PplWare Mobile

Até ao final de 2025 vão circular 85 milhões de carros elétricos nas estradas do planeta

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. David Guerreiro says:

    E todos vão arder dizem os do costume…

  2. Zé Fonseca A. says:

    Não é grande taça, tendo em conta que temos cerca de 1.5B e que 80M foram produzidos nos últimos 12 meses.. da muito que pensar sobre as escolhas dos consumidores

    Não deixo de achar engraçado considerarem PHEV como eléctricos, tenho um PHEV e nunca anda a bateria, só carrega quando precisa de estacionamento e os restantes estão longe da porta, como eu uma grande maioria com PHEV

    • Seal says:

      Bravo !
      Deves estar muito orgulhoso dessa habilidade.
      Cada cromo…

      • Zé Fonseca A. says:

        capacidade de pensar pela própria cabeça e argumentar? não sabia que era motivo de orgulho, pensei que fosse uma capacidade distribuída por muitos, pelos vistos menos dos que julgava

    • Toni da Adega says:

      O pessoal que conheço que tem PHEV andam a maioria do tempo somente em eléctrico. Para voltas até 30/40km chega perfeitamente. Em deslocaçoes mais longas funciona em misto

      • Zé Fonseca A. says:

        devem ser uma minoria, até conheço muitos que só compraram phev para terem facilidade de estacionamento nos centros comerciais

        • Toni da Adega says:

          Ou seja a maioria das pessoas pagam mais para ter um baterias e carregador para não utilizar. Penso ser uma boa opcão.
          Provavelmente só conheco a minoria das pessoas.

          • Yamahia says:

            Andas mal informado @Toni
            “For new plug-in hybrid electric vehicles (PHEVs) first registered in 2021, the real-world CO2 emissions were on average 3.5 times (4 l/100km or 100 g CO2/km) higher than the type-approval values, which confirms that these vehicles are currently not realising their potential, largely because they are not being charged and driven fully electrically as frequently as assumed. ”
            https://climate.ec.europa.eu/news-your-voice/news/first-commission-report-real-world-co2-emissions-cars-and-vans-using-data-board-fuel-consumption-2024-03-18_en

          • JL says:

            Bom, para os não plugin já se sabia:

            “The first data from a sample of 600 000 cars indicates that the real-world fuel consumption and CO2 emissions from diesel and petrol vehicles on the road are around 20% higher than indicated by the official values from the standardised WLTP type-approval test used for regulatory purposes. This discrepancy is in line with what the Commission had anticipated. ”

            Quanto ao Toni, é melhor entender a ironia….

          • Yamahia says:

            Qt aos puros combustão, querer colar os +20% destes com os +350% dos PHEV, é completo nosense.
            Claro q como foi dito, hoje em dia tudo é monitorizado e as marcas sabem td de carros conectados até sabem se e quando parou para regar as ervas e se não passarem esses dados obtidos às autoridades, levam com multas capazes de lhes fechar a porta. Daí q a ladainha que os PHEV são elektros seja mais uma falácia da MEque já caiu no ridículo. E não é de agora, há muito que se sabe o real uso de um PHEV que, durante o ciclo de vida, acaba por gastar mais do q um equivalente a combustão.

            Qt aos 20% a mais num combustão, é normal. O uso dado aos carros é maioritariamente em cidade. Não há milagres, claro q o consumo sobe sobretudo no quadro de sobrelotação das vias que é um problema cada vez mais evidente.
            Posto isto, os carros (todos eles) deviam ser banidos das cidades. A Noruega finalmente percebeu e já o está a fazer.

          • Toni da Adega says:

            @Yamahia Qt aos 20% a mais num combustão, é normal. O uso dado aos carros é maioritariamente em cidade.

            É normal porque o pessoal não é inteligente, o pior é que o pessoal tem orgulho nisso, como se fosse um concurso a ver quem tem o IQ mais baixo.

            Na cidade é possivel gastar 0 Litros de combustivel com um PHEV, mas é necessario saber utilizar, o que aparentemente pouco sabem.

          • JL says:

            Não fui eu que coloquei, foram os rapazes do seu link.

            Em lado nenhum dizem que os phev gastam mais que os puros a combustão, leu mal, o que dizem é que gastam 3.5 vezes que aquilo que anunciam, o que não chega nem perto daquilo que os puros a combustão gastam com + 20%.

            Sim a malta já caiu na realidade, daí as vendas deles estarem a cair, tal como os puros a combustão.

