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Apagão de energia: MEO, Vodafone, NOS e Digi! Qual teve o pior desempenho?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Mário says:

    “”Vodafone
    Desempenho considerado o menos afetado entre as grandes operadoras.”‘

    Era para rir?
    Foi logo a primeira a cair mal o apagão na minha zona caiu logo.

    DIGI ainda tive até hás 15, e NOS até hás 16:00.

    • says:

      É uma questão de zonas. As redes móveis são assim para tudo. Não são iguais em qualquer parte do país.

    • PoiZé says:

      De certeza que foi diferente de zona para zona.
      Estou no interior do pais e de todos os que estavam por perto quem tinha Vodafone conseguiu comunicar durante mais tempo.
      A NOS foi a primeira a perder o serviço… Seguida de muito perto da MEO.
      Já eles reclamavam e eu ainda fazia chamadas para números vodafone e tinha acesso à net.

    • Pedro Pinto says:

      Regiões diferentes, situações diferentes. Mas numa visão global, e tendo em conta os dados e indicadores, foi assim.

    • Marcelo says:

      A minha rede com DIGI foi abaixo na hora do apagão…e só voltei a ter rede e dados passados 2 dias…xD

    • Guachimen says:

      ´que palhaçada …. Vodafone demonstrou que é a pior rede de telefonia movel de Portugal…. O mercado não esquece que foi a unica operadora que ficou OFFLINE por causa de um cyberataque

    • Diego says:

      Estava em espanha, na rede da vodafone es, video chamada caiu no mesmo instante que as luzes apagaram. voltou depois de todos meus amigos(diferentes operadoras) que estavam na viagem.

    • Nuno Almeida says:

      A Vodafone foi a pior das três. A métrica do tráfego tem muito que se lhe diga. A métrica certa é a disponibilidade e essa, a Vodafone morreu muito rapidamente. Aliás, a Vodafone tem piorado muito o serviços faz 2-3 anos.

    • none says:

      “até hás” ?!?!?!?! A sério?

    • Jose Lapao says:

      Realmente é verdade no Alentejo, o meu patrão é Vodafone fico logo sem dados e sem voz, a MEO do qual eu sou esteve ates pelo menos as 13:30, a Digi da qual também tenho um cartão esteve ligada até pelo menos as 16 horas, a recuperar a Vodafone não sei, mas a MEO aqui no Alentejo ficou disponível pela meia noite, mas ainda hoje a velocidade dos dados moveis ainda está a 5% do que era antes do apagão, é verdade a Digi demorou mais um dia, e também os dados moveis estão muito abaixo do dia do apagão, ou seja embora tenham recuperado ainda estão em serviços mínimos

  2. Junior says:

    Vodafone menos afectada? Eu fiquei logo sem dados mal a luz foi abaixo. No outro telemovel que possuo da Woo, curiosamente, funcionou , apesar de alguns constragimentos, dados e voz até as 16:30.

  3. says:

    Aqui para os meus lados, houve meo (decente) até por volta das 13:30 / 14:00h. Após isso, SMS a conta gotas mas enviar nadam isto se houvesse sinal. A certa hora da tarde, a única operadora com sinal (e não sei se tinha “serviço”) era a NOS. Pelas 20:** assim que algumas zonas daqui tiveram energia, já havia sinal meo.
    Duas colegas com DIGI só tiveram rede no dia seguinte de tarde.

  4. Manuel says:

    Devo confessar que no meu caso e dos meus familiares a Vodafone (so movel) foi a primeira a ir á vida, fiquei completamente sem servico, tive servico da digi até ás 4h30 da tarde o que me ajudou a estar em contacto com os meus familiares. Achei muito estranho este artigo… No final do dia a vodafone voltou mas a digi continuou sem servico mais um dia prai.

    • Raiana says:

      Eu tive Internet móvel Woo (NOS) até às 20:00 e até 16:00 comunicações, os outros (Vodafone e MEO) é que tinham ido à vida!

      Este registo deve ter sido feito no parque das nações ao lado da Vodafone, porque todos os colegas com Vodafone foram os primeiros a deixar de ter qualquer tipo de serviço…

  5. Mike Milho says:

    Eu acho que esse estudo deve ter sido feito nas grandes cidades….sou cliente vodafone e nem chamadas era possivel fazer durante umas 8h.Vivo entre porto e aveiro.

    Eu acho que se deveria fazer um relatorio detalhado e implementar medidas para garantir pelo menos 2G chamadas e SMS.

    • Raiana says:

      Eu estive no grande Porto nesse dia e TODOS os colegas com Vodafone ficaram quase imediatamente sem conexão alguma. MEO acho que aguentou alguma coisa mais; NOS aguentou chamadas por várias horas e Internet até ao final da tarde.

      Eu acredito que quem estava no Porto teve NOS mais tempo; quem teve Vodafone esteve melhor em Lisboa no parque das nações.

    • kmlml says:

      Em Lisboa, eu também não conseguia chamadas por Vodafone, logo a seguir ao apagão.

  6. ahahah says:

    Comparar a Digi com as outras 3…
    Está em Portugal há um ano.

  7. Gustavo says:

    Do que presenciei em relação à rede móvel:

    Vodafone esteve em baixo em aveiro, lisboa.
    NOS funcionava em aveiro mas não no porto.

