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BMW vai lançar o seu primeiro automóvel movido a hidrogénio em 2028

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Luis Silva says:

    Força com isso! Precisamos de alternativa, aos elétricos a baterias.

    • JL says:

      Estes também são elétricos com baterias.

      • Zé Fonseca A. says:

        O que o pessoal quer mesmo é combustão a hidrogénio

        • JL says:

          Então ? A gasolina está barata demais e os eléctricos têm autonomia a mais ?

        • Grunho says:

          Péssima ideia. Comparado com as fuell cells o motor de combustão a hidrogénio tem metade da eficiência energética (30 a 35% contra 60%). Está tudo explicado aqui:
          https://youtu.be/1Ajq46qHp0c?si=wP4T2BrsMddPNhvj
          Sem esquecer que a produção de hidrogénio até chegar ao depósito já é um processo de perdas: devolve menos de metade da energia aplicada na produção dele. O hidrogénio não passa de areia para os olhos atirada pelos amantes dos motores de combuistão. Podem enganar algumas pessoas todo o tempo, todas as pessoas por algum tempo, mas não toda a gente por todo o tempo.

          • Yamahia says:

            Há H2 no subsolo H2 suficiente para cobrir
            as necessidades energéticas da humanidade por vários seculos.

          • Grunho says:

            Ninguém sabe ao certo a quantidade de H2 que está no subsolo em estado puro. Pior ainda, não se sabe como vai ser extraído em segurança e sem fugas, porque à solta na atmosfera só vai aumentar ainda mais o efeito de estufa. No “estado actual da ciência” o H2 que abastece carros nos poucos postos de França é obtido a partir do metano, produzindo CO2 como subproduto para a indústria alimentar e de bebidas gaseificadas. Claro que para Produzir CO2 do metano, mais vale utilizar directamente o gás em motores de combustão.

          • JL says:

            E esse hidrogénio serve para quê? Para produzir electricidade não serve.

          • JL says:

            Mas se há assim tanto porque não o usam ?

  2. NunoManuelAlves says:

    Eu acho fantastico o que a BMW vai fazer….vender carros H2:):) agora vai vender a quem ??? Para quem ??? Enfim mais um atraso mental e cognitivo dos legacy:(:( o que me chateia no meio disto tudo é que eu penso que a BMW é das poucas que pode sobreviver a isto tudo e com uma legião de fãs leais a marca, os chamados fanboys… Na minha humilde visão acho que é a única marca ZzzzzzzzzGermans que faz alguma coisa de jeito já os restantes é o que vê…estão a desfazer se aos poucos 🙁 H2 não funciona com as rodas, não funciona, continuam a insistir, só serve para fertilizar campos de cultivo e talvez….talvez na indústria pesada de metais por exemplo de resto é para esquecer :(:(:(

  3. Ruy F. says:

    Esta tecnologia interessa sobretudo o dia q chegarmos aos nossos veículos e enchermos tanque c água e o resultado for O2 p os nossos pulmões e H2 p queimar como combustível.

    • JL says:

      E o H2 vem de onde ?

    • Alexandre says:

      Meter agua diretamente no deposito do carro e o próprio carro produzir o hidrogénio tenho serias duvidas que seja possível, basicamente o processo de produção de hidrogénio envolve eletricidade e deves gastar mais eletricidade do que a produzida pelo hidrogénio alem de aumentar o peso do carro e por consequência o consumo e os custos de manutenção.

      O que já há é vários protótipos estações de produção de hidrogénio domesticas em que tu podes em casa produzir o próprio hidrogénio, mas eu não tinha muita esperança nisso, não sei se alguma vez ira ficar mais barato que o comercial.

      • JL says:

        O único local onde pode meter água é no reservatório do radiador. Lool

        Só para produzir, armazenar, condicionar hidrogénio para dentro do carro vão 50% do rendimento, depois a transformação dele em energia eléctrica vão outros 50% do que restou. Na prática um veículo eléctrico alimentado por hidrogénio tem uma eficiência desde a produção de 22 a 25%.

        • Alexandre says:

          Por isso mesmo é que a produção domestica nunca vai ficar mais barato que a comercial, porque a nivel comercial o hidrogénio vai ser produzido com o excedente que atualmente é desperdiçado.

          • JL says:

            Duvido que alguém esteja disponível para pagar cerca de 500 mil euros para ter o equipamento necessário para o abastecer em casa.

  4. JL says:

    Então não era em 2022 ?

    https ://observador.pt/2022/08/13/bmw-quer-ix5-a-hidrogenio-em-2022-e-mais-modelos-em-2025/

    • Alexandre says:

      O carro chegou a ser produzido mas em pequena quantidade e não chegou a ser comercializado porque as pessoas começaram a comprar elétricos e a BMW basicamente não viu rentabilidade na produção em larga escala. O mesmo aconteceu com projetos similares de outras marcas, mas atualmente como os elétricos estão a perder força e muitos dos avanços na tecnologia de baterias previstos não se estão a materializar as marcas estão novamente a olhar para outras alternativas.

      • JL says:

        Dizem nesse artigo que ia iniciar a comercialização em 2022.

        Mas estes são eléctricos na mesma

        Estes já perderam força há muitos anos,.desde 2020 que as vendas, nas marcas que os tinham, caíram quase para zero.

        • Alexandre says:

          Dizem que a comercialização ia começar em 2022 de acordo com o mercado, e em 2022 o mercado cria elétricos.

          Sim estes carros também usam uma bateria elétrica, mas as baterias são muito mais pequenas que as dos carros elétricos logo a substituição das mesmas é muito mais barata, claro que ainda falta saber os custos de manutenção do resto.

          Basta uma rápida pesquisa no google para ver que em 2021 e 2022 as vendas destes carros até subiram, caíram em 2023, mas o numero de vendas é ridículo em 2023 venderam só 15 mil.

          • JL says:

            Mas estes são eléctricos.

            Pois, mas usam pilhas de combustível onde o custo de substituição dela é bem mais caro que as baterias, e até duram menos.

            Fora os tanques, que também têm duração.

            Manutenção é a cada 20 mil, a cada 40 mil leva um filtro que custa cerca de 700 euros + mão de obra, e tem mais um circuito de refrigeração, de resto é igual a um eléctrico.

            No país dos Eléctricos só se venderam 9.

  5. Nuno-Manuel-Alves says:

    daqui a pouco veem os lindes a dizerem que existe H2 em todo o universo e H2 é fixe:):) é bonite:):):):):):):) a serio tem aqui malta que realmente não entende as coisas e o pior de tudo é que se recusam a entender mas pronto:) mais uma vez recapitular .:

    Não vai existir mais sem ser BATERIAS, NADA e muito menos H2, acabem com essa falácia que é pior do que a do ICE….. faço apostas se alguém quiser

  6. Stanley says:

    Sigo apostando no hidrogênio! 😀

  7. JL says:

    Quem more à volta de Berlin e tenha um carro destes, neste momento ainda o tem parado, desde há 2 meses após a explosão de uma estação de abastecimento, todas as que estão à volta estão fechadas, até hoje e parece não haver previsão para abrirem.

    https://www.hazardexonthenet.net/article/206191/Explosion-damages-newly-opened-hydrogen-fuelling-station-in-Germany.aspx#

    Entretanto houve mais um acidente para agravar a coisa e voltam as informações que o abastecimento está cortado em todas ali à volta:

    https://h2.live/en/press/temporary-supply-shortages-for-hydrogen/

  8. Darksantacruz says:

    Muito bem! Há que apresentar alternativas aos carros movidos a bateria.

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