Afinal o futuro é mesmo elétrico! Vendas de carros elétricos aceleram
O mercado automóvel tem vindo a mudar de forma consistente nos últimos anos, acompanhando novas tendências de mobilidade. É neste contexto que os carros elétricos ganham destaque, registando vendas muito relevantes, apesar das limitações ainda existentes ao nível das infraestruturas de carregamento.
Vendas de elétricos aumentam 21%
As vendas globais de veículos elétricos apresentaram um aumento de 21% até novembro de 2025 em comparação com o período homólogo.
De acordo com o último relatório da Benchmark Mineral Intelligence, foram vendidos 2 milhões de veículos em todo o mundo só em novembro, elevando o total do ano para 18,5 milhões de unidades.
O mercado europeu lidera este crescimento, mas o mercado norte-americano sofre uma desaceleração significativa devido ao fim dos incentivos fiscais federais.
A China, com um total de 11,6 milhões de vendas, detém o título de maior mercado de veículos elétricos do mundo por uma larga margem.
A região europeia tornou-se o epicentro do crescimento global com um aumento de 36% relativamente ao ano anterior em novembro de 2025.
As vendas de veículos totalmente elétricos na região aumentaram 35%, enquanto as vendas de híbridos plug-in subiram 39%. Com este aumento, as vendas totais na Europa atingiram as 3,8 milhões de unidades nos primeiros onze meses do ano.
Europa suporta parte deste cenário
A França, após uma queda durante grande parte do ano após o fim das medidas de estímulo, recuperou em novembro com um crescimento de 1%. O programa de leasing social para famílias com baixos rendimentos e os novos modelos da Volkswagen e da Renault impulsionaram diretamente esta recuperação.
A Itália, por sua vez, registou o seu maior volume de vendas mensais, com 25.000 unidades vendidas.
O contrário ocorreu nos Estados Unidos. Com o fim dos créditos fiscais federais a 30 de setembro de 2025, o mercado sofreu uma desaceleração significativa. Embora marcas como a Kia e a Hyundai tenham apresentado alguma recuperação mensal em novembro, os volumes totais permaneceram muito abaixo do período de estímulo.
Na China, embora a taxa de crescimento tenha sido mais lenta do que a média global, os números mantiveram a sua posição de liderança.
As vendas de novembro no país aumentaram 3% em termos homólogos, enquanto as vendas totais em termos homólogos subiram 19%, para 11,6 milhões de unidades.
























Mais uma excelente razão para taxarem por quilómetros percorridos, os proprietários destes veículos. E já acabavam com as benesses. Ecológico é andar de bicicleta.
Eu acho uma excelente ideia e concordo que fazem ao km, nem melhor que ser como os outros que até parados pagam taxas.
Só o Rodrigo falou em ecologia por aqui, mais ninguém.
Porquê a referência à minha referência à Ecologia? Não considera o tema importante?
Porque foi o Rodrigo que falou dela.
É um tema importante, mas sem interesse neste assunto, já agora o mais ecológico é andar a pé, nu e descalço.
Sem interesse neste assunto segundo a sua opinião, esqueceu-se de referir. Perdoe-me a ignorância mas pensei que a transição energética de carros a combustíveis fosseis para carros eléctricos tivesse minimamente a ver com a ecologia. O que me alegra é que não sou o único, referindo por exemplo, o Benjamin K. Sovacool, John Bannister Goodenough (prémio Nobel da Química), Geert Verbong & Frank Geels, o Zé Carlos (dono da taberna da aldeia onde moro) e a Agência Internacional de Energia.
Já agora, andar a pé é ecológico sim (não necessita de uma reciclagem complexa, por exemplo), nú e descalço é apenas estúpido.
Primeiro, não existe nenhuma transição de carros a combustão para eléctricos, existe sim transição energética de combustíveis fosseis para energias renováveis.
