros que têm sistemas com backup.

            Então e esse exemplo serve para todos ?

          • Yamahia says:

            Você é o maior da cantareira.

          • Mário says:

            Rede de emergência a eletricidade? Vem por WiFi?
            É mais fácil logisticamente transportar gasóleo que eletricidade.
            Então mas vocês não eram contra os geradores a gasóleo?
            O JL ali pelo razão automovel bem tenta evangelizar as pessoas, mas ninguém lhe dá ouvidos.

            @JL quanto ao gasóleo verde, nem só as cooperativas vendem esse gasóleo, qualquer bomba o pode vender desde que tenha o terminal para fazer o abate dos litros..

          • Realista says:

            Uma bateria, conforme apregoas que é necessário instalar sempre que se instala um painel solar e só tem validade de -10 anos, é um sistema de backup… E advinha? Funciona quando não se tem eletricidade.

            Mas a LATA é teres duas filmagens de dois postos e isso servir para ti como argumento de que tudo funcionou bem, no entanto quanto agências noticiosas a referir que não existiam NENHUMA ou apenas UMA em todo o concelho, então é porque estão errados…

            Enfim.

          • Realista says:

            @Mario

            O teu berbequim funciona por indução? O teu telemóvel, funciona por indução? O teu portátil funciona por indução?

            Bolas, se ao menos alguém tivesse inventado uma forma de armazenar eletricidade…

            Já agora, se tivesses um aparelho que se colocasses lá madeira, carvão, ou gás e saísse da outra ponta gasóleo, era mau?! Hahaha
            Quem reclama dos geradores são os tipos dos fogareiros.

          • JL says:

            Não transporta gasóleo sem electricidade.

            Quem está a tentar evangelizar sempre por aqui é o Mário, ainda não me mostrou o seu gerador em casa.

            Quem falou em gasóleo verde ? Nem só eles vendem esse, esse só está disponível a quem ainda tenha plafond, vendem também gasóleo normal aos sócios, e mais barato.

      • Nuno says:

        Atestei sem problema no apagão.
        Felizmente as bombas de gasóleo tinham gasóleo para o gerador…

      • B@rão Vermelho says:

        Andam mesmo desatentos, há bombas com geradores exatamente para estas situações.

    • Pedro says:

      Exacto,
      E depois um Camião a bateria permite-lhes trabalhar muito menos.
      Ha e tal, esta a carregar, passadas 8 horas recebem a chamada, olhem já não pe peciso virem pois já não ha mais nada para arder.

      Pronto, já arranjaram forma de não atuar, e tudo feito de forma legal, para ninguém ser despedido.
      Já não ha deslocações grandes para ajudar nos incêndios, nem nada.

      O problema vai ser quando a sociedade perceber que nessas condições, serão precisos muito menos bombeiros, ai é que a coisa “pega fogo” hehe.

      Os veiculos que efectuam emergências, teem que puder estar preparados para executar funções em muito curto espaço de tempo.
      Capacidade de atestar, rápido, e em qualquer local.
      As baterias não permitem nada disso.

    • PeterJust says:

      Não leste o artigo, o camião tem um extensor de autonomia a gasóleo, portanto, desde que haja gasóleo anda e trabalha sem carregar eletrecidade. Em condições normais anda e alimenta a bomba a energia elétrica, 97% do tempo.

    • Fernando P says:

      Para incêndios urbanos de pequena dimensão pode ser uma solução razoável, mas para incêndios florestais é uma completa inutilidade.
      Nos fogos deste ano, fazem ideia de quantas corporações do Algarve estiveram lá com os seus bombeiros e equipamentos?
      Como é que se levava uma coluna de 20 ou 30 camiões elétricos do Algarve até à serra da estrela?

      • Realista says:

        O Range Extender… está lá para isso.

        • Vitor Afonso says:

          Ai está? E como fazes quando estás no mato, em zonas remotas onde não existem postos de carregamento e são dezenas ou centenas de veiculos no teatro de operações e zó existirem um meia duzia de postos de carregamento, como por exemplo na zona dos incendios de Trancoso em que cada vila tem 4 ou 5 postos de carregamento?

          E as altas temperaturas dos incendios florestaias serão beneficas para as baterias? Não confundir veiculos de combate a incendios florestais com incêndios urbanos!!!

