Baby Model Y: Tesla prepara lançamento de modelo “low-cost” em 2025
O mercado dos automóveis elétricos está cada vez mais competitivo. A Tesla, líder do segmento, segundo alguns rumores, prepara-se para lançar em 2025 um modelo low-cost que promete abalar a concorrência. Poderá chamar-se Baby Model Y e terá um preço a rondar os 35.000 euros.
Baby Model Y abaixo dos 40 mil euros?
A Tesla está a preparar o lançamento em 2025 de um novo modelo que poderá ter o nome de Baby Model Y.
Este veículo, mais compacto que o atual Model Y chegará ao mercado com preço considerado low-cost, sendo mais um passo na estratégia da marca de conseguir produzir viaturas a custos controlados. Aliás, também se fala que poderá ser lançado no próximo ano um Model Q, com um preço muito competitivo.
No entanto, isto apenas são boas notícias para um dos mercados da Tesla. É que estes modelos estão previstos para serem lançados apenas nos Estados Unidos da América, não existindo ainda qualquer perspetiva de que cheguem à Europa.
De acordo com alguns relatos de fontes próximas da empresa, o novo modelo da Tesla será uma versão mais pequena e económica do Model Y, o SUV elétrico mais vendido da marca.O Baby Model Y será construído sobre uma plataforma mais compacta, provavelmente baseada na próxima geração de veículos elétricos da Tesla, que se foca na eficiência, na redução de custos e na simplificação da produção. Elon Musk já havia sugerido que a empresa estava a desenvolver um veículo elétrico mais acessível, que pudesse atrair uma maior fatia de mercado.
A nova versão deverá manter o design aerodinâmico e moderno característico dos modelos da Tesla, mas numa escala mais reduzida. Espera-se que ofereça uma autonomia competitiva com baterias mais económicas, alinhadas com as novas tecnologias de armazenamento de energia que a Tesla tem vindo a desenvolver.
Preço acessível
Uma das principais promessas do Baby Model Y é o seu preço mais acessível, que se fala poder vir a situar-se entre 35.000€ e 40.000€. Este valor, significativamente mais baixo do que o Model Y atual (cujo preço base ronda os 45.000€), pode torná-lo uma alternativa atrativa para famílias e consumidores que procuram um SUV elétrico sem comprometer o orçamento.
A redução de custos será alcançada através da produção eficiente e do uso de materiais mais económicos, como as novas baterias LFP (Fosfato de Ferro e Lítio). Estas baterias são mais baratas de produzir e oferecem uma vida útil mais longa, tornando-as ideais para um veículo pensado para o mercado de massas.
Além disso, a Tesla continua a apostar em fábricas altamente automatizadas, como a Giga Shanghai e a Giga Berlim, que deverão desempenhar um papel central na produção deste novo modelo. A produção local em diferentes continentes permitirá reduzir custos logísticos e tornar o veículo mais competitivo em termos de preço.
O lançamento do Baby Model Y é visto como um movimento estratégico para consolidar a posição da Tesla como líder no mercado global de veículos elétricos. O segmento dos SUV compactos tem sido um dos mais procurados nos últimos anos, e a Tesla pretende capitalizar esta tendência com uma oferta mais acessível.
A chegada deste modelo representa também um desafio direto às marcas concorrentes, como a Renault, Volkswagen, Hyundai, Kia e BYD, que já têm opções de SUVs elétricos compactos a preços mais competitivos.
Hoje experimentei um carro electrico, e detestei, desde o ter que olhar constantemente para o Km que ainda tenho até o ter de me preocupar com o tempo que vou demorar a carregar depois aquilo não dá gozo nenhum, foi o 1º e é o ultimo.
Gente atrasada e assim mesmo. Prefere ficar a perder tempo em oficina trocando mil peças de desgastes, oleos e filtros, levar fumo na cara, barulho na orelha… Etc. A história é a mesma entre hdd e ssd. Advinha quem venceu?
Comparar alhos e bugalhos.
Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Os SSDs são superiores em praticamente tudo relativamente a um HDD.
Com EVs e combustão a história não é a mesma.
Motor a combustão continua a ser mais prático e mais comodo.
Não sei que carro tens para levar com fumo na cara, mas eu nunca levei com nenhum dos meus.
E para quem gostar de carros e tiver algum interesse o oleo e filtros não é um problema.
Para quem faz mais de 300km diariamente deve ser stressante deixar o carro a carregar enquanto vai almoçar…
Tens é de arranjar um restaurante com carregadores, ou seja podes ter de alterar rotinas só porque tens um VE, tirando isso é pacifico.
O meu irmão tem casa no extremo norte litoral, e vai com regularidade lá, eu não estou a ver o meu irmão com a atual tecnologia ter um VE, o meu irmão é daqueles que não gosta de parar, está sempre com pressa de chegar .
Eu tenho uma chave da casa e ate gosto bastante de lá ir, mas para fazer mais de 1000 km em estrada para mim tem de ser no mínimo 3 dias, e como não tenho fins de semana de 3 dias raramente lá vou, os meus dias de ferias são reservados para viajar de mochila as costas na Ásia.
Eu tenho o perfil ideal para ter VE, tenho garagem onde carregar, não faço ferias em Portugal, tenho a família direta toda perto e sou daqueles que gosto de parar em viagem.