  8. Rui says:

    Tenho 2 um da DIGI e um da NOS e pessoalmente o da NOS comportou-se consideravelmente pior completamnete sem dados a partir das 11:33 o da DIGI até se safou bastante bem

    • Manuel da Rocha says:

      Impossível. Isso é MENTIRA!
      A DIGI desactivou TODA A REDE ás 12:37. Mesmo com as 35 antenas (DIGI) são 5G!!!! 16500% mais electricidade gastam. Quando a operadora recebeu, a informação que não seria algo para 1 a 3 horas, desligaram tudo, incluindo o 112. Só ás 16:37, TODOS, os clientes DIGI, podiam ligar 112.

  9. nhecos says:

    No que toca à Vodafone, ou o descrito é relativamente a Espanha ou tenha sido verdade no resto do país. No que toca a Lisboa, a rede móvel simplesmente deixou de funcionar desde o primeiro minuto do “apagão”.
    No entanto, posso dizer que quando o serviço voltou, já bastante tarde e de noite, tanto voz como dados pareceriam bastante mais estáveis que nos outros operadores.

    • jose garcia says:

      em Guimarães caiu logo nos primeiros 15 minutos de apagão e só voltou cerca de uma hora depois de voltar a energia elétrica

  10. TugAzeiteiro says:

    Na minha zona (que é margem sul), caiu uma antena quando foi da tempestade Martinho… e NOS e Vodafone continuam apenas com um traço de sinal, em casa é praticamente impossível falar sem cortes! Com o apagão, a coisa ficou ainda pior…. tinha rede, mas não funcionava nada!

  11. André Lopes says:

    lol

    A Operadora MEO foi claramente a operadora que se manteve mais estável e fiável, Margem Sul e Lisboa, com vários relatos de conhecidos, a MEO foi das últimas operadoras a ir abaixo por completo (Internet+Voz)

    Vodafone, como o caso do quem tem tarifário Amigo, tiveram logo quebra de rede sensivelmente uma hora após o apagão e mesmo em Lisboa.

    Até à data, não tive qualquer feedback que quem fosse da operadora Vodafone que tivesse tido comunicações durante algum tempo, muito menos internet…

    Tive comunicações e Internet ainda durante umas boas horas, a partir do meio da tarde, aí sim, perdi tudo e só conseguia comunicações mais no centro da cidade.

    Tive também conhecimento e prova disso, que durante todo o apagão se manteve com Internet e água em casa, sendo este auto sustentável em off-grid.

    Tenho pena que agora todos querem ficar bem no papel, mas deviam era corrigir e planear melhor as suas redundâncias e prioridades.

  12. Pedro says:

    Como cliente da NOS tive muitos problemas, desde de liguei para tentar resolver, até a resolução tive 3 dias sem internet, telefone e Tv

  13. Vítor M. says:

    A minha experiência disse-me que o melhor operador foi a MEO. Tenho os 4 operadores e nesse dia, o primeiro a cair foi a Vodafone, depois a DIGI (o que não é anormal, dada a juventude da rede cá), depois a NOS e por fim a MEO.

    Devo dizer que a Vodafone foi a primeira e muito antes das restantes. Mas essa foi a minha realidade. Felizmente tinha a Starlink.

    • Mário says:

      Eu cheguei a um ponto que estava com a família e vizinhos já nem pensei no apagão foi divertido fizemos um churrasco no meio da rua e a vizinhança conviveu completamente a luz de lanternas e velas até a energia voltar, cerca de 40 pessoas sem estar preocupadas com o Tiktok, Facebook…

    • says:

      Aqui a primeira a cair terá sido a DIGI. A Vodafone não sei ao certo, mas pareceu-me que foi +/- à mesma hora que a meo, por volta das 13:30/14:00h. A NOS era a única que tinha sinal a meio da tarde (mas como não tenha cartão NOS, não sei como estava a funcionar). Fiquei sem qualquer sinal na meo. A meio da tarde tive que sair um pouco do meu “pouso” e ali num local especifico tive um resquício de rede meo (com 4G) e recebi uma SMS. Ainda com sinal de rede tentei responder e a SMS não seguiu (tinha rede, mas nem recebi mais nada). Recebi a mesma SMS umas 2 horas depois. Rede com internet não me apercebi de ter tido.
      Todas as operadoras voltaram por volta das 20:15/20:30horas, pelo que presumo que as antenas esteja todas na mesma torre. A DIGI só no dia seguinte de tarde. Não tinha qualquer sinal.
      Um ponto a favor da starlink, mas o preço só mesmo para quem precisa ou não tem qualquer alternativa. Se bem que me tinha dado jeito durante os 10 anos que vivi com ADSL a 2 Mbps e telemóvel à varanda com o braço esticado. E não era mais barato… lol

    • obvio says:

      Na zona de Oeiras caiu primeiro a Vodafone logo ao inicio da tarde e mais ou menos 2h depois caiu a nos, a Meo não caiu até às 17h pelo menos, depois mudei de zona e deixei de ter visibilidade sobre isto. De todos os testemunhos que me deram a meo foi a q se portou melhor.

    • Nuno says:

      Exatamente isto, tanto em Lisboa cidade, como periferia (Odivelas e Cacém por exemplo); acrescento que a Vodafone, depois das 14-15h, tinha “bolsas” muito restritas dentro da cidade de Lisboa onde se conseguia alguma rede para chamadas (testado por colegas meus que saíram do trabalho e voltaram, e confirmaram esses rumores), mas foi a primeira a cair como mencionado, primeiramente voz, e pouco depois dados.
      Woo, que pertence à NOS, manteve a voz até perto das 13h (dados caíram bem antes) e MEO esteve quase sempre em funcionamento, ou voz, ou dados.
      Isto tudo experiência pessoal, colegas e com família.
      Vale o que vale.