Tem a ver com tudo, e a parte mais importante não é ecologia, mas sim saúde das pessoas, vai buscar os estudos e depois não os lê?
Não é apenas estúpido, é mais ecológico.
Mas a saúde das pessoas não está ligada á ecologia? Somos um ser que precisa de contacto com a Natureza… apesar de alguns dizerem que se pode arrasar natureza para plantar paineis fotovoltaicos, que é melhor… e derrubar arvores e tudo.
é melhor deitar fora carros com 5 anos só para ir buscar um elétrico e consumir mais recursos.
Você continua a insistir…
Em primeiro, parece-me que talvez prémios Nobel saibam mais que vossa excelência. Em segundo, nunca disse/escrevi em lugar algum que a ecologia era o mais importante, só lhe perguntei se vossa excelência não achava o tema importante. Em terceiro, vossa excelência não lê estudos nem lê nada, pois não pode ter lido o que escrevi ou então julga que falácias de boneco de palha são boa argumentação. Em quarto, volto a referir que andar nú e descalço de uma forma descontextualizada é apenas estúpido, pois por muito ecológico que seja, existem outros valores em jogo (e sim, vou ter que voltar a referir a vossa excelência que em nenhum lado escrevi que a ecologia é o único valor que interessa ou que é o mais importante – defecar no jardim público da sua povoação também seria ecológico mas presumo que vossa excelência não o faça, principalmente à luz do dia).
Mas eles ganharam o prêmio Nobel em quê ?
Eu pelo menos sei ler, parece coisa muito difícil para alguns.
Se tivesse lido algum estudo tinha deixado por aqui.
Então agora a ecologia já não interessa ? Essa é a forma mais ecologia que existe para as pessoas se movimentarem, e não a bicicleta.
Eu prefeito fazê-lo no meu quintal, assim até fertilizo o terreno.
Lamento informá-lo mas sua excelência NÃO SABE LER:
1) “John Bannister Goodenough (prémio Nobel da Química), escrito a 14 de Dezembro de 2025 às 17:15.
2) “Se tivesse lido algum estudo tinha deixado por aqui.” O facto de ter lido ou não, não está dependente de pôr ou não pôr aqui. E, como suspeitava e escrevi no ponto anterior, não adiantaria nada porque sua excelência NÃO SABE LER.
3) “Então agora a ecologia já não interessa?” Onde é que escrevi isso? Leu em algum sítio? Onde? Mais uma vez: sua excelência NÃO SABE LER.
4) “Essa é a forma mais ecologia que existe para as pessoas se movimentarem, e não a bicicleta.”. Se se está a referir ao andar a pé, só prova que você não sabe ler: “andar a pé é ecológico sim (não necessita de uma reciclagem complexa, por exemplo), nú e descalço é apenas estúpido.” (escrito a 14 de Dezembro de 2025 às 17:15).
Se se refere a andar nú e descalço, volto a informar vossa excelência que NÃO SABE LER (INTERPRETAR): “pois por muito ecológico que seja, existem outros valores em jogo (escrito a 14 de Dezembro de 2025 às 20:10).
Se prefere fazê-lo no quintal, está no seu direito de preferência desde que não constitua crime público de atentado ao pudor. Já agora, deixo apenas o alerta de cuidado com as urtigas no processo de limpeza.
Concluindo, não conseguiu dizer NADA que se aproveite. O que se aprende consigo, o que sua excelência contribui para o esclarecimento e aquisição de mais conhecimento? NADA. Como é demasiado evidente a sua não contribuição para o que quer que seja edificante, por aqui me fico, pois sua excelência poderá responder a este comentário com as baboseiras que lhe aprouver que irá ficar sem resposta, pois “conversar” consigo é uma perda de tempo.
Mas o que é que a química tem a ver com o assunto ?
É por saber ler que escrevi o que escrevi, e o Rodrigo continua a cometer o mesmo erro.
