Alemanha avisa a Europa: “Devemos travar já a eliminação dos motores de combustão”
A indústria automóvel europeia está dividida quanto à proibição dos motores de combustão em 2035. Na Alemanha, principal pulmão do setor na Europa, começam agora a tomar posição e a pressionar fortemente a partir de diferentes setores.
Estão a disparar os alarmes de "preocupação"
Como todos sabemos, em 2035 será proibida na Europa a venda de carros com motor de combustão, incluindo os híbridos. No entanto, a indústria há muito que pressiona para corrigir este caminho. Agora, a partir da Alemanha, principal motor do setor no continente, começam a “alinhar-se os astros”.
Começaram as próprias marcas a recuar nos seus ambiciosos planos de se tornarem puramente elétricas até ao final da presente década, e agora parecem segui-las, na sua maioria, os dirigentes políticos e as associações automóveis.
Não nos enganemos, (quase) todos estão de acordo em que o veículo elétrico é o caminho a seguir. O que se coloca em causa e se questiona é o percurso para chegar a este objetivo, sobretudo tendo em conta as dificuldades recentes que as marcas enfrentam atualmente.
Falamos dos maiores custos de fabrico, da incerteza dos consumidores, da infraestrutura desigual de carregamento na Europa, do domínio da cadeia de abastecimento pelos fabricantes chineses e das tarifas de 15%o impostas recentemente por Donald Trump.
Alemanha pressiona a Europa
Segundo os meios de comunicação alemães, diferentes atores da política e da indústria estão a posicionar-se para preparar uma estratégia conjunta contra a proibição europeia de 2035. E todos parecem estar convencidos de algo: a tecnologia híbrida plug-in deveria ser a principal aposta nesta transição. Em suma, uma «abertura tecnológica».
Os principais partidos políticos já se posicionaram em maior ou menor grau. A aliança conservadora CDU/CSU pede abertamente a revogação desta proibição e o foco nos PHEV. Por sua vez, o partido social-democrata SPD está dividido quanto ao assunto, embora já uma importante fação esteja aberta à consideração das tecnologias híbridas, especialmente para as frotas da UE.
A tecnologia elétrica é a única oportunidade real para a indústria automóvel alemã.
Defendem a partir do SPD.
Por sua vez, o líder da CSU, Markus Söder, foi mais categórico:
Se não reagirmos rapidamente, centenas de milhares de empregos estarão em risco. Devemos travar já a eliminação gradual dos motores de combustão. Precisamos de abertura tecnológica. É correto promover os veículos elétricos, mas seria um grave erro depender exclusivamente deles.
A IG Metall, o maior sindicato industrial do metal da Alemanha e da Europa, bem como a Associação Alemã da Indústria Automóvel (VDA), pedem também uma maior abertura tecnológica e uma abordagem mais ampla.
Uma cimeira automóvel deverá realizar-se em breve na Alemanha para alcançar uma posição comum a apresentar à Europa.
Atenção ao 12 de setembro
Outra reunião importante, e muito aguardada, deverá ter lugar a 12 de setembro. Os fabricantes irão reunir-se com os dirigentes europeus no “Diálogo estratégico” sobre o futuro da indústria automóvel europeia.
Um encontro que já foi “preparado” pela ACEA, a associação de fabricantes da região. A sua carta enviada diretamente à Presidente da Comissão foi muito explícita e direta: pedem abertamente para derrubar a proibição de 2035. Ola Kallenius, seu presidente e também CEO da Mercedes-Benz, assina o documento.
Cumprir com os rígidos objetivos de CO2 para carros e carrinhas em 2030 e 2035 é, no mundo atual, simplesmente inviável. Os veículos elétricos liderarão a mudança, mas também deve haver espaço para os híbridos plug-in, os extensores de autonomia, os veículos com motor de combustão interna de alta eficiência, o hidrogénio e os combustíveis descarbonizados.
O documento da ACEA vai mais longe e aponta para 12 de setembro:
O próximo Diálogo Estratégico é o momento de mudar de rumo. É a última oportunidade da UE para ajustar as suas políticas às realidades atuais do mercado, geopolíticas e económicas, ou corre o risco de pôr em perigo uma das suas indústrias mais bem-sucedidas e competitivas a nível mundial. A viagem exige mais pragmatismo e flexibilidade para manter em funcionamento o motor do setor automóvel europeu.
Portanto, vivemos um ponto decisivo: manter a estratégia firme ou dar dois passos atrás. Mas atenção, esses dois passos não seriam um recuo, mas sim o impulso necessário para cumprir as metas.
A questão que se impõe: cederá a Europa às pressões das marcas e dos dirigentes alemães? Dentro de algumas semanas deveremos sair da dúvida.























Devemos travar já as mortes devido aos carros de combustão isso sim.
e as mortes devido aos “pós” libertados de cada vez que os condutores travam ??? tirem as palas, não sejam tão fundamentalistas 😉
Neste caso existindo uma nova tecnologia como alternativa mais saudável nem se pensa 2 vezes, é implementar, se custar uma fortuna então é só ir buscar o dinheiro onde ele está parado, os accionistas destas empresas terão que desembolsar, para o bem comum lá está, sempre servem para alguma coisa.
O que isso tem a ver com o tipo de motor ?
Quais mortes? Só vejo mortes por acidentes ou atropelamentos, isso vai ser igual nos combustão ou EVs
Estás”
https://www.caha.org.au/mr_240223
Especulação
Claro que sim.