    • Manuel da Rocha says:

      Estava em cima da 25 de Abril, quando foi o corte de energia, a caminho sul.
      Tinha comigo o meu telemóvel, MEO, um colega (Digi) e uma colega (Vodafone). Quando achámos estranho as luzes, das cabines de portagem, estarem a piscar, todas, Vodafone dava só “Chamadas de emergência”, na DIGI ao tentar ligar, ligação caía, apesar do telemóvel não apresentar qualquer falha. MEO funcionava. Ao chegar (Charneca da Caparica), um vizinho, NOS, ainda me ligou (MEO), pelas 13:47. Depois, já não conseguiu fazer chamadas. No meu caso, ao ligar, para casa, telemóvel MEO, consegui ligar ás 15:30. Dados não tenho, não sei quando foram abaixo. Ás 16:10 os nossos telemóveis (MEO) passaram só para chamadas de emergência. Pelas 20h, nem isso. Simplesmente não detectavam qualquer rede (suponho que as baterias, já que só existem 2 torres, acabaram). Pelas 22:30 a Vodafone deu sinal de vida, um vizinho conseguiu ligar, para outro vodafone, ainda sem termos electricidade. Para a MEO não conseguia. Electricidade regressou era 23:55, todos os serviços operacionais, 2 minutos depois.
      O que achei estranho é que o meu telemóvel recebeu, a sms da PROCIV, pelas 23:58. O da namorada, não recebeu qualquer sms. Somos da mesma rede. O que penso é que quando foi abaixo, o meu ainda estaria registado, nalguma torre, que foi reduzida, mais tarde.

  14. Tiago Rodrigues says:

    Eu nesse dia acordei perto das 13h e já não conseguia fazer nada na Vodafone…

  15. Santos says:

    Quanto vos pagou a Vodafone? lol

  16. Max says:

    Na verdade fala-se “do” apagão, mas são dois – o da rede elétrica e o das comunicações, que nem sei dizer qual foi pior.
    Não fazia a mínima ideia que ao fim de poucas horas de apagão da rede elétrica a rede de comunicações móveis ia abaixo – em especial a de telemóvel de que toda a gente passou a depender.
    Não sei se vale a pena andar com grandes coisas de qual foi a operadora que teve serviço de internet mais algum tempo ou o serviço de telefone. Falharam todas. O que o pessoal precisa de saber é o que pode fazer para a próxima.

    • Joao Ptt says:

      Não falharam todas, a MEO Fibra funcionou sempre, pelo menos a televisão e Internet (não utilizei o telefone fixo, porque sabia que as outras pessoas com telefone fixo não têm UPS). Funcionou sempre porque tinha UPS que manteve os aparelhos do operador e router a funcionar.

      Antigamente o padrão é que as centrais fixas tinham de ter energia para pelo menos 15 dias, hoje em dia não sei como estão as coisas, se mantêm esse padrão ou não, mas durante a falha de energia eléctrica que por aqui durou cerca de 5 horas, funcionou sempre.

      Na realidade já tive falhas de energia eléctrica bem maiores, até mesmo recentemente. Daí ter a UPS com bateria em bom estado, por aqui tem sido infelizmente algo comum ao longo dos anos.

    • Manuel da Rocha says:

      A rede móvel é a mais frágil… ao falhar, a electricidade, mesmo que as antenas, tivessem as baterias, para 72 horas, de ligações normais, iam levar com 500000% mais tráfego, o que iria esgotar, as baterias, em poucas horas. O 5G gasta 16500% mais electricidade, que o 3G. Em Portugal removeram antenas, 3G, montaram 4G e 5G, deixaram baterias, que davam para 100 horas, 3G. Obviamente, ao cabo de 3 horas, 88%, das antenas estavam em modo de emergências (baterias abaixo de 20%). Pelas 15:45, todas, as operadoras, tinham entrado em “modo catástrofe”, desactivando dados, depois sms/chamadas nacionais/internacionais e chamadas na mesma antena. É que, ao final, do apagão, já havia pânico. Pois se a cabeça de rede ficasse sem energia, reiniciar tudo, iria demorar 3 dias, até 8 semanas, pois seria obrigatório sincronizar cada torre, individualmente, para cada operadora. A NOS recebeu 30 barris, de gasóleo, pelas 19:30, em Lisboa, entregues, pela GALP, pois estavam desesperados, de verem os 3 geradores, a ficarem sem combustível e nenhum sinal, de electricidade voltar.

  17. Anung says:

    Vodafone nem baterias têm nas BTS. Enfim….

    • Joao Ptt says:

      Devem ter, que apesar do sinal da Vodafone ter caído imenso aqui na área, ainda existia sinal, o que significa que algumas antenas realmente ficaram sem energia, mas que ainda existiam outras com energia… mas também não serviu de nada porque não conseguia estabelecer chamadas com ninguém.

  18. Nuno Gonçalves says:

    Sei de uma fonte interna que provavelmente uma das causas para o serviço ter caído tão rapidamente, apesar do recurso a desativarem o 5G, enganem-se quem pensa que as operadoras suportam 5G, 4G, 3G e 2G em células distintas isso seria muito caro para manterem isso, então o que fazem é um downgrade do sinal, ou seja as células ou estão em 5G ou 4G e depois fazem downgrade para o sinal que é necessário, portanto o centralizar deu bode nisto porque não foi possível isolar o sinal so para 2G/3G.

