Aito M5: SUV elétrico da Huawei que é o rival do Tesla Model Y
As gigantes da tecnologia estão a querer tomar conta do segmento automóvel. Com os veículos a passar do conceito mecânico para o conceito tecnológico, através da eletrificação deste mercado, marcas como a Xiaomi, Huawei, Google, Apple, entre outras, parecem ter já produtos prontos a ombrear com os fabricantes automóveis tradicionais. Prova disso é este Aito M5, o primeiro SUV elétrico da Huawei que deve chegar ao mercado já em fevereiro de 2022.
A empresa chinesa apresentou o SUV que deverá rondar os 30 mil euros, e que diz ser melhor que o Tesla Model Y.
Aito M5, o rival do Tesla Model Y
A Huawei está oficialmente a entrar no mercado automóvel chinês. A multinacional, até agora conhecida pelos seus dispositivos eletrónicos de consumo e envolvida em disputas entre Pequim e países ocidentais sobre a segurança das redes de telecomunicações, revelou o Aito M5.
Este é um SUV elétrico com alcance alargado, equipado com um extensor de alcance térmico, constituído por um motor de 1,5 litros de quatro cilindros, que tem a função de recarregar as baterias.
1.200 km de alcance
Durante a apresentação, Richard Yu, que acumula os cargos de Diretor Executivo, Chefe da divisão de consumo e ainda chefe da divisão Intelligent Automotive Solution BU da Huawei, revelou que as entregas estão programadas para começar por volta de 20 de fevereiro de 2022, vinte dias após o Ano Novo Lunar Chinês.
O Aito M5 é apenas o primeiro modelo de uma família de modelos desenvolvidos com o parceiro Seres e destinados a competir direta e explicitamente com a Tesla, especialmente em termos de preço.
A lista de preços, incluindo incentivos, começa em 250.000 yuan (cerca de 34.600 euros) para a versão standard de tração traseira, em comparação com 280.000 yuan, para o Model Y produzido em Xangai. A gama inclui também uma variante de tração integral com dois motores por eixo (de 280.000 yuan, cerca de 39.000 euros) e uma versão topo de gama de 320.000 yuan (44.000 euros).
Yu garante também que as características técnicas do Aito M5 são superiores às do Tesla Model Y ou de outros automóveis topo de gama, incluindo uma potência máxima de 365 kW e um alcance mais longo: a empresa indicou um alcance, calculado no ciclo NEDC, de 1,195 quilómetros com uma única carga.
SUV elétrico da Huawei traz HarmonyOS
O sistema de propulsão elétrica, chamado DriveOne, equipado com motores síncronos de ímanes permanentes na traseira (a variante de tração integral tem motores assíncronos na frente), está acoplado ao HarmonyOS, um verdadeiro ecossistema proprietário Huawei que compreende uma gama de dispositivos avançados, começando com um painel de instrumentos inteligente que pode interagir com qualquer outro dispositivo eletrónico da gigante chinesa.
Em vários pontos está presente a diversidade tecnológica, desde o software usado, ao hardware que permite uma experiência de utilização combinada com os dispositivos de consumo da marca.
O veículo está também equipado com vários tipos de câmaras (CMS, DMS, DVR e APA) e radares ultra-sónicos e de ondas milimétricas para permitir funções de condução assistida L2+.
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Se tem alcance de 1200km com uma única carga, parece-me que deixa de haver desculpas para não mudar para este tipo de automóveis. Finalmente será possível planear viagens sem ter que investigar onde há pontos de carga rápido ao longo do trajeto.
Com o tanque de gasolina cheio!
não percebi se com ajuda do motor térmico ou só com a bateria mas acho que deve ser com ajuda do motor térmico
Só eléctrico faz 150 KM (diz no site)
Amigo, desculpas temos: o facto de poluírem mais do que os carros de combustão.
Oi? Tas bem?
ola amigo Carlos aqui esta para aquilo que escreveu!
veja o vídeo!
https://www.youtube.com/watch?v=ZuXgMWDC_Ck&t=576s
Nao é um eletrico 1000% tem um motor de 1,5 cc ou seja é um plug in. Para quê querer comparar-se ao model Y?
MAS ENTÃO DEIXA DE SER 100% ELECTRICO, LOGO NÃO HAVERÁ BENESSES…
Oque não gastas com combustível hoje, gastas com a bateria depois…
Uma reedição do OPEL AMPERA/CHEVROLET VOLT, que a época possuíam um extensor de autonomia baseado num motor de 1400cc/86cv. Só não eram plug-in.
Correcção: era plug-in.
https://www.turbo.pt/opel-ampera-10-anos/
grande máquina, com o deposito cheio e a bateria cheia também tem boa autonomia. e quem faz na maioria viagens pequenas até se esquece como se mete gasolina
Mas qual a vantagem de usar um motor de combustão para carregar baterias ao invés de dar tracção directamente ao carro? Assim não estamos a desprediçar mais energia nestas transformações?
Assim o motor a combustão não tem que estar a puxar o carro pode ser um de rotação baixa (tipo de barco). Além disso os motores eléctricos permitem um carro de 2,3 toneladas fazer dos 0 aos 100 em 4,4 (dados do site)
O preço dos carros elétricos em Portugal está em valores vergonhosos!
O carro está espetacular mas não tem nada a haver com um Tesla. Pago quase o mesmo e tenho que pôr gasolina. Só gostava de saber as emissões de carbono e para fazer os 1200 Km quanta gasolina tenho que pôr mas no site não diz
O tanque de gasolina tem 56L por isso faz 4,66 aos 100 Km o que para um SUV de 2,3 T não está nada mau… 150 Km de autonomia eléctrica também não está nada mau…
Basicamente um elétrico com um gerador a gasolina na bagageira… não parece má ideia.
Já aquela foto de uma coluna de som “Huawei Sound” parece saída diretamente de uma “loja de chineses”… certo é mesmo saída de uma loja de cineses 😀
O título desde artigo está errado. Todo o artigo se baseia num SUV eléctrico e está errado. Estamos a falar de um SUV hibrido.
Comparar um híbrido com um 100% eléctrico realmente é de gênio. O meu dacia faz mais km que qualquer tesla, logo dacia > tesla.
Amigo, desculpas temos: o facto de poluírem mais do que os carros de combustão.
para aqueles que dizem que o carro elétrico e mais poluidor.
vejam o vídeo e depois de hem opiniões
https://www.youtube.com/watch?v=ZuXgMWDC_Ck&t=576s