Algo inédito acontece na Noruega! Já circulam mais carros elétricos do que a gasolina
O petróleo é um produto fundamental na Noruega. O país é uma potência europeia nesta área e o petróleo bruto e o gás têm estado ligados ao crescimento económico do país. Curiosamente, e mesmo com esta importância, a Noruega não parece apostar no petróleo a 100%. No país, já circulam mais carros elétricos do que a gasolina.
A importância do petróleo é tal que, enquanto a Rússia ameaçava o resto do continente pelo seu apoio à Ucrânia, o petróleo e o gás norueguês ajudaram a obter um lucro recorde em 2023. No entanto, e apesar disso, a Noruega é o bastião do carro elétrico na Europa.
Na Noruega já circulam mais carros elétricos do que a gasolina
Tanto que já tem mais carros elétricos do que a gasolina nas suas estradas. E não pretendem parar até que 100% do parque automóvel seja elétrico. Num comunicado da Federação Norueguesa de Estradas (OFV), afirma-se que dos 2,8 milhões de automóveis particulares atualmente registados no país, 754.303 são totalmente elétricos, enquanto 753.905 são movidos a gasolina.
Øyvind Solberg Thorsen é o diretor da OFV e comentou que "é um evento histórico, um marco que poucos previam chegar há 10 anos. A eletrificação da frota de automóveis pessoais avança a um ritmo rápido e a Noruega dá passos largos a tornar-se o primeiro país com uma frota de automóveis pessoais dominada por veículos elétricos".
Total |
Percentagem |
|
---|---|---|
Diesel |
999.715 |
34,80% |
Elétrico |
754.303 |
26,26% |
Gasolina |
753.905 |
26,24% |
Híbrido a gasolina plug-in |
198.707 |
6,92% |
híbrido a gasolina |
155.307 |
5,41% |
híbrido diesel plug-in |
9.478 |
0,33% |
diesel híbrido |
896 |
0,03% |
GPL |
173 |
0,01% |
Hidrogénio |
167 |
0,01% |
Total |
2.872.652 |
- |
Apesar de tudo, a maior parte da frota privada da Noruega é a diesel. Os carros elétricos são os que dominam os novos registos e já existem mais carros elétricos do que a gasolina. Tudo isto é verdade, mas também é verdade que há quase um milhão de carros a gasóleo ainda nas estradas.
Com estes dados, é também possível constatar que uma boa parte do bolo dos 2,8 milhões de automóveis particulares na Noruega são híbridos a gasolina. Praticamente já não se aposta em híbridos diesel, muito menos em GPL ou hidrogénio.
Esta mudança só vai parar quando chegar aos 100%
No entanto, Thorsen está confiante de que, ao ritmo que a indústria caminha, o carro elétrico ultrapassará o carro diesel em 2026. Isto devido à queda nas matrículas de automóveis deste tipo (1,2 milhões de carros a diesel em 2017 contra menos de um milhão atualmente).
Thorsen prevê também um crescimento da frota de veículos pessoais, dos atuais 2,8 milhões para cerca de 3,1 milhões até 2030. O que está claro é que, se os cenários não mudarem, a tendência para optar pelo carro elétrico manter-se-á no futuro.
Em 2020, 54% das vendas de automóveis novos no país corresponderam a veículos elétricos. Este número aumentou para 84% até 2024 e prevê-se que, em 2025, 100% das vendas de automóveis novos sejam elétricos ou a hidrogénio. Se olharmos para meses específicos, só em agosto 94,3% dos novos registos pertenciam a veículos elétricos graças, em parte, ao impulso das vendas do Tesla Model Y.
Curiosamente, a Noruega tem os preços de carga mais elevados da Europa. Se carregar um Tesla Model 3 durante 25 minutos na Islândia ou em Portugal custa 2,9 euros, ou 3,2 euros respetivamente, na Noruega o contador passa para 18,9 euros. Mas é claro que é algo que não afeta os pouco mais de cinco milhões de habitantes do país na hora de decidir que tipo de propulsão terá o seu novo carro.