    • Manuel da Rocha says:

      Já há muito poucas antenas 3G.
      O que refere não é como diz. No caso do 5G, o desligamento era obrigatório. As antenas gastam 16500% (é conhecido, o problema) do que gastavam as 3G (deve rondar 700% a 1000% do que gastam as 4.5G). No caso do 4G, é que é possível reduzir a capacidade da antena. Não é dos serviços. A antena pode deixar de aceitar ligações de dados (nível 1), chamadas (nível 2), sms (nível 3) e chamadas de emergência (onde está o SIRESP, no nível urgente).
      As operadoras desactivaram, as 5G (a razão para a DIGI ter ficado, sem ligações, até para emergência, pois só possuem antenas 5G, próprias). No 4G (nem era 4.5) foram desligando dados móveis, conforme as baterias passavam os 50%. Quando não tinham previsão de recuperar electricidade, passaram para o nível urgente, a meio da tarde. Mesmo assim, só 21%, das antenas, estavam, acima de 10%, nas baterias.

  19. Duarte says:

    Devo ter uma Vodafone diferente, fiquei sem qualquer serviço no exato momento do apagão.
    Localização: Porto – Gondomar

  20. R.Silva says:

    “Sandra Maximiano, presidente da ANACOM, admitiu recentemente que os tempos de autonomia do backup das empresas do setor não estavam preparados para o apagão que afetou Portugal.” – Sinceramente nenhuma empresa nem ninguém está preparado para um apagão desta natureza e se formos a aprofundar melhor a responsabilidade é da própria anacom fiscalizar e auditar que as redes de telecomunicações em Portugal são resilientes neste tipo de eventos, obviamente que colocar baterias e geradores têm custos elevados na operação das operadoras face a um negócio que cada vez está mais espremido

    • Manuel da Rocha says:

      As operadoras assinaram contratos, em que está previsto suportarem, ligações, até 72 horas, em caso de quebras energéticas.
      Todas, as antenas, de telefonia móvel, possuem baterias. O problema é que as operadoras, aproveitaram o abstracto, sobre que serviços, e condições, devem estar cobertas. Assim, 5G consome 16500% mais electricidade, que o 3G. É é daqui o problema, das operadoras dizerem que permitem 72 a 100 horas, de serviços, pois o único teste, foi feito em Outubro de 2016, comprovando que as baterias funcionavam, como previsto. 72 a 100 horas, dos serviços de emergência. O outro pormenor.
      No entanto, é verdade que seria preciso pagar 8000000 milhões, além de aumentar, os preços em 45000%, para que, todos, mantivessem acesso geral, aos serviços, em caso de quebra energética. É que se o 5G já gasta 16500%, a mais, com tanta gente, a usar tudo o que é telemóvel, mesmo que tivessem baterias, para 72horas, ao cabo de 12 horas, as baterias já estavam esgotadas, tal era a utilização, pois 99,999999%, dos telemóveis, ficavam, sem bateria, 3 horas depois.

      • Joao Ptt says:

        Mas além de baterias também deveriam ter geradores!
        As baterias deveriam ser só para possibilitar a transição para o gerador sem quebra de serviço.

  21. Paulo says:

    Tenho MEO via empresa, NOS particular e Vodafone da minha filha e o que verifiquei foi que a Vodafone foi a 1ª a deixar de funcionar e a retomar mais tarde.
    A MEO foi a que se manteve durante mais tempo a funcionar.

  22. aaa says:

    vodafone “desempenho menos afetado” lol

  23. says:

    Aqui Meo , zona do Alentejo , nao durou 1h depois do apagão.

  24. usercell says:

    Vodafone foi claramente a primeira a morrer! A NOS Kanguru aguentou-se até ás 13h e pouco.
    E o que nos salvou até pelas 16h foi a DIGI, na area de Oeiras.
    Depois a DIGI foi a ultima a levantar, mas isso já foi uma réplica do apagão! Pois no final de contas, se os outros não funcionavam, só deu mesmo para comunicar entre alguns amigos e familiares DIGI.
    Ou seja, deu barraca com todos!

  25. João Mesquita says:

    Gostava de perceber onde foram buscar os dados para este artigo. Pela minha experiencia e pelo feedback que tive de outras pessoas a Vodafone foi das piores operadoras. A MEO foi sem duvida a melhor.

  26. TC says:

    vodafone??? QUE????? nem pensar. Apagao as 11:33 e às 11:35 já não havia rede vodafone sequer. Sem dados moveis, sem chamadas nem sms. So recuperou no porto às 20:30, uns minutos depois de ter voltado a luz. essa deve ter sido, em linha com a DIGI, a pior operadora. MEO, funcionava “aos bochechos” mas ainda dava para ir recebenod umas chamadas e mensagens via whatsapp.

  27. Urso says:

    Definitivamente errado, vodafone ter sido a menos afectada.

  28. Carlos Flores says:

    A pior operadora dado ser uma multinacional, foi a operadora VOFDAFONE! Causou, mais problemas aos seus clientes empresariais e não só. Terão eles a culpa? A Anacon, que ao longo dos anos está sempre ao lado das operadoras…..

  29. Diogo says:

    Só reparei que havia um apagão pelas 12.00.
    Continuei a ter 4G no meu número vodafone até as 15:30, no número NOS logo desde o meio dia que deixou de ter 4G.
    Zona de Ponte de Lima.

    • Manuel da Rocha says:

      Atenção que aparecer 4G não quer dizer operacional.
      Na DIGI, aparecia 5G com 5 barras cheias, ao usar, nada funcionava. Esteve assim, umas horas, até desaparecer tudo.

      • Diogo says:

        Quando falo em 4G digo utilização de dados móveis e chamadas.
        Porque a NOS teve o simbolo 4G por muito tempo, mas não conseguia usar dados moveis nem fazer chamadas

  30. Pedro Pisco says:

    A minha experiência (entre Recarei e Santo Tirso), fiquei sem chamadas e SMS quase de imediato ao apagão (+/- 11:30), mas tive net até cerca das 14:30h, estava com várias pessoas com MEO que mantiveram a possibilidade de fazer chamadas até pelo menos às 15h.