  2. Max says:

    “O corpo de bombeiros da Universidade Técnica de Munique (TUM) é o único na Baviera que usa veículos elétricos de resgate e combate a incêndios.
    No entanto, a distância média percorrida no campus da TUM em Garching é de apenas 2,4 quilómetros. Cinco a seis chamadas devem ser atendidas diariamente, com uma intervenção média por chamada de cerca de 30 minutos [1h30]. Isso significa que a bateria é suficiente para atender a maioria das chamadas apenas com energia elétrica antes que o extensor de alcance precise ser iniciado ou o veículo recarregado.”
    Ou seja, para intervenções ali ao pé da porta do quartel servem muito bem.

  3. Rui Pacheco says:

    Sim? Há um incendio em varios pontos e falta de eletricidade, nessa hora se o camiões precisarem de carregar vão fazer-lo como? Admito que possa sim ser útil e juntar a frota, mas não passar a 100% a elétrico principalmente em caso de caos e cenários que exijam maior intervenção.

    • JL says:

      Está lá explicado como, neste mesmo artigo, é só ler.

      • Mário says:

        Finalmente pode dormir descansado ti JL.

        • JL says:

          Quem pode dormir descansado é você, já não temos de levar com os seus: “ah e tal e os camiões de bombeiros ?”

          Os mitos vão caindo.

          • Mário says:

            Oxalá nunca precise de um ou de uma ambulância. Ah já agora o que você diz que é mentira acabou de passar aqui na cidade. Uma VMER de matrícula EP no meio…. Passat de 2007. Porque será? Malvados que não compram elétricos. São burros e n sabem fazer contas.
            Nem sei como não ligam ao Jorgito.

          • JL says:

            Quem falou em ambulância ? Mas também havemos de lá chegar.

            Acabou de passar 1 ? Então afinal não são todas como você dizia.

    • PeterJust says:

      Não leste o artigo, o camião tem um extensor de autonomia a gasóleo, portanto, desde que haja gasóleo anda e trabalha sem carregar eletrecidade. Em condições normais anda e alimenta a bomba a energia elétrica, 97% do tempo.

  4. Realista says:

    Ninguém quer voltar atrás depois de ter um elétrico seja ele BEV ou REX…

    • Max says:

      EREV (extended range electric vehicle) REEV (range extended electric vehicle) não te chegam? E preciso aparecer com com o REx? São o mesmo.
      A questão é que se está a falar de veículos de bombeiros para intervir à porta do quartel.

  5. Tug@Tek says:

    Ora aqui está uma solução que me parece sensata.
    Só falta todas as marcas perceberem do potencial desta tecnologia, e claro a UE não proibir estes motores a combustão.

    • JL says:

      Mas a ue não quer proibir os motores a combustão, quer proibir sim os veículos que usem somente motores a combustão.

    • Max says:

      Os EREV//REEV já por cá andam há muitos anos, não são novidade nenhuma. Nunca se sabe ao certo quantos são porque o número anda somado aos PHEV (ou seja, as estatatísticas dos PHEV são efetivamente PHEV+EREV). Mas sabe-se, pelo reduzido número de marcas que os fabricam e de modelos EREV, que os EREV são um nicho no total dos PHEV+EREV.

  6. Junior says:

    Lendo o artigo se conclui que:
    – O problema era o barulho do motor alto no gasóleo que não deixava-se conversar;
    – Passou de meia hora trabalhando, tem de rezar pra que tudo tenha acabado (em Los Angeles será que aguentaria o fogaréu?);
    – Nenhuma prova de conceito em lugares caóticos de combate a incêndio real, somente que é viável em qualquer situação;
    – Elétrico, mas que tem de ter motor a gasóleo “por segurança”, mas é sim muito confiável (/s).

    E pra terminar, nunca vi uma mãe falar mal do filho. Imagina falar que a compra foi ruim!?

  7. Vasco says:

    Para corporações de bombeiros de “cidade” acredito que sim.
    Agora para corporações que fazem combate a fogos em mato/serra…não acho viável, para já.

  8. Luso says:

    Camiões elétricos necessitam de 190.000 litros de água para apagar quando entram em fuga térmica.