            Então mas agora a maioria já anda em cidade ? Antes era em autoestrada, tanto que o consumo dos eléctricos nunca se faz(segundo você) em cidade. Que curiosamente é onde os phev fazem melhor que qualquer a combustão, os phev só são maus em autoestrada ou em cidade se não os carregarem.

            Decida-se.

            Sim a Noruega já percebeu, daí 95.5 % das vendas serem 100% eléctricas, os phev praticamente nem se vendem.

          • Yamahia says:

            “Na cidade é possivel gastar 0 Litros de combustivel com um PHEV, mas é necessario saber utilizar, o que aparentemente pouco sabem.”
            @Toni, o pessoal sabe. Simplesmente não está para se chatear.

            “rapazes do seu link.”
            @JL, Leia-se comissão europeia.
            Lembro
            “3.5 times (4 l/100km or 100 g CO2/km) ”
            Ou seja 4 litros além do declarado, o que facilmente ultrapassa os 5l/l aos 100.
            Há puros a combustão a fazer muito melhor que isso. basta não serem usados em cidade.

            “Decida-se.”
            Não tenho que me decidir. São factos. A Noruega iniciou o ban de carros das cidades e tomou medidas concretas para conter a praga.

          • JL says:

            Tem lá o resto da frase que eu também disse, faz 3.5 x se não os carregarem, o que não se compreende é porque compram esses carros se não os carregam, é vício de gastar dinheiro, ainda nem que tiraram a maior parte dos incentivos.

            O declarado desses cardos é quanto ? Portanto fica bem abaixo dos 100% a combustão.

            Não, não iniciou ban nenhum de eléctricos, iniciou foi o ban de carros a combustão, até porque são a maioria.

          • Toni da Adega says:

            ” O pessoal sabe. Simplesmente não está para se chatear.” Isso demostra uma inteligencia doida, pagar mais dinheiro para poder gastar mais dinheiro. É como gastar €€€ a tornar uma casa mais eficiente e depois abrir as janelas sempre que se liga o AC.

            Depois ainda falam que são mais inteligentes que o resto do pessoal.
            O dunning kruger está forte por esses lados

          • Yamahia says:

            @Toni, é o que é e as coisas são como são
            @JL, Não, não é. Facilmente encontra carros puros combustão segmento D a fazer emissões de CO2 104 g/km. Mesmo que que adicione 20% alem do declarado pelo facto de andarem muito em cidade, no limite vai medir vai medir 124,8 g/km
            Já um exemplo de um PHEV segmento D (ex BMW 320e) declara emissões CO2 (WLTP) 29 g/km. Se adicionar as medições + Emissões de CO2 entregues à UE pelo monitoramento dos carros, terá que adicionar 100 g/km o que representa emissões CO2 de 129 g/km.
            Logo um PHEV anda a poluir mais que o equivalente a um puro a combustão mesmo que este tenha uso em cidade (Audi a4 2.0TDI B9)

            Quanto à Noruega, o conceito já data de 2020. Entretenha-se.
            https://www.itf-oecd.org/reallocation-road-and-street-space-oslo-0
            Na Noruega, especialmente em Oslo, há várias cenas para cortar o nr de carros, até mesmo os elektros nas cidades. A capital tem removido lugares de estacionamento e fechado umas quantas ruas ao tráfego de viaturas, trocando esses espaços por ciclovias, zonas verdes e calçadas. Isto tudo faz parte de um plano para melhorar a qualidade de vida urbana. Mesmo que Oslo tenha bué de elektros, a cidade está agora a dar prioridade ao transporte sustentável, tipo bicicletas, transportes públicos e espaço para peões​
            Qq dia carros só mesmo para ir aos Fiordes e já sabemos que elektros não servem para isso. Triste sina a do condutor norueguês eheh

          • JL says:

            Claro que encontra, + 20 % .

            Pois encontra, mas não são carros idênticos e depois lá está, nem sequer têm a mesma potência.

            Não fala aí de eléctricos, não entendo porque voltou a culpar os eléctricos pelo mal dos a combustão.

          • Yamahia says:

            Já tardava a conversa da potência. Já lhe demonstrei que potência declarada em carros com componente propulsora elektra não serve para nada.
            Entretanto vários departamentos da policia na Califórnia já andam super arrependidos por terem optado pelos model y. Quer ver?

          • JL says:

            Demonstrou onde ?

            Mostre, mostre.

          • JL says:

            Depois mostre aí também qual foi o feedback com os a diesel .