  31. Yamahia says:

    “…Segundo fontes espanholas, a Vodafone recuperou 95% do tráfego móvel até ao dia seguinte ao apagão. …”
    Há bom, espanha. Ok ja estava a pensar que estava a ler mal. Lol
    É que por cá a experiência foi diametralmente oposta, conforme relatado em tempo oportuno.
    https://pplware.sapo.pt/internet/operadoras-falharam-no-apagao-diz-presidente-da-anacom/comment-page-1/#comment-3664939

  32. Simão says:

    Estudos que valem o que valem. Acredito que dependa de zona para zona, mas em termos de comunicações a Vodafone foi talvez a pior ou das piores. Não sei como se portou a DIGI.
    Sou de Sintra, tenho Vodafone no telemóvel assim como a minha mulher e as comunicações/dados móveis foram logo à vida por volta das 12h30 (se tanto). A minha mulher tem outro número, do trabalho, que é MEO e aguentou bem as comunicações até às 16h.
    Familiares e amigos aqui da zona de Sintra / Lisboa também comentaram basicamente todos o mesmo. Quem é Vodafone ficou logo apeado antes de almoço e quem tem MEO/NOS lá se foi safando com alguns dados móveis ou pelo menos chamadas.

  33. Aqueletipo says:

    Em Vila Nova de Gaia, centro da cidade..
    Rede MEO funcionou praticamente todo o dia, apenas verifiquei uma redução de velocidade de internet por volta das 16h30.
    O outro cartão Vodafone, pelas 12h30 verifiquei que não tinha qualquer sinal nem para chamadas nem para mensagens.
    Tive eletricidade por volta das 17h50, e tudo voltou a normalidade. A Vodafone só estabilizou pelas 19h00.

  34. Mike Peartree says:

    Aqui na minha zona(entre Porto e Aveiro) a vodafone foi a primeira a ir abaixo. Não dava nem para chamadas nem para sms mt menos dados móveis. sei que a digi foi logo de seguida. Tanto Nos como Meo a meio da tarde ficaram mt limitadas. Pelo que li, ou somos todos da mesma zona ou a vodafone so funcionou bem fora desta “zona”. Seja como for a partir das 17h era quase impossivel fazer uma ligação ou consultar algum site atraves dos dados móveis.

  35. Tiago says:

    Na minha zona, arredores de Vila Nova de Gaia, a primeira a cair foi a Vodafone…Ainda não era 12h e já não tinha serviço… nem sequer rede para ligar para o 112 em caso de emergência
    Os meus pais são MEO e quando a luz voltou por volta das 18:30/19:00 foi quando começaram a sentir as limitações dos serviço.
    A NOS pela experiência dos meus vizinhos caiu juntamente com a luz e com reposição apenas no dia a seguir ao apagão, mas também já tinham tido o mesmo problema quando dois dias antes aconteceu um outro apagão de aproximadamente 20min.

    Amigos com digi só relataram problemas de serviço a partir das 14h mas assim que a luz voltou tiveram novamente serviço

    • Joao Ptt says:

      Se existir alguma rede móvel disponível com sinal (e que funcione), teoricamente conseguirá telefonar para o 112, mesmo sem o cartão da operadora colocado.
      Se depois atendem ou conseguem ajudar é outra conversa.

      • Tiago says:

        A minha namorada precisou de ligar e nem chamar dava… estava completamente sem rede mesmo de emergência. Incluindo a de gps dos iPhone que também estada completamente morta

        • Joao Ptt says:

          Um truque seria: reiniciar o iPhone e antes de meter o código para desbloquear o cartão, utilizar a opção de fazer chamada de emergência. Desta forma o iPhone deve procurar uma rede qualquer que esteja disponível (mesmo sem ser do operador dela).
          Mas lá está: tem de haver algum operador com a antena a funcionar e a fazer a ligação à rede correctamente, e é preciso que a central 112 na PSP/ GNR da zona tenha energia eléctrica, e não sei se têm UPS’s, e mesmo que tenham, se têm as baterias em condições, e ainda se têm geradores… coisa que duvido… porque mesmo que tenham UPS’s podem ter só para 10/ 20 minutos, e não para horas.

          • Tiago says:

            O serviço de gps foi aparecendo o serviço mesmo apontando o telemóvel para o sinal como indicava no iPhone mas nunca se conectava .
            Essa solução não tentei mas fazia sentido visto que os meus pais tinham o serviço da MEO
            No caso da minha namorada não sei se estava nunca local com outra operadora a funcionar

          • Nuno says:

            O serviço de gps? De que falas? o gps nunca falhou…

          • Tiago says:

            O do próprio iPhone para o casos de emergência

          • Nuno says:

            Acho que não sabes bem do que estás a falar…

        • Tiago says:

          Após o apagão a Vodafone caiu, e ia aparecendo a informação de rede GPS. Essa função mesmo com os contactos já definidos e tudo nunca esteve a funcionar porque estava sempre a ativar e desativar
          Quando ficava a zero e aparecia sem serviço nas definições do iPhone aparecia as opção de emergência, e aí para tentares conectar ele dava-te os passos para encontrares a antenas mas depois de isso feito e o telemóvel apontado para a antena como ele indica continuava sem funcionar

          • Nuno says:

            Tens de tentar perceber o que é que significa gps primeiro…
            Mas não te vais ligar a nada…

          • Tiago says:

            Veja as definições dos iPhone e vai perceber como funciona o serviço de emergência dele

          • Nuno says:

            Eu percebo como funciona o serviço de emergência deles.
            Tu, obviamente, não só não percebes, como lhe chamas gps o que só por si revela que não sabes do que se trata, como o usas, nem como não tem absolutamente nada a ver com gps…

          • Tiago says:

            A partir do momento que tive de sair da casa para ele receber sinal gps precisa dele para saber a localização de onde nos encontramos mas se depois não temos rede, nem Wi-Fi não serve rigorosamente para nada nem cumpre o que Apple promete

          • Nuno says:

            Serve pois. É um serviço de emergência por satélite. A que serviço tentaste mandar a mensagem?

