Autoeuropa: Há 5 mil carros parados à espera de semicondutores
A crise dos semicondutores tem vindo a afectar vários segmentos da economia. A falta de chips tem tido enorme impacto no segmento automóvel, no setor da tecnologia, entre outros.
As projeções mais recentes são animadoras, pois indicam que a crise dos semicondutores está para terminar. No entanto, a Autoeuropa tem cerca de cinco mil carros parados à espera de semicondutores.
Semicondutores podem chegar dentro de um mês
Segundo revela o Jornal de Negócios, a fábrica do grupo Volkswagen tem atualmente "cerca de cinco mil T-Roc incompletos que se encontram em parque" à espera da chegada deste componente.
Estima-se que os automóveis possam ser acabados dentro de um mês assim que haja semicondutores. "Estamos a fazer todos os esforços para resolver a situação o mais brevemente possível", adiantou fonte da Autoeuropa ao Jornal de Negócios.
Construtores do segmento automóvel foram obrigados a diminuir produção de veículos nos últimos três anos, mas analistas apontam perspetivas positivas para a escassez de chips no setor em 2023.
De relembrar que em Portugal a produção foi interrompida em vários momentos na Autoeuropa, situação que se repetiu na Stellantis, em Mangualde, de onde saem veículos Peugeot, Citroen e Opel.
Os semicondutores são sólidos geralmente cristalinos de condutividade elétrica variável, podendo transitar com certa facilidade entre os estados de condutores e isolantes elétricos em função de parâmetros ambientais.
Este artigo tem mais de um ano
Quais semicondutores, qual carapuça! Um carro só precisa de um condutor, inteiro, não é semi, para o conduzir, e acabou. Façam carros como nos anos 80 e 90 e deixem-se cá de mariquices.
Que triste comentario….
Olha que eu sou dono de um desportivo velho (98), que não trocaria por um “novo”. Amo o meu velhinho.
Mas não tem cabimento nenhum o que acabas de comentar, um carro antigo não é nada eficente comparado com um actual.
Consumos, conforto, etc.
Por essa ordem de ideias, uma pombos correios e candeiro a petroleo.
Acho que não entendeste a piada 🙂
qual piada???? Grunho no sei melhor, não diz nada que se aproveite, já sabemos…
Quais semicondutores, qual carapuça! Um carro só precisa de um condutor, inteiro, não é semi, para o conduzir, e acabou. Façam carros como nos anos 80 e 90 e deixem-se cá de mariquices.
Pelo menos estão a produzir!!
Eu estou a espera de um automóvel a 15 meses que talvez seja entregue em março.
Mas o covid ja terminou. O que e que esta a atrasar a entrega das peças ?
O passo seguinte do plano. Os interesses económicos, o consumismo explorado pelos meios de comunicação que são já não a voz do poder, mas o poder em si mesmo. Será que os veículos que não estão a ser produzidos são indispensáveis? O parque automovel está a ser totalmente utilizado? Digo que não pelo número de ocupantes de cada veículo em circulação.
A esmagadora maioria do parque automóvel em circulação em Portugal circula com um calhau atrás do volante, que ainda não percebeu que pode literalmente baixar o preço do combustível 2, 3, 4 ou 5 vezes se passar a circular com 2, 3, 4 ou 5 pessoas a bordo. E ainda se põe a berrar e a arrancar os cabelos por causa dos preços proibitivos do combustível!