Se está tão preocupado com a ecologia e depois por algo tão simples como andar nu já o incomoda, então a ecologia foi logo posta de parte.
Tanto sei ler que enumerei a mais ecologia.
Valores humanos ? então a ecologia não é assim tão importante.
Não é nenhum crime, e tenho todos os cuidados.
Eu pelo menos não digo algo que penso ser importante e depois já não é.
Se não tivesse dito nada de importante não tinha perdido tanto tempo a escrever o texto que escreveu, só isso mostra a importância do mesmo.
Quando quiser, é deixar por cá os estudos que refere, já que assim sou eu que digo que a sua contribuição não valeu de nada.
Sim e aplicarem já o IUC. Por uma questão de igualdade
É só começarem a chegar as baterias de sódio Naxtra e as de estado sólido, e ainda disparam mais.
Mesmo.
Há 20 anos que as andam a anunciar 100000km com carregamentos de 30 minutos… faltou-lhe dizer, que para isso, ficará por 5 milhões, de euros, cada carro e 8000 milhões, por cada carregador.
Preços interessantes, para 10000 milhões, de portugueses, comprarem EV.
Onde ? Posso saber que anunciavam e quem ?
UAU, são carros caros.
Há tantos portugueses? Há mais portugueses que habitantes no planeta, devem ser portugueses ET’s.
Nas baterias de sódio Naxtra, fora a reciclabilidade ainda pouco desenvolvida, a menor densidade energética e os nefastos impactos da produção industrial, é uma maravilha. Nas baterias de estado sólido, o uso de materiais críticos, o impacto de materiais tóxicos, a reciclagem difícil e a complexidade e quantidade de energia absurda gasta na produção, é outra maravilha. Estou rendido.
Realmente só os a combustão, os combustíveis e os consumíveis que os envolvem é que são todos verdes e ecológicos.
Onde é que eu disse isso? Onde é que leu isso? Não sabe ler?
Disse lá atrás, já não sabe o que diz por aqui ?
Quer fazer dos outros JL (néscio) mas comigo não consegue. Onde é que eu escrevi “só os a combustão, os combustíveis e os consumíveis que os envolvem é que são todos verdes e ecológicos.”???
Seja homem e responda onde escrevi sem entrar em subterfúgios bacocos e infantis.
Onde é que eu disse ou escrevi “só os a combustão, os combustíveis e os consumíveis que os envolvem é que são todos verdes e ecológicos.”? Peço-lhe que seja preciso e rigoroso na resposta.
Não disse por essas palavras, mas deu a entender, ao dizer que:
“Mais uma excelente razão para taxarem por quilómetros percorridos, os proprietários destes veículos. E já acabavam com as benesses. Ecológico é andar de bicicleta.”
Quando os a combustão não pagam ao km, falando de benesses, então tenho de assumir que estes últimos também são ecológicos, já que não pagam ao km como as bicicletas.
Não dei a entender NADA. Eu sei o que é uma falácia de apelo à ignorância. Saber ler ou imaginar são duas coisas distintas.
Sua excelência tem de ser mais contido nas presunções.
Volto a repetir o que escrevi mais acima: “não conseguiu dizer NADA que se aproveite. O que se aprende consigo, o que sua excelência contribui para o esclarecimento e aquisição de mais conhecimento? NADA. Como é demasiado evidente a sua não contribuição para o que quer que seja edificante, por aqui me fico, pois sua excelência poderá responder a este comentário com as baboseiras que lhe aprouver que irá ficar sem resposta, pois “conversar” consigo é uma perda de tempo.”
Se fosse mais contido não fazia perguntas.
Se não aproveitou foi porque não quis, mas acredito que tenha aproveitado alguma coisa.
Muita coisa, já ficou a saber que não é por ser ecológico que não tenham de pagar impostos, e que ao mesmo tempo pode haver sistemas mais justos que outros, que neste momento não é.