          • Tiago says:

            Não serve, a partir do momento em que não fazia a chamada para o 112 nem para os contactos de emergência associados ao serviço Apple

          • Nuno says:

            Pela tua resposta só te posso dizer que não fazes ideia de que serviço estás a falar…
            Faz um favor a ti próprio e aprende o que é esse serviço e como funciona antes de fazeres figuras tristes e de ficares a pé da próxima vez…

          • Tiago says:

            Nota-se, não fui o único a relatar esses problemas logo a sua inteligência não deverá ser superior à de todos os que ficaram na mesma situação
            Foi a única vez que precisei de recorrer a este serviço porque numa situação normal nem ao 112 recorro

          • Nuno says:

            O facto de haver muita gente a não saber sequer o que significa gps não tem absolutamente nada a ver com a tua inteligência ou falta dela.
            É o mesmo que argumentar que há 2 biliões de moscas a comer m3rd4…
            Se em vez de tentares fazer parte da manada como os outros, tivesses perdido um bocadinho a tentar perceber o serviço em causa era quanto tinhas ganho…

  36. Sergio says:

    Por Aveiro, comigo a vodafone manteve-se com essencial sms e chamadas, só perdi os dados moveis as 15h. Serviço às 9h da noite já estava full power, mesmo o serviço de casa.

    No caso da minha mae com a nowo, penso que agora digi, passado um dia ainda nao tinha serviço de tv em casa.

  37. Carlos Correia says:

    Eu tenho digi e saberia que provavelmente iriam ter mais dificuldades…precavi-me e arranjei um esim grátis com net grátis (mediante visiualizacoes de anúncios 40seg internet para 1h ) ao menos para ficar contactavel e sim são anúncios visíveis já na internet fornecida por eles.. aplicação top para quem vai para outro país e ainda não tem dados para contactar familiares..ou com um pagamento de 1 euro(dia)e resolvia todo o stress sem anúncios..

  38. says:

    Em Viana do Castelo a NÓS foi de vela. Eu nem chamadas conseguia fazer a partir das 14:30

  39. Paulo says:

    E pós apagão qual foi a pior? Fiquei sem serviço de TV e NET Fixa da NOS mais de 50h (2 dias e pouco)

  40. frango assado says:

    mas qual era a vossa necessidade de falar com toda a gente a toda a hora? quando nao havia telemoveis como voces faziam? era deixar as antenas para os servicos de urgencia e mais nada.
    agora saber a que horas perderam a rede e a que horas voltou…como se tivessem ligados a maquina….por amor de deus…os problemas existiam antes de haver telemoveis…nao tem que saber tudo a toda a hora o que se passa….é confiar no sistema e esperar que recupere…ate la é dormir, ler um livro, ouvir as crianças a brincar la fora e a falar umas com as outras coisa que nao via ha anos…..tenho a sorte de ter fogao a gas por isso cozinhar foi pacifico…agora conversa de cafe sobre a duracao das redes dos telemoveis????

    • Max says:

      E quem saiu do trabalho e não tinha carro? Os comboios não funcionavam, os transportes públicos estavam lotados, táxis não havia e o trânsito estava um caos. Como é que contactava para dizer onde se estava para o irem buscar? Uma pessoa que conheço, que apanhou transportes que o deixaram a meio caminho de casa, só às 23H30 é que conseguiu comunicar onde estava. Entretanto, a família já tinha andado de carro a procura dele, parando nas paragens de transportes, a ver se o viam.
      Um casal sem fogão a gás, cada um por si, deduziu que o jantar seria na casa da mãe de um deles. Um chegou, viu que o outro não estava lá e foi para casa do casal. A seguir chegou o outro à casa da mãe/sogra.
      Outro casal, ele vinha do Algarve, foi ter a casa da mãe, mas a campainha do prédio não funcionava, não entrava nem saía ninguém do prédio, começou a atirar pedras à janela.
      São apenas algumas das histórias que me contaram. Nem te apercebeste do caos que foi a o caos criado pela falta de comunicações e de eletricidade.

      • frango assado says:

        e essas historias todas, morreu alguem? e antes dos telemoveis as pessoas conseguiam viver? wow nao é? geracao sem abrigo é assim. ligados à maquina 24h. alguem que apanhou transportes e ficou a meio…diz muito dessa pessoa se ja sabia que ia acontecer….planeamento zero. familia preocupada so se o gajo for deficiente, ai compreendo, senao…preocupado com um adulto de se desemerdar sozinho é ridiculo. foi a luz que foi abaixo nao foram avioes que comecaram a sair, nao foi um terramoto. os que nao tinham fogao a gas, nao tem vizinhos para lhes dar de comer se necessario? iam morrer com 1 refeicao nao feita??? so é o eu eu eu que se preocupam?? campainha nao funcionava…lolololololol….que drama nao é? o horrorrr…se ficam com drama com estas historias da tanga quando chegar a guerra nao sei como vao reagir…provavalmente tirar selfies nos buracos que as bombas deixaram..desde que haja bateria é o que interessa. o drama esta na cabeça das pessoas, nao esta na realidade….se te dao limoes, faz limonada.