          • JL says:

            Já agora, não sabe para que serve a potência ? Muito simples,.até numa nacional a cumprir radares se faz media de 95, ao invés de 87. Loool

          • Yamahia says:

            495 cv elektros na flor da idade não conseguem acompanhar 115 cv a gasóleo do início da década passada
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbgjiyVkZHQQlxUKWQ

          • Yamahia says:

            Tome lá a cena da desilusão dos polícias para com a Tesla.
            Tal como disse de inicio qd o Pplware fez eco da compra, são bons para levar as velhotas ao centro de saúde lá do sitio e outros serviços semelhantes à comunidade mais fragilizada. Ais que isso já é pedir muito a estas amostras de carros:
            https://www.sfgate.com/bayarea/article/california-switch-electric-cars-cops-19816671.php

          • JL says:

            Ah ok, afinal o problema são a falta de luzes e do mata bois.

            Looooooooooollll

          • JL says:

            Se arrancarem os 2 ao mesmo tempo conseguem.

            Esse quantos tem a mais modificados ?

            Metem carros com muita potencia mas cortados.

        • JL says:

          A minoria ? Como assim ? Faz algum sentido ter um phev que não é carregado ? Mais vale ter um a gasolina meter umas sacas de areia para fazer o mesmo, e assim quando der problema da baterias, como vocês tanto alegam que acontece, não ficam com o carro parado, e não venham com a conversa que um híbrido anda com bateria ou motores eléctricos avariados ,porque nenhum anda.

    • Fernando Almeida says:

      Tudo o que seja para dourar os números é bem vindo.

    • Mr. Y says:

      Nabo foste tu em comprar um PHEV se sabias que nunca ias carregar o carro. Porque andas a transportar uma bateria que nunca vais usar?
      É considerado eléctrico porque um veículo PHEV permite ser recarregado por electricidade. Por isso é que os HEV não entram neste pacote porque, apesar de também ter um motor eléctrico, não é possivel carregá-lo autonomamente por electricidade.

      • Fusion says:

        Pode ser carro de empresa.
        Na minha empresa vão passar a dar carros hibridos, no meu caso quando o tiver tambem vou andar com ele sempre a combustão.

        • JL says:

          Exato, quanto mais se lesar a empresa melhor, assim ela pode pagar piores salários.

        • JL says:

          Se for se empresa, a empresa é dele, já o disse aqui várias vezes.

          • Fusion says:

            Se a empresa for dele, pode ser pelo facto de conseguir obter benefícios fiscais pelo facto de ter carros elétricos. Se for o caso acho que faz ele muito bem, sendo híbrido pode obter essas benesses fiscais e pode andar com o carro como se fosse normal sem estas coisas dos elétricos.

            Se for carro pessoal, então acho que aí foi uma má opção, porque se é para andar sempre a combustível comprava logo 100% a combustão.

          • Mr. Y says:

            Faz todo o sentido andar a passear uma bateria e um motor eléctrico só porque sim.
            Ainda têm a lata de usar o argumento, de quem não tem nada contra os veículos eléctricos, de usar palas e não usar essa vantagem que é uso de electricidade no lugar do combustivel.

            É rídiculo esse pensamento anti-VE (assim como os extremistas do outro lado)

          • JL says:

            Que interessa obter benefícios para gastar mais ? Um carro a combustão sem ser plugin fica mais barato mesmo depois dos benefícios.

      • Toni da Adega says:

        Para andar a passear as baterias, Sai mais barato comprar um carro a combustão e meter umas sacas com areia na mala

    • freakonaleash says:

      Um bem haja pela sua sinceridade!

    • JL says:

      Quando se trata de números que não lhes convém, até aumentam a outra parte.

      Se não anda a bateria porque o comprou ? Para gastar mais dinheiro em combustível ?

  3. Fusion says:

    Dizer a mesma coisa muitas vezes, mesmo que pareça, não faz dela verdade.

    Gostava que o pplware tivesse um remind me tipo o reddit para vir aqui em 2025 e ver o quão longe desses números vão estar as vendas de veículos elétricos.

    • Realista says:

      A BMW baixou 30% das vendas a nível mundial… só teve subida nas vendas de carros elétricos.

      • Fusion says:

        Ok, bom para eles.. I guess…

      • Toni da Adega says:

        A toyota foi outra. Vendas a cair a pique, os 2 modelos electricos que possuem tiveram subida das vendas acima dos 100%. Resultado, vão reduzir a producão de electricos e adiaram a abertura de novas fabricas 😀

        • Fusion says:

          Subia face ao ano anterior?
          Sabes quantos carros venderam no ano homólogo?
          Pergunto porque se só venderam 4 e depois no ano a seguir venderam 8, tiveram um aumento de venda de 100%, mas foram só mais 4 carros.

          Portanto as % tem muito que se lhe diga, funciona bem como marketing, mas na realidade é uma mão cheia de nada.