Então mas os combustiveis fosseis sao usados nos plasticos, nos pneus, nos bancos dos carros, nas fibras que os compoem, no metal, etc.
E agora? Como vao fazer sem eles?
Se fossem combustíveis fósseis não eram usados em plásticos, ou será que usam plásticos queimados nos carros ?
Então o poliester, o teflon, a poliamida, são feitas de quê?
Informe-se sff.
Mas vêm de combustíveis fosseis ? ou de uma matéria prima que se chama petróleo ?
Então… vêm da mesma origem que a gasolina e o gasóleo… é a mesma coisa.
O greenwash fez-lhe mesmo mal…
Então afinal os combustíveis fosseis são os processados dessa matéria prima.
Não é a mesma coisa, é algo bem diferente, assim fica a saber que isso também é uma matéria prima e que precisa de ser minerada.
Momento de aprendizagem para o JL:
Extrai-se petróleo
Um líquido preto que, spoiler alert, não serve só para gasolina.
Refinação
O petróleo é “cozinhado” numa refinaria e separado em vários componentes.
Alguns viram combustíveis. Outros… plásticos.
Química pesada (a parte mágica)
Certas frações viram moléculas como etileno, propileno, PTFE.
Tradução: base de plásticos e fibras sintéticas.
Polimerização
As moléculas pequenas dão as mãos e fazem correntes enormes chamadas polímeros.
– Poliéster
– Nylon
– Acrílico
– Teflon (PTFE)
Fiação
O polímero é derretido e espremido por buraquinhos microscópicos.
Arrefece → vira fio → vira tecido.
Resultado final
– Camisolas “de poliéster”
– Casacos impermeáveis
– Frigideiras antiaderentes
Tudo isto começou… num poço de petróleo ️
Você só veio confirmar aquilo que eu disse, afinal não ensinou nada a ninguém.
Menor densidade energética nas baterias de sódio Naxtra? Viste os valores que a CATL apresentou? Tem mais densidade que as baterias Blade da BYD.
A Naxtra atinge uma densidade energética comparável à de algumas baterias de iões de lítio de base LFP, mas ainda assim não superior às baterias de iões de lítio de alto desempenho (como NMC ou NCA), que podem chegar a densidades bem maiores entre 250 a 300 Wh/kg.
Se me dessem o subsídio que a Itália dá também ia comprar um.
Assim dão lhe um subsídio no combustível e já goza.
Pela sua ordem de ideias, o governo ao baixar o IRS está a subsidiar o IRS? É assim? É que foi o que fizeram no isp e na pseudo taxa de CO2.
Se baixa o IRS não está a subsidiar, agora se lhe fizer um desconto que até é ilegal, então está a subsidiar, não entende a diferença ?
Então mas os descontos nos eléctricos e os cheques não eram subsídios ? agora aguente-se.
Será que ninguém vê a imagem com olhos de ver? :
“Including BEV & PHEV PC&LDV sales”
PHEV, o que são:
-São híbridos plug-in
-Têm motor Elektro + motor a combustão (gasolina ou diesel)
-Circulam a maioria dos km só em modo combustão.
-Exemplos:
BMW 330e
Mercedes C 300e
Na prática, acabam por circular maioritariamente a combustão. Na minha família há uma 300e e sei bem o que a casa gasta. Há uns tempos regressavamos do Algarve, eu na minha 2.0TDI gastei 5lts/100 e a 300e mamou 6lts/100. Parece que não, mas são 20% a mais. Tudo por causa da marreca.
Ele diz q não quer saber dos consumos. Quis foi mamar os subsídios (carro empresa)
Não o condeno afinal é um pouco o q se passa em todo os países que subsidiam as baterias.
Estudos independentes já mostraram que os PHEV emitem ≈ 4× mais CO₂ do que o declarado
Funcionam como um combustão pesado devido à marreca, logo não há milagres, gastam necessariamente mais.
Como se não bastasse, agora deram em incluir as LDV (carrinhas de trabalho) q como se sabe pouco ou nada vende na configuração BEV.
