Avião supersónico X-59 da NASA poderá devolver o “Concorde” aos céus
O avião comercial supersónico de passageiros Concorde marcou a aviação moderna. Os seus voos começaram a 2 de março de 1969 e terminaram em 24 de outubro de 2003. Nesse período existiu o sonho de voar ao redor do mundo em poucas horas. Agora, a NASA quer voltar a colocar a trazer a aviação sónica comercial ao planeta. Dessa forma, está dado o OK para o avião supersónico X-59 passar à fase de montagem.
Esta aeronave promete trazer uma nova realidade à aviação comercial em poucos anos.
O sonho dos aviões comerciais supersónicos acabou em 2003, depois de um trágico acidente. Este acontecimento com o Concorde da Air France, somado a outros problemas relacionados com a poluição e custos dos voos comerciais, ditaram o fim destas aeronaves nos céus.
Avião X-59 na NASA quer trazer voos comerciais supersónicos
O avião supersónico X-59 QueSST (Quiet SuperSonic Technology) da NASA ultrapassou o seu marco final de desenvolvimento e vai agora para a fase de montagem. Segundo a agência espacial, esta aeronave foi projetada para trazer novas tecnologias para a próxima geração de aviões supersónicos comerciais.
Programada para voar em 2021, a aeronave X-59 está a ser construída na fábrica da Lockheed Martin's Skunk Works em Palmdale, Califórnia. Este contrato tem um custo de 247,5 milhões de dólares. Quando concluída, a aeronave de investigação poderá voar a uma altitude de 55.000 pés (17.000 m) e a uma velocidade de Mach 1,27 (1.512 km/h).
Boom sónico terá "um barulho de uma porta"
Um dos pontos evolutivos é o cuidado com o ruído. Assim, este novo avião produzirá um estrondo sónico de apenas 75 decibéis (PLdB). Em jeito de comparação, os responsáveis dizem que o boom será tão alto quando o bater de uma porta de um carro.
O objetivo do X-59 não é apenas demonstrar novas tecnologias que irão minimizar o infame boom sónico. Na verdade, com o intuito de o tornar num equipamento comercial, o X-59 QueSST irá sobrevoar matrizes de sensores especiais e várias comunidades americanas para recolher dados técnicos e medir as reações do público à aeronave.
Posteriormente, estes dados serão usados para reescrever os regulamentos ambientais americanos que foram elaborados pela primeira vez na década de 1970 e foram muitas vezes prejudiciais ao voo supersónico comercial.
Assim, estará por poucos anos a volta daquele que já chama como o "filho" do Concorde. Poderemos estar a poucos anos de ir de Lisboa a Nova Iorque em cerca de 3 horas, no "Concorde 2".
Este artigo tem mais de um ano
De Lisboa, não. Do Samouco a NY.
Hehehehe.
E as emissões de gases para a atmosfera?
Que tal um comboio eléctrico!
Daaaaaa os comboios já são elétricos!!!!
E agora já não há preocupações ambientais ?
Aqui a nada temos uma manif de greta.
Duvido que seja economicamente viável. E a ser realizado, que Lisboa ou Porto figurem nos trajectos. Já não existe a urgência de outrora em cruzar o Atlântico em cerca de metade do tempo e quem pode (caso não tenha um particular) vai sempre preferir alugar um táxi aéreo em prol do conforto, mesmo tardando sensivelmente o mesmo tempo de voo que um comercial. Além que este poderá ser mais ecológico em todos os sentidos mas a 1500km/h relativamente ao solo não é mais rápido que era o concorde.
Mas o Concorde só deixou de voar por não ser comercialmente viável… os combustíveis ficaram de repente mais acessíveis? Vão utilizar alguma fonte de energia diferente e muitíssimo mais barata?
Para tal ser bem sucedido comercialmente teriam de existir pessoas suficientes para manter os voos cheios ao longo de toda a vida útil dos aparelhos… quão pessimista estarei a ser ao pensar que tal simplesmente não é o caso.
Se é para chefes de estados ou para bilionários, aí tudo bem, poderá ser comercialmente viável porque ou paga o zé povinho ou paga quem realmente tem dinheiro para tal.
Haverá um mercado para estas aeronaves. Depois, com os novos “motores”, dizem que é substancialmente mais económico este novo projeto. A par disso, as alterações estruturais, que vão melhorar de forma drástica o impacto ambiental, poderá aumentar o investimento de terceiros neste tipo de aeronaves.
O Concorde utilizava tecnologia dos Anos 60.
Acredito que atualmente existam tecnologia mais avançada e econômica.
este avião usa a tecnologia supercruise, que permite o voo supersónico sem usar os pos-combustores, o que faz gastar muito menos combustível, alem de que o concorde só podia voar acima de mach 1 sobre o mar.
assim ele embora voe a uma velocidade inferior vai poder voar supersónico sobre a terra o que permitira novas rotas rápidas que o concorde nunca pode operar devido ao boom supersónico.
Mas atenção, não será este avião de estudos da NASA que vai transportar passageiros, ele vai ser construído para provar o conceito. Se for bem sucedido a tecnologia será usada para construir um novo avião comercial de transporte de passageiros, com as tecnologias deste prototipo!
Ou seja, estamos pelo menos a uma década de poder ver um sucessor do concorde.
Pois, mas vai ter de voar mais rápido para faze LIS – NY em 3 horas …
+1 o concorde fazia pouco mais de 3h e voava muito mais rápido
O problema climatico vai continuar a existir, so vai diminuir quando deitarem abaixo todas as estufas aquecidas do planeta, as tais que produzem frutas e legumes todo o ano, mas iria fazer aumentar o desemprego e os politicos nao querem, melhorarem as infraestruturas ferroviarias dizem nao sao rentaveis, e mais sao lentas alem de serem caras, por isso nunca coseguem resolver o problema climatico, estas reunioes servem somente para inglês ver, e também para alguns hoteis e restaurantes, e pouco mais.
A resposta é simples e dicotômica para a pergunta que faço.
O homem esteve na Lua ?!
Nem imaginam o quanto esta farsa mexe com o mundo e com todas as esferas de influência que o controlam e dominam o ser humano.
Sejam felizes.
Pois, tens toda a razão. E a terra é plana.
Uma pergunta, um dos Grandes fatores para o fim do concorde, como também do A380, foi o consumo de combustível que praticamente inviabiliza a viagem deixando muito cara! Nessa nova era de companhias aéreas de baixo custo, como será o sistema para viabilizar esse voo? Economicamente falando.
Também se poderá ir do Rio até Paris em 3 horas…
Este comboio não pára em arroios