  4. mesmo says:

    fala-se de número e nunca se fala de preço, mas é em tudo, então não vinha por parte da LG a próxima geração de baterias que não só é melhor em todos os aspectos como mais barata de produzir o que reduz o preço total e final? mas então…nunca vem noticia de “a partir de 202X vai haver diminuição significativa do preço de X”…enfim…

  5. Figueiredo says:

    Entretanto na Alemanha:

    – Os proprietários alemães de carros eléctricos estão cada vez mais a regressar aos veículos de combustão
    https://rmx.news/article/german-e-car-owners-are-increasingly-switching-back-to-combustion-vehicles/

    • JL says:

      Portanto 66% trocou de carros a combustão para eléctricos.

      • Fusion says:

        Errado.

        Os números não suportam essa afirmação de que 66% das pessoas trocaram de carros a combustão para elétricos. Na realidade, é exatamente o oposto. Vamos aos dados concretos, com base na notícia da Huk-Coburg.

        Este ano, apenas 3,6% dos proprietários de veículos a combustão fizeram a mudança para elétricos. Este é o valor mais baixo já registado desde que começaram a acompanhar estas estatísticas. Portanto, a ideia de que uma grande maioria está a fazer a transição para elétricos simplesmente não tem fundamento nos factos.

        Agora, olha para o outro lado da questão. O número de pessoas que, depois de experimentar um carro elétrico, voltaram para os motores a combustão está a crescer significativamente. Em 2024, foram 34%. Isto representa um aumento face aos 28% que voltaram no ano anterior, 17,5% em 2022, e 14,2% em 2021. Estes números mostram que, ano após ano, há uma crescente insatisfação com os veículos elétricos, ao ponto de um terço dos utilizadores já ter voltado aos motores tradicionais.

        Portanto, se os números mostram alguma coisa, é que não há uma transição massiva para veículos elétricos, e sim um movimento considerável na direção contrária, com cada vez mais pessoas a abandonar os elétricos e a voltar para os carros a combustão.

        • JL says:

          Os mesmos que dizem que 34 % estão a voltar, quer dizer que os restantes estão lá. Não entendi qual a dúvida, é difícil fazer a conta ?

          3.6 % é o Share total na Alemanha, ou seja, 3.6% dos veículos na Alemanha são eléctricos.

          Foram 34% dos 3.6%, curioso como você tenta lavar números.

          Ah bom, afinal os eléctricos a aumentar.

          Nem é para haver transição massiva, ela nunca foi massiva para os a combustão, levamos 100 anos a chegar a estes números com os a combustão.

          Errado, isso só demonstra que há cada vez mais pessoas a aderir, que é a direção certa, pelo menos na minha opinião e na maioria dos números ai relatados.

          • Fusion says:

            @JL, há algumas confusões nos números que apresentas, por isso vamos lá clarificar, factualmente e com base na notícia e nos dados disponíveis.

            “34% estão a voltar, logo os restantes 66% mantêm-se nos elétricos” – Correto. Os 66% que mencionas são, de facto, aqueles que não voltaram para carros a combustão. Mas este número não reflete uma adesão massiva aos veículos elétricos por parte de quem conduz carros a combustão, como parece ser a tua interpretação. Só quer dizer que, dos que compraram elétricos, dois terços mantêm-se com eles. É uma métrica de retenção, não de adesão nova.

            “3,6% é o share total na Alemanha” – Errado. O 3,6% não se refere ao “share total” de carros elétricos na Alemanha. De acordo com a notícia essa percentagem representa os proprietários de carros a combustão que, este ano, mudaram para veículos elétricos. Ou seja, apenas 3,6% dos que conduziam carros a combustão fizeram a transição para elétricos em 2024. Isto é um dado relevante porque mostra que o interesse em mudar para elétricos, por parte de quem conduz carros a combustão, está historicamente baixo.

            “Foram 34% dos 3,6%” – Esta afirmação é completamente errada. Os 34% referem-se à percentagem de proprietários de carros elétricos que voltaram para veículos a combustão em 2024, e não têm nada a ver com os 3,6% dos proprietários de carros a combustão que mudaram para elétricos. Estás a misturar alhos com bugalhos.

            “Ah bom, afinal os elétricos a aumentar” – Esta leitura não está correta com base nos números da notícia. O que os dados mostram é que, embora 66% dos atuais proprietários de elétricos se mantenham fiéis, o número de pessoas que abandonam os elétricos para voltar a combustão está a crescer, de 14,2% em 2021 para 34% em 2024. Ou seja, há uma insatisfação crescente, com mais de um terço dos proprietários a optar por regressar a carros a combustão.

