Automóveis híbridos, não híbridos... o que se vende na Europa? O ano de 2021 ficará para sempre marcado por alguns acontecimentos no segmento automóvel. Por exemplo, as vendas de veículos elétricos superaram as vendas dos veículos a gasóleo em Portugal, mas há outros registos interessantes.
De acordo com informações recentes, os automóveis híbridos e a diesel foram vendidos em igual número na Europa em 2021.
No segmento do mercado automóvel os tempos são de mudança. O futuro será, aparentemente, elétrico, mas ainda há um longo caminho a percorrer.
As vendas de híbridos plug-in aumentaram 70,7%
Os consumidores europeus em 2021 compraram pela primeira vez a mesma quantidade de novos automóveis híbridos e de diesel, anunciaram esta quarta-feira os fabricantes do segmento automóvel.
De acordo com as informações, durante todo o ano de 2021, as vendas de híbridos não plug-in (gasóleo ou gasolina) continuaram a crescer (+60,5% de ano para ano) com 1,9 milhões de automóveis vendidos, representando uma quota de mercado de 19,6%, ao mesmo nível do gasóleo simples. A revelação é feita pela Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA).
As vendas de híbridos plug-in, que são veículos equipados com um motor de combustão e um pequeno motor elétrico, também aumentaram 70,7%, com 867.092 veículos vendidos e uma quota de mercado de 8,9%.
As vendas de automóveis elétricos continuaram a crescer 63,1% na União Europeia. Segundo as informações, foram vendidos 878.432 veículos o que representa uma quota de mercado de 9,1% (em comparação com 1,9% em 2019 e 5,4% em 2020), impulsionadas por subsídios públicos e pela crescente gama de automóveis elétricos oferecida pelos fabricantes.
De referir que os carros híbridos têm dois motores, um de combustão e um elétrico, sendo que este último funciona de apoio ao primeiro. Os modelos híbridos plug-in têm também um motor de combustão e um motor elétrico. A diferença em relação aos modelos somente híbridos é que as baterias proporcionam maior autonomia e podem ser carregadas através de uma tomada
Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.
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Razão pode ser muito Simples, as empresas têm ajudas do estado com híbridos mas não com gasóleo
Pare efeito de vendas, o híbrido é um veiculo eléctrico?…..só de vez em quando 🙂
Claro e mais ecologico
só de vez em quando….qd se lembram de carregar a bateria 😉
A grande maioria das marcas já não vende veículos a diesel, deixem-se de tretas.
Claro que não, mas só porque tu o dizes
What?!
A sério??? olha que eu ia analisar melhor que vais descobrir que afinal, não é bem assim…