Boeing e Porsche juntam-se para fazer um carro elétrico voador
Muita da tecnologia que temos hoje fez parte no passado da ficção cinematográfica. Robôs que substituíam humanos nas tarefas diárias, carros sem condutor ou aviões sem piloto, hoje tudo é possível. Assim, não admira que estejamos a um passo de entrar num carro elétrico voador. É essa a ideia da Boeing e da Porsche.
Conforme anúncio de ambas, a gigante aeronáutica norte-americano e a fabricante alemã de automóveis desportivos vão-se unir. Vão juntar-se para "explorar o mercado de mobilidade aérea urbana".
Voar num Porsche com asas Boeing
A Porsche tem já fama de ter os seus bólides a "voar baixinho". Contudo, a ideia da Boeing é criar um veículo que seja usado no dia a dia e que seja considerado uma extensão do tráfego urbano para o espaço aéreo. Assim, a proposta é de fabricar "um veículo de descolagem e aterragem vertical totalmente elétrico", mas premium!
O anúncio não incluiu nenhum detalhe sobre o valor do investimento ou outros recursos que as duas empresas planeiam investir. Além disso, também não foi avançada nenhuma data alvo.
A empresa-mãe da Porsche, a Volkswagen AG (VLKAF), é a maior fabricante de automóveis do mundo. Esta anunciou um grande impulso no desenvolvimento de veículos elétricos, estabelecendo a meta de construir 22 milhões de carros elétricos nas suas marcas nos próximos 10 anos.
Estamos a combinar os pontos fortes de duas empresas líderes globais para abordar um segmento-chave de mercado potencial do futuro. A longo prazo, isto pode significar passar para a terceira dimensão das viagens.
Referiu Detlev von Platen, membro do conselho da Porsche responsável pelas vendas e marketing.
Boeing ainda sofre com o grave problema nos 737 Max
A receita da Boeing atingiu 100 mil milhões de dólares pela primeira vez em 2018. Contudo, este ano as suas vendas são drasticamente menores, devido ao problema que afeta o seu jato comercial mais vendido, o 737 Max. Como é sabido, este avião esteve envolvido em dois acidentes fatais que mataram 346 pessoas.
Mais que a intenção, as empresas já mostraram um protótipo de um carro voador elétrico autoconduzido no início deste ano.
Porsche e Boeing (BA) juntam engenharia de precisão, estilo e inovação para acelerar a mobilidade do ar urbano em todo o mundo.
Disse Steve Nordlund, gestor geral da Boeing NeXt, uma unidade da empresa que trabalha na próxima geração de veículos e aeronaves.
Pese o facto de ainda não ser possível vislumbrar como tudo irá "voar por cima das nossas cabeças", um futuro parece colocar sobre as cidades aviões, drones e carros voadores.
Este artigo tem mais de um ano
A voar percorresse muitos kilometros em pouco tempo, uma viagem Amadora – Parque das naçoes, passaria a ser feita em 10 min, mas não acredito nesta tecnologia.
Com todos os problemas que existem nos carros electricos, será este projeto, um bocadinho ambicioso?
Espero cá estar, para poder presenciar 🙂
Todos os meses se ouve falar de aviões, helicópteros e outros que tais, que se despenharam. Acham mesmo que tornar o sonho de carros voadores uma realidade, vai dar bom resultado?
Já temos ataques com drones a estações petrolíferas, agora imaginem quando eles tiverem acesso a carros voadores.
Por um lado, gosto muito de inovação. Por outro, quando penso no que pessoas mal intencionadas podem fazer com essa inovação, sinto medo, muito medo pelo que o futuro nos reserva.
Então o melhor será ficar em casa!