Os carros a combustão emitem partículas pelos pneus e pelos escapes, ou seja, N vezes mais que os eléctricos. Essas partículas matam prematuramente.
Por essa lógica da batata, devíamos de fechar TUDO, inclusive as minas de lítio, alias qualquer fábrica!
O meu carro a combustão durará a minha vida toda e mesmo que não o possa usar , andarei de transportes públicos, a mim ninguém me obrigará a comprar carros eléctricos.
Então está a contar durar pouco tempo, já que eles duram pouco.
“Eles duram pouco diz ele”
…
“Lol”
Next..
Nunca foi a Cuba, coitado!
E você foi ?
Não me diga que lá usam carros recentes como cá ?
Em Cuba usam o calhambeque pipi
Sim, duram pouco, tem alguns artigos sobre isso.
Olha os malvados da Cummins JL
https://www.facebook.com/share/1ZgedNq9Cc/
Mandei mail a ralhar com eles a dizer que não têm consciência ambiental.
Então mostre lá que motores eléctricos a Cummins teve ?
E já agora mostre na página oficial da Cummins esse argumento, e não a imagem criada por um petrotonto qualquer.
Acabei de comprar um carro ecológico….um land Cruiser de 1979, pouca ou nenhuma eletrónica, não tem filtro de partículas, não tem catalisador, e é 100% reciclável…. Ao contrário do seu Tesla com fibras sintéticas e sabe Deus que mais. Além de que a Tesla sabe sempre onde está o seu carro….
Ah e depois o JL é daqueles que diz que não preenche o inquérito dos sensos porque diz que o estado não tem nada a ver com a sua vida.
Então porque não respondeu à pergunta ?
Mas noutro tópico disse comprou um carro novo ? Andou a mentir ?
Então que fibras sintéticas são essas ?
Sabe sempre se eu quiser, a land Rover também pode saber sempre onde está o seu carro, é só seguir o seu telefone.
Eu não preencho o inquérito dos censos ? Isso é mais uma das suas criancisses ? Não tem vergonha de ser tão infantil ?
Não sabe o que diz!!!!!
Então em Portugal a média de idade do parque automóvel é de 14 anos, essa média é calculada através dos eléctricos? Cada um…..
Onde isso foi dito ?
Cada um.
Se for um motor pure tech da stellantis está programado para rebentar umas semanas depois do fim da garantia. É só para quem está com os pés para a cova.
Não creio que seja questão de resistir ou não à pressão das marcas. É mais abrir os olhos para a realidade e recalibrar o caminho a seguir.
O caminho a seguir é a Europa virar a próxima África
Deve ser por isso que está a ser invadida por imigrantes, isto é mau demais, daí todos quererem vir para cá.
JL, tudo está interligado.
Sítio é bom, é invadido pelo terceiro mundo, fica igual ao terceiro mundo, saem daqui quando não prestar e vão para outro local melhor fazer o mesmo, se os deixarem.
Não percebo bem qual a dificuldade em entender isto.
Vou dar-lhe um exemplo claro.
Tem havido, ao longo destes anos, um êxodo enorme de Californianos para estados adjacentes, tipo Texas, Nevada, etc.
As causas são públicas só não as sabem quem não quer saber, impostos elevadíssimos, criminalidade estratosférica e impune e serviços públicos na ruína total.
Tudo tem uma causa, anos e anos de governação democrata.
Os outros estados para onde fogem são republicanos, o que não deixa de ser curioso.
Ora bem, essa gente que fugiu da Califórnia depois já no Texas vão votar em quem? Nos democratas, claro.
Ou seja, destroem o estado deles e depois vão destruir o dos outros.
Por isso os texanos chamam os californianos de comunas e não os querem lá.
Percebeu a lógica ou ainda falta electricidade por aí?
Não vale a pena vir com tretas habituais do não é bem assim porque é assim mesmo.
Reality is a bitch…
Passe por fontes de informação confiáveis e vai ver como aquilo está.
Gafanhotos, portanto.
Não, não percebi, até porque o que aconteceu está relacionado com outros motivos, e apenas pela primeira vez na história isso aconteceu.
Portanto não vale a pena andarem a inventar argumentos quando não existem.
https ://www.dn.pt/arquivo/diario-de-noticias/california-leaving-ha-mesmo-um-exodo-do-estado-mais-populoso-da-america-16855077.html
Subescrevo na integra o seu comentário,
Aplica-se na integra aos ilegais que temos cá.
Veem uma oportunidade avançam para lá, quando aquilo já estiver a desmoronar, escolhem o próximo sitio.
Aliás, se pesquisar um pouco vai ver que isso está a acontecer um pouco por todo o mundo, as pessoas estão a sair das cidades e a ir para o “campo” onde o custo de vida é mais barato.
JL, neste caso que falei não vão para o campo, vão para cidades, mas noutro estado.
Já o inverso, do Texas para a Califórnia, não vai ninguém.
Comparado com a California, são “campo”.
Pois não, já foram há muitos anos.
Quando deixares de ter economia para apoios sociais e empregos falamos
Se fossemos a Arábia Saudita, Noruega, EUA, entre outros produtores de petróleo até acreditava nisso.
Ainda não percebeste qual a dependência da Europa da sua indústria, a começar na automóvel mas não limitada, pela primeira vez desde a 1a guerra mundial podemos estar a assistir a uma Alemanha economicamente enfraquecida, sem UK e com França com o seu socialismo cansado a dar sinais de quebra..
