Autonomia e preço são as razões mais apontadas para a fraca adoção dos elétricos
Apesar da pressão exercida pelos governos, as fabricantes precisam que os clientes abracem a mobilidade elétrica, optando pelos modelos movidos a bateria. Contudo, há elementos que deixam os consumidores reticentes, nomeadamente a autonomia e o preço, conforme o resultado da nossa última questão. Veja os resultados!
Qual a razão da fraca adoção dos carros elétricos?
Os números relativos às vendas dos carros elétricos oscilam e, conforme vamos acompanhando, a evolução nem sempre é positiva. Por isso, procurámos perceber quais os motivos para a fraca adoção destes modelos.
Segundo os resultados, que compilam 3696 respostas, a autonomia e o preço são as razões mais apontadas, com 42% (1561 votos) e 36% (1316 votos), respetivamente. A seguir, com larga diferença, surge o desempenho, com 12% (453 votos), e outra razão, com 297 votos (8%).
Com apenas 2% dos votos, ou seja, 69 votos, está a qualidade, pelo que este não será, na perspetiva daqueles que votaram, a razão para a fraca adoção dos carros elétricos.
Resultados em gráfico
Para uma melhor perceção visual, segue o gráfico com os resultados desta questão.
Pode, ainda, ver as opiniões deixadas na secção de comentários do artigo onde foi colocada a questão.
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Questão desta semana:
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Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.
A meu ver isso são razões secundárias, a primeira será infraestrutura. Carregamento publico, na minha opinião ainda não é uma opção valida…
Está implícita em “outra razão”
Nunca entendi essa da infraestrutura, talvez seja por isso que nem é relevante.
Vai de viagem para um local que não tens onde meter a carga.
Ou tens mas de carga lenta e londe do local onde estas a dormir.
Ou quando chegas lá o posto está avariado ou simplesmente não carrega.
Ou chegas a uma casa que podes meter a carga mas não tem terra.
a vida não é só nos grandes centros urbanos
“Vai de viagem para um local que não tens onde meter a carga.”
Levas um gerador a gasóleo atrelado ao carro e tens o problema resolvido. Continuas a ser um protetor do ambiente porque usas um carro a pilhas (VE).
Há muitos JL’s a fazerem isso.
Há locais sem energia para onde se possa ir ?
Um VE não é um carro a pilhas, um carro a pilhas é um FCEV.
Já agora, eu vivo na aldeia, trabalho alguns dias na cidade.
há mais razões,
1.como o tempo de carregamento,
2.custo em carregadores publicos fica mais caro que a gasolina pois nem todos tem a possibilidade de carregar em casa,
3. quando tiverem que trocar por outro carro, este já perdeu o valor todo e a possibilidade de venda é baixa, pois carros elétricos são como os telemóveis
Eu só uso postos públicos, e cada 100km fica mais acessível que o veículo a gasóleo que tinha antes, com consumo de 5.1l/100km.
Podemos cair em preços absurdos é a mais pura das verdades, mas fazendo inicialmente algum trabalho de casa, estudando OPCs etc, podemos chegar a boas poupanças. Depois do estudo inicial agora é rotina quase sem preocupações. Consigo poupar como indico mesmo apenas em postos públicos, além da manutenção inferior, e do silêncio e suavidade de condução,e com mais binário disponível.
Quais são esses postos?
tretas que tu contas , fica mais caro só se for em casa ou nos supercharger tesla
1 – o tempo na realidade é muito menor que num a combustão, isto ao longo do ano, portanto é uma vantagem, dai não estar incluída.
2. Custo em carregamento é outra, é bem mais barato que gasolina, mesmo para quem não tem como carregar em casa.
3. Nesse caso é igual, os outros também desvalorizam de igual forma. Possibilidade de venda baixa está a acontecer nos a combustão, tanto que os sites de veículos em segunda mão estão cheios deles. Não, carros elétricos não são como telemóveis, são como carros mesmo.
É menor o tanas, resolvi seguir o seu conselho, comprar um elektro e carregar o elektro enquanto vou às compras.
Acontece que está td cheio, que faço? Vou-me embora e cag* para as comparas ou continuo à espera.?
