Autocarros de Guimarães enviam informação para a China?
A GUIMABUS opera uma frota totalmente elétrica desde setembro de 2025, com cerca de 75 autocarros elétricos. Os novos veículos adquiridos incluem autocarros da marca chinesa Yutong (fabricante chinesa de autocarros). Será que estão a ser controlados pela China?
Guimabus confirmou que já está em curso um processo de averiguação
Foi relatado que na Noruega foi descoberta uma falha de segurança em autocarros da Yutong: o fabricante podia, em teoria, aceder remotamente aos sistemas dos veículos, interromper o funcionamento ou imobilizá-los.
Segundo o jornal o Minho, "Os autocarros comprados a um fabricante chinês pela empresa Guimabus, de Guimarães, podem estar a ser manipulados a partir da China, depois de terem sido detetados casos idênticos na Europa".
De acordo com o Grupo Santiago, que avança a informação, fonte da Guimabus confirmou os receios e adiantou que já está em curso um processo de averiguação.
Até ao momento mão está provado que os autocarros da GUIMABUS estão de facto a ser controlados ou manipulados remotamente por uma entidade chinesa ou pelo fabricante.






















Na Noruega, o fabricante (Yutong, a maior fornecedora mundial de autocarros elétricos) temacesso remoto (através de um SIM IoT) à bateria e desse, modo, podia parar o autocarro. Isso provocou um “Ah …” de espanto da empresa compradora que – disso, em concreto – não sabia, por certo porque não perguntou.
E converteu-se isto num drama … “Ai se a China quiser parar os autocarros … E os dados onde é que estão?”.
A Yutong respondeu que recolhia os dados para garantir o serviço pós-venda, que os dados eram guardados em Frankfurt e só podia aceder-lhes com a autorização do cliente.
Enfim, convém, então, que a Guimabus assunte e depois diga qualquer coisa.
Mas hoje em dia qualquer carro moderno comunica com o fabricante, nada de novo.
Não pode ser a GimaBus a “dizer qualquer coisa”.
Isto não é assim, funcionalidades nao declaradas são motivos para quebra de contrato, e perda de confiança, é crime!
Qual é a próxima?esqueceram-se de colocar o sistema de travões, porque normalmente travam com o motor, e assim tem mais margem de lucro, se deixarem de fora o sistema de travões clássico?
Quando se establece um contrato, tudo tem que vir declarado, o que não estiver, é crime.
Obviamente que o Ministério dos Transportes, tem a obrigação de questionar,para ontem, quem é que esteve involvido na negociata dos autocarros.
E é muito possivel que haja até esquemas que seja necessário criminalizar.
Quem é que deu o OK de conformidade, que caracteristicas foram declaradas pelo Fabricante,etc.
Que irregularidades foram detectadas por quem deu o OK,etc
Os Updates de firmware são feitos pelas equipas de mecatrónica em solo nacional, registada a identidade de quem fez os updates,Empresa, a hora e o dia, e o motivo, a quando da visita á oficina.
E os dados recolhidos serão enviados para o datacenter da covilhã, por exemplo, e são controlados não pela Alemanha, não pela China, mas sim por Portugal.
No caso de ser necessário criminalizar alguém por algo, desta forma quem é que se criminaliza??
Isto não são carrinhos de brincar a pilhas.
Eu até diria que os sistemas de comunicações, a existirem devem se desenhados, por empresas Portuguesas, e o código que é necessário do Fabricante deve ser escrutinado, obviamente.
Tu tens noção do que disses-te? Os Chineses com acesso ás baterias??
Vai ao youtube e procura por explosões de baterias em autocarros?
Lembras-te dos ataques com os Pagers??
Diz-te alguma coisa?
Isto não é só importar tecnologia para depois dizermos que não somos um País de 3º mundo.
Com a vinda da tecnologia vem um número de riscos gigantes associados, e tem que haver mecanismos de responsabilização,Cadeias de confiança, etc, certificados criptográficos nacionais,etc, tanta coisa.
Portugal precisa de um sistema operativo real time, controlado por nós,
E de um sistema operativo com um numero muito baixo de vectores de ataque, para sistemas embebidos, também controlado por nós.
Com estes dois tipos podemos passar a controlar os nossos sistemas de infraestructura criticos.
E muito provavelmente já existem, mas é necessário coordenar entre varias empresas para aparecerem dentro de hardware criado e escrutinado por nós.
Temos muitas Universidades que podem ajudqar a definir processos, a Universidade do Minho é uma referência em mecatrónica e robotica, pode ajudar, e muitas outras, como Aveiro,ISEL,etc.
Outro que pensa que os fabricantes estão desejosos para deixar se ter clientes, mas depois andam com um ou 2 telefones no bolso. Loooooool
É pôr essa gente toda em Portugal a fazer um autocarro elétrico, durante a próxima década. Mania das pressas 😉
Há uma frota de um país nórdico (Noruega?) que já confirmou essa situação. O mesmo deve acontecer com tudo o que é chinoca. Eles vão controlar tudo e todos
Para forçar a malta a comprar fora da China ?
Mas quem é que compra fora de China, se a China secou tudo à volta?
e não esquecer que para a China, o importante é o Partido, não a empresa. Se a empresa se queimar, têm uma lista longa para lhe tomar o lugar.
Secou ? raio, que eu sabia ainda há muitos fabricantes fora da China.
Eu também envio,muitos 404 not found
E os aviões que podiam ser desativados pelos EUA? Ninguém fala?