Eu já percebi há muito tempo, os fabricantes que ganharam milhões com tecnologia já desenvolvida, agora estão com medo de ganhar menos porque têm se investir em tecnologia nova.
Na antiga tinham tudo feito, até aldrabaram as normas, negócio montado perfeito, compra um veiculo e eles vendem as peças, já que duram pouco, isto afinal não europa é o negócio da china.
Enfraquecida? Mas a Alemanha vendeu apenas -1 % de carros que bo ano anterior, será que está assim tão enfraquecida ?
Diga antes assim, os alemães deixaram de vencer carros na China e estão a perder as importações para os EUA, e esse é o problema, nada tem a ver com motorizações antigas, aliás, até tem, se tivessem evoluído quando a UE pediu, hoje aquilo que a China tem, era da Europa, mas preferiram aldrabar as normas europeias e agora vão pagar caro.
Não é ganhar menos, é poder acabar a indústria automóvel europeia, que era a mais relevante a nível mundial, tal como vai acabando toda a manufactura de outros produtos
Mas ela não está a acabar, até aumentou as vendas nos últimos anos, simplesmente venderam menos nos países que estão também a produzir mais.
Mas não acabou, apenas a deslocalizaram.
Sim, elementos humanos estão a ser importados massivamente, é verdade.
Mas podem vender veículos com motor de combustão interna, desde que usem combustíveis neutros em CO2
E porquê? Porque a UE inventou uma taxa de CO2. Vamos obrigar as pessoas em África a andar de carro elétrico. Pelo nosso bem.
Já pensaram em dizer isso á China? Para taxar o CO2? Eles nem querem saber
Porque foi aprovado, esses combustíveis vão pagar a mesma taxa, eles são neutros porque no fabrico é capturado CO2, mas no consumo libertam, portanto pagam na mesma.
Vamos ? Bem me parecia que o fundamentalista era você, por mim ninguém vai ser obrigado a nada, já agora a electricidade também paga essa taxa.
Não paga não. So a eletricidade gerada a partir do gás natural.
Então afinal paga, a que não gera CO2 não paga,
O Trump concorda diz ele que tem combustíveis (gás/petróleo) 3x mais caros que a Rússia e que devemos comprar a América e temos que piar baixinho…
Pois é um facto.
A Alemanha deu um tiro gigante nos pés deles e nos nossos.
A Britanea, esta na falência, na França já se diz que não deve ser preciso chamar o FMI(mas a ver vamos), a Alemanha também ja está com 3M de desempregados, pois a industria acabou, sem energia barata, era aquilo que tornava a Alemanha competitiva e próspera.
Dizem que querem proteger o ambiente, mas gastam o nosso dinheiro a matar milhões na Europa Central,com custos de poluição brutais ao mesmo tempo fazem terrorismo energético e não só, contra a propria infraestructura de Gas deles e dos outros.
Dizem que querem ser electricos, mas quem detém as matérias primas é a China.
A democracia do donbass perderam-na, para os donos da região.
Dizem que comprar aos EUA a 5x mais caro, é melhor, mesmo sabendo que a quantidade de navios no atlantico para transportar tanta energia, polui imenso, e é incerta, para além de não ser competitiva.
As pessoas só avançam para uma tecnologia se possuirem a matéria prima e capacidade, caso contrário, é suicidio colectivo.
Queriam brincar ás jogadas de abuso do mercado, mudar de regras, jogar sujo.
Ttipicas do Alemão, pois mas a China chegou primeiro, e pelos vistos não chega apenas primeiro, mas sim com melhor tecnologia.
A Alemanha esta a ficar um caos, na Região do Reno, 17 membros partidários mortos, dos quais 7 eram candidatos a eleições, morreram num prazo de 2,5 semanas.
Eles dizem que as mortes, são de “causa natural”, deve ser do “aquecimento global”.
Quem ganha com isso é a CDU dessa lunatica da Merkel.
Eu pessoalmente, aconcelho uns 500 a 1000 hospitais psiquiátricos,da zona centro ao sul do País para ajudar o povo Alemão.
Invistam em Hospitais psiquiátricos, em massa.
Então e querem continuar a dar dinheiro aos árabes e americanos ?
A questão da compra aos EUA, é uma cenoura á frente do burro.
Eels querem que os EUA, invistam de forma existencial na guerra na Ucrânia, destruindo dessa forma os EUA, e a Russia, e depois eles invadem a Russia e os EUA.
Ou seja querem usar os EUA como carne para canhão, e mostram umas notas, á espera que consigam cegar os Americanos.
Mas pelos vistos há gente nos EUA que percebe o que esta a acontecer, ou pelo menos mostram sinais disso.
O futuro a gente não sabe
Quem vai invadir a Rússia ? LOOL
Quem vai invadir a Rússia ? LOOL
Julio, a Europa Ocidental em breve será um novo Líbano.
Facções à mocada dia e noite não haverá um dia de paz.
Ou isto muda ou será esse o nosso destino.
Anyway, não será com comunas wokes ao leme do barco que iremos a bom porto.
Ena, tanto terror, para um mundo que tem cada vez melhores condições e paz.
JL, tem?
Tem família em França?
Pergunte lhes como era a segurança em França antes e hoje.
Eles falarão por mim.
Essa sua bolha onde vive um dia vai rebentar.