Que país tão amigo do ambiente. Aposto que para o ano vão deixar de extrair petróleo e mostrar o exemplo.
E então? São inteligentes… Usam os seus recursos finitos (que mais cedo ou mais tarde a sua extração deixará de ser financeiramente viável) para progredirem na sua estrutura.
Mesma coisa que a China está a fazer em África, a construir centrais a carvão para lhes vender o carvão, enquanto ‘tentam’ apostar em renováveis.
Para a China é bem melhor vender os painéis solares e carros elétricos do que usar carvão.
Eles estão em processo rápido de se livrarem do carvão, apesar de ainda o usarem muito.
Eles deixam o petróleo para os paises que não possuem petróleo. O mesmo com o carvão, maioria é exportado.
99% da producao electrica deles é através de renováveis.
Paises que não possuem petróleo agradecem, assim estão a suportar economias externas
e não achas isso hipocrisia?
Eles simplesmente estão mais preocupados com o pais deles que com os outros, estão a cuidar da casa dele. A poluicão do ar caiu a pique, qualidade do ar subiu. Nas cidades possuem dos ares mais limpos da Europa. Isso é ser amigo do ambiente.
Os outros paises querem viver no meio da porcaria porque a China ou outro pais também o faz. O pessoal está mais preocupado com o que os outros paises fazem do que com o proprio pais.
Basta ver o teu comentário estás mais indignado por eles venderem do que por os outros consumirem.
Se eles deixarem de vender petróleo, vai fazer 0 de diferenca, impacto 0. Os paises simplemente compram noutro sitio.
Em negócios chama-se segunda-feira.
O pessoal está confuso, não sabem que pais devem financiar.
Paises Arabes?
A Russia?
Os hipócritas dos Noruegueses?
Decisões dificeis.
Hipocrisia ? Não entendi, eles não têm carros a gasolina e gasóleo a trabalhar ?
Isso quer dizer que pela tua lógica maioria da Europa precisa de importar ainda mais petróleo porque maioria não tem?
Se quiserem utlizar petróleo, sim a unica opcão é importar. A unica forma de reduzir a importacao de petróleo é consumir menos. Nem sei onde é que está a duvida
O combustivel que Portugal utiliza é todo importado, que se saiba nao existe nenhum poço de petroleo em Sines.
E quisermos utlizar mais é necessário??? importar ainda mais petróleo.
Ou a minha lógica está errada?
Se eles deixarem de produzir petróleo, alguém vai produzir por eles….
Eles podem dar-se a “luxos” graças ao negocio do Petroleo. Desculpem o palavrão, mas existe uma ladainha que diz “Venha a nós, f*d*i-v*s vós”
E não são como os portugueses ? Que are são contra a prospecção de petróleo.
E a rede elétrica!?!
E os postos de carregamento!?!
E carregar o carro em apartamentos!?!
E os carros a arder!?!
E se quiser fazer 1000km para almoçar a casa?
Parece que esses problemas só acontece no PPLware… especialmente com aqueles que não possuem carro elétrico.
Depois são os outros que têm a mania da perseguição e “incendeiam” as discussões… vê-se…
Eu estou num tópico de carros elétricos a falar de questões colocadas sobre carros elétricos.
Já a maior parte dos “incendiários”, conduzem veículos a combustão e aparecem nos assuntos sobre carros elétricos e a questionar:
E a rede elétrica!?!
E os postos de carregamento!?!
E carregar o carro em apartamentos!?!
E os carros a arder!?!
E se quiser fazer 1000km para almoçar a casa?
Já todos perceberam de que lado está o fanatismo, não tentes explicar-te… fica bem
Já de descobrimos a tua careca de fanatismo faz muito tempo… 🙂
Eu pelo menos digo e volto a repetir, se os carros a combustão superarem o carro elétrico eu volto, porque eu já tive vários carros a combustão e já experimentei várias tecnologias.