  9. há cada gajo says:

    “…um extensor de autonomia acionado por um motor de seis cilindros em linha a gasóleo…” E uma maravilha o eléctrico !! Deve dar jeito cá em Portugal quando os bombeiros de Odemira são chamados para ir combater um incêndio em Boticas…

  10. Pedro P. says:

    Aqui vamos nós de novo …
    😀 😀

  11. Joaquim Moraes says:

    Resolveram o problema da autonomia com um motor a combustão. Mas pelo menos, não tem mais barulho dentro da cabine.

    Incrível.

  12. Nuno Nunes says:

    Se fosse em Portugal ficavam apeados no meio da estrada

    • JL says:

      Então ? Em Portugal não há eletricidade ?

      • Max says:

        Se o incêndio for longe, na viagem, convém ver na app o posto onde se pode carregar – ou não, porque a app diz que está operacional e afinal não.
        Chegado ao incêndio florestal, já não há problema, há um carregador em cada pinheiro.

        • JL says:

          Mas os incêndios são longe dos quarteis ?

          Curioso, como qualquer pequena cidade e até vilas têm quarteis de bombeiros.

          • Max says:

            Bem, querias que pusessem os quartéis onde? E sim, os fogos florestais são longe dos quartéis, sobretudo os das corporações que vêm de longe para reforçar o combate aos incêndios. Não vês televisão?
            Mas, ainda não percebeste que os do post só operam no campus da universidade, num raio médio de 2,4 quilómetros, não servem de exemplo? Arranjaram dois carros dos bombeiros elétricos, entras em delírio 😉

          • JL says:

            Pelo que dizem aqui, o melhor era estarem centralizados no meio do país, e depois iam para os fogos onde fosse necessário, já viu os milhões que se poupava com tanto quartel ?

            Era bom dizer essas coisas com uma comparação, qual é a distância média percorrida cá ? É que você está como o Yamahia, não sabem o que é o raio de uma média.

          • Max says:

            Certo 😉
            Essas corporações funcionam à fase de bombeiros voluntários. Tocava a sirene em Coimbra e vinham a correr de todo o país.
            Vai dar banho ao cão.

          • JL says:

            Podem ser voluntários, mas a infraestrutura tem custos na mesma, e existem ajudas até para lhes pagar os combustíveis que gastam a ir para lá.

  13. BurroFuiEuQueEstudei says:

    É só entendidos em camiões de bombeiros …. entendem mais sobre o assunto que as próprias corporações……

    Com tanto inteligente assim em Portugal, nem percebo porque é que continuamos na cauda da Europa….

    • Max says:

      Ir na cauda da cauda da Europa, é ir na parte da frente do pelotão na corrida do mundo. Convém não esquecer para não entrar em miserabilismos.

      • JL says:

        Existem países fora da UE bem mais avançados.

        • Max says:

          Existem – alguns, poucos – países que também estão na frente do pelotão, para além dos da UE
          O pessoal esquece-se é de ver – quantos estão à frente de Portugal e quantos estão atrás.
          Dito de outro modo – quem está na cauda da Europa está à frente da larga maioria dos países de outros continentes.

          • JL says:

            E que interessa quem está à frente ?

            Errado, já vimos aqui 2 países que estão à frente de qualquer um dentro da união europeia e fora a Noruega.

    • CV says:

      Ora nem mais. Os experts em viaturas dos bombeiros, não sabem distinguir, os variadissimos tipos de viaturas nem tão pouco estão a par do tipo de serviço que essas viaturas fazem CÁ em Portugal e LÁ na Alemanha. Mas sempre dá para entreter alguém entre as chamadas durante os turnos…

  14. TT says:

    Elétrico com motor diesel… isso é um Híbrido!

  15. Yamahia says:

    Portanto continuam a ser camiões a gasóleo.
    Com base dos critérios da UE, em 2035 serão banidos como todos os outros.

    • há cada gajo says:

      Ninguém vai banir nada.

    • JL says:

      Não, são camiões eléctricos.

      Errado, os veículos pesados não estão incluídos, boa tentativa de destorcer a realidade.

    • Max says:

      Este MHEV não é um camião a gasóleo. Pelos dados é praticamente um elétrico, com um consumo residual de gasóleo. Mas é certo que, com a legislação atual, é banida em 2035 a venda de novos, exceto se o motor só aceitar e-fuel (é a única exceção relativamente a carros que tenham qualquer tipo de motor de combustão).
      Mas daqui até lá … Como é que iam resolver a questão da autonomia e carregamento dos elétricos? Não há exceções nem para os veículos de emergência? “Deixa arder porque os carros dos bombeiros tiveram que sair de lá porque tiveram que ir carregar as baterias … Chegaram ao posto mas estava avariado … Agora têm que andar à procura de outro …”

      • JL says:

        Isto não é um MHEV, é um EREV ou REX.