Tenho, só falta vir dizer que andam a passar fome ?
Muito melhor do que era antes.
Na minha ou na sua ? curioso que vão buscar sempre exemplos que não estão perto.
Pois é bem verdade,
Todas as noites se matam, uns aos outros, e até já nos atacam a nós.
Aquilo que passa nas TVs é apenas uma pequena amostra.
Eu tenho para mim que isto, é a nova era da escravatura.
Depois vês declarações deles,na Bélgica e na Alemanha, de que se não estamos bem, temos que nos mudar.
Portugal tem 40% da sua população em risco de pobreza.
Os nosssos sem abrigos,meninas nas ruas,pessoas maltratados pela Sociedade, e eles com 600/mês.
Não há casas para os nossos filhos, o emprego vai preferencialmente para eles, em muitas areas, está a ficar muito mau.
Vai acabar o mundo muito em breve, um holocausto. o ventiras é o enviado dos deuses para nos salvar
Joaquim,
Holocausto ha vários a acontecer constantemente.
Ucrânia 2014
Palestina 2022 ou 2023
Iemen 2011?
etc
O chega,IL,ergue-te,etc não são solução para o País.
A solução teria que passar por um partido de centro, capaz de trabalhar com a esquerda e direita, um partido com resposabilidade, e que respeite o povo Português.
Que mantenha sempre o Português no centro das decisões, isso hoje em dia não acontece.
Os Partidos parece que trabalham actualmente para outros Países, e o Português é posto de parte.
Mas isso não quer dizer que tenhamos que partir para o extremismo, e o aparecimento destes partidos, mostra que o nosso sistema politico actual, está uma lastima.
O que é necessário para ser primeiro ministro, não é cumprido, como tal acabamos com politicos de muito baixa qualidade ou tendência para o crime.
Depois ha partidos que parece que desapareceram, não participam activamente na luta pela Democracia e Liberdade.
É preciso te-los de volta.
Sim, ele diz que lhe temos de comprar o petróleo e o gás mais caro que o que comprávamos à Rússia e ainda diz que temos de lhe comprar centenas de milhares de milhões em armamento.
O mais caricato, é que lhe estamos a comprar o petróleo e o gás mais caro e ainda lhe fizemos os contratos de centenas de milhares de milhões em armamento.
Se isto não é a UE a compactuar com o MAGA, então não sei o que se passa.
Híbridos a diesel ou hidrogénio são a única hipótese para a Europa
Então ? Não querem algo barato, mas caro e que gasta mais electricidade já querem ? Estranho este povo.
não, o que importa é ter algo que mantenha a Europa relevante e economicamente saudável, até podiam ser carros de 100k
Então e se forem carros japoneses e chineses já mantêm ? como ?
Desvias produção, enfraqueces a tua economia a um ponto sem retorno, por isso é que é importante protegermos o que é feito na Europa e taxar o que vem de fora de forma a não ser apetecível a sua compra
Então agora já não são solução ?
Mas há alguma coisa feita na Europa ?
A única soluçao é a mesma que a que nos colocou nesta posição, fazer a política inversa
Fazer politica inversa ? então vamos voltar ao comunismo e ditaduras ?
Hidrogenio é demasiado aro para produzir e o L/KM é ainda demasiado alto!
Seria uma hipótese mas o desenvolvimento é ele tb demasiado algo… Contudo à marcas que continuam com o seu desenvolvimento…
Neste precisomomento, o hibrido é uma hipótese mas não na forma como o temos… A BYD está na 5 geração do híbrido… promete…
A Europa não tem a força de desenvolvimento que tem a china… por muito que queiramos, ou trabalhamos em grupo em prol de um mundo melhor ou vamos destruir tudo…
Para já apesar de poluente, o diesel é o mais económico, contanto com o a depreciação do veículo e a longo termo continua a fazer os mesmos KM por tanque… os eléctrico têm uma depreciação maior, mais difícil de vender e com o tempo a bateria sofre desgaste e perde alcance para não falar do tempo de recarga…
Por muito que se fale em tecnologias que existentes, a implementação dessas tecnologias custa dinheiro daí levarem tempo a surgirem por estas bandas… basta olhar a BYD e a Xiaomi entre outras que já carregam em minutos, mas onde está esses carregadores implementados, onde está essa energia disponível, etc etc etc
Acho que os eléctricos são o futuro, mas não nos moldes actuais… estamos a servir de cobaias para alo maior, contudo… não creio que será para mim, nem para os meus filhos, e não sei se para os meus netos…
Acabar com os combustíveis fosseis é um erro? sim é, acho que ainda vamos precisar dos mesmo durante ainda muitas décadas e acho que nunca desaparecerão, mas sim irão co-existir lado a lado com os eléctricos antes de uma transição final….
Reservas de lithium são limitadas, e a reciclagem das mesmas não regeneram novas baterias a 100%.
Temos mais reservas de petróleo do que de lithium…. e extração de lithium está a danificar mais, não por ser melhor ou pior… basta pesquisarem…
Depender da Russia ou da China? a Europa é o menino chique, que na realidade não tem nada… é apenas o escudo entre a Russia e os EUA… consumista e queque… mas que temos na realidade para sermos auto suficientes? a indústria automóvel andou a enganar durante décadas, hoje em dia continua… entre outras indústrias….
