PplWare Mobile

Apagão energético: 15 GW foram repentinamente perdidos em apenas 5 segundos

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. cr says:

    Foi um “ovni” que ontem precisou de fazer um paragem e recarregar as baterias em terras de “nuestros hermanos”, 🙂

  2. JL says:

    15 GW ou 15 GWh ?

    • Vítor M. says:

      15 GW “Sanchez said that the country had suffered a loss of 15GW of electricity generation in five seconds, equivalent to 60% of national demand. Technicians were working to figure out why that sudden drop occurred, he said.”

      • JL says:

        Pois, eles também falharam na unidade. Lol

        • Vítor M. says:

          Tu é que não estás correto. O que é estranho, para quem gravita tanto nos conteúdos dos elétricos 😉 mas vamos lá explicar. Para descrever a perda de potência instantânea no momento de um apagão, o correto é dizer 15 GW (gigawatts).

          Diferença:

          > GW (gigawatt) → medida de potência, ou seja, o quanto de energia estava a ser consumido/produzido naquele instante. Ex.: “O apagão causou uma perda de 15 GW de carga.”

          > GWh (gigawatt-hora) → medida de energia ao longo do tempo, ou seja, quanto foi consumido durante um período (1 hora, 2 horas, etc.)

          Portanto, para noticiar ou descrever o impacto instantâneo do apagão, a unidade correta é:

          “O apagão de ontem causou uma perda de 15 GW.”

        • JL says:

          É muito simples, potência é em watts, energia é em watts hora.

          O correto não é falar em perda, porque não se perdeu nada. A potência de geração é que caiu nessa unidade.

          • GF says:

            Na verdade, a unidade usada (GW) está correta. Quando falamos de uma perda instantânea de capacidade de geração elétrica, o que importa é a potência, e essa mede-se em watts, não em watt-hora.

            Se estivéssemos a falar de energia gerada ou consumida ao longo de um período de tempo, aí sim usaríamos GWh. Portanto, dizer que houve uma perda de 15 GW faz sentido para descrever o que aconteceu naquele instante.

            Quanto à questão de se “perder” ou não, percebo o que queres dizer — tecnicamente não desapareceu energia, houve foi uma quebra abrupta da potência de geração. Mas mesmo em comunicação técnica é comum usar a expressão “perda de potência” para simplificar e descrever este tipo de falha.

            Ou seja, a unidade está certa e o termo “perda” também é aceitável no contexto.

          • fantasticoMelga says:

            o JL não está errado. O mundo pode estar errado ou existir um tema mal estudado mas o JL não erra. Factos

          • JL says:

            GF, a noticia fala em tempo, dai a minha duvida.

          • Hugo says:

            JL a lutar pela razão estupidamente? Estranho.

        • Zé Fonseca A. says:

          não importa, o que importa é que ligaste o tesla à powerwall e electrificaste a casa toda durante 8h

          • JL says:

            Não, não preciso, liguei foi o tesla à instalação para CARREGAR, pois estava com produção muito boa, quanto ao resto da casa esteve desligada da rede até hoje de manhã, sempre com energia, e podia estar assim durante muitos meses.

    • Nuno Almeida says:

      Potencia. 15 GW. Está certo.

  3. Impreparados says:

    “é algo que nunca aconteceu antes” – “Antes”, não havia CyberGuerra como agora há. E pelos vistos não somos só nós, Portugal, que estamos impreparados para ela.

  4. 1,2,3 test says:

    Podemos ver pelos os nosso próprios olhos e ouvir pelos nossos ouvidos quando a união europeia mandou terem sempre preparados um kit de emergência, isto foi um Teste aos países do sul da Europa e toda gente Observou o que se passou.
    Foram umas horas, o kit era para 3 dias, mas como viram que a confusão já se estava instalar entre a população resolveram parar o teste, porque se partissem para os 3 dias ia ser Lindo é só pensar um bocadinho no que isto ia dar

    • AJ says:

      1,2,3 vê se aqui cada uma, melhor do que ir ver os cartoons dos jornais ROTFL

    • Miguel Rodrigues says:

      alerta chalupa

    • Gustavo says:

      não cortes no chocapic do lidl não

    • Hugo says:

      Não ia dar em nada da minha parte. Tudo tranquilo e sem kits de sobrevivência. É ter calma e pensar 5s antes de entrar em pânico e começar a fazer coisas absurdas mas sim…os profetas do apocalipse iam esgotar quaisquer recursos disponíveis, precisassem ou não deles.

    • 1,2,3 test says:

      Para vos que responderam, isto parece uma brincadeira são novos não pensam, se tiverem de cumprir o serviço militar por algum motivo para defenderam a pátria serão os primeiro a dar a sola eu fiz o serviço militar no meu tempo e tive de gramar com muita coisa, agora aqueles que vão voluntariamente parecem que querem um serviço de 5 estrelas.
      Espero que não chegue a esse ponto, eu queria ver esta malta nova o que iria fazer
      Sim sou Maluco é disso que gostam no Exercito

    • says:

      Lol. Especialista

  5. Sergio J says:

    Vou conjecturar ou ficcionar:
    De repente, o Sistema achou que perdera quinze gigawatts.
    Ordenou que se produzisse mais, para colmatar uma falha que nunca existira.
    E foi nessa tentativa de corrigir o que não estava errado que o Sistema se desbalanceou e colapsou.

  6. Yamahia says:

    “…Segundo o Conselho de Segurança Nuclear espanhol, os reatores das centrais nucleares espanholas que estavam em funcionamento “pararam automaticamente” por falta de energia. …”
    Ouvi dizer que mesmo ontem já estavam a activar com recurso a geradores a gasóleo.

  7. frogisdead says:

    cyerattack ou não o zelensky telefonou em direto para a tve24 a dizer que os sintomas eram semelhantes ao que eles têm quando os russos faziam cyberattacks às centrais elétricas da ucrânia. A diferença é que com eles era sempre acompanhada de uma “bomboca” LOLOL

    Verdade seja dita os espanhois continuam a acreditar mais na versão “cyberattack” mas não dizem que é russo. Aqui em Portugal a comunicação social como pensa que o povo português é muita burrinho coitadinho então inventou fenómeno atmosférico ou queda de avião LOLOL

    Curioso que a reporter espanhola da tve quando respondeu à pergunta em direto “o Que é que a comunicação social portuguesa está a avançar como causa do apagão?” e disse que era fenómeno atmosférico ou queda de avião riram-se todos à gargalhada em desprezo. Obrigado comunicação social portuguesa, mais uma vez em grande!!!

    • Hugo says:

      A imprensa portuguesa afirmou ter sido o avião a causa? E a teoria dos ciberataques foi exclusivamente da imprensa portuguesa? Vê lá bem isso…

    • Rui says:

      “Aqui em Portugal a comunicação social como pensa que o povo português é muita burrinho coitadinho então inventou fenómeno atmosférico ou queda de avião LOLOL” Não foi a comunicação social que inventou isto.

  8. Eu says:

    Os arautos da calamidade e os treinadores de bancada aparecem logo de imediato como que baratas ou abutres.

  9. cAPEX says:

    Apanhem os gajos!

  10. +1 says:

    Mas vcs não percebem? Isto foi uma maquina do tempo!
    Nunca viram a série flash? É igualzinho!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.