Circular na estrada vai ficar mais caro: portagens deverão aumentar 2% em 2025
Em Portugal, as portagens deverão sofrer um aumento de 2% no próximo ano, devido à subida da inflação.
Segundo as estimativas mais recentes da inflação divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as portagens deverão sofrer um aumento de cerca de 2% no próximo ano.
Esta atualização prevista para 2025 baseia-se na inflação homóloga sem habitação de outubro, juntando a compensação às concessionárias de autoestradas, tal como tem sido o procedimento habitual para o cálculo da atualização anual das portagens.
Em setembro, a taxa de inflação subiu apara 2,1% e a tendência para os próximos meses é de que continue a aumentar. Assim sendo, as portagens deverão aumentar 2% em 2025, acrescidas de uma compensação de 0,1% para as concessionárias.
De acordo com Tiago Alexandre Correia, economista do BPI, ao Jornal de Negócios, desde maio de 2023, a "inflação global é superior à inflação global excluindo habitação, mas com diferenciais muito pequenos (em média, 0,18% acima)".
Conforme partilhou, "a nossa previsão atual para a inflação global homóloga em outubro é de 2,3% (e média de 2,2%)", pelo que "a inflação global excluindo habitação deverá situar-se muito próxima dos 2%".
De recordar que, a partir de 1 de janeiro de 2025, prevê-se a abolição do pagamento das antigas SCUT, em algumas das principais autoestradas do país - nomeadamente A4 (Transmontana e Túnel do Marão), A13 e A13-1 (Pinhal Interior), A22 (Algarve), A23 (Beira Interior), A24 (Interior Norte), A25 (Beiras Litoral e Alta) e A28 (Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque) -, que passarão a ter custo zero para os utilizadores.
A ideia é aos poucos ir lixando o povo para ficar cada vez mais pobre, burro, controlado e à mercê do estado!
E andando a pé
Ok…provavelmente exiges melhor vencimento…baixa de preços no consumo…agua-luz-gas mais baratos…menos impostos…mais uma data de coisas que…para quem não tenha a mínima ideia do que sejam “finanças públicas” deve pensar que o guito vem do céu ou nasce no quintal nas árvores das patacas 🙂 Neste “país” há muita gente que ainda acredita em almoços grátis 🙂 O erro disto tudo ? É a existências de “políticos” e “governantes” que não sabem gerir o dinheiro dos outros !
Para quem tem um carro elétrico, a portagem é o custo mais caro de andar nelas…
Faltou o mimimi
que não lhe falte nada:
https://www.youtube.com/watch?v=Iv4x0TC-1Qg
Garoto…e reles.
Pede antes um galão.
Realista, isso é o quê? Um galo grande?
Se bateres com ele na cabeça até ganhas dois.
Mas pagas como todos. Mania de enviesar os assuntos em questão…
Sim, por exemplo para fazer Porto-Ovar-Porto são cerca de 100km e pago €4 em portagens enquanto fica-me por €1 a eletricidade para esse percurso…
É muito em termos equiparados.
E depois…?
Depois “Para quem tem um carro elétrico, a portagem é o custo mais caro de andar nelas…”
E eu concordo.
E depois morreram as vacas e ficaram os bois, pois acabei de responder a isso no comentário inicial:
“Para quem tem um carro elétrico, a portagem é o custo mais caro de andar nelas…”
Então o VE foi uma oferta? 🙂 🙂 🙂
Ou tens um paitrocinio ou sobeste escolher sogros 🙂 🙂 🙂
Eu aviso todos os meus amigos, pais não podemos escolher, mas podemos escolher sogros, pensem nisso. 🙂 🙂
Os carros a combustão também vos são oferecidos pelos sogros ou possuem paitrocinadores? Não sabia que também não os precisavam de comprar….
Estamos sempre a aprender.
Tu é que dizes que a maior despesa que tens são as portagens, se assim é então o carro só pode ter sido oferta.
A maior despesa que tens primeiro é a compra do carro, “seja ele qual for é mau negócio” depois então até pode ser a principal, e mesmo assim duvido que gastes mais em portagens do que em pneus quando os tiveres de trocar.
Mas isto sou eu a pensar alto
Uma despesa ocorre para um bem continuar a funcionar, como por exemplo, as suas manutenções. Isso é que são despesas.
Mas se pensares um bocadinho encontras pelo menos dois motivos para o carro em si não ser um gasto todos os meses:
– A primeira é ter adquirido o veículo sem recorrer ao crédito.
– A segunda é ser emprestado.
Se calhar, é melhor pensares baixo 🙂
Se o dinheiro que o Estado arrecada em IVA nas AE fosse direcionado para as restantes estradas, não teríamos a miséria de estradas que temos.
Vai para radares
E para Ex-Ex-SCUTS….
Também não temos estradas assim tão más, e as que geralmente estão más, são as estradas municipais.
Eu tenho familiares espalhados pelos 4 cantos do mundo, e a opinião de todos é que a nível de estradas Portugal é dos melhores, eu como viajo de mochila às costas vejo a qualidade de estradas que tenho apanhado por este mundo fora.