Enfim políticas….
sou um feliz possuidor de um eléctrico, com um olho num Diesel…
Há mais petróleo que litio, a diferença é que o lítio dura para sempre, enquanto o petróleo só dura uma vez, há lítio no mundo para cerca de 6 a 8 vezes que veículos que existem no mundo.
agr a narrativa da esquerda estava errada!!
Isto só demonstra a opressão na Europa. Opressão criada pelos jornais e TV’s Europeus.
Era chamado “negacionista” ou pior quem defendesse o motor de combustão interna. Nenhum CEO Europeu sobrevivia indo contra a narrativa única. Quem fosse contra estaria condenado.
Mostra como por exemplo os EUA e Japão são mais livres sem os Dogmas e Divindades Sagradas do complexo politico jornalista Europeu.
Agora que falam e apenas porque Trump foi eleito permitindo a deslocação da Overton Window. Se tivesse ganho a Kamala estariam calados a ver a destruição total de empresas centenárias.
Mas as empresas centenárias é que se estão a destruir a elas próprias.
A globalização é que destruiu tudo, e agora vai levar com essas empresas que procuravam lucro fácil
A globalização é que fez com que tenha a vida que tem hoje, portanto não me parece ter destruído nada, apenas construído.
Então mas vive pior hoje que vivia há 30 anos atrás ?
Vivo com menos poder de compra do que se tivesse esta idade e esta carreira há 30 anos atrás, vejo isso pelo que os meus pais construíram com muito menos esforço
Com menos poder de compra, mas troca de carro a cada 4 ou 5 anos, entendo….
Mas os carros há 30 anos custavam bem mais do dobro que custam agora, como perdeu poder de compra ?
Há 30 anos uma pessoa com a sua idade, formação e experiência podia ganhar o que ganha hoje ?
Eu sou tolerante mas quem tem carro a combustao nao pode circular nas cidades só eletricos. E comecar a taxar a 50% ou mais os carros a combustao
Eu também sou tolerante, mas quem tem carros a baterias, deve ser proibido de circular nas cidades.
São autenticos suicidas, quanta gente já morreu,ou ficou ferida, e quanta ainda terá de morrer para perceberem que não é tecnologia segura.
Kamikazes não deve ser permitodo circular, e estacionar, ao pé de carros seguros.
Então nesse caso proíbam também os a combustão, que matam muito mais.
Não é segura ? mas é atualmente a mais segura, conhece outra ?
Então nesse caso os a combustão têm de estacionar fora das cidades, e deixarem os seguros que são eléctricos estacionar dentro delas.
JL, bla, bla.
És apenas um miúdo com demasiado tempo livre a debitar carradas de asneiradas, apenas porque achas que vens aqui vestir a camisola dos elétricos.
Acabas sempre com questões ou comparações tão toscas, o que demonstra bem a tua falta de conhecimento sobre o tema.
Queres, à força toda, incutir aos outros que os elétricos são a solução ou a salvação da mobilidade automóvel. Rapaz, dedica-te aos estudos ou arranja uma namorada.
Só porque tens net, não tens de andar a justificar a a opção do papá ter comprado um elétrico.
Até que por vezes tenhas alguma razão, tornas-te uma comentador demasiado chato, inconsequente e, literalmente alucinado com a tecnologia elétrica.
Resumindo, tu cansas o leitor.
Se isto ainda não chegar, peço ao Rui Santos para te fazer aquela carta aberta que ele costuma fazer.
Abç e já sabes, sempre com cinto, no banco de trás.
Ah ok, então qual foi a asneira ?
Incutir ? onde ? sou diferente dos outros que querem incutir carros a combustão ? onde ?
Eu tenho esposa, namorada não posso dizer aqui que tenho.
Existe pessoas sem net ? em Portugal ? não conheço.
Então quer dizer que vocês vêm aqui justificar a vossa má opção ? sou diferente em que aspecto ?
Ah afinal tenho razão, boa, nem sempre nem nunca.
Sou chato porque digo as verdades ?
Eu é que sou alucinado ? ao que parece não, há aqui piores e vocês não lhes dizem nada.
Mas tecnologia eléctrica são todos, não conheço nenhum que não seja tecnologia eléctrica.
Se canso, você não se cansou.
Isto chega para ? Quem é esse ? é alguém que também quer mandar nos outros ? a sério que no ano 2025 ainda pensam como há vários séculos ?
Ah anda no banco detrás ? bem me parecia, dai a infantilidade.
A Alemanha com medo dos outros fabricantes, é bem feito, tiveram muito tempo para inovar e adaptar, em vez disso andaram a aldrabar as normas com software. Cada um tem o que merece.
“em vez de andarem a aldrabar as normas com software” … imagino com isso que “A Alemanha” seja uma nova marca que substitui o grupo VAG ?
…
“Lol”
Next..
Que substitui o grupo VAG, o grupo Mercedes, o grupo BMW, quem mais ?
Seria bem feito se não tivesse impacto nas nossas vidas, só aí concordaria contigo
Vive deste negócio ? Isso explica muito.
Ao que parece tem impacto em muitas vidas que deixaram e vão deixar de existir.
Não vivo, mas já trabalhei nessa indústria, sei o que está em causa. E não vai afectar apenas os que trabalham na indústria automóvel, será como um efeito dominó, lento mas com impacto brutal na vida dos europeus
Ah ok, entendo, primeiro os eléctricos não duram e não prestam, mas depois são os a combustão que precisam de mais de mão de obra e peças, é difícil entender as vossas viradas de posição e contra-argumentos.