        Isto é um camião, não é um ligeiro de passageiros e mercadorias, portanto não está incluindo nas regras de emissões para 2035.

        • Max says:

          Tal como eu tinha dito acima: “Dos diversos “híbridos!”, como seja os PHEV e os MHEV, é um EREV/EERV/REx”.
          Ninguém se entende com esta tralha toda.

          • Yamahia says:

            É só adicionar lixo e consequentemente estragar o q está bem feito.

          • Realista says:

            Porque
            VVTI,
            VTEC,
            MIVEC,
            VVT-iW,
            VVL,
            VVEL,
            VANOs,
            Valvetronic,
            MultiAir,
            AVLS,
            …etc etc

            é mais fácil de entender sendo que é tudo a mesma coisa.

          • JL says:

            Ao que parece não, ficaram bem melhores assim, isto pelo relato de quem os usa.

          • Max says:

            Isso ão sistemas de diferentes fabricantes dos comandos de válvulas do motor – continua a ser um motor de combustão. Nada tem a ver com a trapalhada dos híbridos – como REx/ EREV/ REEV, só falta o T-rex. A começar neste post, anda alguns pra trás e vais ver que não acertam uma quanto ao tipo de híbrido.

          • JL says:

            Então Max qual é a diferença ? Continuam a ter bateria, motor eléctrico, carregador e alguns motor a combustão, não é designação também das marcas ?

  16. Rui says:

    A Alemanha, esse país conhecido por ter temperaturas altíssimas!!!!!

    Podem testar a combater incêndios em Portugal! Estou curioso por ver o comportamento dos carros eléctricos no meio de ambientes perigosos, de mais de 40 graus e com o fogo a cercar as viaturas! Também seria interessante ver como é que carregam os carros no meio do mato! Nesta zona foi um enorme problema quando foi preciso abastecer dezenas de camiões em fila para encherem as cisternas de água!!!! De gasóleo há sempre bombas prioritárias e munidas de gerador para nunca pararem!!!!!

  17. Nuno says:

    Já não querem voltar atrás porque têm um gerador diesel de 6 cilindros com mais de 300cv a complementar as limitações…

    • JL says:

      Assim se confirma, que motores a combustão são bons é a gerar electricidade. Loool

      • Nuno says:

        Só é pena gastarem mais para fazer eletricidade do que para andar…

        • JL says:

          Gastam menos, porque conseguem ser mais eficientes a rotações e regimes constantes. Veja os comboios, há muitas décadas que são usados apenas como geradores.

          • B@rão Vermelho says:

            A Nissan utiliza agora está tecnologia mas tenho a ideia que os consumos são altos.

          • Nuno says:

            O Ampera gasta mais que um gasolina puro…
            A única vantagem destes sistemas é otimizar ligeiramente (muito ligeiramente) os consumos de combustível, que se perdem na conversão elétrico-movimento e as menores poluições por se trabalhar com o motor a combustão a regimes mais favoráveis.
            Na prática, gasta-se mais combustível para fazer os mesmos kms que se fosse diretamente o motor a combustão a tracionar as rodas.

          • JL says:

            Para o carro em questão não é, tendo em conta que é a gasolina.

          • JL says:

            Nem por isso, o ampera não usava um motor otimizado para esse efeito, e temos mais exemplos, o i3, usava um motor da scooter C650, o Mazda usa um motor wankel, que nem para tração prestam, o Fisker karma, a mesma coisa, usa um motor comum de 2 litros.

          • Nuno says:

            O motor wankel conseguiu ser o melhor que já experimentei em carros!
            Se alguém gosta de diversão ao volante não conheço melhor…

          • JL says:

            Podem ser o melhor a fazer barulho, de resto não prestam para mais nada. No caso do cx30 a única razão é o tamanho e peso em relação aos outros.

          • Nuno says:

            O carro que eu experimentei era um de corrida com 1000cv e não um suvzito…

          • JL says:

            Exato, porque para ser carro familiar não serve.

            Daí terem sido descontinuados.