Se isso é ser fanático, bom para ti.
Na Noruega, certo?
É uma forma de interpretar as coisas.. outra forma igualmente ignorante é dizer que no país com mais adoção de eléctricos do mundo e com muito poder de compra mesmo assim só 1/4 se atira para os 100% eléctricos… claramente não serve para todos
interpretar bem as coisa é saber que veiculos em circulacao é diferente dos veiculos que se vendem. Mais 90% dos veiculos vendidos em 2024 foram electricos. E para nao dizerem que foi só em 2024, aqui vao as vendas dos ultimos anos.
2023 89.86%
2022 88.58%
2021 86.1%
2020 74.65%
Na Noruega, certo?
Sim, o Artigo é sobre a Noruega
Porque todos sabemos que numa fase de transição, atira-se com o velho fora para se ir a correr para as portas das concessionárias, comprar carro novo…
Aliás foi precisamente isso que fizeram com modelos de carros a combustão, pois quando saiam os EURO 6 deitaram os EURO 5 todos fora e foram comprar novos… certo?
Não é 1/4, 96 % dos vendidos novos são 100% eléctricos, 26 % são as existências no atual parque.
E a rede elétrica!?! Já existe em muitos lados
E os postos de carregamento!?! Existem vários, se estiver ocupado é esperar ou ir a outro posto. Em breve teremos carros a carregar em 1 Minutos Carga total
E carregar o carro em apartamentos!?! É difícil, mas quem tem essa disponibilidade que usufrua dela
E os carros a arder!?! Não sei a onde, vai depender de como as pessoas usam os carros a carregar, vai depender de muita coisa.
E se quiser fazer 1000km para almoçar a casa? Hoje em dia já existe boa autonomia.
O que digo é que a malta não percebe nada dos carros elétricos.
Parece que esses problemas só acontece no PPLware… especialmente com aqueles que não possuem carro elétrico.
Ha esses problemas na Noruega ?
Woooshhh….
É o mesmo que dizem da Holanda, que só usam Planta porque toda a manteiga que produzem é para exportar (são o maior exportador do Mundo).
É inteligente da parte dos Noruegueses. Não sei se é sustentável ou mais ecológico, mas menos poluente (na Noruega) é de certeza 😉
Não existe isso de menos poluente na terra deles. Quando falamos é poluição, em aquecimento global, quando nos tramarmos (para não usar outra palavra), vai ser igual para todos.
Se querem ser verdes que mudem a sua economia para não depender do Petroleo. Criticam os paises arabes, mas eles são igualzinhos
Ou fazer como Portugal é contra a exploração do Petroleo porque é mau e depois vai comprar a esses paises.
98% da energia elétrica da Noruega provem de fontes renováveis:
https://www.euronews.com/green/2024/04/17/wind-energy-saw-record-growth-in-2023-which-countries-installed-the-most
E a maior parte da energia da Noruega é hídrica.
claro que existe “isso de ser menos poluente na terra deles”!
a poluição nas cidades e em locais de grande aglomeração de veículos a combustão é uma realidade que afeta fortemente a saúde pública. e não é a saúde pública global mas sim a saúde pública nesses locais específicos
Amigos estou de férias na Ásia, e como todos os anos parte das minhas férias na Ásia são em trabalho de voluntariado, este ano estou a limpar plástico das praias, eu hoje de manhã numa praia paradisíaca juntei mais de 50kg de plástico numa praia de 10 m2 a quantidade de isqueiros que retirei de dentro de água foi impressionante, se temos de reduzir as emissões dos carros é verdade mas acho muito mais urgente tomar medidas em relação ao plástico é a verdadeira praga deste século.
Concordo. Essa é outra praga que se tem de resolver. Já se conseguiu o Ozono, a energia já não vamos a tempo e o plástico, pior ainda.