No final do próximo ano estou a pensar comprar o E-C3, ainda ontem estava a ver no supermercado um de serviço lá parado e gostei do que vi.
o novo símbolo da Citröen faz just ao ranking dele na categoria de VE’s: sargento francês! Tá tudo certo.
Vocês a falar parece que há carregadores rápidos em tudo o que é canto e sempre disponíveis para nós.
Com o VE tens que planear, e isso é chato. FIM.
Tu acabaste de planear as horas a que viajas e onde almoçar em favor do carro e nem percebeste isso.
É porque não soube planear, aliás, nem é preciso, porque o carro dá as alternativas, mas isto só está acessível a quem anda neles.
Pensava que era o condutor que decidia e dava alternativas ao carro e não o contrário.
Eu como onde quero á hora que quero, não quando e o onde o carro quer.
E é o condutor, o carro apenas dá as alternativas para o caminho que ele leva.
Eu também, você não ?
Se achas isso mau é porque nunca foste de férias num Lol.
Passam de férias a semi-férias.
Também dito por aqueles que nunca foram.
Não me interessa a tua vida, férias é para quem trabalha.
Eu também fazia isso quando andava a combustível.
Nem perto, a combustivel demoras 2 minutos a encher o depósito e estas na estrada outra vez. Há postos de abastecimento com fartura e em quase todo o lado.
Nos EVs a história já não é a mesma. Sei do que falo porque andei com um Model 3 uns tempos.
Deixando as preferências de lado, os EVs ainda não são solução para 60% da população por causa das limitações que, por enquanto, ainda são algumas.
Obviamente que o “constantemente olhar para os Km” é exagerado e, com o hábito, a pessoa passa a ter mais noção do range do carro, mas ainda assim as limitações estão lá.
Eu demoro 10 a 20 segundos a carregar o carro, o resto do tempo não estou lá nem perco tempo.
Carregadores também, já há praticamente em todos os postos, e já há paises a fechar postos de combustíveis e substituir por carregadores.
Eu também sei, já ando neles há muitos anos.
De onde veio esses 60% ?
Concordo.
Não vamos fingir que carregar o carro e encher o deposito é o mesmo tempo.
Há bastantes mas nem perto de postos de combustivel principalmente no interior e em certas zonas de cidades. Para além disso, a autonomia da maioria dos carros elétricos não é o mesmo que um carro a combustão.
Foi um número um tanto à sorte, mas se olharmos para a realidade de muitas pessoas é que os EVs são caros e nem toda a gente tem a possíbilidade de conseguir carregar o carro em casa.
Não sou nem perto de contra os EVs, acho que são uma coisa excelente e há quem tire grande proveito deles. Apenas estou a dizer que ainda há bastantes limitações para conseguir abranger mais pessoas
Pois não, é bem diferente, nem eu disse que era igual, alguns aqui é que gostam de dizer que é igual, e que o dono fica lá a segurar o cabo.
Há muito mais que gostos de combustíveis, há 2200 postos de combustíveis em Portugal, postos de carregamento 5668 postos de carregamento com 11887 tomadas, se juntarmos as que há em casa, são aos milhões.
Nem precisa de ser a mesma, já que a maioria dos veículos a combustão nem fazem KMS para justificar a autonomia que têm.
É como os diesel, são caros em relação aos a gasolina.
Sim, apesar de tudo ainda há limitações a resolver, e muito mito a combater.
Deves ter uma mina de ouro em casa então, só para eu ir pro trabalho, pago 250€ por mês em combustível, imagina se fosse para ir de férias, ia um salário mínimo só em combustível, mas vamos fingir que Portugal inteiro ganha o dobro do salario mínimo e que está tudo bem pagar o combustível super barato de carros que não andam metade que um Tesla dos mais baratos.
Não estava a falar de valores, obviamente manter um EV é muito mais barato.
Mas já que falas disso, nem toda a gente tem 30 ou 40000€ no banco para dar por um carro elétrico.
Quando por 5 ou 6k já compras um citadino que de para as curvas.
Isso o andar é relativo. Para além disso há outros fatores mais importantes que 0-100
Pois não têm, passam a vida a depositá-lo na conta dos árabes.
Já agora que carro testou ?
Com todo o respeito mas 35K não é low-cost, independentemente da aparente qualidade da Tesla e que na minha opinião até é das marcas com melhor custo beneficio mas 35K para um forreta como eu na compra de carros é um exagero “eu falo por mim”, para mim low-cost é um Spring, eu não sou da queles que adora extras no carro e depois nem os piscas utilizam 🙂 🙂 🙂
Nunca na vida a Tesla ia apresentar o que falam, ser um carro de 4 metros por 35k, isso é demasiado perto do Model 3, pode custar isso a versão mais cara com bateria maior e possivelemente mais potencia, mas nunca a versão base, 30k para uma versão base bem equipada já seria em linha com o mercado…
Que tal chamar baby frog?
Há muito caminho pela frente. Hoje em dia são péssimos investimentos. Defender os interesses dos fabricantes, não protege os consumidores. Veículos com um custo de utilização elevado, devido ao peso. Autonomias muito restritas e rede de abastecimento insuficiente.
Utilização elevado,antes pelo contrário.
Peso ? Não entendi.
Low cost a custar 35 mil euros?
Alguém explique o significado de low cost aos ignorantes da Tesla.
Deve estar no mercado lá para 2035 e a $50K.