Em resumo Elektros no papel, térmicos ineficientes na estrada.
Misturar os dois sob o rótulo “elektros” Infla números, confunde o público e apenas serve o discurso das metas políticas dos políticos alucinados.
Nada disso, são eletrificados que, atualmente, servem de ponte à transição. E estão a perder o seu fôlego nalguns países. Acabarão por desaparecer daqui a uns anos. Os BEV serão dominantes já em 2035.
5L/100 mas agora começou a gastar o dobro.
O outro gastar 6L não tem nada haver por ser híbrido. Tens muitos carros a combustão a gastar mais que isso.
Carros diferentes modelos diferentes consumos diferentes
Como sabe que circulam a maioria dos KMS em combustão ? Mostre lá o conta kms deles e a média ?
Então mas o exemplo do seu amigo serve para todos ?
Chamei um UBER numa cidade que não Londres em UK, e eestranhamente era um carro a gasoleo, sabes o que me disse quando lhe perguntei porque nao usa elétricos? Não posso dar me ao luxo de perder clientes… vou levar um cliente a Stansted, se eu parar 2 minutos para meter 20 libras de gasóleo, o cliente tolera. Se lhe disser que tenho que parar para carregar, talvez perca a corrida, e não me posso dar a esse luxo. A minha frota está quase sempre em movimento, e parar horas para carregar nao é viável.
Quando confrontei com Londres: Ah em Londres quem lá trabalha é obrigado a andar de elétrico..
Ena, será que em Londres os ubers não sabem para onde vão como cá? Estranho, desde quando os ubers carregam na viagem com o cliente ?
Essa é nova.
Você inventa com cada um que parecem 2 mentiras juntas.
Se quiser tenho o video com os comentários…. Mas claro você vai dizer que é mentira porque não foi você.
Força, venha ele.
Já agora para confirmar a sua mentira aqui tem, onde diz que em Londres é obrigado a ser eléctrico ? Ou ser que a norma euro 6 tem a ver com eléctricos ? Loool
https://www.uber.com/gb/en/drive/requirements/vehicle-requirements/
Se é assim chame lhe bur ro, porque ele gastou dinheiro a mais para nada.
E mais bur ro é quando afirma isso, tal como você, porque mesmo que vá buscar os incentivos, o carro fica lhe mais caro, portanto o mais certo é isso ser apenas uma mentira sua.
Eu também não acredito a quem defende cegamente os elétricos e diz que eles são 100% perfeitos.
Não te enganaste e gastaste 3L/100km??????
Os passageiros dos transportes en serviço tvde também já estão a pagar mais para andar no centro da cidade de Lisboa dado o aumento de trânsito na cidade. Qualquer dia se queixam que o serviço é bem mais caro do que gostariam de pagar. Eu queixaria se fosse cliente. Há muitos parceiros e motoristas a querer ganhar dinheiro estando parados e ainda economizar quando os eléctricos ganham no pára arranca do trânsito. Se isto não se está a tornar absurdo, então o que está?
Granda trabalhada com os VE. Parte dos números são da Rho Motion, em que:
VE (veículos elétricos) = BEV (elétricos a bateria) + PHEV + outros híbridos (HEV, MHEV e outros), veículos de ligeiros de passageiros e de mercadorias e pesados até 35 toneladas.
Depois não batem certo com outros números, de fontes que usam outros critérios.
Aposto que todos leram VE = BEV, de passageiros.
Você é que não sabe ler, porque eles separam-os todos:
“The European market grew by 36% y-o-y in November 2025, with 35% growth in BEVs and 39% in PHEVs. This brings YTD sales in Europe to 3.8 million units, growing by 33% compared to YTD 2024.”
Post:
– “As vendas globais de veículos elétricos [VE] apresentaram um aumento de 21% até novembro de 2025”
– “foram vendidos 2 milhões de veículos em todo o mundo só em novembro, elevando o total do ano para 18,5 milhões de unidades”.