Já estou aqui há meia hora e não há meio de libertarem uma vaga.
Já chegaram mais 2 elektros e foram-se embora, um esperou 5minutos e outro esperou 10.
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrdIwRajO8u4N1GhMrQ
Acho que vou fazer o mesmo e devolver o carro. Assim não dá.
Está lá um a sair e nem viu.
Carrega-se em casa, afinal tem garagem, isso é apenas por birra, além da mentira de estar a dizer que comprou um eléctrico.
Que eu saiba não carregas em 5 min…
O custo de carregamento tem vindo a aumentar em muitos locais ao ponto de sair mais caro que a gasolina.
não não desvalorizam, os Teslas são exemplo disso a própria marca desvaloriza os carros em segunda mão
Eu demoro mais tempo a carregar, almoço em 30 a 40 minutos.
O carro não sei, só sei do tempo que eu perco para o carregar, mas vá com calma, eu sei que esta coisa tão simples é muito complicada para alguém que está habituado a abastecer.
Ainda tens de explicar essa do tempo.
Já expliquei várias vezes, se não quer entender porque vou explicar mais 10 x ?
jl essa de ser mais barato so podes dizer isso porque nao andas fora da parvonia , é mais caro , tenho um model 3 performance e ainda hoje na zona da Ribeira Galiza num posto que aceitava MIIO os custo por Kw foi de 0,73 num posto de somente 50kw , se duvidares eu publico
Nesse caso é mais caro, foi logo para o mais caro. Quando metia combustível também escolhia o mais caro ?
0,73€ até nem é nau preço e estálonge de ser o mais caro. Já vi a mais de 1€ e sem contar com a energia dissipada.
1. tens 1400Km de autonomia em menos de 10 min?
2. so se tirares do poste ou da casa do vizinho.
3. mais rapidamente compram carros com mais de 10 anos a diesel ou gasolina do que com 10 anos elétricos, nao me digas que compras um iphone com 10 anos de uso? Alias para quem compra outro carro elétrico para substituir um outro elétrico ja perdeu com o custo inicial de aquisição, ou vais dizer que os elétricos tambem sao mais baratos que os equivaltentes a gasolina?
Eu se puder, hei-de continuar a andar com carro a gasolina.
Eu enquanto poder vou andar com carros elétricos.
Se amanhã vier a UE dizer que a gasolina pode se beber, você é o primeiro porque foi na ladainha dos elétricos.
Eu não sou como você, eu escolhi o melhor para mim, não o melhor para os outros.
Podemos dizer o mesmo de si, foi na ladainha dos diesel, e faz pior, embirra como se fosse uma criança com aqueles que escolhem alternativas.
“…preço…”
E ainda não chegámos aquela fase onde a eletricidade para a ME vai deixar de ser subsidiada.
“…a qualidade, pelo que este não será, na perspetiva daqueles que votaram,…”
Impossível invocar esta possibilidade na medida em que temos Mercedes, BMW, Audi, Porsche… exemplarmente bem construídos.
Se estivéssemos a falar de Teslas já seria diferente.
Os combustiveis também vão deixar de ser subsidiados, pelo menos uma parte. Fica tudo na mesma.
Os teslas são bem construidos, para aquilo que custam, se tivessem a mesma qualidade dos merc…… pelo mesmo preço, então todos os merc…… eram mal construidos, que está quase lá.
Ou seja valem mais do que a sua qualidade… Da pra ver as queixas dos materiais, consumo drástico de pneus, mentira nas estimativas de autonomia (já foram obrigados a alterar em tribunal) , carros que não destrancam em caso de avaria, acidente ou falta de bateria (que já deu mortos)
Queixas de qualquer eu vejo em todas as marcas.
Pneus é um não caso, de não os alinharem e andarem sempre a dar tanta aos outros, é normal num carro com 300 a 500cv os pneus irem mais depressa.
A mentira das estimativas era igual aos fabricantes europeus, que anunciam x e consome y.
Os carros destrancam todos em caso de acidente.
Qualquer um deu mortos, não é exclusivo deste ou daquele.