      • Bagasgoat says:

        Eletricidade no corpo! O prazer de condução que um veículo a gasolina/gasóleo com caixa manual dá!

  18. PJA says:

    Os veículos de bombeiros e emergência devem ser ICE, por razões óbvias.

  19. Mus says:

    Portanto, temos um camião de bombeiros com um motor diesel de seis cilindros que faz funcionar um gerador que alimenta o motor elétrico, se tiverem qualquer operação que dure mais de trinta minutos, pois a bateria não dá para mais em situações de stress operacional.
    Bem, se este camião tiver uma situação grave como incêndios em locais bastante delicados como os laboratórios, a biblioteca ou o dormitórios dos alunos, certamente que irá correr tudo bem, pois têm um motor diesel de grande capacidade capaz de garantir o funcionamento prolongado, em situações exigentes.

  20. Mike Yeadon says:

    Nós somos o carbono que os gajos querem eliminar.
    Deitem fora os cartões de cidadão que a ID digital está mesmo aí a chegar. Na dúvida, pesquisem por crédito social na China e vejam como funciona uma ditadura tecnocrática. Irá chegar à Europa.
    Há algum partido com representação parlamentar que fale nisto ou no euro digital? É só areia para os olhos com coisas que não interessam. Quem manda em nós está na City e em Davos.

  21. Valter Antunes says:

    Boa anedota…

  22. Bagasgoat says:

    Mais um clickbait!

    Elétrico…com motor a gasóleo. Grande lol!

  23. Mike says:

    Os bombeiros a que se refere a notícia não são bombeiros “normais” (em alemão “Berufsfeuerwehr”), mas sim bombeiros da universidade (em alemão “Werkfeuerwehr”, que podem também existir em complexos empresariais grandes). Estes tem como objetivo principal responder a emergências dentro do campus universitário e muito raramente no exterior (apenas quando os bombeiros “normais” necessitam de mais meios). Ou seja, as deslocações destes bombeiros, estão limitados ao campus universitário, logo, curtas distâncias e em terreno plano. Este exemplo nunca poderá ser transportado para os bombeiros “normais”, que tem outras exigências que um camião eléctrico não consegue dar resposta…

    • JL says:

      Berufsfeuerwehr quer dizer corpo de bombeiros profissional, o campus não é só a área da universidade, mas sim uma área residencial que tem esse nome.

      Uma universidade não precisa de ter um corpo de bombeiros.

      • Mike says:

        São os únicos bombeiros na Alemanha que existem num campus universitário, porque o mesmo tem um mini reactor atómico. Mas o principal foco deles é o treino e manutenção dos equipamentos de segurança. Por isso é que foi possível trocar para um camião eléctrico, por as exigências e deslocações serem menores.

        “Their focus is on fire safety training and respiratory protection training for TU employees, knowledge of the fire alarm systems, maintenance of 3,000 fire extinguishers and checking hydrants on campus.”

        https://en.wikipedia.org/wiki/TUM_Fire_Department#Purpose

        • JL says:

          Como disse não é apenas essa a responsabilidade:

          “The purposes of the TU fire department include, apart from fire protection and firefighting on the Garching campus, also general fire department-specific assistance, for example in traffic accidents. Their focus is on fire safety training and respiratory protection training for TU employees, knowledge of the fire alarm systems, maintenance of 3,000 fire extinguishers and checking hydrants on campus.”

          No mesmo link.

          • Mike says:

            “…also general fire department-SPECIFIC ASSISTANCE, for example in traffic accidents…”

            Como diz o texto, para além da universidade, apenas se deslocam para assistências específicas fora da universidade, o que será uma quota mínima do seu trabalho, o que deve corresponder à percentagem de vezes que já necessitaram de accionar o motor a gasóleo…

        • JL says:

          Por isso mesmo o camião tem uma bateria tão pequena, mais pequena que muitos carros, o que não impede de terem uma bateria maior e fazerem muito mais serviço.

  24. José says:

    Camião elétrico com um motor de 6 cilindros a gasóleo!!!!!
    Ou seja pesos extras a puxar eléctrico puxa um motor pesado e grande e a gasóleo vai a puxar uns 500 kilos extra da bateria!!!!

  25. Pedro says:

    Mas um mito que caiu por terra.

  26. ze says:

    Que venham a Trás-os-Montes para ver o que é bom andar no meio do mato…

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