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Autonomia e preço são as razões mais apontadas para a fraca adoção dos elétricos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Vortex says:

    A meu ver isso são razões secundárias, a primeira será infraestrutura. Carregamento publico, na minha opinião ainda não é uma opção valida…

  2. Infinity says:

    há mais razões,
    1.como o tempo de carregamento,
    2.custo em carregadores publicos fica mais caro que a gasolina pois nem todos tem a possibilidade de carregar em casa,
    3. quando tiverem que trocar por outro carro, este já perdeu o valor todo e a possibilidade de venda é baixa, pois carros elétricos são como os telemóveis

    • RD says:

      Eu só uso postos públicos, e cada 100km fica mais acessível que o veículo a gasóleo que tinha antes, com consumo de 5.1l/100km.
      Podemos cair em preços absurdos é a mais pura das verdades, mas fazendo inicialmente algum trabalho de casa, estudando OPCs etc, podemos chegar a boas poupanças. Depois do estudo inicial agora é rotina quase sem preocupações. Consigo poupar como indico mesmo apenas em postos públicos, além da manutenção inferior, e do silêncio e suavidade de condução,e com mais binário disponível.

    • JL says:

      1 – o tempo na realidade é muito menor que num a combustão, isto ao longo do ano, portanto é uma vantagem, dai não estar incluída.

      2. Custo em carregamento é outra, é bem mais barato que gasolina, mesmo para quem não tem como carregar em casa.

      3. Nesse caso é igual, os outros também desvalorizam de igual forma. Possibilidade de venda baixa está a acontecer nos a combustão, tanto que os sites de veículos em segunda mão estão cheios deles. Não, carros elétricos não são como telemóveis, são como carros mesmo.

      • Yamahia says:

        É menor o tanas, resolvi seguir o seu conselho, comprar um elektro e carregar o elektro enquanto vou às compras.
        Acontece que está td cheio, que faço? Vou-me embora e cag* para as comparas ou continuo à espera.?
        Já estou aqui há meia hora e não há meio de libertarem uma vaga.
        Já chegaram mais 2 elektros e foram-se embora, um esperou 5minutos e outro esperou 10.
        https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrdIwRajO8u4N1GhMrQ
        Acho que vou fazer o mesmo e devolver o carro. Assim não dá.

        • JL says:

          Está lá um a sair e nem viu.

          Carrega-se em casa, afinal tem garagem, isso é apenas por birra, além da mentira de estar a dizer que comprou um eléctrico.

          • Yamahia says:

            Não está nada a sair. Estava a fazer sala dentro do carro.

            Para estar em casa a carregar não podia ir na mesma às compras pq aquilo demora umas 48horas.

          • JL says:

            Errado, não ficava com os faróis ligados quando está a carregar.

            Portanto não comprou mesmo, deve ser por isso que alguns dizem os disparates que dizem, já que não sabem o que acontece.

          • Yamahia says:

            O seu não sei, mas o ZOE permite ter os faróis ligados enquanto carrega. Para isso:
            1-Enquanto o carro carrega, pressiona uma vez o botão de ignição sem pressionar o pedal do travão. Isso ativa o sistema elétrico auxiliar do carro, permitindo que as luzes e acessórios funcionem, sem entrar no modo Ready.
            2-De seguida pode ligar as luzes no comando respectivo.
            Depois paga-me um café.

          • JL says:

            Ativa o sistema eléctrico mas não liga as luzes, já que não está em ready, nem sequer permite com a ficha ligada, tal como são todos os veículos.

            Portanto o condutor estando estacionado não ia ligar as luzes de propósito.

      • Naodou says:

        Que eu saiba não carregas em 5 min…
        O custo de carregamento tem vindo a aumentar em muitos locais ao ponto de sair mais caro que a gasolina.
        não não desvalorizam, os Teslas são exemplo disso a própria marca desvaloriza os carros em segunda mão

        • JL says:

          Eu demoro mais tempo a carregar, almoço em 30 a 40 minutos.

          O carro não sei, só sei do tempo que eu perco para o carregar, mas vá com calma, eu sei que esta coisa tão simples é muito complicada para alguém que está habituado a abastecer.