Vá contar essa história à outro. Com o Highland prometeram resolver todos os problemas conhecidos. Não só não resolveram como ainda por cima criaram outros:
1⁰ a CPU avaria-se e o carro fica um pisa papeis. A Tesla bloqueia as reclamações e dá ordem para instruirem os clientes andarem com os carros que a segurança não está em causa. Não resolvem. Há já que espere e desespere por uma nova CPU há quase um ano.
2⁰ Os carros acima de 100 tremem como varas verdes. A Tesla manda trocar os pneus atenua o problema mas passados 1000kms o problema regressa em força.
A Tesla não resolve não dão com o gato. Só vai trocando pneus. Se isto é
qualidade vou ali e já venho looolooolool
Se é história nem sequer vale a pena ler.
Sabe daquela dos volantes dos Audi a tremer ? Até parece que têm Parkinson ?
Tremer ? Tipo os Audi ?
https://www.audipt.com/threads/roda-que-treme-resolvido.124896/
Agora vem querer comparar o comportamento de carros Tesla 0 kms com carros comprados no ferro velho da esquina. Provavelmente já batidos? “A4/B5/98”
Isso anda mesmo mal por esses lados eheh
Quer que vá buscar novos ?
O combustível não é subsidiado. É híbrido, quase 70% impostos.
Mas os elétricos não são subsidiados…
O governo até ta preocupado com o ambiente… Se os combustíveis não derem impostos, logo vamos ver onde vao.
Mas porque continua a negar um facto ? Essa missa não parou ainda ?
Mas não é 70, nem a 50% chega.
Tem aqui o artigo para ler novamente:
https://pplware.sapo.pt/motores/governo-vai-reduzir-apoio-aos-combustiveis-ja-em-janeiro-de-2025/
Devia era aeguir a linha do governo espanhol. Isso é que era de valor. Afinal somos todos hermanos ou não?
Esqueceram de mencionar um dos grandes factores… o chamado efeito kamikaze.
Inicialmente a malta pensou…bem…pimenta no rabinho do vizinho é refresco.
Cada vez que ataca limpa umas centenas, e o que era refresco para os outros agora é um caso sério.
Eu evito estacionar em parques grandes, e quando o faço dou umas voltas a ver se ha kamikazes por perto..
Ah sei, aquele efeito provocado pelos a combustão que dizimam centenas de veículos de cada vez ?
Deve ser difícil encontrar parques sem carros a combustão, portanto o melhor que faz é estacionar o seu na rua.
É e cada vez mais, mais instituições e até países (que a determinada altura incentivaram elektros) vão proibindo o estacionamento ou a recarga de carros elektros nos estacionamentos subterrâneos. Deve ser por causa disso.
Será que toda a gente tem garagem para o por a carregar para ser rentável ?? Muitas pessoas até podem comprar ,mas, depois vam andar sempre a carregar nos postos, ?!!
Não, e também não precisam de garagem para carregar.
fica mais caro viajar de electrico do que Diesel , ou andas sempre por perto de casa , ou carregas nos supercharger tesla , sem discussao .
Nem em todos, até se tiver uma marca aderente da ioniq sai mais barato, há malta é que gosta de carregar caro.
IONITY, quer dizer Ionity certo?
Mas para isso vai ter que comprar um carro novo de uma dessa marcas para poder lá carregar durante UM ano. Esteja descansado que esse valor já vem contemplado na factura da venda do carro e para usar é preciso deslocar-se lá. Mora perto de algum hub da IONITY? Não pois não? E portanto para fazer valer o que pagou a mais vai andar em peregrinação a caminho dos IONITY durante UM ano. Nos anos seguintes já paga igual aos outros, esteja descansado. Ou seja 20€ por cada 100 kms, isto se não passar dos 110…
Que tolos estes gajos, papam os grups todos.
Certo, corretor.
Nem só durante um ano, não viu o cartão Mercedes ?
Ah então é como nos s combustão quando oferecem revisoes e combustível gratuito ? Ok.
Mas eu não estava a falar das promoções, eu falava mesmo do plano de carregamentos normal.
Não, nos outros anos é dos mais baratos que há , fica pouco mais que nos teslas.
Não fale do que não sabe e aconselho a deixar de ir a essas missas de haters, é que você está a ficar cada vez mais ridículo com os argumentos.