Portugal é um país pensionista dos alemães, sem os considerados países ricos da Europa ainda estávamos ao nível de Marrocos. Se um dia a Alemanha resolver sair da UE esta acaba no mesmo dia. Não temos voto na matéria se queremos continuar a receber subsídios.
Os Alemães ja destruiram o nosso País que chegue.
Desde os anos 80, tem sido uma razia sem fim!
Eles que nos Façam um Favor, juntamente com a França e a Britanea,Paises Balticos,Polonia.
Saiam e deixem-nos trabalhar, ter a nossa industria, a nossa independência, respeitem os nossos interesses.
Esta porra desta nova União Soviética 2.0, vai ser nosso fim.
Esses todos que se juntem, e que se destruam uns aos outros, mas que nos deixem em paz.
“Não nos enganemos, (quase) todos estão de acordo em que o veículo elétrico é o caminho a seguir…”
..
Next..
Algo que sempre se soube desde início. As latas elektras nunca iriam resultar como não resultaram em mais 2 ou 3 tentativas ao longo do século passado.
Há malta muito teimosa e que não aprende nada com a história.
Nas onde eles dizem que não resulta ?
Que tentativas foram essas ? Não se conhece nenhuma por cá, nem em mais lado nenhum.
Sim, a malta que está bem a vender peças e a trocar óleos, filtros e mais uma dezena de peças está um pouco chateada, estão para ficar sem essa parte.
Realmente não aprendem nada com a história da Kodak, da Nokia e tantas outras.
https://www.youtube.com/watch?v=GNP2Eri6N-o&t=62s
Esse é um veículo ligeiro ?
O que é que interessa se é ou não ligeiro?? Tem um equivalente que é o KIA EV9. O mote do vídeo, que se aplica aos ligeiros, é uma tecnologia que actualmente está muito evoluída, está mais do que testada, está ao alcance da indústria europeia, e está dentro de portas. E não está dependente da cadeia de suprimentos chinesa. Não diria 100% ICE, mas híbridos, nomeadamente full hybrid.
O Kia ev9 não tem nada a ver com este.
Mas já agora, o que este post tem a ver com o artigo ?
Pelo contrário. Dimensões exteriores semelhantes, o mesmo número de passageiros. Só a capacidade da mala é ligeiramente inferior. Portanto, tem tudo a ver.
O KIa Ev9 é um suv, esta é um veiculo comercial de passageiros.
Parece-me um pouco injusto estarem sempre a dar a Nokia como exemplo de “falência”por ter perdido o mercado que liderava.
Embora esteja muito longe do pico da era da bolha dot.com e tenha mudado de negócios, ainda acumula, desde 1991 até hoje, uma valorização de 4200 %…
Já a Kodak sim, é um bom exemplo. E ate foram os pioneiros das câmaras fotográficas digitais.
A nokia perdeu o barco quando ficou para trás nos smarts phones, e quando acordou já foi tarde.
Exactamente o que referi.
Mas continua… e ainda vale 21mM € em bolsa, com 4200 % de valorização desde 1991.
Porque se dedicou a outros negócios.
Nem mais.
Adaptou-se, ao contrário de outras que de facto desapareceram.
@JL, cole uma folha A4 nas costas com os seguintes dizeres:.
“…Sou mais um dos q não aprenderam nada com a história dos carros elektros. Batam-me para eu aprender…”
Mas qual história dos carros eléctricos ? aqueles que apareceram primeiro e ainda resistem ?
Não tenho culpa que vocês e outros inventem histórias que não aconteceram.
“…Nos Estados Unidos, na virada do século, 40% dos automóveis eram movidos a vapor, 38% a eletricidade e 22% a gasolina. …”
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_ve%C3%ADculo_el%C3%A9trico
Aprenda que eu não duro sempre. É só comparar com o que se está aqui a passar. E o que se está aqui a passar nem 10% aringiu da realidade no início do sec XX.
Cumprimentos
Então onde diz que foram tentativas ?
Mas quem está ser duro é você, eles nunca desapareceram.
O que se está a passar ? há 40% deles agora ?
Então mas está a surgir um novo petróleo BARATISSIMO e abundante ? onde ?
O petróleo é barato e abundante.
Qd compra combustível rodoviário em PT está a comprar acima de tudo muito imposto e pouco produto.
Cara é a electricidade e cada vez tende a aumentar mais em função das negociatas para amigalhaços :
https://1drv.ms/i/c/dcb6174b5a250bfc/EUN_4VGqA7ZDtI6akOiFge0BCNzNzg_azCcCvoZHdmsjfQ
E é abundante. A maioria das jazidas ainda nem sequer está a ser explorada. Não se preocupe.
Se é barato e abundante porque fazem tanta guerra devido a ele ?
E imposto deve-se a quê? Só bem que ele faz ?
A electricidade é cara sim, mas é o que faz mover tudo.
Se fosse abundante não faziam tanta guerra com ele.
Qual guerra?
A única guerra que estou a ver é na Ucrânia que por acaso não produz petróleo. Mas tem algumas terras raras essenciais aos objectivos do terrível lobby climático.
Mas a guerra começou antes da transição, eles adivinharam ? Ou é mais um argumento inventado seu ?
