Alemanha encerrou programa de apoio para carros elétricos
Numa altura em que há governos a estudar a possibilidade de pagar incentivos à adoção de carros elétricos e outros com as medidas já implementadas, a Alemanha decidiu encerrar o seu programa, precocemente.
Conforme avançado pela Reuters, o programa de subsídios para carros elétricos da Alemanha, em vigor desde 2016 e responsável pelo pagamento de 10 mil milhões de euros em incentivos, terminou, de forma prematura, na passada segunda-feira.
Após a adoção do orçamento revisto para 2024, na semana passada, o Ministério da Economia alemão anunciou um "apertar do cinto". O orçamento teve de ser reduzido, numa decisão do Tribunal Constitucional, que forçou o Governo da Alemanha a arquivar alguns programas destinados a acelerar a transição verde.
O incentivo para carros elétricos foi, originalmente, planeado para ser aplicado até ao final de 2024, mas, por questões de redistribuição financeira, cessou, precocemente.
Os subsídios já solicitados serão pagos, mas não serão aceites novos candidatos.
A indústria automóvel alemã tem vindo a expandir a sua gama de carros elétricos, depois de a China e os Estados Unidos da América terem acelerado o seu caminho e ganhado um forte impulso concorrencial. Assim sendo, com o fim dos subsídios, o futuro é incerto.
É a forma de fazer política em tudo:
“Se algo não mexe, subsidiasse. Se se mexe, taxa-se.”
Finalmente acordaram
Os construtores já vieram dizer que vão dar desconto no valor do subsídio anterior o que leva a querer que eles colocavam o preço base mais alto sabendo que o estado ia pagar uma fatia. Ou seja os subsídios foram contraprodutivos porque os preço base dos elétricos estavam inflacionados.
Não tem nada a ver com isso na Alemanha a economia está a abrandar muito rapidamente e é a única forma de os venderem, o problema é que se a Alemanha está com problemas toda a Europa vai começar a sentir a sério.
Hidrogénio
Vieram a dizer que vão dar o desconto para aqueles que fizeram pré encomenda mas ainda não receberam o carro ou ainda não o registaram, convém pesquisar primeiro
Leiam o post, nada tem a ver com taxar ou acordar, a Alemanha desde a uns meses vem a passar um mau bocado já falei aqui sobre isso.
Já existe empresas Portuguesas a receber menos de metade das encomendas da Alemanha.
A Europa tem tentado esconder devido a Guerra na Ucrânia e sanções mas 2024 vai doer muito a Europa e não vai dar para esconder mais…
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Pois, mandam apertar o cinto, para poderem doar milhares em armamento para a Ucrânia… Um dia destes o povo alemão revolta-se e as coisas vão dar para o torto…
A Europa não pode andar constantemente a financiar tudo: guerras, refugiados, imigração, alterações climáticas, etc., etc.
Bem fez o UK com Brexit e a Holanda já pensa fazer o mesmo. Ou como a França, que aprovou regras mais apertadas para a imigração… O povo europeu tem de por um travão nisto, senão a Europa desaparece e daqui a uns tempos é mais um estado islâmico…
estas a confundir coisas
Uk saiu e já querem voltar porque viram que sao mais fracos que a EU e nao tem capacidade de negociamento, a Holanda nao esta a pensar absultamente nada em sair. As Regras de Imigração foram agora discutidas na EU (tarde mas foram)
E é por a EU ter que meter um travão que se está a ajudar a Ucrania, porque se a Ucrania perder vai outro pais ao lado a seguir, politicamente é muito mau porque a EU fica mais fechada e a Russia passa a controlar o Mar negro e a colocar navios de guerra, o que hoje está a rasca. sem contar que passa a controlar os depositos de gas que estão ao largo da Ucrania e a controlar a exportação de cereiais, e saltam mais facilmente para os países ao lado.
Depois a reestruturação do país vai ficar a cargo da EU e quem vai ganhar com isso vai ser as empresas europeias e as pessoas em deslocação
Ou seja, a EU nao vai parar de ajudar a Ucrania, é uma guerra política e uma guerra indirecta da NATO.
E o que não falta é alemães contra os subsídios dados aos “malandros” do mediterrâneo , como Portugal, e ajudas excessivas à Ucrânia.
Estive em Munique em setembro e nota-se bem a insatisfação das gerações dos 40 para cima
Oh No! Anyway
O governo alemão percebeu que Tesla é a sua maior marca nova, que empregará dezenas de milhares. A BMW, a Mercedes e a Audi estão escritas na parede porque vão voltar ao zero, quando começaram a fabricar carros há 100 anos. Tecnologia e inovação são o novo luxo… elas não podem competir com a mesma velha retórica absurda da qualidade da construção.
Ter tecnologia e inovação sem qualidade de construção também não é o melhor negócio… O problema actualmente é que as coisas são feitas para durar meia dúzia de anos… e depois queixam-se que é preciso fazer algo para reduzir as alterações climáticas… Hoje em dia saem novos modelos de smartphones a toda a hora, quando antigamente havia telemóveis novos de anos a anos… investia-se em investigação e desenvolvimento, assim como em testes de qualidade… este consumismo desenfreado é que tem vindo a destruir a qualidade e inovação dos produtos…
A BMW, a Mercedes e a Audi o quê? A sério. LOL.
Resta saber se esta medida é para realmente apertar o orçamentou ou viram que a tesla já vende mais que as outras alemãs todas juntas e querem atrasar o crescimento da tesla no país ? Aguardamos novos capitulos
hehehe,… hilariante!
Estao ficar sem dinheiro,… a energia esta toda muito mais cara devido pela incompetencia abismal do gov alemao e da EU… sera que a impressora vai ser ligada novamente!!!
Esta medida deriva de há alguns anos a esta parte o governo não ter este apoio como outros para diferentes áreas de atividade considerados no orçamentado geral de estado.
Este incentivo a par de outros estava incluindo em rubricas paralelas ao orçamento geral do estado Alemão, no caso as destinadas a ajudar à redução de emissões de gases nocivos, conforme acordos climáticos que a Alemanha subscreveu, ou seja existia uma orçamentação paralela.
Esta forma de atuação culminou numa queixa ao tribunal constitucional Alemão que declarou a ilegalidade do processo.
O que se passa agora é que tudo indica que o apoio irá voltar já em 2024, mas com cabimento na respetiva rubrica orçamental, há semelhança do que Portugal teve nos anos mais recente, pese embora com valores orçamentados diferentes.
Tão bom ter um EV de luxo e não pagar impostos! Sabe bem ver os outros ( mais pobres a a pagar).
@Zeca, sim, sim, agora acorda e vai trabalhar que ja chegou um camião com areia e cimento.rsrsrsrsr
O Zeca tem razão.
A Tesla Já tratou disso. Vai ela própria assumir o desconto que não será dado pelo governo alemão.
Parar de vender carros é que não. Pelo menos enquanto choverem os desejados créditos de carbono doados pelos tansos da UE.
A Alemanha percebeu que como é um país com uma grande industria automóvel, os apoios e incentivos para comprar EVs estão a beneficiar mais empresas como a TESLA do que as empresas alemãs. Sinceramente, não me cheira a nada mais do que o lobby automóvel da alemanha.