Bateria que carrega em 3 minutos já existe e foi criada em Harvard
As baterias têm sido alvo de grande atenção nesta última década. São o calcanhar de Aquiles no novo paradigma da eletrificação. Contudo, grandes avanços podem estar a mudar este cenário. A Adden Energy, apoiada por Harvard, está a desenvolver uma bateria de estado sólido para veículos elétricos que carrega totalmente em 3 minutos.
As baterias de estado sólido são mais seguras, permitem aumentar a densidade de energia e diminuir o tempo de carga. Este parece ser o caminho.
Bateria que carrega em 3 minutos
A bateria de estado sólido, para além de um dos aspetos mais importantes, a alta densidade de energia, tem também um nível de estabilidade material que supera os desafios de segurança colocados por algumas outras baterias de lítio. A Adden Energy, está a desenvolver uma bateria de estado sólido que dá uma "nova" visão de utilidade e usabilidade a este componente.
Os VE precisam de recarregar em tempos comparáveis aos veículos de combustão interna, essencialmente no tempo que atualmente passaria na bomba de combustível.
Disse William Fitzhugh, CEO da Adden Energy num lançamento.
Fitzhug acrescentou também que a adoção generalizada de veículos elétricos requer baterias como esta. De acordo com as características dadas a conhecer, a bateria terá 10.000 ciclos de carga numa vida útil, em comparação com 2.000 a 3.000 ciclos de carga para mesmo as melhores baterias disponíveis atualmente no mercado.
Isto poderá ser uma mudança radical na indústria
Segundo Xin Li, co-fundador da Adden Energy, os veículos elétricos não podem continuar a ser uma moda de luxo, literalmente o "1%" dos veículos na estrada, se quisermos progredir em direção a um futuro de energia limpa. A tecnologia tem de ser acessível a todos.
O prolongamento da vida útil das baterias, conforme se está a demonstrar, é sem dúvida uma parte importante deste processo de evolução.
A bateria também tem uma alta densidade energética e um nível de estabilidade material que supera os desafios de segurança colocados por outras baterias de lítio. Pode oferecer outras vantagens cruciais, de acordo com o lançamento.
Os ânodos de lítio-metal noutros desenhos de estado sólido desenvolvem dendritos, ou crescimentos semelhantes a galhos que podem penetrar gradualmente através do eletrólito até ao catódico e danificar a bateria. A nova bateria, contudo, para o crescimento dos dendritos antes que estes possam causar danos. Assim, o dispositivo pode manter o seu alto desempenho durante uma longa vida útil, disse Luhan Ye, CTO da Adden Energy.
A empresa pretende escalar a bateria até uma célula de bolso do tamanho da palma da mão, e depois, nos próximos três a cinco anos, até uma bateria de veículo em escala real.
Este artigo tem mais de um ano
Uma bateria 48 Kwh (como tem p.ex. o Peugeot e-208) necessitaria de uma potência superior a 1 Megawatt para carregar em três minutos apenas. Anunciar milagres é fácil
Contas feitas: 48 Kwh / (3/60) h = 960 Kw. Com as perdas, ultrapassaria os 1000 Mw.
Coisa que qualquer hub de carregamento já tem.
Correcção: “ultrapassaria os 1000 Kw” em vez de “ultrapassaria os 1000 Mw”
“A Adden Energy, apoiada por Harvard, está a desenvolver uma bateria de estado sólido para veículos eléctricos que carrega totalmente em 3 minutos.”
Muito bom.
Agora falta arranjar um painel solar que tenha um rendimento tal que permita carregar essas baterias. Assim, ficávamos livres de necessitar das tomadas eléctricas.
Talvez “um dia destes”… 😉
Se um painel solar for assim tão eficiente como as empresas de energia iam existir?
Acho difícil que isso venha a existir, enquanto outras opções de energia ainda não tenham esgotado.
Meter painéis solares para carregar carros, sem baterias ou outras fontes de alimentação, é como quem enche uma piscina olímpica com um cálice de bagaço.
Porque ?
10 m2 de painel dão um máximo de 2 kwh, só nas horas de maior sol. PCR pode dar mais de 100 kwh a qualquer hora. É só uma diferença de 1 para 50.
Eu tenho 16 m2, 3.2 kwp. E são uma média de 15 kWh dia. São o suficiente para a minha casa e o meu uso do veiculo.
É verdade que para carregar uma grande bateria em pouco tempo é necessário muita potência, mas isto também permite que as estações de carregamento tenham menos postos.
As baterias sólidas prometidas há vários anos serão importantes em muitos aspetos, mas parece estar difícil implementá-las.
De todo o modo os carros da Tesla em condições óptimas já permitem carregar cerca de 250 Km em 10 minutos, e creio que alguns modelos da Porche podem carregar quase ao dobro, Pelo que a tecnologia atual já resolve bastante os tempos de carregamento, agora só falta é haver mais postos de carregamento destas potências e mais carros que admitem tais capacidades.
A bateria não existe. Está a ser desenvolvida.
“… está a desenvolver uma bateria de estado sólido para..”. São coisas diferentes.
Vocês contradizem-se em cada parágrafo que escrevem.
Estás enganado. Ela existe, apenas não existe em determinados formatos pretendidos, principalmente não existe no formato para veículos elétricos. Mas ela existe. E tem documentação já publicada 😉 e isso diz no texto mais abaixo: A empresa pretende escalar a bateria até uma célula de bolso do tamanho da palma da mão, e depois, nos próximos três a cinco anos, até uma bateria de veículo em escala real.
Ou seja, não existe como bateria para equipar carros. Poderá um dia existir ou não.
Equipar carros? Que carros? É referido “veículos elétricos” e poderá escalar para vários tamanhos. A bateria existe, e é isso que diz a empresa.
Pois é, só que quem está à espera de uma bateria que carregue em 3 minutos são os carros, não são os outros veículos elétricos.
Também vindo de Harvard são as notícias de, afinal, as eólicas serem um embuste de todo o tamanho por não terem em conta variáveis básicas que mandam por terra as alegadas vantagens que teriam.
Falam falam e não fazem nada