– Dados do Gráfico
A fonte é a Rho Motion, adquirida pela Benchmark Mineral Intelligence, e refere-se aos VE – segundo o critério que mencionei e que inclui os outros híbridos como os HEV e MHEV. Informa-te.
O que referes sobre os números relativos à Europa, da Benchmark Mineral Intelligence e citados pela Rho Motion também estão mencionados no post “as vendas de veículos totalmente elétricos [BEV] na região aumentaram 35%, enquanto as vendas de híbridos plug-in [PHEV] subiram 39%” Ainda baralham mais, porque parece que nos outros números iniciais também se faz a distinção – quando são os VE segundo o critério da Rho Motion.
Mas eles não usam HEV e MHEV nos seus critérios, isso é invenção sua.
São os números que estão neste artigo, portanto desviou o assunto não sei para quê.
Baralham ? ou não dizem aquilo que você queria que dissessem ?
Ah, e não, não incluem outros híbridos, só os phev.
Incluem pelo menos outros plug-in, como os EREV.
Erev não são plugins, são eléctricos com extensor.
Atenção! Carro elétrico fica a 14 eur por 100km enquanto um diesel de 6l/100km 9 eur por 100km . Sei porque tenho um BYD Seal U. Não é mais barato do que andar no classe C do meu filho, antes pelo contrário. Haverá motivo para taxar ainda mais os VE?
Só ando de VE porque consigo pagar para assegurar um planeta sustentável para os meus netos, não porque seja mais barato, o que nao ê.
A 10 dias do natal ando com uma t-shirt e um colete. Quando tinha 10 anos em outubro andava encasacado porque a geada começava nessa época. Tenham juízo e pensem no futuro e não sejam egoístas.
Achei estranha tão grande diferença. Com os dados que obtive:
– Custo do gasóleo num percurso de 100 km num carro de 6L/100 km, ao preço médio previstos para 15-21 de dezembro: 6 x 1,548 €/L = 9,29 €
– Consumo real de um BYD Seal U segundo a Deco Proteste: 22,2 kWh/100km, que custa:
Na rede doméstica: 22,2 x 0,18 €/kWh = de 4,0 €
Na rede pública AC (supermercado, rua): 22,2 x 0,50€/kWh = de 11,10 €
Na rede pública DC (rápido/autoestrada): 22,2 x 0,70€/kWh = de 15,50 €
Provavelmente, estes valores são apenas aproximados – mas confirma o que se ouve dizer: que os elétricos são coisa para quem carrega em casa/empresa – e fica bastante mais barato do que a gasóleo.
14€ aos 100km? Só carrega fora de casa e nos Yonity. ? Porque em casa fica por de 2€ a 3,5€ , dependendo da tarifa que esteja a usar. Carregar a 70c só nos carregadores ulta rapidos
Então onde carregou ? Pode deixar aqui o recibo ?
Ou pensa que todos são parvos ?
Obrigado pelo seu comentário honesto e sem subterfúgios, como se lê frequentemente neste sitio, seja dos pro-ve, em que tudo é maravilhas e grátis, até aos contra-ve que consideram que os ve um atentado á sua liberdade e que poluem como um Cadillac dos anos 60, e não tem nunca razão de ser.
Os seus números respondem à realidade quem não carrega em casa não tem vantagem económica.
Sobre taxar os ve, terá de ser uma realidade conforme a receita fiscal vinda vc for diminuindo. A Noruega, país ricos, também começou a taxar os ve.
Sobre o aquecimento global, facto indesmentível, não se deve pedir aos cidadãos pobres façam algo que os ricos e poderosos não querem fazer, tudo está nas mãos deles.
Portanto só é honesto quando dizem aquilo que vos serve no ego ?
Já agora quando vierem dizer que as pessoas só compram ve pelo custo e não pela ecologia, eu depois trago-vos este comentário. loooool