Finalmente alguém começou a pôr alguns neurónios a funcionar. Os elétrico não polui? É só visitar as minas de extracção dos minérios para as baterias e ver a condição de saúde em que ficam aqueles pobres mineiros. Mas sempre creci a puvi disser que o próprio mercado é que se regulariza então deixem que as pessoas escolhem livremente, afinal foi sempre assim em democracias, ninguém tem que proibir ninguém, Deus que é Deus, deu-nos o livre arbitrio mas pelos vistos há aí quem pertenda brincar a ser mais que Deus. Já fui um entusiasta do elétrico e até conduzi um durante 2 anos depois jurei que nunca mais, pelo menos enquanto a tecnologia não me fizer de novo mudar de opinião. Por enquanto prefiro mil vez u carro a combustão, até porque com o preço do carro elétrico posso comprar 3 ou 4 carros usados a combustão em excelentes condições e de marcas boas. O que polui uma ina de extracção de minérios para baterias numa semana equivale á poluição de 1 milhão de carros a combustão durante um ano e nem precisa visitar a china, basta fazer uma busca aqui pela net para ficar de queixos caídos. Foi uma grande mentira aquela com que fomos metralhados durante anos a fio, mas como diz o ditado a verdade vem semmpre ao de cima.
Conduzi u eletrico todos os dias durante dois terríveis anos, longas horas de espera nos carregadores, carregadores que estavam ok nas apps e quando chegava no local não funcionavam, carregadores onde as lojas exigiam que eu tivesse o cartão da loja para poder carregar, imaginem só poder colocarem gasolina no carro se tivesem o cartão de pontos da gasolineira. Estacionamento subterrâneo onde fui impedido de estacionar, impedimento de carregar no predio apesar de ter o meu próprio lugar de garagem com contador próprio, até á estucada final, uma semana após o término da garantia do carro, o carro acendeu uma luzinha no painel e puff, morreu, é que acendendo uma luzinha no meu carro que tem 15 anos ele anda, nem que seja desligado vai a lanço e às vezes, dependendo do tipo de luz ai.da dá para fazer uns quilómetros pelo menos até á oficina, no elétrico não, acendeu luzinha parou não anda mais seja onde for o carro fica totalmente bloqueado. Relatorio da luzinha acessa; 8 mil € + iva como as empresas gostam de dizer o ” mais iva” é que nunca vou habituar-me. 8 mil € ??? Demorei a engolir a saliva na boca, perguntei: mas que raio tem o carro? Foram uns módulos da bateria. Pergunto eu mas e vocês não assumem a reparação? Resposta: está fora da garantia ( por uma semana) mas mesmo que tivesse na garantia o carro tem excesso de carregamentos rápidos por isso a empresa não assumiria o arranjo mesmo assim. Excesso de carregamentos? Você compra o carro mas não pode andar com ele o que lhe apetece, isso é que era bom. Qualquet ida á oficina com os meus anteriores carros a combustão e tive muitos e das mais variadas marcas, o mais caro que paguei foi uma fatura de 700€, isto em 20 anos de condutor práticamente diário, no carro eletrico em 2 anos a primeira ida á oficina 8 mil€. Mas infelizmente não ficou por aqui porque as peças tinham que vir do Japão, fou na altura do covid e então ainda tive a agravante de ficar 1 mês privado do carro. Por isso prefiro mudar oleos e filtros, fica mais barato e é mais rápido
Onde disseram que não polui ?
Então quais minas visitou e verificou ?
Não pode escolher livremente ? então qual eléctrico tem ?
Qual eléctrico conduziu durante 2 anos ?
Então mas comprou um eléctrico quando podia comprar 4 a combustão ? porque não o fez ?
Então prove lá que uma bateria equivale à poluição de 1 milhão de carros a combustão durante 1 ano ?
Então faça a pesquisa e coloque aqui !!
Até hoje não houve nenhum carregador que exigisse cartão de loja, isso foi em que pais ?
Mas foi impedido por algo que não pode ser impedido ? como é que fez isso se a lei está do seu lado ?
Ena, então teve um carro durante 8 anos ? diz ali que foi só 2 ? como fez isso ?
Mas acha que alguém vai acreditar na sua história ?
Então qual a marca do veiculo e onde diz nas condições de garantia que existe excesso de carregamentos ?
Então afinal quanto pagou ?
Não são só os mineiros.
A cidade de Antofagasta está toda contaminada com casos de cancro devido às minas de cobre de Chuquicamata, a mais de 300 km.
Entretanto, já secaram todos os poços e lençóis freáticos num raio de 200 km.
Cobre ? para quais ? os a combustão ? então essas minas têm quantos anos ?
https://automotivepapers.com/2024/04/11/the-most-common-aluminum-alloys-used-by-the-automotive-industry/
Lá está vc a comparar a formiga com o elefante. Tem que perder essa mania.
Se é formiga porque as minas apareceram antes ?
Mas quem está a comparar a formiga com o elefante é você, afinal quantos carros a combustão existem e quantos eléctricos existem ?
Já o tinha referido há uns tempos.
Para cumprir a alucinada transição energética até 2050, serão necessárias mais toneladas de cobre do q todo aquele que toda a humanidade consumiu desde a idade do bronze até 2018.
https://www.americanexperiment.org/copper-needs-for-green-transition-impossible-to-meet/
Sim, sei q é uma verdade inconveniente e por isso foi mandada apagar dos arquivos da RTP pelo terrível lobby climático.
Mais ainda que aquelas que foram gastas nos a combustão ?