          • Yamahia says:

            Mas veja lá não se atrase caso contrário é multado em 1€ por cada minuto a mais.
            O melhor é fazer como o outro e interromper a refeição:
            min2:34 , Comidinha fria qué bem bom 😛
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrO8vB9nMq15aGvBU9g

          • JL says:

            Interromper a refeição ? Não entendi, eu quando falei em almoço não disse que estava a carregar.

          • Yamahia says:

            Ah sim? Como falou q demorava 30 a 40 minutos a almoçar, pensei…
            Mas não se enaltecer, só estava a zelar pela sua carteira.

          • Yamahia says:

            *Exalte

          • JL says:

            Eu falei no tempo de almoçar, já que ele falou em eu carregar.

            Já se esqueceu que eu tenho carregamentos gratuitos ? além de não se cobrar essas taxas cá em Portugal, não tinham como cobrar.

            De qualquer modo eu iria tirar o carro do carregamento para dar lugar a outro.

          • Yamahia says:

            Vc é um santo.

          • JL says:

            Não, sou uma pessoa normal, os que são o contrário de santos é que incomodam os outros.

          • Yamahia says:

            Eu sei que não é mas dizem que os santos fazem milagres e da sua boca só saem milagres:
            1⁰ milagre-Em Portugal ng paga custos de carregamento ocioso pq o q o @JL diz a Tesla obedece. O que a Tesla diz não se escreve.
            0,50€ o minuto se o parque estiver a até meio, 1,00€ se o parque estiver a mais de meio.
            Portugal está na lista do contrato?
            https://www.tesla.com/pt_pt/support/charging/supercharger/fees
            Então o contrato é para rasgar. O @JL é que manda!

            2⁰ milagre o @JL não paga e não tem medo de ninguém e ainda Tesla como ele tem carregamentos gratuitos não pode cobrar pq ele não quer. No entanto:
            “Tesla has added that owners remain responsible for Supercharger idle and congestion fees when applicable. The carmaker also says it “reserves the right in its sole discretion to remove the free Supercharging from your vehicle in the event of excessive charging or unpaid fees related to Supercharging…”
            Assim, um dia o @JL acorda e descobre que o seu carro já não é elegível para carregamentos Tesla gratuitos.
            Mas isso não vai acontecer pq o santo @JL faz milagres .

            Eu com tanto milagre já começo é a duvidar que o seu carro é elegível para Supercharging gratuito.
            Mostre lá o campo do quadrante onde indica que o carro é elegível para supercharging gratuito. Fico a aguardar.

          • JL says:

            Mas em Portugal não estão a cobrar, talvez porque a malta se porta bem.

            Acho que você não entendeu, como cobram essa taxa se eunão inseri lá nenhum cartão de crédito ?

            Foi preciso inventar mais uma história de não sei quantas linhas para não entender algo tão simples ?

          • Yamahia says:

            Eu percebi, vc é que se está a fazer desentendido.
            1⁰ PT paga como pagam todos os outros. Está bem claro e escarrapachado no contrato.

            3-Quem tem carregamentos grátis, se não tiver um modo de pagamento na app, paga qd for a um serviço Tesla. Se não pagar, perde o benefício dos carregamentos grátis.
            Está lá tudo. Não sei pq insiste.

          • JL says:

            Errado, em pt nunca se pagou até hoje, não encontra ninguém a dizer que tenha pago.

            Eu nunca vou pagar, até porque não tenho como… Além disso respeito, só se me desse uma coisa má enquanto o carro tiver a carregar.

            Não, não paga, são serviços diferentes, não invente.

            Mostre lá as condições a afirmar que se não pagar perco o benefício ?

      • Anung says:

        Ainda tens de explicar essa do tempo.