O da energia estamos a resolver e estamos a melhorar à medida que as renováveis se tornam a norma.
Como diz o MLopes tens 2 tipos de poluição, a geral e a localizada, no caso da localizada os veiculos a combustão nas cidades é péssimo, tiveste o exemplo disso em 2020 quando devido a pandemia Lisboa tava com qualidade de ar como nunca.
Outro ponto é achares que a Noruega faz isto a pensar na poluição e não no facto economico, para eles é brilhante forçar carros eletricos, usam a energia hidrica barata que têm para os carregar, todo o petroleo não consumido internamente é vendido aumentando assim as reservas financeiras do pais.
Ter cidades com ar mais limpo é um optimo Bonus apenas.
Tudo normal então.
Em Portugal nem 5% em circulação.
Só caiu na farsa do elétrico quem percebia zero de automóveis.
Que farsa é essa ? Quer dizer que os noruegueses cheios de petróleo também caíram ?
Eu conto qs 1.2 milhões de carros a gasolina e pouco mais de 700 mil elektros.
É porque está a contar mal.
Tou nada.
Está, estão ali em cima os números todos separados, não é preciso inventar.
Já agora, seja honesto e não venha com números daquilo que reclamava antes que eram alguns juntares os plugin aos eléctricos, portanto agora faça o mesmo, não junte os plugin aos a gasolina.
Esses estão parados… não andam com o frio.
Com frio todos os gasolina circularam. Os elektros nem por isso.
https ://www.poder360.com.br/internacional/nos-eua-carros-da-tesla-ficam-sem-carregar-por-causa-do-frio/
Noruega é um país ameno. Eles não não sabem o que é frio no Inverno. Todos os anos sobrevivem ao Inverno sem problemas.
Isso é mentira, o problema não foi dos carros.
Mas mostre lá noruegueses pendurados?
O mesmo aconteceu no Canadá para os a combustão, onde as bombas de combustível congelaram.
E quantos carros a diesel ainda circulam por lá, estes números são só dos a gasolina.
Está lá também nos números.
Não, não há. BEV são 26 %, híbrido não é um carro eléctrico, polui sempre.
A Noruega está no caminho certo, mas calma não alterem as coisas para “encaixar” no discurso. Menos hipocrisia, pfvr.
Torna a ler a tabela…
E você também a deve ler outra vez, veja com atenção sem ser tendêncioso.
O artigo fala em carros a gasolina. Tu é que estás a ser tendencioso. Não se incluiu (e BEM) os híbridos como sendo eléctricos.
Peço desculpa, tem razão. Mas também acrescento não é assim tão extraordinário na Noruega.
Eu diria “não se inclui” e MAL, está mais que provado que os híbridos têm utilização reduzida em modo eléctrico, sao muuito mais carros a gasolina do que eléctricos.
Mas não deixa de ser curioso, que aflição, parece que estiveram amarrados ao “livro dos registos” a ver quando a coisa superava os “gasolinas” (variação de 0.02% ou seja quase 400 carros)
Realmente a malta da combustão ficou toda nervosa, não se entende muito bem porquê, até porque já se esperava que fosse esse o resultado, tal como vai ser em todo o lado, mais ano menos ano.
O @PJA tem razão quanto aos dados da tabela, gasolina + gasóleo somam 61.04%.
Eléctricos são 26,26% e electrificados 12,69%…
Mas o assunto não é esse. Gasóleo não tem nada a ver com gasolina.
Que se saiba 26.26 % é maior que 26.24%.
Quem tem um VE, mora em apartamento, sem possibilidade de carregar o seu carro, é só idiota! No mínimo…
Claro que são, eles compram de propósito para serem idiotas.
AFDB, o governo norueguês implementou uma rede de carregamentos junto das casas, é normal em Oslo ter ruas com dezenas de pontos de carregamento. Esta questão dos carregamentos é muito importante para os noruegueses.
Todos pagos pelo governo…que explora petróleo.
