Baterias de sódio para carros elétricos, uma alternativa económica ao lítio
Já não é a primeira vez que o assunto é abordado, isto porque as baterias de iões de sódio com ânodo de óxido de estanho, suportadas por uma estrutura de grafeno, poderiam, em pouco tempo, tornar-se uma alternativa económica ao lítio.
A utilização do sódio vem lá de trás, desde pelo menos 2015, como sendo a alternativa.
Lítio será "para sempre"?
As baterias de iões de sódio em breve poderão ser uma alternativa económica e viável para substituir as baterias de iões de lítio, graças à investigação conduzida na Universidade do Estado de Washington.
A tecnologia de baterias de iões de lítio é hoje a mais popular para praticamente todas as aplicações, desde dispositivos eletrónicos portáteis até aos carros elétricos. A sua principal virtude é que esta tecnologia pode armazenar uma grande quantidade de energia num pequeno volume. No entanto, o lítio é relativamente caro e difícil de obter e a crescente procura não está apenas a aumentar o seu preço, mas também a questionar a oferta.
Os fabricantes estão cada vez mais interessados em usar outros materiais, como o sódio, um sal omnipresente e barato. As baterias de sódio não podem conter tanta energia quanto as baterias de lítio, mas o seu baixo custo torna-as atraentes para sistemas de armazenamento médios e grandes, como os usados pelos veículos elétricos.
O ânodo de óxido de estanho
Nessas baterias, os iões de sódio viajam entre o ânodo e o cátodo para produzir eletricidade. O uso de óxido de estanho no ânodo, em vez de grafite, dá a possibilidade de triplicar a capacidade de armazenamento de energia, além de ser mais fácil de fabricar. No entanto, o óxido de estanho desgasta-se rapidamente e pára de funcionar.
A investigação conduzida pelos professores Min-Kyu Song e Yuehe Lin, da Escola de Engenharia Mecânica e Materiais da Washington State University, procurou resolver o problema da degradação. Para isso, foram usados pequenos nano cristais de óxido de estanho suportados numa estrutura de grafeno. A sua estrutura híbrida é robusta, bem ligada e porosa, o que permite um melhor transporte de eletrões e iões. A tecnologia também pode ser usada em baterias de iões de lítio, o que a torna ainda mais atraente.
Melhoria de baterias de sódio e lítio
As investigações mostram que este material melhorou muito a capacidade de carga e a velocidade em ambos os tipos de baterias. O material híbrido "exibiu um desempenho eletroquímico excecional", disse Song. "Acreditamos que estes resultados são cruciais no projeto de elétrodos novos ou melhorados, particularmente para baterias de iões de sódio, o que realmente abre muitas opções para os fabricantes de baterias".
A questão que se coloca é se o sódio pode mesmo substituir o lítio neste quase auge das baterias para veículos elétricos.
Este artigo tem mais de um ano
Como é que seria mais económica,se o grafeno custa mais de 100€/grama.
Só o preço de fabrico de uma pilha seria de 1000€, e as baterias dos automóveis eléctricos seria de muitos milhões. Grafeno = Vaporware.
Pronto acabaste com a minha ilusão. Eu que via esperança das dezenas de universidades e milhares de investigadores que vêem o futuro das baterias no sódio com estruturas de grafeno, agora fui apanhado pelo iluminado do Big Boss que sabe que o grafeno custa 100eur a grama! Eh pá…. estragaste-me o dia.
😀
hhahaha, Ri-me com esta
Olha a mim também…
Que desmancha prazeres…
Isso não é verdade, basta pesquisar um pouco.
Desde há vários anos que os preços do grafeno a granel estão a cair e hoje encontram-se já abaixo do preço do silício, permitindo que o grafeno entre em todos os mercados dominados pelo silício, por exemplo.
E hidrogénio não?
+1
Energia nucliar é que era,, mas axo que é só para porta avioes e submarinos
Fukushima é o belo exemplo dessa bela energia… Agora se controlassem a de Fusão.
Enquanto não vir estas soluções a serem produzidas em grande escala, implementadas e comprovadas que de facto funcionam, é só conversa. Há anos que leio artigos de novos materiais e baterias revolucionários, muito mais baratos e melhores, etc etc.
Até ver as coisas acontecer realmente, não acredito em nada.
Realmente,muita notícia e pouca ação prática.
quem controla o mundo automóvel é as petroliferas e os governos , eles fazem tudo para sermos dependentes de alguma coisa para eles terem muitos lucros ..
não há interesse na produção dos os carros a celula de combustivel porque passariam a gastar agua e não há como cobrar o custo da agua , porque quando chove ela é ambundante e gratuita …
Realmente,muita notícia e pouca ação prática.
Otimo. Aos poucos o carro elétrico vai quebrando os problemas tecnológicos que impedem a fabricação em massa. Abastecido com energia elétrica obtida em casa pelo sol ou ventos podemos dar adeus ao combustível poluidor e, aqui no Brasil, à PETROBRÁS. Onde será q os políticos irão cobrar impostos da população?
Mas qual é a dúvida? Não cobram nos combustíveis fósseis, cobram nos outros.
Já cobram, em espanha o Sol tem taxa como o petróleo!
sabe porque os carros eléctricos não trazem as células que produzem electricidade quando expostos ao sol , é para poderem nos manter dependentes , assim vamos ter de pagar a energia eletrica ao preço que estiver á venda , e a tendência é subir muito o preço da electricidade e continuemos com a dependência deles que tudo controlam …
Pistões que se movimentam a custa de calor, alta pressão e muita poluição,desde há 250 anos, precisa ter um fim,para nossa saúde!!!
Basta olhar a tarifa de energia, o IPVA de seu veículo elétrico, o ICMS cobrado sobre as placas solares e o IPTU da sua casa.
Não tarda nada eles arranjam maneira de nós porém um Selo de circulação na testa
Seja peões seja veículo.
Acredito na tecnologia dessa combinacao de ion litio sodio eh questao de tempo para pruducao em larga escala