      • Jacs says:

        jl essa de ser mais barato so podes dizer isso porque nao andas fora da parvonia , é mais caro , tenho um model 3 performance e ainda hoje na zona da Ribeira Galiza num posto que aceitava MIIO os custo por Kw foi de 0,73 num posto de somente 50kw , se duvidares eu publico

      • Infinity says:

        1. tens 1400Km de autonomia em menos de 10 min?
        2. so se tirares do poste ou da casa do vizinho.
        3. mais rapidamente compram carros com mais de 10 anos a diesel ou gasolina do que com 10 anos elétricos, nao me digas que compras um iphone com 10 anos de uso? Alias para quem compra outro carro elétrico para substituir um outro elétrico ja perdeu com o custo inicial de aquisição, ou vais dizer que os elétricos tambem sao mais baratos que os equivaltentes a gasolina?

        • JL says:

          Eu não, e você também não.

          Nem é preciso, mas já agora carrega a preço ?

          É que até acabei de postar um vídeo a mostrar as diferenças.

          Depende, eu prefiro um eléctrico com 10 anos do que um diesel, mas mostre-me um estudo a confirmar isso.

          Um iPhone não, porque sei que ele já não vai estar atualizado nem com sistema operativo recente, devido a não ter hardware capaz de o suportar, mas não entendi a comparação de 2 coisas que nada têm a ver uma com a outra, usa o seu diesel para ir à internet ? Ler email ? Conversar no WhatsApp?

          O mesmo que um diesel, quando compra um diesel novo já perdeu o valor do que tinha , ou vai dizer que ele valorizou em relação a um diesel novo ?

          Eles são mais caros, porque são melhores.

          • Mario says:

            Será que há atualizações para teslas com 10 anos?
            E por quanto mais tempo? Basta a AWS patinar para os teslas ficarem á nora.

          • JL says:

            Sim, o meu recebe pelo menos 2 todos os meses.

            A tesla não usa a AWS para atualizações.

            Ficarem à nora ? não entendi, os carros não precisam desses serviços para trabalharem.

  3. Simão says:

    Eu se puder, hei-de continuar a andar com carro a gasolina.

    • JL says:

      Eu enquanto poder vou andar com carros elétricos.

      • Mário2 says:

        Se amanhã vier a UE dizer que a gasolina pode se beber, você é o primeiro porque foi na ladainha dos elétricos.

        • JL says:

          Eu não sou como você, eu escolhi o melhor para mim, não o melhor para os outros.

          Podemos dizer o mesmo de si, foi na ladainha dos diesel, e faz pior, embirra como se fosse uma criança com aqueles que escolhem alternativas.

          • Mario says:

            Eu não. já testei elétricos como lhe disse, e não servem.
            E ficar dependente de serviços conectados para trabalhar tbm não obrigado.
            Não pode dizer o mesmo de mim porque nao fui nas cantigas de adiantar 20 anos de diesel num carro, vulgo comprar um elétrico por mais 20 000€ do preço justo. Mas vou já criar uma unipessoal para saborear os subsidios do estado.

          • JL says:

            Não testou nada, pensa ou sonhou com isso.

            Não serve a quem não os testa.

            Tanto não adiantou que desperdiçou dinheiro num que não lhe faz uso para que lhe compense em relação a um mais barato.

            A preço justo já eles andam.

  4. Yamahia says:

    “…preço…”
    E ainda não chegámos aquela fase onde a eletricidade para a ME vai deixar de ser subsidiada.

    “…a qualidade, pelo que este não será, na perspetiva daqueles que votaram,…”
    Impossível invocar esta possibilidade na medida em que temos Mercedes, BMW, Audi, Porsche… exemplarmente bem construídos.
    Se estivéssemos a falar de Teslas já seria diferente.

    • JL says:

      Os combustiveis também vão deixar de ser subsidiados, pelo menos uma parte. Fica tudo na mesma.

      Os teslas são bem construidos, para aquilo que custam, se tivessem a mesma qualidade dos merc…… pelo mesmo preço, então todos os merc…… eram mal construidos, que está quase lá.

      • Naodou says:

        Ou seja valem mais do que a sua qualidade… Da pra ver as queixas dos materiais, consumo drástico de pneus, mentira nas estimativas de autonomia (já foram obrigados a alterar em tribunal) , carros que não destrancam em caso de avaria, acidente ou falta de bateria (que já deu mortos)

        • JL says:

          Queixas de qualquer eu vejo em todas as marcas.

          Pneus é um não caso, de não os alinharem e andarem sempre a dar tanta aos outros, é normal num carro com 300 a 500cv os pneus irem mais depressa.