Errado pagos por todos os portugueses (e outras nacoes) tem carros a combustão.
Sorte a sua, se eles não explorarem você não o consome.
zaorapk, tem razão, mas deve ter em atenção que um recurso valioso que país tem e, como é óbvio, não pode abdicar dele.
No entanto, posso afirmar que é a única nação que caminha para sociedade livre de CO2 dando condições a todos. Há outros países com mais condições que não o fazem, como os EUA e a Alemanha.
Os negacionistas portugas que aprendam alguma coisa em vez de vir para aqui negar sistematicamente e depressivamente tudo!
Nova Deli fechou as escolas devido à poluição dos carros eléctricos….
https: //www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/nova-deli-fecha-escolas-e-estaleiros-de-construcao-devido-a-poluicao-atmosferica
Típica noticia da máfia elektra a trabalhar.
Os fumos que assolam Deli e outras regiões da Ásia pouco ou nada têm a ver com carros mas sim e principalmente com os fumos resultantes da queima de restolho dos campos agrícolas em redor, associado a condições climatericas que impedem a dissipação dos fumos resultantes das queimas.
Um pouco à imagem do fog que vitimou milhares de cidadãos em Londres. Ainda mal havia carros mas havia muitas lareiras.
Looooool, tinha de ser.
É como um penedo..
“. London’s reliance on coal-fired power plants for electricity and heat, and diesel-powered buses for public transportation, contributed to the Great Smog.”
https://education.nationalgeographic.org/resource/great-smog-1952/
E qual foi a causa disto?
Nesta altura nao haviam elektros
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/1352231094901244#:~:text=A%20major%20NO2%20episode,measurements%20began%20in%20the%201970s.
https://www.newscientist.com/article/mg14219310-300-deaths-linked-to-london-smog/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/8553276/
https://www.independent.co.uk/news/uk/exhaust-pollution-killed-160-in-four-days-london-smog-caused-a-10-rise-in-the-death-rate-steve-connor-reports-1424465.html
Ele pensa que as leis EURO para os motores a combustão apareceram só para implicar e não para resolver um problema de poluição…
@Realista, vai ver a palhaçada em que se transformou a cop29 e depois opina.
“Somos” uns tansos! (Sempre fomos e espero que deixemos rapidamente de o ser)
Ele afirma que os veículos a combustão não fazem poluição. E pensa que mais carros a combustão= menos poluição e que mais carros elétricos mais poluição.
Isso é a prova que afinal o lobby do petróleo é que manda.
@JL isso é notório. Basta ver a quantidade de pessoal que é contra a independencia energética.
Não sei que lavagem cerebral levaram para apoiarem tanto os paises produtores de petróleo.
Passam a vida a trabalhar para poderem financiar esses paises. Os paises árabes agradecem.
A COP29 aconteceu em 2024… as normas EURO entravam em vigor em 1992.
Chegaste 32 anos mais tarde.
Sim @Realista, as COP’s tb. No início era tudo bons rapazes cujas intenções remontam ao início dos esforços globais para combater as mudanças climáticas.
A 1ª foi da de Berlim em 1995.
Entretanto só não percebe quem anda com palas que este acordo ( que agora vai no capítulo 29)prejudica a economia do mundo ocidental e beneficia países como China e Índia.
Então muitos felizmente já estão a abrir os olhos. Portugal enviou uma ilustre desconhecida para se fazer representar e Trump já fala em mandar o acordo às malvas que é o lugar dele e tudo o que lhe está associado.
Mas afinal há mudanças climáticas ? Estranho, deve ser coisa nova devido aos eléctricos..
E prejudica em que sentido?
@Yamahia não é só a economia ocidental, é também a economia do médio oriente.
Temos que trabalhar todos para continuar a apoiar os países árabes.
Se fosse tudo a andar de Elektros eles ficariam na miséria.
Consumindo Veículos a combustão é a melhor forma de lhes mostrar o nosso a apoio.