            “Nem é para haver transição massiva” – Concordo que a transição nunca foi instantânea para os carros a combustão, e não seria para os elétricos. Mas o que é relevante aqui é o facto de a transição não estar a acontecer ao ritmo esperado, mesmo com grandes incentivos do governo e políticas pró-elétricos. Isto indica que a transição está longe de atingir as metas pretendidas.

            “Há cada vez mais pessoas a aderir” – Aqui também não estás correto. Se formos pelos números da notícia, o mercado de carros elétricos na Alemanha está a diminuir, e atingiu um recorde negativo depois da remoção de incentivos do gfovenro. A quota de mercado dos elétricos caiu para 2,9%. Se houver mais adesão, então é muito pouco significativa face ao esperado, e está longe de ser uma tendência positiva.

          • JL says:

            Nem ninguém disse que havia adesão massiva, nem sequer é para haver, só daqui a 11 anos.

            Mantêm-se na Alemanha, não em outros países, há mais exemplos de que se mantêm, dos que não.

            Exato, é o Share total de carros eléctricos na Alemanha.

            Esses números revelam que apesar de ter havido alguns que retrocederam, os que mudaram para eléctricos são muito mais.

            Aliás, esses números nem fazem qualquer sentido, até porque continua a haver crescimento.

            https://www.transportenvironment.org/articles/germany-held-back-eu-electric-car-market-in-first-half-of-2024-t-e-analysis

        • Mr. Y says:

          Cada país tem o seu contexto.
          No caso da Alemanha, uma das causas terá sido o facto de ter deixado cair o apoio à aquisição de VE. Todos nós sabemos que a principal causa é o preço elevado e de ainda não ser perceptivel que, no longo prazo, até pode compensar comprar VE, dependendo do uso.

  6. Rodrigo says:

    Hehe olhando alguns comentários faz lembrar quando os criadores de cavalos viram os automóveis pela primeira vez…

    • Fusion says:

      Com a diferença de que os cavalos nunca deixaram de existir.

      O que mencionas é o típico exemplo de uma nova tecnologia que veio extinguir uma profissão, tal como aconteceu com os polícias sinaleiros após a invenção dos semáforos.

      Ainda assim, a transição de cavalo e carroça para o automóvel foi, sem dúvida, um salto enorme na qualidade de vida e na engenharia.

      É verdade que não estava lá, mas também não me lembro de haver relatos de governos a tentar proibir as carroças ou a forçar a troca por automóveis através de políticas públicas.

      A mudança do cavalo para o carro foi uma questão de mercado. Começou pelos mais ricos e, ao longo do tempo, foi-se disseminando pelas restantes classes sociais, acompanhada da evolução necessária para que isso acontecesse. E claro, houve uma ótima adesão por parte das pessoas, porque o automóvel era algo mais simples, cómodo e rápido.

      No caso dos carros elétricos, estamos a pôr a carroça à frente dos bois. Primeiro, deveria ser criada toda a infraestrutura (ou pelo menos uma pré-infraestrutura) para suportar os veículos que já existem em circulação.

      No entanto, as políticas atuais dizem o contrário. Há esta espécie de ideia, principalmente na Europa, de que todos devíamos andar de carros elétricos desde ontem.

      Isso coloca pressão em todos os setores, o que não é, de todo, o melhor caminho se o objetivo é disseminar uma tecnologia em detrimento de outra.

      Deixem o mercado funcionar sem imposições. Se o produto for realmente bom e prático, as massas irão aderir naturalmente. Caso contrário, será apenas uma boa ideia para ir para a gaveta, porque quem deve ditar o mercado e as tendências são os consumidores, não os governos.

      Antes desta obsessão pela transição para carros elétricos, a ideia nunca ganhou popularidade entre a maioria das pessoas. E mesmo agora, com todas estas políticas, a adesão continua a ser limitada. Portanto, algo está a falhar aqui, e não é certamente o consumidor final.

  7. PTO says:

    85 milhões é um grão de areia numa praia. Nada de extraordinário.

    E além disso um HEV ou um PHEV não são carros elétricos, são carros de combustão com apoio de uma bateria elétrica recarregável. Ah, espera… acho que é por isso que se chamam carros híbridos e não carros elétricos

  8. VaPoC says:

    Não eram em 2020? As vendas de elétricos estão a cair a pique. XD

  9. PJA says:

    Actualmente há 40 milhões de eléctricos em circulação, um aumento de mais de 100 % em 2 anos é extraordinário. Cá estaremos para verl.

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