          A mentira das estimativas era igual aos fabricantes europeus, que anunciam x e consome y.

          Os carros destrancam todos em caso de acidente.

          Qualquer um deu mortos, não é exclusivo deste ou daquele.

          • Yamahia says:

            Pneus é mais 25 a 30% num elektro. E não é por andarem depressa pois andam sempre a pastelar.
            Muitos deles nem sequer passam dos 130. Não dão mais.
            O problema é terem q lidar com um peso excessivo e uma entrega de potência incaracteristica e bruta nos 1⁰s metros. O q obviamente desgasta mais os pneus.
            Dito por quem sabe:
            https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/dilema-dos-pneus-nos-electricos-velocidade-e-silenciosa-e-desgaste-acelerado.

            Em relação a consumos, é verdade, levar um elektro para AE e fazer uma condução normal, a autonomia fica reduzida pela metade ou menos. Tempo frio tem o mesmo efeito em qq circunstância. Muito enganadoras as autonomias anunciadas pelas marcas elektras.

            E claro queacidentes só nao acontecem a quem não anda na estrada, no entanto esta provado q estes acontecem em maior percentagem envolvendo Teslas e os acidentes são invariavelmente mais mortíferos em Teslas.
            São várias as características desses. carros q acabam por contribuir para esta situação.

          • JL says:

            Pneus depende, se andarem com arranques não têm hipótese.

            O peso não é problema, por isso terem pneus maiores, ou nos a combustão com 3 toneladas isso também é problema ?

            Esses artigos parece que são feitos todos pelo mesmo, loooool

            Pela metade ? Não entendi, se nunca lá levou nenhum?

            Tempo frio ? Deve ser por isso que se vendem mais nos países nórdicos. Loooool

            Enfim, sempre a mesma ladainha hater. Loool

          • Mario says:

            1200€ por 4 pneus para um model Y com tração integral… é mentira?
            Quer ver a fatura?

          • JL says:

            Depende dos pneus, até pode arranjar mais caro.

            Que pneus são ?

      • Yamahia says:

        Vá contar essa história à outro. Com o Highland prometeram resolver todos os problemas conhecidos. Não só não resolveram como ainda por cima criaram outros:
        1⁰ a CPU avaria-se e o carro fica um pisa papeis. A Tesla bloqueia as reclamações e dá ordem para instruirem os clientes andarem com os carros que a segurança não está em causa. Não resolvem. Há já que espere e desespere por uma nova CPU há quase um ano.
        2⁰ Os carros acima de 100 tremem como varas verdes. A Tesla manda trocar os pneus atenua o problema mas passados 1000kms o problema regressa em força.
        A Tesla não resolve não dão com o gato. Só vai trocando pneus. Se isto é
        qualidade vou ali e já venho looolooolool

      • Mário2 says:

        O combustível não é subsidiado. É híbrido, quase 70% impostos.
        Mas os elétricos não são subsidiados…
        O governo até ta preocupado com o ambiente… Se os combustíveis não derem impostos, logo vamos ver onde vao.

  5. Pedro says:

    Esqueceram de mencionar um dos grandes factores… o chamado efeito kamikaze.
    Inicialmente a malta pensou…bem…pimenta no rabinho do vizinho é refresco.
    Cada vez que ataca limpa umas centenas, e o que era refresco para os outros agora é um caso sério.

    Eu evito estacionar em parques grandes, e quando o faço dou umas voltas a ver se ha kamikazes por perto..

    • JL says:

      Ah sei, aquele efeito provocado pelos a combustão que dizimam centenas de veículos de cada vez ?

      Deve ser difícil encontrar parques sem carros a combustão, portanto o melhor que faz é estacionar o seu na rua.

      • Yamahia says:

        É e cada vez mais, mais instituições e até países (que a determinada altura incentivaram elektros) vão proibindo o estacionamento ou a recarga de carros elektros nos estacionamentos subterrâneos. Deve ser por causa disso.

        • JL says:

          Por desconhecimento de alguns e até preconceito, porque de facto os que ardem já se sabe quais são, mas o ser humano evolui e chega a uma altura que admite os erros que comete.