Não. Ninguém fala. Podes continuar a resmungar sozinho.
Controlados duvido, mas ter ali à mão um kill switch no caso de um conflito entre o ocidente a China, isso tenho quase a certeza. Chineses não dão ponto sem nó.
Que coisa tão fantasiosa. Param os autocarros em Guimarães e a seguir tomam o castelo.
Fantasiosa? Deves viver noutro planeta.
Lol, mas existe carros em 2025 que não comunicam com a marca?
Tesla com a América
Renault com França
BMW com França
…
…
Updates OTA, hoje em dia para actualizar firmware não precisam ir a oficina.
Olhem o caso da Renault que bloqueou nnn de carros em Portugal devido as baterias alugadas, em frança colocaram num botão e puf…
São transportes públicos?
Se não percebes a diferença entre um transporte público e um veículo particular estás bem tramado
Isso é febre amarela ou é o quê? “Nas atualizações de software dos autocarros tem que ser a respetiva empresa a fazê-lo!”, já disse o José no outro post. Estás preocupado com as atualizações do Windows no computador de bordo?
Chega o José e diz – o problema não é a China parar os autocarros em caso de conflito com o ocidente, nem é onde estão os dados – é atualização do software do autocarro poder correr mal – tem que ser os técnicos da GUIMABUS a fazê-la!
E o mesmo por essa Europa fora para onde a a Yutong exportou autocarros: França, Reino Unido, Eslováquia, Noruega, Dinamarca, Islândia, Grécia e Malta.
.Enfim … o mais certo é que nas condições contratuais, relativamente ao serviço pós-venda esteja precisamente o que faz a Yutong. Isso é que convém esclarecer.
Ora excelente exemplo, quem faz as actualizações de SO ou software em qualquer equipamento numa empresa não é o fabricante, os updates são deferred, são testados perante os protocolos das empresas que usam esses sistemas e só depois fazem o update.
NÃO PODE SER O FABRICANTE RESPONSÁVEL PELOS UPDATES.
Isso não existe no segmento empresarial, muito menos quando estás a falar de transporte colectivo. Da mesma forma que não é o fabricante que vai trocar pneus ou apertar os parafusos.
Ora ai está,
Em principio deveria ser a oficina a faze-los, mas também sabemos que os carros particulares é diferente.
Nos transportes publicos, não pode ser assim, transportam demasiada gente, e pesam demasiado, é muito mais perigoso.
Basta um acidente grave com um autocarro, e meu deus.
Eu não sei se os Chineses monitorizam as baterias, mas se o fazem, então será por algum motivo.
De qualquer forma, firmware tem que ser aplicado cá, e os dados devem ser enviados para datacenters em Portugal obviamente, e também os videos das camaras de segurança.
E depois tens a hipótse de aplicar em 1 ou 2 veiculos e se correr bem por 15 dias algo assim, aumenta a confiança para aplicar em séries, culminando da aplicação a todos eles.
sim claro, as actualizações nas empresas teem que ser realizadas por equipas da confiança da empresa, obviamente.Nem podia ser de outra forma, em caso de crime, ha pessoas para responsabilizar.
Queria dizer
*BMW com Alemanha
Devia de existir um governo mundial liderado por um rei platónico rodeado por intelectuais e filosofos de modo a controlar o lado selvagem que é o lado mercantil, os homens de negócios estavam lá mais para baixo na hierarquia, não havia nem metade dos abusos que se verifica hoje.
Já existe, chama-se parlamento europeu e conseguiram matar um continente inteiro a levar as suas ideologias à-vante.
Se provas fossem precisas que o socialismo mata nações, estão à vista.
O Parlamento Europeu está cheio de perigosos esquerdistas a ler o “Ávante!” 😉
Pior, Karl Marx
Um jingle para ti: https://www.youtube.com/watch?v=19BkbXMpN00
Vai ver isso pode ser doença.
O iPhone envia dados privados para a sede da Apple nos EUA que, por sua vez, os vende a terceiros.
Será que me devo preocupar?
A apple e a empresa de maior comfianca, ate lhes confiava os meus filhos. Nada bate apple em seguranca, o tim cook tem um ar familiar e encantador
Pois, mas é uma maçã com bicho.
Se os autocarros desgovernados na Gare do Oriente tivessem acesso remoto, os chineses poderiam ter travado os bichos, e seriam os heróis, poupando muita despesa e dor de cabeça…
Ui, os chineses andem aí. Que piratas!
Não consigo perceber como é que os brancos conseguiram sair da Europa e andaram a conquistar terras atrás de terras para depois hoje os seus descendentes serem uma cambada de medricas e irracionais.
Tesla, Microsoft, Cisco, Meta, Google, Apple só para mencionar algumas empresas mundiais que têm os nossos dados e ganham rios de dinheiro com eles e algumas dessas empresas conseguem controlar os nossos equipamentos como a Tesla e a Apple.
No entanto basta meter China na notícia e pronto o Branco, descendente daqueles que conquistaram povo, borra-se todo.
Enfim.
Cresçam e usem a cabeça para tratar de cosias mais importantes como habitação, educação e saúde que anda a afetar o nosso país e deixem em paz a China, Rússia, etc etc…
Ganham rios de dinheiro como ?
Paz não combina com China e Rússia.
Errado: os descendentes do povo destemido ficaram por lá, por isso é que nos ultrapassaram.
Muitos por aqui preocupados com a China ter muita força no mundo, mas, a Tesla já injetou lá mais 2,5 mil milhões de “bucks” só neste ano. Já percebi os gringos são negócios, os europeus, é porque são “Commies”.