        • Nuno says:

          Para quem vive bem sem as novas tecnologias até admiram precisares de vir aqui destilar a tua raiva e o teu ódio para a internet…
          Que vida tão boa que deves ter. Pela maneira como falas é mesmo de invejar…

        • Marcos says:

          Verdade o pessoal é que já está habituado a estar conectado….. prejuízos houve….mas não foi nenhuma catástrofe

    • Marcelo says:

      Que comentário mais deplorável…pareces ser aquele tipo de fanático da DIGI que já conheci, é um fenomeno incrivel…a ti o tele pouca falta faz…mas para outras pessoas, a nivel profissional é imprescindível, que é o meu caso. Vé se ganhas alguma educação e se começas a aprender a usar um bocado a “ervilha” que havia dentro do teu crânio.

      • Zé Fonseca A. says:

        Para mim também é imprescindível, iPhone, iPad, MBP e scribe, além de Apple Watch, e então? Morri? Não cheguei a casa? Não comi? 80% do meu trabalho é fora de PT, faltei a muitas reuniões sem conseguir avisar, reuniões importantes com prazos de tomadas de decisão que comprometem prejuízos, é a vida, temos de lidar com as coisas, trabalhei de manhã com gerador na empresa mas à hora de almoço tive de vir cuidar da família que é mais importante

    • Sergio says:

      Por vezes não sei quem é o pior, se aquele que nao vive sem tec, se aquele que não percebe que o mundo evolui.

    • Jose Lapao says:

      Concordo plenamente, está gente parece que vive o guião do filme “Ready Player One” e se lhes falta o “Oasis” morrem literalmente. Deveria haver mais apagões destes principalmente na rede de telecomunicações para ver se está gente atinava com o que é viver a seria, não a brincar as redes sociais.

  41. Max says:

    Durante o apagão, o iPhone passou a ter um satélite como símbolo de rede, e apareceu um pop-up, repetido, a perguntar se queria enviar uma mensagem de localização emergência. Não cheguei a usar, mas, neste caso em que uns não sabiam onde estavam os outros e não tinham outra forma de comunicar, será muito útil. Estou em crer que quem receber localização a há-de conseguir ler, pelo menos na app Mapas da Apple, que não depende da internet.

    • Vítor M. says:

      Sim, é uma funcionalidade que te permite enviar SMS em caso de emergência. Nos EUA podem mesmo usar o iMessage para trocar mensagens em tempo real. Futuramente, este tipo de serviços será muito útil em várias situações, até nos apagões.

      • Max says:

        Pensei melhor no assunto, li o que a Apple escreveu – e não fala em “apagões”, ou seja, com o iPhone emissor e o iPhone recetor fora da rede telefónica/móvel.
        Fiz a mesma pergunta a quatro chatbots:
        “Numa mensagm de emergência de um iPhone para outro iPhone, o que recebe tem que estar ligado a uma rede telefónica ou de internet?”
        O ChatGPT diz que sim, que só se recebe a mensagem depois de estar ligado a uma rede. O Gemini e o Perplexity, dizem que não, que pode ser diretamente iPhone emissor-satélite-iPhone recetor. (O Copilot só faz de conta que respondeu).
        Seja de que maneira for, ambos os iPhones têm que ser antecipada e devidamente configurados.

  42. cAPEX says:

    A vodafone caiu logo!

    Esses estudo está errado!

    • Joao Ptt says:

      Aparentemente umas antenas aguentaram mais tempo, e outras não, pelo menos aqui na área foi assim.

      Tendo em conta que todas as “torres de comunicação” deveriam ter energia para manter tudo a funcionar durante pelo menos 72 horas, se isto não for uma flagrante falha, é porque o contrato está escrito de tal forma que as operadoras realmente podem fazer o que bem lhes apetece não servindo os clientes de forma adequada como seria suposto.

      Mesmo que a Anacom aplique coimas, com certeza os tribunais deitaram tal para o lixo, ou no mínimo irão diminuir o valor das mesmas, e continuará tudo na mesma, que provavelmente sai mais barato pagar coimas/ multas do que meter tudo como deve de ser.

      Talvez a assembleia da república tenha de introduzir legislação para obrigar as operadoras a ter energia eléctrica para manter tudo a funcionar ao máximo da capacidade durante pelo menos 15 dias, como é (ou era?) suposto funcionar nas centrais fixas das operadoras de telecomunicações fixas, e multas de por exemplo 5% do volume global de receitas anual do operador, ou algo do género para as operadoras não andarem a brincar e cumprirem mesmo.

      Mas acredito mais que as coisas vão ficar como estão e na próxima vez acontece o mesmo, ou talvez dure um pouco mais em alguns lugares porque talvez mudem as configurações para passar tudo imediatamente para 2G por exemplo.

  43. David Guerreiro says:

    Ouvi pessoas a queixarem-se que a Vodafone caiu logo na hora do almoço. Eu tive rede da Nowo (Meo) até meio da tarde.

  44. Mike Peartree says:

    Moral da história, nenhum ficou bem na fotografia. agora dizer que a vodafone foi a melhor…. deixa-me rir

  45. Jorge says:

    No rio tinto, mesmo centro, NOS e Vodafone morreram de imediato. MEO funcionou sempre embora a muito custo. Digi tive velocidade maxima 5G (500/600Mbps) até a rede morrer às 15:30. Foi a Digi que me permitiu continuar a trabalhar até praticamente ao final do meu turno.