          • Mario says:

            Malvados da GALP oh JL, andam a instalar uma bomba de GPL a uns quilometros daqui… e eu a pensar que eles já só queriam florzinhas.

          • JL says:

            Eu fugia já dai:

            https ://www.jn.pt/8116890457/um-morto-e-57-feridos-em-explosao-num-posto-gpl-na-romenia/

  6. NG says:

    Será que toda a gente tem garagem para o por a carregar para ser rentável ?? Muitas pessoas até podem comprar ,mas, depois vam andar sempre a carregar nos postos, ?!!

  7. Jacs says:

    fica mais caro viajar de electrico do que Diesel , ou andas sempre por perto de casa , ou carregas nos supercharger tesla , sem discussao .

    • JL says:

      Nem em todos, até se tiver uma marca aderente da ioniq sai mais barato, há malta é que gosta de carregar caro.

      • Yamahia says:

        IONITY, quer dizer Ionity certo?
        Mas para isso vai ter que comprar um carro novo de uma dessa marcas para poder lá carregar durante UM ano. Esteja descansado que esse valor já vem contemplado na factura da venda do carro e para usar é preciso deslocar-se lá. Mora perto de algum hub da IONITY? Não pois não? E portanto para fazer valer o que pagou a mais vai andar em peregrinação a caminho dos IONITY durante UM ano. Nos anos seguintes já paga igual aos outros, esteja descansado. Ou seja 20€ por cada 100 kms, isto se não passar dos 110…
        Que tolos estes gajos, papam os grups todos.

        • JL says:

          Certo, corretor.

          Nem só durante um ano, não viu o cartão Mercedes ?

          Ah então é como nos s combustão quando oferecem revisoes e combustível gratuito ? Ok.

          Mas eu não estava a falar das promoções, eu falava mesmo do plano de carregamentos normal.

          Não, nos outros anos é dos mais baratos que há , fica pouco mais que nos teslas.

          Não fale do que não sabe e aconselho a deixar de ir a essas missas de haters, é que você está a ficar cada vez mais ridículo com os argumentos.

          • Yamahia says:

            O cartão Merc. obriga a uma subscrição mensal e não é barata. É isso q pretende?
            E voltanos ao mesmo, tem que comorar u. Merc. novo e nem todos os Merc elektros são elegíveis. Só são elegíveis daqueles Merc elektros que desvalorizam 50% num ano ou 600 e tal € por dia.

          • JL says:

            Qual o problema de ter uma subscrição mensal ? Se isso permite ter preços bem mais baixos, compensa.

            Tanto pode ser Mercedes, como BMW, Audi, Porsche, como muitos outros.

            Vem para aqui gabar-se que consegue descontos no gasóleo, mas só consegue se for comprar em certos estabelecimentos, com certas condições, portanto não se distraia.

          • JL says:

            Então mostre lá um Mercedes desvalorizado em 50% num ano ? E por cá m

          • Yamahia says:

            Tem razão.
            Afinal bastam 3 meses
            (12semanas e não 12 meses)
            “Mercedes EQE. The electric sedan lost almost 50 percent of its value in only 12 weeks, depreciating at a rate of $615 per day. Wired ”

            https://qz.com/ev-depreciation-electric-cars-trade-in-value-1851625339

            É o que dá falar de memória. Desculpe aí qq coisinha.

          • Yamahia says:

            Uma subscrição compensa se fizer muitos kms e que esses kms sejam feitos na rota dos Ionity e de modo a apanhar a bateria qs vazia qd passar por eles.
            De contrário será uma perda de tempo ainda mais insuportavel atendendo à velocidade deplorável a que carregam os Mercedes com baterias acima dos 70%.
            Depois é a tal coisa, tem que comprar um Merc novo caríssimo que desvaloriza 600€ ao dia.
            Perante um quadro destes, nc na vida vale a pena sequer dar importância a estas migalhas de atirar areia para os olhos.
            Outra marca, o esquema é parecido. Ainda não passaram 3 anos e um infeliz proprietário britânico de um Taycan não consegue retoma por mais de 20 e poucas k £. Um carro q lhe custou mais de 110k £.
            Pior, qd o carro fizer 3 anos vai ter q pagar uma nota preta em despesas para voltar a ter os benefícios a q estava habituado.