Eu acho que o dinheiros das portagens e dos estacionamentos deviam era estar a sustentar a Segurança Social e não ir para onde vai parar grande parte dele, financiamento de campanhas partidárias e amigos.
Eu, sempre que possível, evito a utilização das AE’s, pelo menos na maior parte do percurso. Simplesmente porque não quero pagar um valor o qual não vejo reflectido na melhoria das condições da via onde é paga a portagem. Como tal, utilizo as EN’s e EM’s nas grandes deslocações.
@GM, para deslocações de Lisboa para o sul, eu também vou quase sempre pela nacional, mas para o norte é muito mais complicado as alternativas, é muita estrada de serra, com curva e contra curva.
Confesso que conheço menos o Norte. Para o Algarve, do Distrito de Leiria, vou pelas EN’s. O único troço de AE’s costuma ser entre Carregado e V.F.Xira.
Realista, mais conhecido por JL.
Sim, obrigado, sou sempre bem Realista, ainda bem que admitem.
O fumo subiu-te à cabeça. LoLoL
Atenção que a A28 não vai passar a não ter custos para os utilizadores, ao contrário do que escreveram acima:
“De recordar que, a partir de 1 de janeiro de 2025, prevê-se a abolição do pagamento das antigas SCUT, em algumas das principais autoestradas do país, nomeadamente as A4, A13, A23, A24, A25 e A28, que passarão a ter custo zero para os utilizadores.”
Na A28 apenas 2 pórticos vão deixar de ter custos… Sejam correctos.
Total mentira! Ao contrário do que apregoas, a verdade é que todos iremos pagar esses pórticos, quer passes neles ou não. Aprende que não duro para sempre.
Também todos te pagaram os estudos, o médico quando estiveste doente, o polícia quando foste à esquadra apresentar queixa, o juiz que mandou prender o ladrão, etc.
As portagens podem representar uma barreira à mobilidade e com isso até ter em termos globais um custo maior do que o custo que o estado poderá ter.
Acho demasiado redutor o esse ponto de vista do todos pagamos quer passes ou não.
Sem falar nos comboios, metros, elétricos, hospitais, aeroportos e tantos e tantos outros exemplos que o pessoal do interior está a pagar e nunca vão usufruir deles, a isto chama-se viver em sociedade é normal que muitos não compreendam.
Eu também pago tratamentos de pessoas que tiverem comportamentos de risco por opção, e agora, ainda bem que vivemos em sociedade.
Comboios, metro, hospitais,,, tudo exemplos de algo que funciona como deve de ser…
Comboios então são mais os dias de greve do que sem greve.
Hospitais, ou é de uma família de nómadas analógicos e é atendido rapidamente ou então arrisca-se a ficar ali à espera ad eternvm…
Aeroportos pagam-se a eles próprios. Aquilo dá dinheiro que nunca mais acaba.
As greves são uma opção dos trabalhadores, os comboios não estão parados porque há problemas nas infraestruturas.
Quanto aos hospitais, nada a dizer, ainda ontem a minha tarde foi passada no HSM, e ainda bem que temos um serviço nacional de saúde espetacular como temos, mas não é perfeito.
Quando realmente necessitamos do nosso serviço nacional de saúde raramente nos abandona, o problema é pessoas como tu que confundes urgências hospitalares com o serviço nacional de saúde, e ainda bem para ti, é sinal que não necessitas realmente do serviço nacional de saúde, és uma pessoa saudável.
PS, estou em desacordo contigo, mas respeito a tua opinião que acho que é fundada exatamente na sorte de seres saudável e desculpa estar a tratar por tu, mas é mais pratico. 🙂
Nelo, em Portugal algum juíz manda prender alguém por roubar?
Das duas uma, ou é um pobre pé rapado e leva 20 anos por roubar um pacote de leite para dar aos filhos ou então nunca na vida se é preso por isso.
Nem por roubar milhões, quanto mais…
A mais, se for preso, dizem que há escadotes jeitosos disponíveis por lá..
Não se preocupe que também lhe pagam algumas coisas. Tugas no seu melhor.
inflação…coitados a operação rentável de milhões ainda não chega, há que espremer mais…é votar neles…
Voces pagam portagens? hehe
Obrigado a todos pelos 2% extra que vão pagar, assim o governo já consegue ter dinheiro para as borlas no interior do país.
Eu vivo no Litoral mas acho bem que haja mais investimento em conectar mais do que um ou dois polos no país (falamos dos suspeitos do costume, capital etc…) e claro com o interior incluído, desenvolver mais essas zonas, cuidar desse património e principalmente não poluir, um abraço ai para o interior! 😀
É isso mesmo, vamos a Espanha onde a maioria das estradas são grátis e vemos como eles estão e vemos como nós estamos, não estou a dizer que estamos assim tão mal, tomara muitos países chegarem aos nossos calcanhares.
O que faz falta a muita gente é viajar e sair dos roteiros turísticos, quem nos visitar e só vier a Lisboa, a zona de Belém, Chiado, Praça do Comercia, Sintra, Cascais, já viram a ideia que vão levar de nos.