E vai acreditar num artigo que diz que os híbridos alcançam as mesmas emissões que um bev ? Loooooll
Já vi que a conversa agora vai mudar. Lol
Infelizmente não é caso único. Já ouvi mais alguns relatos como o seu, nestes últimos 3 anos, aliás histórias mesmos assustadoras, e por isso mesmo para muitos, já colocaram o carro elétrico de lado. E o que tenho ouvido, é que o carro elétrico não é solução para quem usa o carro todos os dias. Depois, pior ainda, a construção de um carro elétrico, implica muita poluição na sua construção, CO2, lençóis freáticos, contaminação de solos, etc.
Por isso, eu continuo e bem servido, com o meu Corsa a diesel com mais de 25 anos, com as inspeções em dia e sem ser fumarento. Se penso em trocar? só se trocar por outro a combustão.
E quantos meteram o carro a combustão de lado ?
Então é solução para quem usa de vez em quando ?
Ah sim ? então também é ambientalista ?
Portanto um corsa com 25 anos não polui nada.
Carros eléctricos são interessantes para muita gente (cada caso é um caso), mas são inviáveis para milhões de portugueses que vivem em apartamentos sem garagem. Portugal ainda se vai parecer com Cuba, daqui por quarenta anos vai estar cheio de chassos velhos a deitar fumo. Por mim já estou a estimar o meu para que dure até ao fim da minha vida.
Para quê se não duram ?
Concordo com um adiamento do prazo, não com um cancelar dos objetivos. Permitirá às empresas da UE respirarem e dará uma oportunidade aos blocos económicos, principalmente os EUA, definirem o que querem para o planeta no futuro.
A UE, e Portugal em particular, já fizeram o que tinham a fazer.
Isto é choradeira das marcas. Já deveria ser obrigatório o fabrico e montagem de veículos híbridos desde a 1ª década de 2000, para que se pudesse iniciar a transição para veículos 100% elétricos mais tarde. Esta transição podia ser mais suave, podíamos já ter autocarros e camiões híbridos em circulação e a preparar-se para uma futura transição para propulsão 100% elétrica. É um facto que ainda há muito a fazer, é necessário construir e manter uma infraestrutura capaz de dar resposta a uma mobilidade 100% elétrica, exigindo também às marcas estas metas, pois se não fossem as exigências e regulações, ainda seria comum vermos carros com motores com carburador. Foi com tudo isso e com uma pequena ajudinha da Tesla, que as marcas europeias começaram a acordar e a mexer-se para construir carros elétricos confortáveis, seguros e alguns deles, bonitos. Talvez tinhâmos sim que travar, mas é a compra de carros de marcas alemãs, pois querem estagnar, em vez de evoluir.
Os melhores elektros são alemães, em particular os da BMW, disso ninguém duvide.
Como estão a estagnar? Não ficamos a dever nada a ninguém no aspecto técnico e eficiência aliado a uma experiência centenária de bem fazer todo o resto.
O q se está aqui a passar é q estamos a fazer o jogo da China que detém a cadeia de suprimentos necessários para o fabrico das baterias do carro elektro
Desde 2020 q nos abriram os olhos para isso. Só não viu quem enfiou a cabeça na areia, apesar do terrível lobby climático ter mandado censurar a informação.
Então onde é que a BMW compra baterias ?
Exacto. O melhor é não estarmos dependentes disso apesar de fazermos muito melhor.
Está a ver como chega ao ponto?
Também não soube responder onde a BMW compra baterias ?
O melhor é estar dependentes de todos, sejam chineses, árabes e todos os outros.
Ao ponto já eu cheguei, a defenderem o que não conseguem com argumentos ridículos.
Afinal vc não apanhou o ponto.
Apanhei, se a bmw não compra baterias na china, então não detém a cadeira de suprimento delas.
Mas parece que o lobby climático tem mandado censurar. LOOOOOOOOOL
Electricos é o caminho a seguir enquanto não começarem as doenças a surgir fruto da radiação electromagenticas eu até tremo quando vejo colocarem crianças nos bancos de tras do electricos e penso se soubessem como estão a arruinar a saude dos filhos pensavam muitas vezes antes de comprar.
Que fruto da radiação ? desde quando a radiação provoca doenças ? então quer dizer que os a gasolina, hibridos e diesel também são mais ?
Que têm de ir no banco de trás ?
O bom senso tarda .mas vai chegar mais tarde ou mais cefo . A proibição dis motores a combustão ate 2025 e o fim da indústria automóvel europeia. O mais grave é razao dessa decisão é inútil e irrelevante pois em nada vai alterar o efeito de estufa na Europa !!
Então já foi ver isso a quantos anos mais à frente ?
Desde quando querem acabar com o efeito estufa ? Se esse deixasse de existir é todos morria-mos.
Loucos. Os mamoes que estao na UE a governar vivem num mundo à parte, sabem lá eles o que é o mundo real.
É por serem mamoes que todos querem vir para cá, e haver alguns países que seguem as nossas políticas fora da Europa.
Aumentar drasticamente a produção de EVs não soluciona nada. Só vai aumentar o consumo de electricidade(á volta de +-70% da energia produzida vem da combustão dos fosseis a nível mundial). Meus amigos o verdadeiro problema e pesadelo para os alemães é a perda do monopólio tomada de assalto pelos chineses. Preço e qualidade sem limites a medio e longo prazo. Os schnauzers bem tentam dar a volta ao texto para disfarçarem mas a verdade nua e crua é a perda de estatuto no sector automóvel.
E depois ? Quando os combustíveis usam mais energia eléctrica que os eléctricos a fazerem o mesmo ?