            Os casos q relato em relação aos combustíveis nada têm a ver com a palhaçada a q se assiste no ramo elektro.
            É um benefício bidireccional se lhe quiser chamar assim é qd faço comparações é ao preço da bomba e não ao preço com descontos.

          • JL says:

            Bem me parecia que não tinha encontrado nenhum, e foi ao pais onde todos são iguais ou piores, relembro o caso dos carros a gasolina da hertz..

            Se não quer um Mercedes compre um Audi, as condições são as mesmas.

            Para quem não faz muitos kms, quer dizer que não usa muito AE, logo não vale a pena ter.

            Ao fim dos 3 anos paga a subscrição e fica com carregamentos baratinhos.

            Pois não tem, a palhaçada que reina no assunto com combustíveis é bem pior, desde terem de fazer contratos de manutenção caríssimos, até terem de fazer compras sempre nos mesmos supermercados caros para terem combustíveis mais baratos, ou seja, palhaçada.

          • Mario says:

            “nao teras nada e serás feliz” até para ter um elektro tem que se ter uma subcrição tipo netflix? Looooooool.
            Qq dia até para fazer um filho é preciso uma subscrição. E se não pagar a subscrição o carro não anda. É isso que o JL gosta… pagar subscrições que nao servem para absolutamente NADA.
            Quando até a suspensão adaptativa nos BMW é por subscrição, eu sóo me rio á gargalhada porque as marcas já não sabem onde hipotecar os donos.

          • JL says:

            Não tem de ter, é uma opção, é como o gasóleo barato, tem de ter subscrição e contrato.

            Então mas você vem com hipocrisias sobre aquilo que faz ? não reparou que está a pagar uma subscrição para usar a internet para deixar os seus preconceitos e disparates ?

            Deixe o preconceito, vai ver que aprende muito.

            Já agora, eu não pago subscrição nenhuma do carro, até disse que não têm como cobrar o tempo de inatividade.

        • JL says:

          Nunca é demais provar aquilo que já se sabia e que todos os que usam confirmam, menos aqueles que recebem informação dos seus padres sem sequer confirmarem a informação:

          https://youtu.be/6MAdkij5VEk

          • Yamahia says:

            Esse homem, desde que voltaram os referrals que não se cansa de fazer vídeos a enaltecer os Tesla. É tão evidente que já nem disfarça.
            Comentando o q se passa no vídeo, ele contém vários erros, tudo na ânsia de provar uma perspectiva.
            1⁰ ele só meteu 18kWh na bateria (chega com 31%=23,25 kWh e sai com 55%=41,25 kWh.
            Portanto o kWh saiu a 0,39€ e não a 0,37€
            Portanto 1ª mentira ao dizer que 1⁰ meteu 21, depois 20 e finalmente 19kWh. Que baralhado, ao menos tinha cortado essa parte LOL

            2⁰ quanto ao preço do gasóleo, tinha a Petroprix a 1,45 € em Matosinhos. Mas não, vai buscar a 1ª que lhe aparece à frente (diz ele) 10 cents mais cara.

            Adiante
            3⁰ Então carregou 18kWh, o suficiente para 90 kms, mas no fim precisava era de fazer 204 kms e gastou 38,25 kwh( saiu com 55% e chegou com 4%) para os fazer
            Boa táctica, por acaso. É que se carregasse o que realmente precisava nunca mais saia dali e o valor por minuto e consequentemente o valor do kWh iria subir demasiado para compor a missa que pretendia passar.
            A verdade é que com o carregamento que fez em sequer chegava ao destino, quanto mais regressar.
            Agora chegamos àquela parte de que o Tesla é “muita” bom e económico :
            1⁰ Mentira nr. 1
            O Tesla não gastou 15,9 kWh 100 , isso é o q diz o quadrante mentiroso do Tesla (que já se sabe o que a casa gasta) e ele tb sabe.
            Na realidade a media de consumo foi de 18,75kWh 100 (38,25kWh para 204 kms )