  46. Lucas says:

    Muui sinceramente, eu não tenho mas querem comparar uma empresa como a digi e o monpolio da Meo. por amor de deus, a DIGI é um Empresa embrionaria.

    • Joao Ptt says:

      A DIGI não é uma empresa de vão de escada! É uma empresa multinacional.
      Tanto a Altice como a DIGI estão presentes no mesmo número de países.

      Altice: Portugal, França, Bélgica, Luxemburgo e Israel.
      DIGI: Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e Roménia.

      A DIGI tendo colocado equipamento há pouco tempo, e tendo de cumprir as mesmas 72 horas que as demais operadoras (será que está mesmo no contrato?), deveria ter passado no teste sem qualquer problema. O facto de não terem passado no teste prático é muito mau sinal.

      • Jose Lapao says:

        @Joao Ptt, concordo e não concordo com você, é verdade que tanto a Digi como a Altice (MEO) são multinacionais, mas a MEO está cá pelo menos 31 anos ainda não altura TMN ou seja tem uma vasta rede criada quase toda com dinheiros públicos. A Digi começou há pouco mais de 5 anos e m Portugal, onde teve se criar a sua rede de raiz, pode o contrato dizer isso mesmo que tem de haver energia para 72h de serviço, mas será que estabelece um prazo para que isso esteja efetivamente implementado? De lembrar que a Digi já tinha licenças de 3G e 4G para operar há muito tempo mas nunca as usou, foi até contestada pelas outras operadoras MEO, NOS, e Vodafone por isso, mas como estava dentro do prazo que tinha para implementar a rede não teve problemas, aliás a Digi lançou o seu serviço meio as presas em novembro passado por isso mesmo, pois estava a chegar o prazo limite deles, mas estando a MEO, NOS, Vodafone a funcionar há muitos mais anos em Portugal, esses sim deveriam ter um serviço exemplar de até mais que 72 h de serviço interrupto, mas como se sabe os lucros milionários vão para os acionistas ao invés de modernizar a rede, e o aumento de preços que nos pedem dizem que é para fazer investimentos vê-se o investimento que eles fazem. Como já tive oportunidade de dizer aqui, em Borba Alentejo a a Vodafone caiu instantaneamente, a MEO durou até por volta das 13:30 a Digi até às 16:30 e NOS não sei pois não conheço ninguém com NOS

  47. Marcos says:

    Acredito que no geral das zonas incluindo Espanha e França a Vodafone possa ter sido menos afetada, agora em Portugal a melhor foi a MEO. Há claro aqui não há rede Vodafone, logo como é uma operadora com fraca cobertura, lógico que em termos gerais tbm vai ter uma quebra menor porque a cobertura de território por área tbm é menor…..

  48. Rui says:

    Acho estranho algum pessoal dizer que na Margem Sul a Vodafone caiu logo após o apagão, eu pude usar a net (com ligeira lentidão) até as 17h e fazer chamadas para MEOs até as 18h-19h (ainda fiz uma as 18h:13). As 19h já apenas tinha para números de emergência

    Se tiver relevância o meu tarifário é Vodafone Red, a malta que caiu logo por ai sao Reds ou são Yorns ?

  49. Luis Ortega says:

    Na zona de felgueiras desde 28 de Abril até hoje 06 de Maio que a Vodafone Fibra está em baixo sem serviços dizem ser uma avaria complicada mas nem previsão de resolução têm, a situação afeta mais de 100 instalações, e serviços prioritários também abrangidos

  50. Nuno says:

    Perdi a rede da vodafone e da nos pouco depois do apagão.
    Tive de usar o cartão DIGI do relógio para conseguir contactar a minha família e só o consegui fazer graças ao meu filho do meio ter DIGI. A mulher tem meo e ficou a pé, eu com nos e vodafone também…
    Sim, foi a última a recuperar mas foi a que se aguentou mais tempo por aqui…

  51. Marcos says:

    Esse estudo tem muito pouco de imparcial…..nos outros países não sei mas em Portugal a MEO ainda vai sendo a melhor…..ou se quiserem a menos má…..
    Se tiver as duas opções….escolho MEO aliás em mudei da Vodafone para a MEO porque havia muitos sítios sem cobertura e na MEO tenho rede quase em todo o lado para onde vou e já estou farto de correr o país todo inclusive zonas remotas….. porque nos grandes centros, aí trabalham todas mal ou bem mas dão

    • Nuno says:

      Saí da meo para a digi pelo mesmo problema. Onde vivo, onde trabalho e nas cidades que normalmente frequento a rede é uma miséria…
      Mudei eu e todos cá em casa, os pais, sogros, etc…
      Portanto vai das zonas…

  52. Rui Silva says:

    Claramente alguém anda a pagar este tipo de notícias. Tenho Vodafone e fiquei sem serviço quase de imediato. Quanto à NOS, conheço pessoas que passados 5 dias ainda não tinham serviço.

  53. Marcos says:

    As comunicações são essenciais numa sociedade mas tbm chegar ao ridículo de ficar umas horas sem NET que parece que é o pânico generalizado. Ao que parece a emergência funcionou. Os atrasos no socorro deveram se á paranóia das pessoas que em vez de manterem a calma foram entupir o normal funcionamento das coisas e foi tudo a correr para os super mercados e bombas de combustível precisamente num momento em que se deveria ter aliviado pois estava tudo a funcionar condicionado pela falta de energia. Por aqui tivemos umas horas sem energia e ainda menos tempo sem comunicação, já tive períodos bem mais longos e não morreu ninguém. Antes ter NET até era um luxo…..agora é uma dependência…. nós temos uma verdadeira crise é de valores…..

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