            2- Portanto Mentira nr 2 ele na gastou 5.9€ aos 100 (mesmo admitindo que teria conseguido os .39€ o KWh para a totalidade dos 38,25kWh necessarios que seriam impossíveis a não ser que fosse parando em vários Continentes pelo caminho.
            BTW deixando passar esse facto, ele gastou na realidade 7,31 € a cada 100 kms (.39×38,25kwh=14,917 € para 204 kms)

            3-O que nos leva à mentira nr. 3:
            Ele não poupou 5€ nesses 204 kms a comparar com um carro a gasóleo a gastar 5lts aos 100.
            Na realidade ele perdeu 0,127€.

          • JL says:

            Que interessa quantos kwh foram ? está lá a factura e o total de kms que fez.

            Errado, ele chegou com 29% de bateria, minuto 3:21, mas ok, já começou a tentativa de desacreditar.

            Petropix em Matosinhos ? então mas não devemos usar sempre o preço mais caro ?

            Mas ele multiplicou o valor para dar para os 205 kms.

            Tanto chegava que eles estão lá no ecrã.

            Dai ter chegado com 4%, mas você viu o vídeo ? ou começou-lhe a doer a veia do hate logo de inicio ?

            As únicas mentiras que vejo aqui são as suas.

          • Yamahia says:

            Onde é que vc viu a carga a 29%? Vc ouve alguém que estava visivelmente todo baralhado com os nrs , já o referi, 1⁰ diz meteu 21, depois já era 20 e finalmente fixou-se nos 19kWh para fazer contas de merceeiro que acabou por divulgar em imagem. Cada calinada que nem dá para perder tempo a comentar. LOL
            É isso e querer fazer crer que fez os consumos que diz ter feito, sempre em autoestrada e acima dos 120
            O homem endoidou de vez LOOOLOOL

            A única forma de vc saber pelo quadrante qt o carro tinha qd chegou ao Continente, é observar que o carro diz que entraram na bateria 3kwh no momento em que a percentagem está prestes a passar para 35%.
            Portanto 3kwh= 4% e por conseguinte 35-4%=31%.
            O carro foi colocado à carga com 31%.

          • JL says:

            Diz ele, se vai com 34% e já com quase 5 minutos de carga, bate certo.

            Mas a média que ele fez bate certo com os consumos que ele faz normalmente, portanto não entendi as suas confusões.

            Desde quando leva minutos para carregar 3 % ? Endoidou de vez porque o argumento do homem não lhe convém desta vez, enfim.

  8. Iluminados says:

    O mercado não quer carros elétricos! A sério que ainda não descobriram isso? Vamos lá esperar mais uns anos, para as marcas voltarem ao normal…. Depois de não terem vendas de EVs (a Volvo vai ser a primeira vítima)

    • Croft Lara says:

      És realmente um iluminado…

    • JL says:

      Se não quer porque se vendem ?

      A sério que ainda não descobriu isso ?

      Mais uns anos e não têm normal, só super, que dão os eléctricos.

      Vai ? Então consultou a Maya ? É que podia ser a Tesla que só vence eléctricos.

      • Yamahia says:

        Vendem? Mas vendem menos. Se vendem menos do q já venderam é porque estão a cair em descrédito. Duhhh

        • JL says:

          Menos não, mais, os que vendem menos são os diesel e gasolina.

          Sim, há vários anos que os diesel, pelo menos, caíram em descrédito, curioso porque até houve alguém bem famoso a alertar para isso, o raio do ministro acertou em cheio.

          • Yamahia says:

            Como vendem mais se venderam menos 5,4% de JAN a NOV de 2024 a comparar com o mesmo período de 2023?

          • Yamahia says:

            Ah e agora os novos mHEV B10 2.0TDI da Audi parece que estão a sair bem mas não aparecem nas vendas dos gasoils. Deve ser isso. Looolooolool
            E o mais engraçado é que estive a analisar e emitem mais 20 a 40 g de CO2 que a B9 com o mesmo motor.
            Quase 40% a mais, vá-se lá perceber isto. Looolooolool

          • JL says:

            Mas não venderam menos 5.4% foi +12.9% até novembro, é só ir ao site da acap, a qualquer hora.

            Meios híbridos a gasóleo ? caíram, 21 % no mês passado e 11.5% de janeiro a dezembro.

            Aparecem nas vendas de hev/gas, estão lá também, da audi no mês passado foram 15, que valor absurdo….

          • Yamahia says:

            ACAP? O mercado PT não é exemplo. Só Madrid vende mais que PT. Grande parte, senão a maioria do que é vendido em PT são importados e obviamente não entra nestas contas.
            Estava a falar da UE e correspondentes nrs divulgados pela ACEA como está bom de ver.

          • JL says:

            O assunto aqui é PT e não Espanha, porque não vai buscar preços dos carregamentos de Espanha nas suas missas ?

            Tanto podem ser a combustão como eléctricos importados, isso não muda nada.

          • JL says:

            Se quer ir para Espanha a situação não é diferente, os bev a subir tal como os mild hybrid e GPL, gasolina plugin e diesel a cair, sendo que os diesel afundaram 19% no último ano, bom, verdade seja dita, em Espanha nunca se venderam bem.

          • Yamahia says:

            Espanha não precisa importar sucata da UE para as pessoas terem acesso a um carro digno sem terem que pagar qs outro carro à conta de ISV mais dupla tributação IVA sobre ISV. Coisa que não acontece com os elektros em PT.
            Daí o mercado de PT ser incaracteristico e não poder servir de exemplo para nada no que diga respeito à evolução do percentual das vendas elektras na UE.

          • JL says:

            Portugal também não, só o fazem porque gostam de mostrar algo que não podem ter.

            Portugal até é um dos que paga menos.

            Na UE estão a aumentar também.

          • Yamahia says:

            Nenhum dos quatro grandes mercados usa este tipo de saque sobre a venda de 1 automóvel. Arrisco-me a dizer, mais nenhum parceiro da UE faz isto.
            Em perspetiva em ES que faz parte dos 4 grandes, o Bronco 2.7 em tem um PVP de 80000€.
            Em PT são 140000. Portanto quase o dobro.
            Um simples 2700cc- Agora imagine um 4.0, um 5.0
            Sempre foi assim e assim continuará a ser neste país à beira mal plantado.
            O que é de estranhar é não aplicarem o mesmo raciocínio aos elektros. PT é onde os carros elektros são mais baratos na UE.
            Os nuestros hermanos já nos consideram como o milagre elektro, com um rendimento inferior, como conseguem os portugueses vender o quádruplo per capita? Milagre…milagre. Ainda vão abrir aí um templo para venerar o milagre elektro e os espanhóis depois vêm cá a pé em peregrinação pedir a bênção.

          • JL says:

            Portanto a nossa fiscalidade está muito melhor que a deles, enfim, temos de aguardar que eles evoluam também nesse aspecto.

  9. PorcoDoPunjab says:

    JL, sugiro que envie uma mensagem a este site a pedir para não voltar a colocar notícias destas.
    Já se sabe que depois cai-lhe tudo em cima.
    Gabo-lhe a paciência para defender os eléctricos.

  10. Zero.kill@gmail.com says:

    Sim é tudo muito giro para quem trabalha 8h por dia e tem tempo para perder com contas e planeamento quem tem de estar 24h por dia 7 dias por semana pronto a arranca e ter de fazer 30p ou 400km não pode estar a espera de tempos de carga nem de fazer uma gestão de velocidades. Na.pratica a diferença entre ir a 80 ou a 100kmh pode ser muitos milhares de euros de prejuízo .

  11. Leandro Ferreira says:

    Eu cá, gosto de ouvir musica e apanhar ar fresco (ar condicionado) enquanto conduzo.

  12. andre says:

    Qual a autonomia de um M3 long range tração traseira highland em autoestrada?
    Imaginemos a 10ºc e 130km/h, faz 450km?
    qual a faixa de utilização real em autoestrada? 20%-80%?

    Isso significa que a cada duas horas o carro tem de parar para abastecer.

    EU preciso de pelo menos o dobro, um carro que faça 500 km em autoestrada a 130km/h com a carga dos 80-20%

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